A importância da maçonaria na história brasileira

 
Share Button

A “Argamassa de D. Pedro I” é o tema do projeto Em Destaque, que está em exposição no Setor de Referência e Estudos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa/SEC, órgão integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade. A mostra reúne livros que destacam a influência da Maçonaria no processo da Independência do Brasil e está disponível para visitação até o final de setembro.

Outra atração do Em Destaque é a palestra “Maçonaria – As forças secretas da Independência do Brasil”, com José Airton Carvalho. O palestrante  é Venerável Mestre da Loja Maçônica de Pesquisas Quatour Coronati “Pedro Campos de Miranda” (GLMMG), inspetor geral da Ordem Maçônica – Grau 33 e membro vitalício da Academia Mineira Maçônica de Letras (AMML). O evento ocorre no dia 28 de setembro, no Setor de Referência e Estudos da Biblioteca.

A Maçonaria

Presente em momentos cruciais da história brasileira, a Maçonaria cumpriu importante papel no processo de emancipação política do Brasil. “Num período de ausência de partidos ou organizações políticas, ela representou um espaço de reunião dos defensores da independência brasileira, por isso a importância em despertar o interesse dos nossos leitores para o tema, justamente no mês em que é celebrada a Independência do Brasil”, explica a coordenadora do Setor de Referência e Estudos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Alessandra Gino.
Serviço:
Exposição EM DESTAQUE
“A ARGAMASSA DE D. PEDRO I”
Visitação:
 até 30 de setembro, de segunda à sexta, de 8h00 às 20h00; sábado, de 8h00 às 12h00.
Local: Setor de Referência e Estudos – Rua da Bahia, 1889/3º andar.

ENCONTRO EM DESTAQUE
“Maçonaria – As forças secretas da Independência do Brasil”

28/09 – 15H: Sala de Cursos do Anexo Professor Francisco Iglésias
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa – Rua da Bahia, 1889 – 2º andar.

 

Mais informações: referencia.suv@cultura.mg.gov.br ou (31) 3269-1232

Fonte:  http://www.cultura.mg.gov.br

Cofundador e Administrador do Portal Brasil Maçom, Administrador da Loja Virtual Atelier do Maçom, Mestre Maçom Iniciado na ARLS Cidade de Vila Velha 89, Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES), Designer, Programador e Desenvolvedor .NET de Sistemas WEB.

Deixe uma resposta