As três Lojas que deram origem ao GOB

 
Share Button

UNIÃO E TRANQUILIDADE
ESPERANÇA DE NITEROY
COMÉRCIO E ARTES

Em 28/05/1822 em assembléia magna preparatória, na Loja COMERCIO E ARTES, são fundadas com os obreiros desta, as Lojas UNIAO E TRANQUILIDADE e ESPERANÇA DE NITEROY para com elas, se constituir um Grande Oriente do Brasil e em 21/06/1822 é feito o sorteio dos obreiros que comporiam as Lojas COMERCIO E ARTES, UNIAO E TRANQUILIDADE E ESPERANÇA DE NITEROY, distinguindo-se eles com laços azul, branco e encarnado, respectivamente, usados no antebraço. Estas oficinas foram instaladas no mesmo dia.

“A Loja COMERCIO E ARTES foi fundada em 12/12/1815 na residência do Dr. João José Vahia, à rua da Pedreira da Glória, diante de uma mesa de doces e chocolates, é instalada a Loja, que logo depois, adormeceu.”- Nicola Aslan, em HISTORIA DA MAÇONARIA, ENSAIO, 1959.

A data da instalação oficial do Grande Oriente do Brasil, deu-se em 17/06/1822, cujo primeiro Grão-Mestre foi José Bonifácio de Andrada e Silva tendo sido reconhecido pelos Grandes Orientes e Lojas da França, Inglaterra e Estados Unidos.

“O objetivo primordial da criação do Grande Oriente foi engajar a Maçonaria , como Instituição, na luta pela independência política do Brasil e tal determinação consta de forma explicita nas atas das primeiras reuniões da Obediência então criada, que só admitia a iniciação ou filiação em suas Lojas de pessoas que se comprometessem com o ideal de independência do Brasil.

Em junho de 1822 a família real portuguesa já havia voltado a Lisboa, por exigência das Cortes, deixando aqui como Príncipe Regente Dom Pedro de Alcântara , filho de Dom João VI, rei de Portugal.

O Príncipe Dom Pedro, jovem e voluntarioso, viu-se envolvido de todos os lados por maçons, que constituíam a elite pensante e econômica da época. Por proposta do Grão-Mestre José Bonifácio foi o príncipe iniciado em assembléia geral do Grande Oriente no dia 2 de agosto de 1822, adotando o nome heróico de Guatimozim”. – (Rubens Barbosa de Mattos NÓS SOMOS O GRANDE ORIENTE DO BRASIL, artigo publicado no jornal Arca da Aliança 27a edição maio de 1997, pág. 12.)

Ir.·. Anselmo Quadros
anselmoquadros@yahoo.com
Or.·. São Paulo

Cofundador e Administrador do Portal Brasil Maçom, Administrador da Loja Virtual Atelier do Maçom, Mestre Maçom Iniciado na ARLS Cidade de Vila Velha 89, Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES), Designer, Programador e Desenvolvedor .NET de Sistemas WEB.


Tagged:

Deixe uma resposta