Seja um colaborador do Brasil Maçom

COLUNAS TRUNCADAS

PERGUNTA:
Tenho visto em alguns Templos, na balaustrada que separa o Oriente do Ocidente, duas Colunas pequenas cortadas, uma colocada de cada lado, mas já fiz diversas pesquisas e não encontrei definição destas duas colunas, se puder dar retorno ficarei muito agradecido.

CONSIDERAÇÕES:
Esse conjunto composto por duas Colunas truncadas, ou quebradas, não é símbolo que faça parte da específica liturgia do Rito Escocês Antigo e Aceito em particular, bem como dos outros conhecidos entre nós. A rigor em lugar nenhum no espaço da sala da Loja, embora ele até possua conotação simbólica.

A interpretação relacionada a essas duas Colunas quebradas viria aparecer por volta do segundo quartel do século XVIII, vindo se afirmar no século XIX, na França, adornando principalmente o fundo de pergaminhos e diplomas ligados à Maçonaria da época. Na realidade, essas Colunas quebradas só apareceriam depois que a Lenda do Terceiro Grau foi implantada na Moderna Maçonaria como alegoria do Grau de Mestre que, como Grau especulativo somente apareceria em 1.725 na Inglaterra e faria parte já da segunda Constituição de Anderson (1.738).

O objetivo na apresentação dessas Colunas está em simular a desordem que viria imperar no Templo entre os construtores após a morte de Hiran, o que duraria até que fosse redescoberta da Palavra, perdida pelo motivo de tão horroroso acontecimento.

Assim as duas Colunas seccionadas representam as Colunas Vestibulares B∴ e J∴ do Templo que, pelo tumulto ocorrido com perda do Mestre acabariam sucumbidas.

Esse é um símbolo figurado relacionado à Câmara do Meio, mas não de conceito decorativo ao ponto de se apresentar fisicamente nas Lojas.

Concluindo Mano, provavelmente essa é a razão desse par simbólico estar representado em algumas Lojas, porém sem autenticidade como símbolo no Rito, sobretudo porque o conjunto é emblema associado ao Terceiro Grau e não deveria, pelo menos a meu ver, ficar exposto em Lojas do Grau 01 e 02.

Ir.’. Pedro Juk

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido.