A Maçonaria, os Maçons e a Globalização

 
Share Button

Caríssimos e diletos irmãos, na atualidade com o mundo globalizado, profundas mudanças estão ocorrendo com velocidade vertiginosa e várias Instituições e Entidades estão sendo atropeladas pelo excesso de informações , mudanças póstero-estruturais, superficialização dos relacionamentos sociais, vulgarização dos sentimentos humanos, com Pseudo-racionalização em prol de uma decadência progressiva dos valores morais e éticos, onde o EXPERTO ou EXPERTALHÃO é admirado com sábio e Inteligente,  o Sonegador é tido como “ O Sabido”, OS políticos perderam  totalmente o compromisso com os eleitores  com suas plataformas eleitorais, onde explorar o mais fraco é considerado NATURAL, e o mais grave , referendados por uma Justiça que sempre só pune os pobres e desvalidos, com as classes mais abastadas, tudo termina em PIZZA. 

No Título do presente trabalho, fiz questão de incluir o maçom no meio de uma Situação singular,  separado da Instituição Maçonaria, que não pode ser nunca julgada em seus princípios , pois os mesmos emanam do Supremo Árbitro dos Mundos e são Perfeitos, A Órdem é Perfeita e Justa . Infelizmente não podemos dizer  o mesmo dos Maçons. A vaidade é o maior Câncer que assola a Maçonaria, em seu nome ocorrem divisões de Lojas, De Potencias Maçônicas e o mais grave: DIVISÃO DOS IRMÃOS, que passam a se  degladiarem, chegando até mesmo às raias da agressão física e tais fatos transpõem as paredes dos Templos e Chegam ao Mundo Profano, onde ainda presenciamos até mesmos  embates na JUSTIÇA COMUM.

Analisando os números de Irmãos nas Lojas, vemos seguramente que muitos estão se desmotivando, faltando as sessões, que estão se tornando monótonas para muitos, sem os eflúvios benfazejos que circulam alimentando e fortalecendo nosso espírito . Se temos um Tempo de Estudos um pouco mais Elaborado, encontramos IIr.: Dormindo nas Colunas, outros com conversas paralelas, e infelizmente , poucos participando dos trabalhos.  Vemos Lojas Centenárias tendo até mesmo dificuldade para comporem os cargos para o inicio da Sessão, e para Nossa Tristeza quando abrimos o Boletim vemos que o numero de iniciações e regularizações, já estão sendo suplantados pelos números de Quite- Placet, Placet Ex –Oficio, Irregularidades por falta de Pagamento ou de presença, Licenças maçônicas e irmãos que vão para o Oriente Eterno .

E onde a Globalização entra no processo????????????????

Hoje toda informação tem velocidade meteórica,  o que acontece nos confins da CHINA às 7 horas da Manhã, já é noticia nos Jornais do Mundo Inteiro. A Internet bombardeia em seus inúmeros sites,  tudo sobre todos e as Instituições livres não ficaram a Parte. Vemos de tudo iniciações, regularizações, Sessões maçônicas completas , trabalhos de todos os graus , e até mesmo INICIAÇÔES VIRTUAIS EM UMA SÉRIE DE POTENCIAS MAÇÔNICAS  ESPÚRIAS, basta pagar 2.000,00( Dois Mil Reais) que será iniciado, mais 1.000,00 com 1 mês é companheiro e mais 1.000,00 com 2 meses já se torna  MESTRE. O que a Verdadeira maçonaria pode fazer.??? Nada dizem nossos dirigentes………….E AÍ???????????Como ficamos???????????????

Ouvimos muitos Irmãos Dizendo a máxima: “ Vamos parar de viver das glórias do passado- Vamos Fazer o nosso Presente- Para Construirmos o futuro da Maçonaria”, que lindo e maravilhoso aforisma Maçônico. Se realmente fizéssemos 10 %  daquilo que  dizemos que vamos fazer,  o mundo seria Maravilhosamente melhor. A Humanidade estaria mais fraterna, a vida seria mais prazeirosa.

Eu sou um eterno sonhador, eu creio ainda nas Instituições Livres, Eu acredito na Maçonaria e também quero dizer a todos: “ Eu Acredito no meu Irmão”. O Nosso Recomeço, principia por nosso renascimento na Senda das virtudes. A caverna em que fomos aprisionados, com seus dizeres de efeitos lúgubres, devem para nós ser o adubo para novamente buscarmos a verdadeira LUZ, onde não haja desavenças, onde impere a tolerância divinal e fraterna, não a permissividade. Onde o Coletivo suplante em muito, o Egocentrismo de alguns Vaidosos.

A Gravura que Ilustra o inicio desta singela explanação, mostra Orquídeas , botando belas e fortes, sobre um troco de árvore já combalido, que renasce como a PHOENIX , que aqui pode ser simbolizada pelo nosso renascimento como INSTITUIÇÃO, e que nossos alicerces e muros sejam erguidos à  prumo,  nivelados no Amor e na Fraternidade, pela Tríplice Argamassa  com que se liguem todos os Irmãos, ou seja, a Paz a Harmonia e a Concórdia.

Que a Paz do Grande Arquiteto do Universo, nos Ilumine e guarde, para que sempre possamos entoar: “ O quão bom e agradável é viverem unidos os Irmãos”

Dario Angelo Baggieri

M.: I.:  CIM 157465.

Loja Maçônica Sermão da Montanha N 1738  GOB-ES  GOB

Montanha -ES

Fonte:  Dario Angelo Baggieri

Cofundador e Administrador do Portal Brasil Maçom, Administrador da Loja Virtual Atelier do Maçom, Mestre Maçom Iniciado na ARLS Cidade de Vila Velha 89, Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES), Designer, Programador e Desenvolvedor .NET de Sistemas WEB.

Deixe uma resposta