O QUE É A MAÇONARIA?
Não possui a Maçonaria leis gerais nem livro santo que a definam ou obriguem todo o maçon através do Mundo; nao sendo uma religiao, nao tem dogmas:. Em cada país e ao longo dos séculos, estatutos numerosos se promulgaram e fizeram fé para comunidades diferentes no tempo e nos costumes:. Mas isso nao obsta a que a Maçonaria possua certo número de princípios básicos, aceitos por todos os irmaos em todas as partes do globo:. É essa aceitaçao, aliás, que torna possível a fraternidade universal dos maçons e a sua condiçao de grande família no seio da Humanidade, sem que, no entanto, exista uma potencia maçónica à escala mundial nem um Grao-Mestre, tipo Papa, que centralize o pensamento e a açao da Ordem:.
CONSTRUÇÃO
Vejamos o seu nome Maçonaria vem provavelmente do frances “Maçonnerie”, que significa uma construçao qualquer, feita por um pedreiro, o “maçon”:. A Maçonaria terá assim, como objectivo essencial, a edificaçao de qualquer coisa:. O maçon, o pedreiro-livre em vernáculo portugues, será portanto o construtor, o que trabalha para erguer um edifício:.
JUSTIÇA SOCIAL
A Maçonaria admite, portanto, que o homem e a sociedade são susceptíveis de melhoria, sao passíveis de aperfeiçoamento:. Por outras palavras, aceita e promove a transformação do ser humano e das sociedades em que vive:. Mas, para além da solidariedade e da justiça, nao define os meios rigorosos por que essa transformaçao se há-de fazer nem os modelos exactos em que ela possa desembocar:. Nada há, por exemplo, no seio da Maçonaria, que faça rejeitar uma sociedade de tipo socialista ou de tipo liberal:. O que lhe importa é um homem melhor dentro de uma sociedade melhor:.
ACLASSISMO
Dos ideais de justiça e solidariedade humanas, levados até as últimas consequencias, resulta naturalmente o ser a Maçonaria uma instituiçao aclassista e anticlassista, englobando representantes de todos os grupos sociais que, como maçons, devem tentar esquecer a sua integraçao de classe e comportar-se como iguais:. “A Maçonaria honra igualmente o trabalho intelectual e o trabalho manual”, rezava o artigo 6º da Constituiçao de 1926:. E, nos requisitos para se ser maçon, exige-se apenas, para além de diversas condiçoes morais e intelectuais que mais adiante serao mencionadas, o exercer-se uma profissao honesta que assegure meios de subsistencia:. É verdade que a exigencia de se possuir a instruçao necessária para compreender os fins da Ordem exclui, desde logo, os analfabetos e grande parte das massas populares (em Portugal, entenda-se):. E é verdade também que a maioria dos maçons proveio e continua a provir dos grupos burgueses:. Mas isso deve-se apenas as condições históricas em que todas as sociedades tem vivido nos últimos 200 anos:. medida que as classes trabalhadoras vão atingindo mais elevado nível social e cultural, assim o número de maçons delas oriundo tende a aumentar paralelamente:. Em Maçonarias de países como a Grã-Bretanha, a França ou a Holanda, o carácter aclassista da Ordem Maçónica nota-se com muito maior intensidade do que em Portugal ou na Espanha:.
APERFEIÇOAMENTO INTELECTUAL
O aperfeiçoamento do homem e da sociedade nao se põe apenas, para o maçon, em termos de melhoria económico-social:. Põe-se também, e sobretudo, em termos de melhoria intelectual, do afinamento das faculdades de pensar e de enriquecimento adquiridos:. Livre pensamento, para começar:. “A Maçonaria é livre-pensadora”, dizia o artigo 3º da Constituiçao de 1926:. Mas livre pensamento não coincide necessariamente com ateísmo:. Já um texto famoso e respeitado dos primórdios da instituiçao, as Constituições de Anderson, de 1723, dizia que o maçon que entendesse bem de “Arte”, “nunca será um ateu estúpido ou um libertino irreligioso:. Mas embora – continuava o texto – nos tempos antigos os maçons fossem obrigados, em cada país, a ser da religião, fosse ela qual fosse, desse país ou dessa nação, considera-se agora como mais a propósito obrigá-los apenas aquela religião na qual todos os homens estão de acordo, deixando a cada um as suas convicçoes próprias(…)”:. Hoje, talvez a maioria dos maçons professe um deísmo ou teísmo de conceitos vagos e alegóricos, embora nao faltem ateus nem crentes de variadas religioes, desde o cristão ao muçulmano:. O que todos rejeitam são dogmatismos e exclusivismos confessionais:.
FRATERNIDADE
Levados às últimas consequências, os princípios atrás mencionados teriam de implicar uma fraternidade de tipo universal. Este é não só um principio teórico, mas uma norma de prática quotidiana:. “A Maçonaria é uma instituiçao universal (…):. Todos os maçons constituem uma e a mesma família e dão-se o tratamento de irmãos, sendo iguais perante a lei”, dizia o artigo 7º da Constituiçao de 1926:. ” A Maçonaria estende a todos os homens os laços fraternais que unem os maçons sobre a superfície do globo” (artigo 5º do mesmo texto):. Através do ritual, que inclui vocabulário próprio e sinais de reconhecimento específicos, um maçon Brasileiro pode contactar com um maçon japonês e receber dele ou transmitir-lhe ajuda e apoio de qualquer gênero:. De fato, um dos deveres importantes do maçon, inserto nas Constituiçoes do mundo inteiro, consiste em reconhecer como irmãos todos os maçons, tratá-los como tais e prestar-lhes auxílio e proteçao, a suas viúvas e filhos menores:. A história da Maçonaria está cheia de casos que provam o geral cumprimento deste dever:.
DEMOCRACIA, IGUALDADE
Democracia e igualdade encontram-se também entre os princípios básicos da instituiçao maçônica. Todo o poder reside no povo, como o atestava o artigo 18º da Constituiçao de 1926, ao dizer que “A Ordem Maçônica só reconhece a soberania do povo maçônico”:. Todos os maçons são iguais, independentemente do grau a que pertençam:. “Durante as sessões maçónicas – rezava o artigo 17º, § único – todos os obreiros, qualquer que seja o seu grau ou o seu rito, estão sujeitos as mais perfeita igualdade, prevalecendo a opinião da maioria, quando não seja contrária as leis e regulamentos”:. Por sua vez, as células de organizaçao e de trabalho da Ordem, as chamadas Oficinas, “são todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si” (artigo 12º da Constituiçao) :. Nas Maçonarias de todo o mundo, o Grão-Mestre e os Grão-Mestres adjuntos são eleitos pela totalidade do povo maçónico, variando apenas a forma dessa eleição:. Em muitos países, qualquer maçon, aliás, desde que tenha atingido a condição de Mestre pode, em teoria, ser eleito Grão-Mestre:. Outro tanto se verifica nas eleições para os múltiplos cargos de cada oficina:.
COMPOSIÇÃO DA LOJA:/STRONG>
Venerável ou Presidente | preside aos trabalhos e os orienta |
Primeiro Vigilante | tem por funçao a instruçao dos aprendizes e vela pela disciplina geral |
Segundo Vigilante | dirige os trabalhos dos companheiros |
Orador | encarregado de fazer a síntese dos trabalhos e deles extrair as conclusões; é ainda o representante da Lei maçônica |
Secretário | redige as atas das sessões e se ocupa das relações administrativas entre a loja e a Obediencia |
Mestre de Cerimónias | introduz na loja e conduz aos seus lugares os visitantes, e ajuda o Experto nas cerimónias de iniciaçao |
Tesoureiro | recebe as quotizaçoes e outros fundos da loja e vela pela sua organização financeira |
Os cargos, do Venerável, 1º Vigilante e 2º Vigilante, sao chamados as luzes da oficina:.
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