Seja um colaborador do Brasil Maçom

A ESCADA E SEU SIMBOLISMO NO PAINEL

Pergunta: Você pode dar alguma informação sobre os símbolos da
Escada que está no Primeiro Painel? Devem existir ali três ou sete
símbolos, mas quantos degraus a Escada tem?

Resposta: Os símbolos sobre a “Escada de Jacó”, no Primeiro Painel,
não possuem significados uniformes, sendo praticamente certo que
eles foram inserções que ocorreram na metade ou no final do século
XVII, pois não existem indícios deles nos rituais mais antigos.


Um exame dos mais antigos Painéis a apresentarem esses símbolos
revela pontos interessantes.


Nos Painéis do Ofício, as Escadas estão algumas vezes desenhadas com apenas três degraus, mas eles são frequentemente cumpridas, sendo que algumas têm três degraus extras, representando as três virtudes religiosas. A maioria dos desenhos mais conhecidos das Escadas mostra-as com seus degraus superiores desaparecendo entre as nuvens. Entretanto, a Escada não é puramente um símbolo do Ofício, podendo ser encontrada com vários degraus adicionais.


A lenda do sonho de Jacó e da “Escada, cujo ápice alcançava os Céus”, encontra-se na Instrução sobre o Primeiro Painel, na qual se diz que a Escada tem “muitos degraus e voltas, os quais apontam para diversas virtudes morais, sendo as três principais Fé, Esperança e Caridade”.


Atualmente, essas imagens aparecem em muitos Painéis, a primeira segurando uma Bíblia, a segunda com uma Âncora e a terceira com crianças abrigadas em sua saia.


Vários desenhos da década de 1870 e posteriores omitiram as figuras passando a apresentar uma Cruz, uma Âncora e um Cálice apontado por uma Mão.

Presumivelmente, o Cálice e a Mão representam a Caridade, mas são ilustrações possivelmente oriundas de alguma mitologia religiosa descrevendo o Santo Graal elevado ao Céu pela Mão de Deus.


Existem diferentes versões dos símbolos e da disposição deles, porém a maioria dos Painéis que contém as três figuras também ilustra os anjos do sonho de Jacó, subindo e descendo a Escada.


Se sete virtudes fossem simbolizadas, penso que as quatro adicionais seriam as Virtudes Cardeais, mas apesar de ter examinado um grande número de Painéis antigos, não me recordo de ter visto qualquer uma delas ser simbolizada além das outras três.


À parte as três virtudes, existe mais um símbolo que regularmente aparece sobre a Escada ou próximo dela: uma “Chave”, que é um dos símbolos mais antigos da Maçonaria, sendo mencionada em nossos mais antigos documentos rituais (1696), como segue:


P. Qual é a chave de nossa Loja?
R. Uma linguagem bem elaborada.


Muitos dos textos antigos expandiram o simbolismo da “Chave-Linguagem”, dizendo que o mesmo se encontrava alojado na “caixa de osso” (a boca) e que isso era a chave dos segredos dos maçons.


Porém, uma das melhores respostas a respeito dessa questão está em Sloane (1700), o mais antigo documento ritual que contém as palavras “a linguagem de boa moda”, preservadas em nossos atuais rituais.


P. Do que são feitas as Chaves de vossa Loja?
R. Elas são feitas de Madeira, Pedra, Ferro ou Aço, ou de qualquer outro tipo, senão de uma linguagem de boa moda, seja dita às costas, seja à frente de um Irmão.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta