A escolha da administração de uma loja maçônica

 
Share Button

Trata-se de uma difícil tarefa a escolha e composição da Administração de uma Loja Maçônica.

Mesmo sabendo que é um privilégio das nossas Lojas disporem de quadros tão bem preparados para exercerem qualquer Cargo em Loja, passamos a indicar alguns requisitos que entendemos essenciais para facilitar as futuras escolhas ou indicações.

Consideramos que a liderança é a função mais importante e mais difícil de ser desempenhada em uma Loja Maçônica.

A começar pelo futuro V.·.M.·.,  a escolha ou indicação deve apontar um Irmão, além de testado nos vários cargos da Loja, precisa ser ético, sensato, confiável, conduta ilibada, paciente, puro, pacífico, justo e sem vícios; com as qualificações para ensinar e aprender; se destacar pela competência em tratar com pessoas e com coisas. O líder nunca deve se destacar pelo que faz, mas sim o que ele é.
Por ser fundamental, a liderança do Venerável Mestre é muito importante na condução dos trabalhos ritualísticos, implantação dos projetos da Loja, na dinâmica e união fraternal dos Irmãos.

É desejável considerar entre seus requisitos, os conhecimentos doutrinários; se chefia sua família de maneira adequada; se sua condição financeira é digna e estável. Por certo, uma escolha apressada de alguém desqualificado poderá trazer resultados desastrosos para a Nova Administração.

Evidentemente, não basta ter freqüência nas sessões  ou ler Rituais e Livros Maçônicos, tudo isso é importante, mais do que isso, é necessário saber liderar com sabedoria.

O futuro V.·.M.·.  deve ser um lider agregador e proativo, que disponha de tempo para dedicar aos seus Irmãos e à Maçonaria; deve  ser severo e rigoroso, sem  esquecer a benevolência. A administração da Loja requer destreza, dedicação, vontade e habilidade.

Liderar é a capacidade de fazer com que, os Irmãos, estimulados por um objetivo comum, executem as atividades planejadas sem necessidade de coerção, a fim de permitir a realização do planejamento da Loja. Significa, portanto, que a meta da Loja deve ser alcançada, por meio de ações empreendidas por todos os Irmãos e não por um pequeno grupo deles.

Portanto, cabe ao futuro Administrador e Líder Espiritual fazer a escolha, independentemente da opinião do Irmão diretamente interessado.

Como é sabido, a maçonaria é uma Ordem inicática, assim, cada Irmão, naturalmente, apresenta um conjunto de virtudes, desenvolvidas ao longo da sua vida, na Loja, que o qualifica para a subida pela Escada de Jacó.

Pelo menos deve ser considerada a sua  constância nas sessões, lealdade para com a Loja e com os irmãos; discrição e disposição para desempenhar o cargo.

Sabemos que uma das qualidades que não pode faltar ao verdadeiro maçom, é o espírito de justiça. Sem ele ninguém poderá ostentar qualquer aperfeiçoamento espiritual.

Não importa ser bom na ritualística, ter decorado ritual e na prática se comportar como um profano de avental. O verdadeiro maçom deve ser cauteloso, bondoso, justo, imparcial e falar sempre sem reserva mental, isto é, a boca deve sempre exprimir o que o coração tem em abundância.

O planejamento deve sempre ser feito com antecedência, de modo que, os Irmãos saibam a seqüência de eventos e o que, V.·.M.·. Espera de cada Cargo.

Rogamos ao G.·.A.·.D.·.U.·. que seja concedido aos nossos futuros Veneráveis aquilo que foi pedido pelo Rei Salomão ao seu Deus de amor e bondade, SABEDORIA, a fim de escolherem as melhores Administrações para nossas Lojas, independente da opinião dos interessados, as escolhas devem ser feitas pensando-se sempre na coletividade.

Que o G.·.A.·.D.·.U.·., com sua infinita misericórdia e bondade nos permita trabalhar para a Glória do seu nome e o engrandecimento das nossas queridas Lojas, a fim de tornar feliz a humanidade.

Por:
Hugo R. Pimentel .·.
A.·.R.·.F.·.G.·.B.·.L.·.M.·. Vigilantes da Lei 30, nº 76

Fonte:
http://orvalhodohermon.blogspot.com/2011/03/escolha-da-administracao-de-uma-loja.html

Fonte:  http://orvalhodohermon.blogspot.com

Cofundador e Administrador do Portal Brasil Maçom, Administrador da Loja Virtual Atelier do Maçom, Mestre Maçom Iniciado na ARLS Cidade de Vila Velha 89, Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES), Designer, Programador e Desenvolvedor .NET de Sistemas WEB.

Deixe uma resposta