Cronologia Maçônica – 3ª Parte – Desde 1800 Até 2004

 
Share Button

1800- Os maçons no mundo seriam 1.100.000, conforme estudo de USA.
– Fundada a G.·. L.·. de Kentucky (USA).
– Fundada em Rio de Janeiro a Loja União, para muitos a primeira Loja fundada no Brasil, mas não existe documento da sua existência. (Veja 1797).

1801
Jan 16 – Francisco II da Áustria, proíbe com leis rigorosas o funcionamento da maçonaria.
Mar 02 – Walter Scott, escritor inglês autor de Ivanhoe, é iniciado na Loja King David Nº 36, Edinburgh.
Mai 31 – Fundado em Charleston (USA), o primeiro Supremo Conselho do grau 33 e último do R.·.E.·.A.·.A.·., do qual derivam todos os demais Corpos Maçônicos Escoceses, sendo este Conselho conhecido como o Mother Council. Charleston era um centro de emigrados franceses fugindo da perseguição contra os hugonotes. John Mitchell é eleito Soberano Grande Comendador e Frederico Dalcho é Soberano Grande Inspetor Geral.
– John Cole, maçom inglês, publica os desenhos de um conjunto de painéis no seu livro Illustrations of Masonry. Vários artistas, posteriormente, utilizaram os desenhos de Cole para modelos de Painéis.
– A Assembléia dos VV.·. MM.·. da G.·. L.·. de Hamburgo aprova os Rituais de Schrõder elaborados por uma Comissão presidida pelo Irmão Friedrich Ludwig Schrõder (1774-1816)
– Iniciação do Rev. George Oliver, considerado como o expoente mais representativo da tendência cristianizante da maçonaria inglesa.
– Fundada no Rio de Janeiro a Loja Reunião, filiada ao Oriente de Ile de France, sendo esta, outra primeira Loja regular estabelecida no Brasil. Funciona no Rito Moderno ou Francês. Esta Loja seria continuação da Loja União (veja 1800) que devido ao grande número de irmãos que a ela aderiram, foi reestruturada. (Fonte : José Castellani na A Verdade Abril 1982. Outra data : Julho 05 de 1802).
Mário Verçosa, Past G.·. M.·. da G.·. L.·. do Estado de Amazonas relaciona na História da Maçonaria de Marcelo Linhares, as primeiras 16 Lojas fundadas no Brasil :

1 Cavaleiros da Luz 1797 Salvador
2 Reunião 1801 Rio de Janeiro
3 Virtude e Razão 1802 Salvador
4 Constância 1803 Rio de Janeiro
5 Filantropia 1803 Rio de Janeiro
6 Emancipação 1803 Rio de Janeiro
7 Beneficência 1803 Rio de Janeiro
8 Distintiva 1812 Niterói
9 Comércio e Artes 1815 Rio de Janeiro
10 Pernambuco Oriente 1817 Recife
11 Pernambuco Ocidente 1817 Recife
12 Revolução Pernambucana 1817 Recife
13 União e Tranqüilidade 1817 Rio de Janeiro
14 Esperança de Niterói 1821 Niterói
15 Conciliação de Pernambuco 1822 Recife
16 Nove de Janeiro 1822 Rio de Janeiro

1802 -Fev 10 – Tratado de Aliança Fraternal entre a G.·. L.·. de Inglaterra e as Lojas de Berlim. (Fonte: Robert Freke Gould, The History of Freemasonry).
– O Sup Cons dos Grandes Inspetores Gerais do Grau 33 do R.·.E.·.A.·.A.·.. concede ao Conde Alexandre de Grasse-Tilly uma patente certificando ter sido ele aprovado em todos os graus do Rito, credenciando-o ainda para estabelecer Lojas, Capítulos, Conselhos e Consistórios em ambos os hemisférios e nomeando-o Soberano Grande Comendador Perpétuo do Grande Conselho para as Antilhas.

1803- É iniciado em Cadiz, Espanha, Simon Bolívar, patriota venezuelano, então com 20 anos. (Fonte : Revista A Verdade Dez 1980).

1804-Set 22 – Fundado em Paris o Supremo Conselho do Grau 33 pelo Conde Alexandre de Grasse-Tilly; este Sup.·. Cons.·. é o 2o em antigüidade.
Out – Nasce em Lyon, França, Leon Hyppolite Denizart Rivail, conhecido como Allan Kardec, o edificador do Espiritismo. Foi iniciado na maçonaria na G.·. L.·. Escocesa de Paris.
Nov 01 – O Conde de Grasse-Tilly funda em Paris a G.·. L.·. Geral Escocesa do R.·.E.·.A.·.A.·..
Dez 03 – Preocupado com a fundação da Potência acima, o G O da Franca conclui um acordo com o Supremo Conselho, pelo qual os dois Poderes partilham a direção da maçonaria francesa: cabe ao G.·. O.·. a supervisão das Oficinas do grau 1 ao 18, e o G.·. Conselho exerce sua jurisdição sobre os graus 19 ao 33.
– É estabelecida a primeira G.·. L.·. de Portugal, em Lisboa, tendo como G.·. M.·. o irmão José Sampaio, irmão carnal do Marques de Pombal.
– O G.·. O.·. da França consta com 300 Lojas.

1805-Mar 03 – Fundado o Supremo Conselho do Grau 33 em Milão pelo Conde de Grasse Tilly; este Sup Cons é o 3o em antigüidade.
Mar 03 – Fundado o Supremo Conselho do Grau 33 em Cuba.
Mar 16 – Fundada a G.·. L.·. Geral de Itália, em Milão, com Carta de fundação outorgada pelo Conde de Grasse-Tilly.
Jul 01 – O Príncipe Cambacérès é eleito Sob.·. Gr.·. Com.·. do Supr.·. Cons.·. da França. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of Freemasonry).
Jul – O G.·. O.·. da França cria no seu próprio seio um G.·. Diretório dos Ritos composto de membros do G.·. O.·. aos quais foi conferido o Grau 33. O Conselho Supremo entende ter havido violação dos compromissos assinados em 3 de Dezembro de 1804.
Set 05 – A Loja de Franc-Chevaliers, do G.·. O.·. da França, transporta seus trabalhos a Estrasburgo pra una reunião em uma Loja de Adoção, presidida pela Baronesa Diétrick, G.·. M.·. e o G.·. M.·. Challan. A irmã Imperatriz Josefina assiste à reunião. (Fonte: Histoire du Grand-Orient de France, de G. A. Jouaust).
Set 06 – Reunidos em casa do Marechal Kellermann, os dignitários do Rito Escocês da França denunciam a concordata de Dezembro de 1804 e restabelecem a G.·. L.·. Geral Escocesa. Nunca mais, a partir desta data, voltaram a juntar-se as duas Obediências. O Conde de Grasse-Tilly foi o primeiro Soberano Grande Comendador de Conselho Supremo. Conforme o irmão Achille Godefroy Jouaust no seu livro Histoire du Grand-Orient de France, publicado em 1865, o irmão Pryron, secretário do Sup Cons ficou com as 2 cópias do Tratado de 1804 e informou verbalmente que todos os Irmãos de qualquer Rito seriam aceitos no Sup Cons, mas quando em 1º de março de 1805,a Loja Saint-Napoléon solicitou uma cópia, o artigo tinha sido modificado para “o G.·. O.·. unirá a ele somente os Irmãos do R.·.E.·.A.·.A.·.”.
Set 16 – O G.·. O.·. da França, pela sua vez, denuncia o Tratado de 1804 com a G.·. L.·..
Out 11 – Napoleão nomeia José Bonaparte como G.·. M.·. do G.·. O.·. da França. José Bonaparte nunca foi iniciado e nunca assistia aos trabalhos do G.·. O.·. ou do Sup.·. Cons.·.. (Fonte: Histoire du Grand-Orient de France, de G. A. Jouaust). O irmão Rebold na sua Histoire des Trois Grandes-Loges, indica que José Bonaparte foi iniciado em 15 de abril de 1805 nas Tullerias, na presença de Cambacérès, Kellermann e Hugues Maret, mas não indica nenhuma evidência. (Veja 1793). Pese à sua falta de assistência aos trabalhos, José Bonaparte recebeu sucessivos cargos honoríficos entre os anos 1806 e 1809, conforme o próprio Jouaust.
Nov 11 – Simon Bolívar, prócer venezuelano da independência americana, é elevado ao grau de Comp pela Loja de São André de Escócia, França. (Fonte: Revista Elite de Caracas que publicou em 1956 cópia fotostática da Ata da Reunião obtida pelo escritor venezuelano Ramón Díaz Sánchez).
– Karl Krausse, filósofo alemão, é iniciado na Loja Archimedes, Alterburgo.
– Lechangeur, funcionário dos exércitos napoleônicos na Itália, inventa em Milão o Rito de Misraim, copia do Rito Egípcio de Cagliostro. O Rito é atribuído ao Farão Misraim que, aparentemente, nunca existiu. Lechangeur vendeu as patentes do novo Rito.
Dez – Fundado o G.·. O.·. da Itália.

1806-Ago 21 – No Vice-Reinado do Conde dos Arcos, um inimigo da maçonaria, as poucas Lojas existentes no Brasil, deliberaram suspender seus trabalhos visto que os maçons corriam perigo, porém as Lojas continuaram a se reunir em segredo. (Fonte : Boletim do GOB , julho de 1932)
– Fundada a G.·. L.·. de Delaware (USA).
– O Conde de Grasse-Tilly é substituído como Sob.·. Gr.·. Com.·. por Cambacérès, Archichanceler do Império, que exercia ao mesmo tempo as funções de G.·. M.·. Adj.·. do G.·. O.·..

1807-Mar 12 – Nasce em Charleston, Carolina do Sul, (USA), Albert Gallatin Mackey, maçom eminente em matérias de jurisprudência maçônica, autor de A Lexicon os Freemasonry e Encyclopediae of Masonry e de uma Lista de 25 Landmarks. Morre em 20 de Junho de 1881.
– Fundada na Bahia, Brasil, a Loja Virtude e Razão.
– Fundada na Bahia, Brasil, a Loja Humanidade.

1808-Jan 07 – Fundada a G.·. L.·. de Ohio (USA).
Fev 05 – Prevendo que a Maçonaria seria proibida no Portugal, é criado oficialmente um corpo paramaçônico, o Conselho Conservador de Lisboa, com o objetivo de sacudir o jugo francês, restaurar a independência de Portugal, vingar a religião católica oprimida e restituir o trono ao seu legítimo príncipe. (Fonte: A. H. de Oliveira Marques em História da Maçonaria em Portugal)
– José de San Martin, prócer argentino, incorpora-se à Loja Legalidade, de Cadiz, Espanha.

1809-Mar 29 – Nova perseguição de maçons pelo governo português, sendo presos muitos deles.
Abr 12 – Antigos e Modernos fundam em Londres uma Loja com o nome de Lodge of Promulgation, destinada a preparar a unificação das duas Potências maçônicas inglesas separadas desde 1753. Esta Loja foi conhecida como Loja da Reconciliação.
Jul 18 – Militares franceses fundam em São Sebastião, Espanha, a Loja Os Irmãos Unidos, sob a jurisdição do G.·. O.·. da França.
– Fundada a G.·. L.·. da Espanha.
– Fundada a G.·. L.·. Diretorial de São Petersburgo, denominada Wladimir. Os trabalhos em Rito Sueco, eram dirigidos pelo irmão Boever.
– Após a Rússia ter conquistado a Finlândia, os trabalhos maçônicos são proibidos nela.
– Fundada a G.·. L.·. Provincial de Pernambuco (Brasil). Suspendeu suas atividades na revolução de 1817 porque ela tinha finalidades políticas.
– É iniciado Christopher Martin Wieland, poeta alemão, na Loja Amália, de Weimar, aos 76 anos.

1810-Ago 04 – Francisco de Miranda, Simon Bolívar e outros maçons patriotas fundam a Sociedade Patriótica para lutar pela independência de Venezuela.
– Fundado o G.·. O.·. Lusitano de Portugal.
– Na época da invasão napoleônica, 30 maçons de Lisboa são deportados à Ilhas Açores.
– O grau de Mestre Instalado é sancionado pela G.·. L.·. de Inglaterra. A cerimônia correspondente foi adotada como padrão e os Mestres das Lojas de Londres foram convocados para comparecerem à instalação, na qualidade de Governantes e Oficinas.

1811– É criada a G.·. L.·. Hamburguesa Independente. Schroeder tinha o plano desde 1808 mas ao ser ocupada Hamburgo pelas tropas napoleônicas Schroeder levou o plano à realidade para evitar ser absorvido pelo G.·. O.·. francês que queria criar com aquelas Lojas uma G.·. L.·. Provincial Hanseática.
– Fundada a G.·. L.·. da Grécia.
– O irmão Josiah Bowring, um pintor de retratos de Londres, iniciado na Loja Chichester em 1795, desenvolve um conjunto de painéis para o 3 primeiros graus. (Veja 1823).
Jul 04 – Fundação do Supremo Conselho do Grau 33 das Espanhas e das Índias, Madri, pelo Conde Grasse-Tilly, autorizado com patente do Sup.·. Cons.·. de Charleston. O primeiro Gr.·. Com.·. é Miguel José de Azanza. Este Sup.·. Cons.·. é o 4o em antigüidade.
Ago 11 – O G.·. O.·. da França censura a não admissão de judeus em Lojas estrangeiras e francesas como sendo uma prática intolerante e anti-maçônica.
Dez 11 – Fundada a G.·. L.·. do Distrito de Columbia (USA).
– Ata da sessão especial do G.·. O.·. da Itália em “celebração do nascimento do Príncipe de Roma, primogênito do Ilustre irmão Napoleão”. Fonte: Revista Masónica de Chile Junho 1939).

1812- Jan 19 – As Cortes de Cadiz publicam uma real cédula proibindo a maçonaria na Espanha e seus domínios.
– San Martin e Alvear, patriotas argentinos, fundam em Buenos Aires a Loja Lautarina para trabalhar pela independência dos povos da América.
Abr 16 – Hans Christian Oersted, físico dinamarquês, é iniciado na Loja Friederich Zür Gerönten Hoffnung, Copenhagen.
Abr 18 – O irmão Oersted é exaltado.
Jun 13 – Fundada a G.·. L.·. de Louisiana (USA).
Jul 01 – Os patriotas venezuelanos fundam em Barcelona, Venezuela, a Loja Protetora das Virtudes Nº 1, continuadora do Triangulo que tinha sido fundado em 1810.
1813- Aproximadamente neste ano é criado o Rito de Misraim na Itália (Veja 1805) e introduzido na França pelos 3 irmãos Bedárride. O Rito compreende 90 graus, divididos em 4 séries: simbólica, filosófica, mística e cabalística. Escritores pensam que os irmão Bedárride eram simplesmente charlatões.
– Começa a aparecer em público a carbonaria italiana. (Veja 1797).
– Fundada na Bahia o primeiro G.·. O.·. do Brasil. Com as Lojas Virtude e Razão, Humanidade e União. Devido a Revolução de 1817 este Oriente e suas Lojas foram dissolvidas.
Jun 24 – Augustus Frederick Fitzgerald, Duque de Leinster, é eleito G.·. M.·. da Irlanda, cargo que exerceu por 61 anos consecutivos até sua morte.
Dez 07 – É instalada a Loja de Reconciliação com 18 irmãos, sendo 9 de cada G.·. L.·.; Samuel Hemming foi designada V.·. M.·..
Dez 27 – Fim da divisão em Inglaterra de Antigos e Modernos. As duas Grandes Lojas, cuja rivalidade perdera o objetivo doutrinário, se reconciliaram e fundiram. A nova Obediência assume o nome de G.·. L.·. Unida dos Antigos Franc-maçons da Inglaterra. O Tratado de Reconciliação é assinado no Palácio de Kensignton aproveitando a circunstância que as duas Grandes Lojas eram dirigidas por irmãos carnais: o Rei George III, Duque de Kent, como G.·. M.·. dos Antigos e o Duque de Sussex como G.·. M.·. dos Modernos. O G.·. M.·. dos Antigos era o Duque de Atholl que renunciou em favor do Duque de Kent, para facilitar a fusão. O maçom brasileiro Hipólito José da Costa, teve participação ativa, no processo, devido a sua estreita amizade com o Duque de Sussex; foi membro da Loja Promulgação e da Loja de Reconciliação. O irmão Hipólito foi nomeado também Secretário para Assuntos Estrangeiros e Presidente do Conselho de Finanças da G.·. L.·. de 1813 até a sua morte em 1823.

1814-Mar 04 – Maximiliano José, da Baviera, proíbe todas sa instituições secretas, excetuando a Maçonaria. (Fonte: Nicola Aslan, História da Maçonaria).
– Deixa de existir o Supr.·. Cons.·. da França, sendo reconstituído em 04/05/1821. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)
– Entre os anos 1814 e 1816 é implantado, pelo espírito reformador de Frederico Louis Schrôder, G.·. M.·. da Loja de Hamburgo, o Rito Schrôder ou Alemão, com 3 graus azuis ou de São João. É um Rito de caráter simples, com belos símbolos que tinha começado anos atrás (Veja 1766).
– O prócer argentino San Martin funda em Buenos Aires, Argentina, outra Loja Lautarina, de caráter paramaçônica para trabalhar pela independência.
– Começa a trabalhar a Loja da Reconciliação, criada pela maçonaria inglesa para retornar a um sistema puro e aceito por antigos e modernos. Os trabalhos desta Loja continuaram até 1816 e receberam muitas críticas de parte dos antigos, mas a posição firme do G.·. M.·., o Duque de Sussex levou à G.·. L.·. Unida com segurança a través deste processo de reconciliação.
– A G.·. L.·. Unida da Inglaterra introduz o Ne Varietur na assinatura.
– A G.·. L.·. Unida da Inglaterra determina que o avental de Ap deve ser de pele de cordeiro, branco, forma retangular de 14″ a 16″ de largura e 12″ a 14″ de altura, cintas brancas e faldeta, terminando assim com a anarquia de modelos em uso. Estabelece-se também a obrigatoriedade de seu uso durante as sessões, junto com luvas brancas.
– O G.·. O.·. da Franca já conta com 1.219 Lojas.
– Fundado em Salerno um centro da Carbonaria italiana. Um de seus fundadores é o Marques Orazio de Atellis di San Angelo, maçom do Rito Escocês.
– O Papa Pio VII lança a Bula Sollicitudo Omnium contra os maçons e carbonários. Foi publicada pouco antes de ser autorizada a fundação da Companhia de Jesus. Como conseqüência desta Bula, é fechado o G.·. O.·. D’Itália. (Veja 1862).
Jul 01 – José Bonaparte e Cambacérès, respectivamente G.·. M.·. e G.·. M.·. Adj.·. do G.·. O.·. da França são destituídos de seus cargos.
Ago 15 – Édito do Cardeal Consalvi para os Estados Pontifícios, proíbe e condena a maçonaria.
– A maçonaria é cruelmente perseguida na Espanha ao re-ocupar o trono Fernando VII que a declara crime de Estado.
– Johann Wolfgang Goethe compõe o poema maçônico Symbolum para a iniciação de seu filho Auguste.

1815-Jan 02 – O Inquisidor Geral Francisco Mier e Campillo publica um Édito proibindo e condenando a maçonaria na Espanha. (Fonte: Pe. Benimelli).
Jan 13 – Em Verona, Itália, são proibidas as sociedades secretas, de acordo com as leis promulgadas na Áustria. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)
Mar 15 – Napoleão desembarca em Cannes. Imediatamente, o G.·. O.·. da França, reinstala José Bonaparte e Cambacéres, respectivamente, nos cargos de G.·. M.·. e G.·. M.·. Adjunto, dos quais haviam sido destituídos em 1814.
– A G.·. L.·. Unida da Inglaterra publica sua Constituição. A obrigatoriedade I, relativa a Deus e a religião, termina com a ampla tolerância religiosa existente até agora. A G.·. L.·. Unida decidiu, ao mesmo tempo, trabalhar de acordo com o Rito dos Antigos, que haviam adquirido o hábito de chamar-se Maçons de Iorque. O Rito de Iorque, praticado não só na Inglaterra mas também na América do Norte, compõe-se dos 3 graus simbólicos aos que sobrepõe-se o de Royal Arch, que praticavam os antigos, intercalando-se entre eles os graus acessórios de Mark Master, Past Master, Most Excellent Master.
– Fundada a G.·. L.·. Astrea de Rússia por dissidentes da G.·. L.·. Diretorial que nada queriam saber de Altos Graus nem de Iluminados e Místicos, que trabalharam pela restauração das Ordens Militares com a ilusão de segredos de alquimia.

1816 – Criado o Rito dos Noaquitas Franceses.
– O Tenente-Geral Gomes Freire de Andrade é nomeado G.·. M.·. do G.·. O.·. Lusitano.
Mai 26 – Na Ata da Loja da Antigüidade Nº 178, Inglaterra, são estabelecidas as normas sobre avental e luvas (veja 1814).
Mai 20 à Jun 05 – As cerimônias recomendadas pela Loja de Reconciliação para os 3 graus são aprovadas pela G.·. L.·. Unida da Inglaterra. Meses depois a Loja de Reconciliação encerra suas atividades.
– A Loja Provincial de Pernambuco contava com as seguintes oficinas: Pernambuco do Oriente, Pernambuco do Ocidente, Guatimozín e Restauração e Patriotismo.

1817-Mar 12 – Fundada uma Loja Lautarina em Santiago, Chile; funcionava na rua Santo Domingo, 79.
Mar 12 – Fundado o Supremo Conselho do Reino dos Países Baixos. (Fonte: Éstudes maçonniques – Pierre Noel)
Mar 17 – Iniciado na Loja Maria dos Três Corações, Cristiano VII, Rei da Dinamarca.
– O G.·. O.·. da França declara irregular a Rito de Misraim.
– O primeiro G.·. M.·. da G.·. L.·. Unida da Inglaterra, Duque Augusto Frederico de Sussex, em Carta Constitutiva de uma Loja de Frankfurt, formada principalmente por judeus, expressa: “Inclinando-me rendidamente ante o G.·. A.·. D.·. U.·. e cumprindo as disposições da lei, não excluímos ninguém da nossa Ordem por causa da sua religião ou de sua maneira de honrar à Deus, qualquer que seja sua índole”.
Jul 05 – Fuzilado o irmão General Lacy que dirigiu uma sublevação em Lisboa.
Out 17 – O marechal Beresford, em Portugal, manda soltar os maçons José Domingos de Serra e João Carlos Palmeiro, embora neste mesmo dia todos os outros maçons que estavam presos foram enforcados e queimados com alcatrão. (Fonte: Kurt Prober).
Dez 28 – Nos EEUU é formada a G.·. L.·. of the Ancient Freemasons of South Caroline.
– Samuel Christian Hanemann filia-se à Loja Minerva, em Lípsia.

1818 -Jan 26 – Fundada em Londres a Loja Perseverance, Loja de instrução para ensinar o novo Ritual após a fusão de Modernos e Antigos.
Mar 30 – Dom João VI assina alvará proibindo as sociedades secretas, alegando que essas Sociedades conspiravam contra seu governo, ao descobrir no próprio Paço, a existência de uma Loja denominada São João de Bragança.
Jul 25 – Fundada a G.·. L.·. de Mississipi (USA).
– Fundada a G.·. L.·. de Indiana (USA).

1819 –Sublevação de militares maçons em Valencia, Espanha, contra o absolutismo de Fernando VII. Todos foram fuzilados.
Jul 06 – Falece em Cleveland, Thomas Smith Webb, considerado o criador do atual Rito de York americano. (Fonte: Assis Carvalho).
Out 19 – Carta Constitutiva outorgada pelo Supremo Conselho da França ao Supremo Conselho da Inglaterra.
– Revisada a seção de Diplomas da Constituição da G.·. L.·. Unida da Inglaterra mudando de “opcional” para “automaticamente” a emissão de Diploma para cada novo membro.

1820 – Fundada a G.·. L.·. de Maine (USA).
– A Loja Harmony de Champlain, New York, exalta ao médico norte-americano William Beaumont, criador da Fisiologia.

1821- Surge na Espanha a organização dos Comuneros como movimento do mais exaltado caráter político e por este motivo enfrentou-se com o G.·. O.·. Foram conhecidos como os protestantes da Maçonaria. Logrou uma grande difusão alcançando a ter entre 40.000 à 60.000 membros, muitos de baixo nível social.
Abr 23 – Fundada a G.·. L.·. de Missouri (USA).
Jun 11 – Fundada a G.·. L.·. de Alabama (USA).
Set 13 – O Papa Pio VII lança a Bula Ecclesiam a Jesus Christo contra a carbonaria, considerada como uma nova condenação da maçonaria, esta de caráter indireto.
Set 18 – Movimento revolucionário em Madri, de comuneros e maçons para implantar a República.

1822 – Estabelecido o carbonarismo na Espanha.
– Congresso da Santa Aliança em Verona, onde o antigo ministro prussiano Haugwitz, ex-maçom, ataca à maçonaria culpando-a de ter como fim a Revolução Francesa e o assassinato dos reis. O Rei da Prússia Frederico Guilherme III emite uma posição favorável à maçonaria.
Mai 13 – O irmão Domingos Alves Branco Barreto Munis outorga a Dom Pedro I, em sessão maçônica, o título de Defensor Perpétuo do Brasil.
Jun 17 – Fundação do G.·. O.·. Brasílico, do Brasil, trabalhando no Rito Adoniramita, sendo seu primeiro G.·. M.·. o irmão José Bonifácio de Andrada e Silva. Na época existia a Loja Comércio e Artes e, para cumprir com o quesito de, no mínimo 3 Lojas funcionando para obter o reconhecimento como G.·. L .·.Gonçalves Ledo dividiu-a em 3 Lojas.
Ago 01 – Interdição da maçonaria na Rússia. (Fonte: Anuário do G.·.O.·.B.·. 1915)
Ago 02 – O G.·. M.·. do G.·. O.·. Brasílico propõe e é aprovado a iniciação de Dom Pedro D’Alcántara, Príncipe Regente do Brasil, cerimônia que é realizada a continuação na Loja Comércio e Artes. Dom Pedro adota o nome simbólico de Guatimozín.
Ago 05 – O G.·. O.·. do Brasil, em sessão extraordinária presidida pelo 1º G.·. V.·. Gonçalves Ledo, aprova que o irmão Guatimozín (D. Pedro I) seja exaltado à M.·. M.·., sendo conferido o dito grau pelo V.·. M.·. Manoel dos Santos Portugal da Loja Comércio e Artes Nº 1.
Ago 06 – O Czar Alexandre I estabelece a interdição da maçonaria na Rússia e na Finlândia, após o Congresso da Santa Aliança celebrado em Verona. Antes, ao assumir o trono, Alexandre I já proibira a maçonaria, mas em 1803, permitia as reuniões maçônicas, sendo que ele mesmo tinha sido iniciado. Mas, sob a influência da Igreja Ortodoxa e por inimigos do liberalismo, é que novamente proíbe a maçonaria.
Set 09 – Em sessão extraordinária do G.·. O.·. do Brasil presidida pelo 1º G.·. V.·. Gonçalves Ledo, no impedimento do G.·. M.·. Bonifácio Andrada, é exigida a proclamação da independência do Brasil e da Realeza Constitucional na pessoa do Príncipe Dom Pedro.
Set 14 – Dom Pedro I assume o cargo de G.·. M.·. do G.·. O.·. do Brasil.
Out 25 – Dom Pedro I, G.·. M.·. do G.·. O.·. do Brasil, em comunicação dirigida à Gonçalves Ledo, suspende os trabalhos maçônicos, aparentemente pelas discrepâncias políticas entre Gonçalves Ledo e José Bonifácio.

1823 – É iniciado em Santiago do Chile, Giovanni Maria Mastai Ferretti, futuro Papa Pio IX, na época Secretário do Núncio Apostólico.
Mai 25 – Fundado o G.·. O.·. de Haiti.
Mai 25 – Decreto do rei de Portugal suprime a Maçonaria em seu reino. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria).
– John Harris, pintor miniaturista inglês, que tinha sido iniciado em 1818, e que em 1821 produziu um conjunto de Painéis, apresenta ao G.·. M.·. da G.·. L.·. Unida da Inglaterra, Duque de Sussex, sua proposta de Painéis para os 3 graus simbólicos, e que teve grande sucesso.

1824 – Abr 21 – Fundação da G.·. L.·. e do Supr.·. Cons.·. do Grau 33 da República da Grande Colômbia. (Colômbia com Venezuela estavam unidas formando a Grande Colômbia, por tanto, os dois órgãos maçônicos regiam, também a maçonaria na Venezuela. A separação aconteceu em 1830).
Abr 30 – Dom Miguel, segundo filho de Dom João VI, lança uma proclamação em Portugal, com estas palavras: “Longa vida para o Rei! Longa vida para o catolicismo! Morte e destruição aos sacrílegos maçons livres”.
Jun 24 – É consagrada a G.·. L.·. da Grande Colômbia, sendo seu primeiro G.·. M.·. Diego Bautista Urbaneja. Hoje esta G.·. L.·. obedece ao nome de G.·. L.·. da República de Venezuela.
Ago 01, Set 25, Out 09 – Fernando VII, rei da Espanha, renova decretos ordenando a dissolução da maçonaria e a perseguição dos maçons que, no prazo de 30 dias, não pedirem indulto. (Fonte: João Antunes em A Maçonaria Iniciática)
– Rendição de maçons e carbonários em Terife e Marbella, Espanha. São fuzilados vários conjurados.
Dez 08 – Na véspera da grande batalha de Ayacucho, Peru, que iria a decidir a liberdade dos países da América espanhola, vários oficiais dos exércitos patriota e espanhol reúnem-se em uma cerimônia maçônica. A Loja espanhola recebe a visita da Loja dos patriotas sul-americanos. Tenta-se uma solução para evitar o derramamento de sangue mas não existe acordo.
Dez 09 – Antes do início da batalha de Ayacucho, um maçom espanhol solicita permissão para que familiares e maçons que militavam nos diferentes exércitos, fossem autorizados a abraçar-se pela, que para muitos, seria a última vez.

1825 – Fev 25 – Em Madri, 50 estudantes são presos, por terem fundado uma Loja Maçônica. (Fonte: Anuário do G.·.O.·. B.·., 1915)
Mar 13 – O Papa Leão XIII lança a Bula Quo Graviora contra a maçonaria, carbonários e seita Universitária.
Mar 26 – O Papa Leão XIII proíbe “in totum” a obra Observações Pacifistas Sobre o Poder Eclesiástico, de Félix Torres Amat, Arzobispo de Palmyra e Bispo de Astorga, maçom. Na obra, o irmão Torres Amat ataca a infabilidade do Papa, defende a liberdade de imprensa e propõe variações na disciplina da Igreja na Espanha.
– Pese a ter sido eleito G.·. M.·. da maçonaria espanhola o Infante Francisco de Paula de Borbón, Fernando VII continua a perseguição em contra da maçonaria e 10 militares maçons são enforcados.
– Fundada a G.·. L.·. Nacional Mexicana.

1826 – Caso Morgan nos USA. William Morgan, que tinha pertencido a uma Loja maçônica anunciou a publicação de um livro com os segredos maçônicos. Para impedi-lo, alguns maçons cometem o gravíssimo erro de seqüestrá-lo. Mais tarde, é acusado de estelionato e, no caminho da prisão, perto das Cataratas do Niágara, desaparece, sendo acusada a maçonaria da sua morte, o que cria uma forte animosidade da opinião pública em contra da Ordem. Em 1831 aparece William Morgan em Esmirna; ele tinha escapado de seus guardiões.
– Sublevação maçônica na Espanha, denominada “dos Bazán”. Fracassa e são fuzilados 6 militares.
– O Czar Nicolas I, sucessor de Alexandre III, confirma a interdição da maçonaria na Rússia, assustado pela revolta denominada “dos dezembristas” e que o Czar pensou ser de inspiração maçônica.
– Lançada pelo G.·. M.·. da maçonaria inglesa a pedra fundamental da Universidade de Londres.
Set 14 – Fundada a G.·. L.·. de Michigan (USA).

1827 – Jan 13 – Primeira Convenção do Partido Antimaçônico, em Seneca, NY, EEUU. (Fonte: Descartes S. Teixeira em Antimaçonaria)
– Fundado o G.·. O.·. Colombiano.

1828 – Fev 01 – O Conde de Espanha ordena o fuzilamento de 4 maçons.
Ago 01 – Proíbem-se na Espanha, sob pena de morte, as reuniões maçônicas.
Out 25 – O Congresso mexicano extingue a G.·. L.·. mexicana.
Nov 08 – Simon Bolívar decreta em Bogotá o fechamento de todas as associações secretas, incluindo a maçonaria, após ter sofrido atentado contra sua vida em 25 de Setembro. Existe uma confissão feita por Bolívar ao escritor maçônico Louis Peru de la Croix, oficial francês de seu exército, reconhecendo que, “por simples curiosidade, ingressou na maçonaria tendo recebido o grau de Mestre em Paris, mas afastou-se posteriormente, ao verificar que era uma associação ridícula formada por mentirosos e bobos úteis, enganados”.
Nov 19 – O Conde de Espanha ordena o fuzilamento e posterior enforcamento do cadáver do Coronel Santos José Ortega, maçom.
Dez 07 – Fundada a G.·. L.·. de Viena.

1829 – Fev 26 – Seis maçons são fuzilados na Espanha.
– Gálvez, maçom, chefe do exército espanhol, é fuzilado em Barcelona por ordem de Fernando VII.
Mar 12 – Carta Patente do Supr.·. Cons.·. para os países Baixos, mais tarde denominado Supr.·. Cons.·. da Bélgica, autoriza Francisco Gê de Acaiaba e Montezuma a fundar um Supr.·. Cons.·. no Brasil.
Mai 21 ou 24 – O Papa Pio VIII lança a Bula Traditi Humilitate.
– Fundado o Sup.·. Cons.·. do grau 33 de Brasil.

1830 – Jan 30 – Na Polônia é decretado o fechamento de todas as Lojas acusadas de praticar política.
Fev 11 – Fundação do Supremo Conselho do Peru.
– Forma-se uma Junta de exilados espanhóis em Perpignan, dirigida pelo irmão Calatrava.
Jul 05 – É reinstalado o G.·. O.·. do Brasil, ocupando o cargo de G.·. M.·. José Bonifácio com a colaboração de Gonçalves Ledo. 82 dias depois a Loja de Gonçalves Ledo foi declarada irregular por José Bonifácio, já que sendo do Rito Escocês, Gonçalves Ledo recusava elevar ao grau 18 a vários partidários de José Bonifácio por ser procedentes de outro Rito, o Moderno.
Jun 23 – Johann Wolfgang Goethe, o maior escritor da Alemanha, celebra seu jubileu maçônico aos 81 anos de idade
Jul 09 – Fundada a G.·. L.·. de Florida (USA).
.

1831 – Abr 24 – É oficialmente instalado o G.·. O.·. Nacional Brasileiro, mais tarde conhecido como G.·. O.·. do Passeio (Fonte : Nicola Aslan)
Jun – Fundado o G.·. O.·. do Peru.
Ago 19 – Fundada na cidade de Porto Feliz a primeira Loja maçônica da então província de São Paulo, Brasil, sob o título distintivo de Inteligência, dependendo do G.·. O.·. Nacional Brasileiro, RJ. Filia-se em 1832 ao G.·. O.·. do Brasil. A Loja é conhecida hoje como Inteligência de Aratitaguaba. (Aratitaguaba é o primitivo nome de Porto Feliz).
Dez 11 – Fuzilados em Málaga, Espanha, um numeroso grupo de maçons, incluindo um oficial inglês.

1832 – Jul 14 – Dom Miguel chama às armas a toda a nação portuguesa em contra dos pedreiros, os iluminados, os maçons. No dia 30 Dom Miguel restabelece os direitos dos jesuítas expulsos pelo Marques de Pombal.
Ago 15 – O Papa Gregório XVI lança a Encíclica Mirare Vos, contra a liberalismo, especialmente a maçonaria. (Uma Encíclica é uma circular emitida pelo Papa, esclarecendo e orientando os fiéis sobre pontos da fé, doutrina e dogmas da Igreja).
Nov 12 – No Rio de Janeiro, é fundada a Loja Independência No 1, fundadora do Supremo Conselho Montezuma, no Largo da Ajuda; abateu colunas em 1838. (Fonte: Kurt Prober)
Nov 12 – O Supr.·. Cons.·. do Brasil torna-se regular por patente concedida pelo Supr.·. Cons.·. Confederado dos Países Baixos sendo instalado como Soberano Comendador Francisco Gê Acayaba, Visconde de Jequitinhonha (Montezuma). É independente do G.·. O.·..

1833 – Fev 25 – Um Tratado de União entre os Supremos Conselhos da França, New York e Brasil. (Fonte: Boletim do G.·.O.·.B.·., de 1904).
Jun 17 – Fundado o G.·. O.·. Colombiano.
– Fundado o G.·. O.·. da Bélgica.
– O Supr.·. Cons.·. do Brasil divide-se em dois facções: uma fiel ao Visconde de Jequitinhonha e outra unida ao G.·. O.·. e sob a direção de José Bonifácio. Este último Supr.·. Cons.·., por sua vez, sub-dividiu-se. ficando parte sob a presidência de Barreto Pedroso (que fora sucedido logo mais pelo Conde de Lajes) e parte sob Cândido Ladislau Japiassu.

1834 – Abr 24 – Maria Cristina, viúva de Fernando VII, Rainha Governadora da Espanha, anistia os maçons, podendo ocupar cargos públicos, mas continua a proibição de pertencer a seitas secretas.
Mai 22 – Iniciação de Guilherme I, Imperador da Alemanha.
– Primeiro Congresso Internacional dos SSup.·. CCon.·. do grau 33, reunidos em Paris para estabelecer uma Confederação, com participação dos seguintes SSup.·. CConsel.·.: França, Bélgica, Brasil e um Supr.·. Conselho Unido do Hemisfério Ocidental, que desapareceu posteriormente.

1835 – Fundada na localidade de Quincy, Illinois (USA), a primeira Loja sob o nome distintivo de Bodley e que existe até hoje sob o número 01.
Out 05 – Francisco G. Acaiaba Montezuma, Sob.·. G.·. Com.·. desde praticamente 1831, é demitido por desonestidade. Montezuma era baiano, participou das lutas políticas de 1821 e 22 no Recôncavo Baiano, foi exilado na Europa, recebeu uma autorização do Supr.·. Cons.·. dos Países Baixos para estabelecer o Sup.·. Cons.·. no Brasil. No seu cargo mostrou-se autoritário e cometeu atos desonestos na administração do Supr.·. Cons.·..
Out 15 – Francisco Tadeu Calomarda, Ministro da Justiça da Espanha, ordena às autoridades espanholas que enforquem, dentro de 3 dias, todos os que forem presos dentro de uma Loja, e qualquer outro que for presos em outro lugar, se ele fosse portador de símbolos ou emblemas maçônicos. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)

1836 – Revolução na Espanha, com a participação de vários maçons, e conhecido como “a sargentada”.
Nov 10 – Nasce Robert Freke Gould, historiador maçônico inglês; morre em 1915. Foi um dos fundadores da Quator Coronati, a 1a Loja de Pesquisas Maçônicas no mundo :

1837 – Giuseppe Garibaldi, ao chegar à Rio de Janeiro, filia-se a uma Loja irregular de nome Asilo ou Refugio da Virtude. (Outra data : 1844)
– O irmão Japiassu, expulso do Sup.·. Cons.·. por Antônio Carlos, irmão carnal de José Bonifácio, e que tinha sucedido a Montezuma, funda outro Supr Cons no Brasil.
Nov 22 – Fundada em Niterói, a Loja Sabedoria e Beneficência, a primeira Loja no Rito Adonhiramita, que abateria colunas em 1850. (Fonte: Kurt Prober em “A Bigorna”)

1838 – Jan – Fundada a G.·. L.·. de Texas (USA).
– Fundada a G.·. L.·. de Arkansas (USA).
– Marconis de Nêgre constitui o Rito de Memphis que pretende continuar todas as iniciações antigas, reconhecendo nos Templários seus fundadores imediatos. Compõe-se de 92 graus, além dos 3 graus simbólicos.
– As facções do Supr.·. Cons.·. do Brasil dirigidas por Japiassu e pelo Conde de Lajes, reunem-se e aliam-se ao G.·. O.·. permanecendo, porem, independente o grupo de Montezuma. Posteriormente houve mais algumas cisões e uniões de pouca duração e de secundária importância.

1839 – Na Loja Fidelidade Germânica, de Nüremberg, sob o Nº 13.715 foi arquivada uma credencial outorgada ao irmão Giovanni Mastai Ferreti, futuro Pio IX, pela Loja Eterna Corrente, de Palermo.

1840 – Abr 06 – Fundada a G.·. L.·. de Illinois (USA).
– Iniciação do Príncipe alemão que mais tarde seria o Imperador Guilherme I. Na mesma sessão foi promovido ao grau de M.·. M.·. e declarou-se Protetor da Ordem.
– O G.·. O.·. de Portugal solicita licencia ao Supr.·. Cons.·. do Brasil para estabelecer o Supr.·. Cons.·..

1841 – Jun 30 – É iniciado Luiz Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias, na Loja São Pedro de Alcântara, filiada ao Supr.·. Cons.·. do G.·. O.·. brasileiro (do Passeio), do qual seu chefe e amigo, Tenente General João Vieira de Carvalho, Conde de Lajes, era Sob.·. G.·. Com.·.. O V.·. M.·. da Loja era Thomas José Pinto de Serqueira.
Set 18 – É iniciado o compositor húngaro Franz Von Lizt na Loja Zür Einigkeit (Igualdade) de Frankfurt.
– Nasce William J. Hughan, investigador maçônico inglês; morre em 1911.

1842 – Fev 28 – Fundação, pela G.·. L.·. Unida de Inglaterra do The Royal Masonic Benevolent Institution.
Mar 15 – O G.·. M.·. Jonas da G.·. L.·. de Illinois, USA, fornece Carta Provisória para fundação de uma Loja por irmãos mórmons na Vila do Comércio, rebatizada como Nauvoo.
Out 15 – É fundada a primeira Loja por irmãos mórmons em Nauvoo, Illinois. Posteriormente foram criadas mais 5 Lojas por mórmons mas se afastaram dos rituais cometendo várias irregularidades, iniciando maçons aos milhares, não reconhecendo a autoridade da G.·. L.·., etc (veja 1844)
– Fundado o Supr Cons de Portugal. Para tais efeitos, António de Costa Cabral é elevado ao grau 33. O processo é executado conforme a Constituição de 1786.

1843 – – Brasil reconhece o Supr.·. Cons.·. de Portugal.
– Fundado o Supr.·. Cons.·. do grau 33 de Inglaterra.
– Convenção de Baltimore para reformar os rituais, mas não teve resultado positivo.
Dez 18 – Fundada a G.·. L.·. de Wisconsin (USA).

1844 – – Depois de um motim popular, onde dirigentes dos mórmons foram assassinados em Illinois, a seita muda para Utah, onde erguem Salt Lake City e renunciam a sua condição de maçons, passando a ser uma das poucas entidades religiosas que até hoje mantém uma posição anti-maçônica
– Fundada a G.·. L.·. Alpina de Suíça, em Zürich, que teve o caráter de uma união de Lojas, já que elas tiveram a liberdade de adotar qualquer ritual. Eleito G.·. M.·. o historiador Jacob Oetinger.
– Fundada a G.·. L.·. de Iowa (USA).
– Giuseppe Garibaldi filia-se a uma Loja regular do G.·. O.·. do Uruguai, de nome Les Amies de la Patrie.
– A Loja Royal Sussex Nº 735 recebe autorização da G.·. L.·. Unida da Inglaterra para reunir-se em Kwantung, Canton.

1845 – Jan 21 – É iniciado em Paris, na Loja La Clementine Amitié, o índio brasileiro Manoel Makoukouik, que o cientista francês Porte levara para a Franca. (Fonte: Rev A Trolha).
Mar 25 – O Parlamento inglês, sob inspiração maçônica, aprova uma lei que determina que todo navio brasileiro que transportasse escravos poderia ser apressado pelos navios ingleses.
Dez 03 – O G.·. M.·. da G.·. L.·. Unida da Inglaterra denuncia que alguns maçons ingleses que professam o judaísmo, foram proibidos de ser admitidos como visitantes numa Loja de Berlim, jurisdicionado à G L. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of Freemasonry).
– Fundado o Supr.·. Cons.·. de Inglaterra e Gales com carta Patente da Jurisdição Norte de USA. O primeiro Gr.·. Comendador é Robert Thomas Crucefix, médico.
– John Harris (veja 1923) é invitado, com outros artistas maçons, para submeter desenhos de Painéis para a Loja Emulation de Melhoramento. Os desenhos de Harris foram aceitos.

1846 – Fundado o Supr.·. Cons.·. de Escócia.
– O Conde de Caxias, futuro Duque de Caxias, é elevado ao grau 33.
Abr 03 – O G.·. O.·. da França protesta e denuncia que Lojas prussianas recusam receber como visitantes irmãos franceses e judeus. Instrui seus representantes na G.·. L.·. de Berlim que procurem alterar os estatutos desses Corpos mas, ao mesmo tempo recomenda às Lojas francesas que se abstenham de represálias.
Abr 11 – Iniciação de James Cunningham Batchelor, nascido em Quebec. Ele iria ser por 24 anos consecutivos Gr.·. Secr.·. da G.·. L.·. de Louisiana e foi também Gr.·. Com.·. da Jurisdição Sul de USA.
Jul 02 – O Santo Ofício, em Roma, decreta a proibição do livro “História da Maçonaria”.
Nov 09 – O Papa Pio IX lança a Encíclica Qui Pluribus contra a maçonaria, sendo esta a primeira de 8 encíclicas e alocuções deste Papa em contra da Ordem.

1847 – Jan 08 – É iniciado Joseph Proudhom, político e filósofo francês, na Loja Sincérité, Parfait Union et Constante Amitié Réunies, no Oriente de Besancon.
Jan 15 -É iniciado Benito Juárez, futuro Presidente de México, na Loja Independência Nº 2, Cidade de México.
Fev 06 – O padre Fortunato Gonçalves Pereira, então Mestre de Cerimônias da Igreja da Sé, São Paulo, é iniciado na Loja Amizade, da qual foi, V.·. M.·. por três vezes. (Fonte: J. Castellani)
Mar 20 – O Conde de Caxias abandona a sede da rua do Conde, no Rio de Janeiro, onde funcionava o G.·. O.·. Brasileiro, declarando-se independente, sendo empossado no cargo de Sob.·. G.·. Com.·. do mui Pod.·. Cons.·. do R.·.E.·.A.·.A.·. do G.·. O.·. Brasileiro, título adquirido na união de 1842 e que o G.·. O.·. do Passeio, ao fundar o Supr.·. Cons.·. irregular, não declarou extinto. Este novo G.·. O.·. denominado G.·. O.·. de Caxias, foi composto primeiro com as Lojas 23 de Julho e 2 de Dezembro, às quais se juntaram, logo depois, a União Escocesa, 24 de Junho, São Gabriel e Triunfo do Brasil. A Potência mais forte da época era o G.·. O.·. do Brasil dirigido pelo Tenente-Coronel António Francisco de Paulo Holanda Cavalcanti, Visconde Albuquerque, reeleito desde 1837.

1848 – O Sup.·. Cons.·. (Brasil) dirigido pelo Visconde de Jequitinhonha une-se com outro Sup.·. Cons.·. fundado pelo Comodoro David Jewett, norte-americano e oficial da marinha brasileira, que tinha obtido autorização do Supr.·. Cons.·. dos USA, Jurisdição Norte, e que foi dado na ignorância da Carta Patente dos Países Baixos dada à Jequitinhonha. (Fonte: Manifesto de Mario Behring, Dez 15 de 1927).
Dez 07 – É iniciado Oscar II, rei de Suécia e Noruega.

1849 – Abr 20 – O Papa Pio IX lança a alocução Quibus Quantisque Malis contra a maçonaria.
Dez 08 – O Papa Pio IX lança a Encíclica Nostris et Nobiscum contra a maçonaria.
– O G.·. O.·. da França adota nova constituição na qual declara que a “maçonaria é uma instituição eminentemente filantrópica, filosófica e progressista, que tem como fundamento a crença em Deus e na imortalidade da alma”.
Jul 17 – O Conde de Caxias encarrega à João Fernandes Tavares de tratar com o senador Araújo Viana da fusão do G.·. O.·. Caxias com o G.·. O.·. do Brasil. Documento neste sentido encontra-se na Biblioteca-Muséu do G.·. O.·. do Brasil e está assinado pelo Conde de Caxias e pelo Secretário do Sacro Império, António José de Araújo. (Fonte: Revista A Verdade, Mar/Abr 1987).

1850 – O Ministro da Justiça do Brasil, o maçom Euzébio de Queiroz Coutinho Matoso da Câmara, apresenta uma lei extinguindo o tráfico de escravos sendo aprovada à 4 de Setembro de 1850.
– Fundada a G.·. L.·. de Califórnia (USA). Hoje esta G.·. L.·. inclui as Lojas de Hawai.
Jul ou Ago 07 – Maçons franceses residentes em Valparaíso, Chile, fundam a primeira Loja maçônica no país, sob o nome de L’Étoile du Pacifique, com carta Constitutiva do G.·. O.·. da França. O decreto está datado em 12 de Novembro de 1851.
– Giuseppe Garibaldi filia-se à Loja Tompkins Nº 471 de New York.

1851 – Jan 15 – O general Lew Wallace, de USA, autor do romance Bem Hur, governador do estado de New México, violinista e conferencista, é elevado ao grau de Mestre. (Fonte: Edwin Seignemartin, na revista A Verdade)
– Fundado o G.·. O.·. de Venezuela.
Set 15 – Fundada a G.·. L.·. de Oregon (USA).
1852- Jan 01 – São reabertas as Lojas da França, que haviam sido fechadas por ordem de Napoleão III.
Jan 09 – O Príncipe Lucien Murat é eleito G.·. M.·. do G.·. O.·. da França. Murat tinha sido iniciado em Viena.
– Fusão do G.·. O.·. Caxias com o G.·. O.·. do Brasil, em sessão presidida pelo Marques de Abrantes. Ao Conde de Caxias foi-lhe concedido o título de G.·. M.·. Honorário da Ordem e, por isso, é considerado o 6º G.·. M.·. do G.·. O.·.. Até a sua morte, o irmão Caxias foi o Garante de Amizade do Supr Cons de Inglaterra perante o G.·. O.·. do Brasil, além de outros cargos.

1853 – O G.·. O.·. da França instala-se no Palácio sito à rue Cadet,16, Paris, que foi adquirido pelo Príncipe Murat.
Fev 24 – Fundada a G.·. L.·. de Minnesota (USA).
– É iniciado Frederico Guilherme de Prússia que depois foi o Imperador Frederico III da Alemanha.

1854 – O Papa Pio IX lança a alocução Singulari Quadam contra a maçonaria.
– Convento maçônico de Lexington, realizado em Kentucky, para reorganizar a Ordem.
– Congresso maçônico em Paris.
Jun 27 – Domingo Faustino Sarmiento, escritor, educador e futuro Presidente da Argentina, ingressa na Loja União Fraternal Nº 1, de Valparaíso, Chile. Esta Loja tinha sido fundada em 1853.
1855 – Terceira Convenção de Paris para reformar os Rituais e o sistema maçônico, sem resultados positivos.
Jun 14 – Fundado o G.·. O.·. de Uruguai.
Out 16 – 48 Lojas se reúnem em congressos maçônicos em Hamilton, Ontário, e proclamam a independência da maçonaria canadense que era subordinada à G.·. L.·. Unida da Inglaterra.
– Fundada a G.·. L.·. de Canadá, na província de Ontário
Nov 10 à 18 – O Príncipe Frederico Guilherme, futuro Imperador Frederico III da Alemanha, envia duas cartas ao Bispo Keller, Superintendente Geral do clero em Magdeburgo, reclamando de seu retiro da maçonaria e pela intenção de ordenar o retiro de todos os eclesiásticos que pertencem à maçonaria.

1856 – O irmão Albert Mackey da a conhecer sua lista de 25 Landmarks na sua obra Jurisprudência Maçônica. (Veja 1858).
Mar 17 – Fundada a G.·. L.·. de Kansas (USA).
Jul 17 – Por ter sido fundado o G.·. O.·. de Uruguai, o G.·. O.·. do Brasil desliga da sua jurisdição as três Lojas que possuía em Montevidéu, para que possam formar parte da nova Potência. (Fonte: Kurt Prober).
– O Duque de Caxias jura como filiando-livre da Loja 2 de Dezembro, pertencente ao G.·. O.·. Brasileiro, que tinha como V.·. M.·. o Coronel João Hunt de Bacelar Pinto Güedes.

1857 -Set 20 ou 23 – Fundada a G.·. L.·. de Nebraska (USA).
Dez 11 – Fundada a G.·. L.·. da Argentina dos Maçons Livres e Aceitos por sete Lojas das existentes em Buenos Aires.

1858 — Albert G. Mackey na sua Encyclopediae of the Masonry, inclui uma lista de 25 Landmarks.
– A Danske Store Landslodge (G.·. L.·. Territorial Danesa) constitui a VIII província do sistema sueco. O primeiro G.·. M.·. dinamarquês foi Baestrup.
Out 03 – Fundada a G.·. L.·. de São Domingos.
Out 24 – Fundada a G.·. L.·. da República Dominicana.
Dez 09 – Fundada a G.·. L.·. do Estado de Washington (USA), que hoje inclui 7 Lojas do Estado de Alaska.

1859 -Jan 03 – Albert Pike é eleito Sob.·. Gr.·. Com.·. do Supr.·. Cons.·. Mãe do mundo, em USA, cargo que exerceu por 32 anos.
Jan 31 – O Conde de Paraty é nomeado como G.·. M.·. do G.·. O.·. Lusitano.
– Congresso Maçônico Americano em Chicago para tratar da organização de uma G.·. L.·. Geral dos USA, além de outros objetivos que não deram resultado.
– Fundação do Supr.·. Cons.·. de Cuba.
Out 03 – Fundação da Grande Loja de São Domingos.
Out 20 – Fundado em Lima o G.·. O.·. Peruano.
Jun 24 – É iniciado Carlos Gomes, músico brasileiro, aos 23 anos de idade, na Loja Amizade Universal, São Paulo, junto com seu irmão carnal José Pedro (Juca).
– Giuseppe Garibaldi organiza e chefia a expedição militar “dos 1.000” para a conquista das Sicilias, sob inspiração do irmão Massini e planejada pelos irmãos Cristi, Bertini e Cafarini, navios fornecidos pelo irmão Fauché, dinheiro dos irmãos Lafarini e Buscaglione, oficiais e voluntários eram, na sua maioria, maçons.
Dez 05 – Fundada a G.·. L.·. Columbus e da Ilha de Cuba. Em 1946 adota o nome de G.·. L.·. de Cuba.

1860 – Fundado em Cuba o G.·. O.·. de Colón, independente da maçonaria espanhola.
– Nasce na China a maçonaria Tai Ping que dirigiu a insurreição sufocada com a ajuda dos ingleses. Paralelamente a esta, tinha-se formado outra maçonaria filosófica e humanista; ignora-se se existiam contatos entre as duas instituições. Métodos de reconhecimento: a trança é levada para a frente pendurando dela 3 moedas; se perguntado quantos são 3 x 8, o maçom deve responder 21 porque somando 3 dá 24; durante a iniciação o profano tinha que responder 333 perguntas e prestar 36 juramentos.
– Fundado o Supr.·. Cons.·. de México.
– Giuseppe Garibaldi é eleito G.·. M.·. do G.·. O.·. D’Itália, conhecendo a Ordem um período de paz.
Jul 16 – Recebe o grau 33, Domingo Faustino Sarmiento, futuro Presidente da Argentina.

1861 – Fundado o G.·. O.·. na Itália, resultado da união das potências existentes, mas pronto o divisionismo político teve reflexos na maçonaria italiana aparecendo a Madre Loggia Capitulare Dante Allighieri. O primeiro G.·. M.·. foi o Conde Nigra, Embaixador da Itália em Paris.
– Fundado o Supr Cons de São Domingos.
– Publicada a História da Maçonaria de George G. Findel.
Ago 02 – Fundada a G.·. L.·. de Colorado (USA).
Ago 21 – É exaltado a M.·. M.·. Alphonse-Louis Constant Levy, conhecido como Eliphas Levy.
Out 16 – O governo francês manifesta toda a sua benevolência para com a franc-maçonaria. Uma circular do ministro do Interior Persigny, recomenda as Lojas à solicitude dos prefeitos.
Dez 05 – A G.·. L.·. Unida da Inglaterra reconhece o G.·. O.·. da Argentina e em contrapartida, este concede a G.·. L.·. Unida da Inglaterra o direito de manter uma G.·. L.·. Distrital em sua jurisdição.
– Halim Pasha, filho do primeiro Vice-rei de Egito, funda o Rito Escocês em Turquia e em 1866 em Egito, sendo o Supremo Grão Comendador em ambos paises.
1862 – Jan 09 – O Príncipe Murat (1803-1878), primo de Louis Napoleão, é eleito novamente G.·. M.·. do G.·. O.·. da França.
Jan 11 – Para acabar com vários desordens e a oposição entre o Príncipe Murat e o Príncipe Jerônimo Napoleão, Napoleão III decreta que: 1) A nomeação do G.·. M.·. da Ordem Maçônica na França, cabe a ele, e 2) O Marechal Magnan é nomeado G.·. M.·. do G.·. O.·.. Valendo-se da ambigüidade do texto, entendeu o Marechal Magnan que tinha jurisdição sobre o Supr.·. Cons.·. Mas o Sob.·. G.·. Com.·., o acadêmico Viennet, a despeito da sua idade avançada, soube resistir com extrema firmeza. Altivamente apelou para o Imperador e, ao final, o G.·. M.·. Magnan, inclinou-se e o Rito Escocês conservou sua autonomia.
Jan 12 – O Marechal Magnan, que no momento da sua nomeação era “profano” recebe nesta data todos os graus, até o 33.
– O Papa Pio IX lança a alocução Maxima Quidem Lactitia contra a maçonaria.
Abr 29 – 30 maçons presentes, incluindo delegados que representam a inúmeros irmãos ausentes, declaram formada a G.·. L.·. de Chile, separando-se do G.·. O.·. da Franca. Em protesto contra o decreto Nº 9.862 de Napoleão III que nomeou o Marechal Magnan, não maçom, como G.·. M.·. É eleito como primeiro G.·. M.·. Juan de Dios Maria Arlegui.
Mai 24 – Instalada a G.·. L.·. de Chile.
Ago 01 – É reerguido o G.·. O.·. D’Itália, que fora fechado em 1814, pela Bula do Papa Pio VII. (Fonte: João Antunes em A Maçonaria Iniciática).
– A Loja Sphynx celebra a primeira reunião maçônica no Japão; trata-se de uma Loja militar viajante, sob a obediência da G.·. L.·. de Irlanda.
– As Oficinas do Rito de Memphis se integram ao G.·. O.·. da França.
– Fundada a G.·. L.·. Valle do México.
– Fundada a York G.·. L.·. of México por Lojas “inglesas” que trabalhavam no Rito de York, separando-se da G.·. L.·. Valle do México, que continua trabalhando no R.·.E.·.A.·.A.·..

1863 – – O Papa Pio IX lança a Encíclica Quanto Conficiamur contra a maçonaria.
– O irmão George Oliver, no seu livro Tesouro da Maçonaria, classifica os Landmarks em 12 classes, dos quais ele enumera 40 como existentes e mais 12 como antiquados ou ilegítimos.
– O G.·. O.·. Lusitano inicia relações fraternais com o G.·. O.·. da França.
– Giuseppe Garibaldi é eleito Sob.·. G.·. Com.·. do Supr.·. Cons.·. de Palermo.
– O primeiro japonês a ingressar na maçonaria seria o jurista e filósofo Amane Nishi, que ingressou numa Loja em Leyden, Holanda, sob o nome Shusuke Nishi, ideograma do seu nome.
– Os Altos Corpos do R.·.E.·.A.·.A.·. e do Rito Moderno do Brasil ligam-se por um Tratado, prática considerada irregular pela maçonaria universal.
– Giuseppe Garibaldi é eleito G.·. M.·. do G.·. O.·. da Itália.
Dez 16 – Instalado o G.·. O.·. dos Beneditinos, criando uma nova cisão na maçonaria brasileira. Este novo G.·. O.·. seria depois o G.·. O.·. Unido do Brasil que chegaria a ter 49 Lojas.

1864 – Unem-se o Supr.·. Cons.·. do Brasil, facção presidida por Montezuma, e o G.·. O.·. de Lavradio com seu Supr.·. Cons.·., formando um conjunto que passa a ser denominado oficialmente G.·. O.·. e Supr.·. Cons.·. do Brasil.
Dez 08 – O Papa Pio IX lança a Encíclica Quanta Cura contra as sociedades clandestinas.

1865 – Jan 16 – Fundada a G.·. L.·. de Nevada (USA).
Abr 17 – A Loja Tyrian Nº 333 de Springfield, Ilinois, adota a seguinte resolução: Resolve-se que a decisão do Presidente Lincoln em adiar sua solicitação de ingresso na maçonaria, (para que seus motivos não sejam mal interpretados) é em mais elevado grau, honrosa para sua memória”. (Nota: Em 1864 Lincoln tinha sido reeleito para um segundo período na presidência dos USA; com a Guerra Civil em andamento, Lincoln decidiu adiar seu ingresso na Ordem até que o conflito tiver terminado;em 9 de Abril de 1865 os sulistas tinham-se rendido mas 5 dias depois Lincoln foi assassinado).
Mai 10 – Fundada a G.·. L.·. de West Virginia (USA).
Mai 29 – Morre o G.·. M.·. Magnan e é sucedido por Mellinet.
Jun 05 – A Assembléia Geral do G.·. O.·. da França adota o seguinte, como seu artigo primeiro da Constituição: “A Franc-maçonaria tem por princípio a existência de Deus, a imortalidade da alma e a solidariedade humana. Considera a liberdade de consciência como um direito próprio de cada homem e à ninguém exclui por suas crenças”. Esta Constituição tem uma Declaração de Princípios de caráter filosófico e, por tanto, antidogmâtica.
Set 25 – O Papa Pio IX lança a alocução Multiplices Inter Machinationes contra a maçonaria.
Out 26 – O Breve Ex Epistola do papa Pio IX e dirigida aos arcebispos de Paris, condena a maçonaria.
– Fundado o Supr.·. Cons.·. da Venezuela.

1866 – Introduzida a maçonaria no Japão com a fundação da Loja Yokohama Nº 1092 dependente da G.·. L.·. Unida da Inglaterra.
– Fundada a G.·. L.·. de Nova Scotia (Canadá) com sede em Halifax.
– Fundada a G.·. L.·. de Montana (USA).

1867 – Jul – Na Assembléia Geral convocada pelo G.·. O.·. da França e presidida pelo G.·. M.·. General Mellind, houve acalorados debates sobre a supressão de qualquer alusão a Deus, mas a fórmula do G.·. A.·. D.·. U.·. ainda foi mantida.
– O G.·. O.·. da França reconhece o Supremo Conselho do grau 33 do Rito Escocês em Louisiana, que reclama a autoridade também sobre os 3 primeiros graus. A G.·. L.·. de Louisiana solicita ajuda sobre esta questão das outras GG.·. LL.·. de EEUU resultando que 25 de 30 GG.·. LL.·. interrompem relações com o G.·. O.·. da França
– O Comitê Francês de Emancipação, entidade organizada pelo G.·. O.·. da França solicita ao governo brasileiro a libertação dos escravos.
– Fundada a G.·. L.·. de New Brunswick (Canadá).
Dez 05 – Fundada a G.·. L.·. de Idaho (USA).

1868 – Jan 18 – Os padres de Congonhas do Campo, MG, negam sepultura ao cadáver de José Teixeira dos Santos, por ter sido maçom e católicos da localidade dão tiros no cadáver. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria).
– Fundado o G.·. O.·. de Grécia, sendo o primeiro G.·. M.·. o Príncipe Rhodakanakis.
– Fundada a Loja Rei Salomão Nº 1, em Israel, sendo, aparentemente, a primeira Loja.
– Fundada a primeira Loja da Ordem de São João, denominada União da Pátria, em Hungria.
Jul 07 – Fundada a G.·. L.·. de El Potosí, México.
Jul 11 – A L.·. Fraternidade II, de Iguape, do G.·. O.·. dos Beneditinos, recebe sua Carta Constitutiva; abateu colunas antes de 1882.
Out 22 – A primeira Loja da Conchinchina, atual Indonésia, é fundada sob jurisdição do G.·. O.·. da França. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of Freemasonry)
Dez – É iniciado o Príncipe de Gales, futuro Rei Eduardo VII, em Estocolmo, pelo Rei da Suécia Carlos IX. Conforme a tradição da Casa Real da Inglaterra foi G.·. M.·. da G.·. L.·. Unida desde 1875 até 1901, quando foi proclamado Rei. Era filho da rainha Victoria.
– Fundado o G.·. O.·. Nacional da Espanha, sendo G.·. M.·. Ramón Maria Calatrava. Após a revolução espanhola de Setembro de 1868, a maçonaria espanhola é dividida em 2 Potências: o G.·. O.·. Nacional da Espanha, de caráter autoritário com seus cargos ocupados por políticos, e o G.·. O.·. de Espanha, que é mais democrático.

1869 – Mai 26 – Começa a trabalhar, nos termos da Constituição da G.·. L.·. Unida da Inglaterra, a Loja da Ordem de São João, União da Pátria, da Hungria.
Jul 19 – Dissidentes da Loja Constância, de Sorocaba, Brasil, fundam a Loja Perseverança III, com finalidade primordial de lutar pela abolição do trabalho escravo e pela implantação do regime republicano.
Ago 07 – Ubaldino de Amaral e José Leite Penteado, apresentam uma proposta na Loja Perseverança III, Sorocaba, São Paulo, com a finalidade de formação de um fundo destinado à libertação de crianças escravas.
– O Papa Pio IX lança a Constituição Apostolicas Sedis contra a maçonaria, carbonarismo e outras seitas similares, passando esta Constituição a formar a base do cânon 2335 que combate até hoje a maçonaria. Uma Constituição apostólica pode ser expedida de forma de Bula, Breve ou Encíclica; não possui, pois, caráter formal específico.
– Fundado o Supr.·. Cons.·. do Grau 33 de Costa Rica.
– Fundada a G.·. L.·. de Quebec (Canadá).
– Fundada a G.·. L.·. Simbólica do Paraguai.

1870 – Fev 08 – Fundado o Supr.·. Cons.·. do Chile, sendo seu primeiro G.·. Com.·. Juan de Dios Merino Benavente. A Carta Patente foi concedida pela Inglaterra em Junho do mesmo ano
Jan – Fundada a G.·. L.·. da Ordem de São João de Hungria sob a direção de Franz Pulsky, com carta Constitutiva da G.·. L.·. de Bayreuth; foi reconhecida pela Associação Eclética da Alemanha.
Abr 04 – Ruy Barbosa da Loja América, de São Paulo, apresenta ao G.·. O.·. Brasileiro um projeto de abolição da escravidão no Brasil.
– Fundado o G.·. Cons.·. da Guatemala.
Dez 03 – Manifesto republicano liderado por Joaquim Saldanha Marinho e redigido por Quintino Bocaiúva. Joaquim Saldanha Marinho era o G.·. M.·. de uma facção dissidente do G.·. O.·. do Brasil, com o nome de G.·. O.·. do Vale dos Beneditinos.

1871 – Jan 09 – O Presbítero Francisco Calvo, grau 33, funda o Supr.·. Cons.·. de Centro América com sede em São José de Costa Rica, sendo o Padre Calvo, como era conhecido, seu primeiro Sob.·. G.·. Com.·. O Padre Calvo tinha sido iniciado na Loja Cruz Austral Nº 5 de Callao, Peru.
Mar 07 – Aprovada em Brasil a Lei do Ventre Livre, autoria do Vizconde de Rio Branco, maçom, conforme proposta do irmão Rui Barbosa.
Abr 29 – Mais de 6000 maçons se reúnem em Paris, no Pátio do Carrossel, em apoio oficial a Comuna de Paris.
Dez – No Boletim No 1, ano 1, do G.·. O.·. do Brasil, menciona a declaração do G.·. M.·. da G.·. L.·. de New York, John Anthou, que entende que o sistema de Representantes entre GG.·. LL.·. que governam os 3 graus simbólicos e os GG.·. OO.·. que reconhecem graus mais elevados deve ser abolido.
– O G.·. O.·. da França elimina o cargo de G.·. M.·. substituindo-lo por um Conselho de 5 membros dirigido por um Presidente.
– Fundado o G.·. O.·. de Hungria sendo seu primeiro G.·. M.·. Joannovics; foi reconhecido pelo G.·. O.·. da França. Conta com 6 Lojas que trabalham no R.·.E.·.A.·.A.·..
– Fundada a G.·. L.·. de British Columbia (Canadá).

1872 – Jan 10 – Fundada a G.·. L.·. de Utah (USA).
Fev 25 – A maçonaria de Valparaíso, Chile, funda a Escola Pública Blas Cuevas, que existe até hoje sendo administrada pela Loja Aurora Nº 6.
– Fundado o Supr.·. Cons.·. do Grau 33 de Grécia, presidido pelo Príncipe Rhodakanakis.
– Giuseppe Garibaldi é nomeado G.·. M.·. Honorário Ad Vitam do G.·. O.·. da Itália.
– José Marti, patriota e poeta cubano, é iniciado na Loja Armonia Nº 52, de Madri, dependente do G.·. O.·. Lusitano Unido,
– Unem-se as Potências Maçônicas na Hungria.
Nov 26 – O Governador eclesiástico de Chile condena à Escola Pública de Instrução Primária Blas Cuevas, de Valparaíso, Chile, que é mantida pela maçonaria.

1873 – Mar 31 – Fundada a G.·. L.·. dos Homens de Cor, em Arkansas. (Fonte: Dicionário Enciclopédico da Maçonaria).
Abr 18 – Primeira Convenção Republicana, promovida pelos maçons de Itu, São Paulo, em prol do ideal republicano.
Mai 29 – O Papa Pio IX lança a carta Quamquam contra a maçonaria e envia copia dela à Dom Frei Vital, Bispo de Olinda, concedendo-lhe plenos poderes para proceder com severidade contra a maçonaria por causa da “questão religiosa” no Brasil.
– Fundada a G.·. L.·. Distrital do Japão sob a jurisdição da G.·. L.·. Unida da Inglaterra.
Nov 21 – O Papa Pio IX lança a Bula Etsi Multa Luctuosa contra a Maçonaria.

1874 – Mar 27 – Conforme decreto da G.·. L.·. Escocesa, em Palermo, é excluído da Ordem o Papa Pio IX por perseguir seus irmãos.
Jun 15 – O Supremo Conselho da Espanha, em conseqüência do golpe de estado de 03/01/1874 vê-se na obrigação de abater colunas. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria).
– Fundada a G.·. L.·. de Wyoming (USA).
Ago 16 – Albert Abraham Michelson, físico norte-americano, futuro Prémio Nobel de Física de 1907, é iniciado na Loja Washington Nº 21, de New York.

1875 – Jan 07 – Um Breve do papa Pio IX aprova e abençoa a associação antimaçônica Association Repatrice envers de Très Sainte Trinité que fora fundada em Paris em 1873.
Fev 09 – O Papa Pio IX envia uma carta a Dom Pedro II, Imperador do Brasil, comparando os maçons da Europa com os da América e concluindo que sobre ambos incide a mesma condenação. (Fonte: Anuário do G.·. O.·. do Brasil).
Fev 23 – É iniciado Oscar Wilde, escritor inglês, na Loja Apollo University 325, Oxford.
– Fundada a G.·. L.·. de Prince Edwards Island (Canadá).
Mai 12 – Fundada a G.·. L.·. de Manitoba (Canadá) com sede em Winnipeg.
Jul 21 – Fundada a G.·. L.·. de South Dakota (USA).
Set 6 à 25 – O 2o Convento maçônico dos SSupr.·. CCons.·. de Lausanne codifica as condecorações maçônicas para terminar com a anarquia existente, reconhece os diferentes ritos, funda a Confederação de Lausanne que é a reunião dos SSupr.·. CCons.·. mantendo a independência de todos eles mas reconhecendo somente um Supr.·. Cons.·. por país (exceção de USA, com um no Norte e outro no Sul); cada Potência tem faculdades para reformar um Rito e redigir a sua liturgia; determina para o Grau de Aprendiz avental branco com a abeta levantada, o mesmo para o Comp mas com a abeta abaixada, estabelece as medidas 30/35 com por 40/45 cm, material, etc. Para o M.·. M.·. o avental branco com bordas forradas em vermelho e, no centro, as letras M e B em vermelho.
Participaram neste Convento : Gales, Bélgica, Cuba, Escócia, França, Grécia, Hungria, Itália, Peru, Portugal e Suíça. EEU (Sul), Argentina, Colômbia e Chile, não enviaram representantes mas concordaram com as resoluções. O Congresso de Lausanne ao deliberar pela aprovação do projeto de reforma das Grandes Constituições de 1786, provocou sérias discórdias entre os Supremos Conselhos, ao ponto destes não se haverem reunido durante os 32 anos que se seguiram. (Fonte: Comentários das Constituições de Anderson, de Ailton Elisiário de Sousa.)
Nov 06 – No Estado de Illinois (USA) é instalada a Ordem Internacional “Estrela do Oriente”

1876 – Significativos debates na Assembléia Geral do G.·. O.·. da França, que iriam a conduzir ao voto de 1877 : “A Francmaçonaria não é deísta, nem atéia, nem sequer positivista. Instituição que afirma e pratica a solidariedade humana, é estranha a todo dogma e a todo credo religioso. Tem por princípio único o respeito absoluto da liberdade de consciência … Nenhum homem inteligente e honesto poderá dizer seriamente que o G.·. O.·. da França quis banir de suas Lojas a crença em Deus e na imortalidade da alma quando, pelo contrário, em nome da liberdade absoluta de consciência, declara solenemente respeitar as convicções, as doutrinas e as crenças de seus membros”.
Abr 29 – O Papa Pio IX envia uma carta aos Bispos do Brasil condenando a posição da maçonaria brasileira na “questão religiosa”.
Ago 02 – É constituída por 7 Lojas, a G.·. L.·. da Ilha de Cuba. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)

1877 – Giuseppe Garibaldi é nomeado V.·. M.·. Ad Vitam da Loja Garibaldi, de Buenos Aires.
Ago 07 – Fundada a G.·. L.·. de New Mexico (USA).
Set 13 ou 14 – O G.·. O.·. da França, aceitando sugestão do irmão Frederico Desmonds, teólogo protestante e futuro G.·. M.·., suprime a fórmula “À Glória do G.·. A.·. D.·. U.·.” baseado em que a “maçonaria tem como fundamento a liberdade de consciência incondicional e a solidariedade humana. Não rechaça ninguém por motivos de crenças”. A Bíblia desaparece das Lojas do G.·. O.·.. Jean Baylot no seu livro A Vindication of French Regular masonry, argumenta que a Constituição de Anderson não exclui os ateus e sim aqueles cujo ateísmo está baseado na estupidez.
Dez 05 – A G.·. L.·. U.·. I.·. constitui um comité para analizar a decisão do G.·. O.·. F.·. de suprimir a exigência de acreditar em Deus.
Dez – O historiador maçônico alemão Gabriel Findel defende a decisão do G.·. O.·. defende a decisão do G.·. O.·. da França indicando que fez “somente uma declaração em favor da liberdade de consciências que não atinge em absoluto nenhuma fé religiosa” e critica as GG.·. LL.·. que retiraram seu reconhecimento por ser “um intolerável ato de papismo, a negação dos verdadeiros princípios da Ordem”.

1878 – Mar – A G.·. L.·. U.·. I.·., conforme recomendação da Comissão constituída em 1877, retira o reconhecimento do G.·. O.·. F.·. já que “não pode reconhecer como irmãos verdadeiros e auténticos aqueles iniciados em Lojas que negam ou recusam a crença no G.·. A.·. D.·. U.·.”.

1879 – É realizado um Congresso antimaçônico em Viena, presidido pelo Cardeal Anton Gruscha.
– Existem 69 Lojas militares no G.·. O.·. da França, discutindo-se se são organismos iniciáticos ou associações paramaçônicas.

1880 – Fev 02 – O G.·. O.·. do Brasil é reconhecido pela G.·. L.·. Unida da Inglaterra.
Fev 12 – 12 Lojas abandonam o Supr.·. Cons.·. da França e fundam a G.·. L.·. Simb.·. Escocesa que acabou fundida com a G.·. L.·. Nacional Francesa em 1965.
Jun 23 – Constituição da G.·. L.·. de Peru. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)
Jun 24 – A L.·. Fraternidade, de Santos, adota 17 “Lowtons”.
Out 02 – Para a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da instalação em New York de um dos obeliscos que ornavam originalmente a entrada do Templo de Heliópolis, na cidade bíblica de On, Egito, onde supõe-se que nasceu Moisés, foi convidada a G.·. L.·. de New York para presidi-la, devido que, ao ser removido da sua base, encontraram-se símbolos e caracteres que se assemelhavam muito aos da maçonaria. Na cerimônia desfilaram paramentados quase 9.000 maçons pela Quinta Avenida.

1881 – Fev 21- Leo Taxil (veja 1885) é iniciado na Loja Templo dos Amigos da Honra Francesa, do G.·. O.·. da França, Paris. Ele não passou do grau de Aprendiz.
Nov 03 – Ex-Obreiros do G O Unido reerguem o G.·. O.·. do Passeio, tendo Gaspar da Silveira Martins como Grão Mestre. Em 1887, essa Potência espúria desaparece (Fonte: Kurt Prober em O Aprendiz)
– Maria Deraismes solicita seu ingresso na L.·. francesa Lês Penseurs de Pucq. A L.·. aprova seu pedido e retira-se da sua Potência a G.·. L.·. da França.

1882 – Jan 14 – Maria Deraismes é iniciada na L.·. Lês Penseurs de Pucq, mas, 5 meses depois a L.·. cancela a iniciação de Maria Deraismes e volta ao seio da G.·. L.·. da França. (Veja 1893)
Fev 15 – O Papa Leão XIII lança a Bula Etai Nos contra a maçonaria.
Jul 14 – Fundada a primeira Loja de Panamá de nome La Mejor Unión.
Mar 23 – Fundada a G.·. L.·. de Arizona (USA) que não tem adotado os Landmarks, pautando-se pelos seus próprios códigos.
– Fundada a G.·. L.·. de Peru.
Dez 18 – É extinto o G.·. O.·. Unido dos Beneditinos (Brasil).

1883 – Jan 17 – Fusão do G.·. O.·. Unido do Brasil (dissidente do G.·. O.·. do Vale dos Beneditinos) com o G.·. O.·. do Brasil. (Fonte: Nicola Aslan)
Mai 03 – O Freemasons Hall, de Londres, é parcialmente destruído por um incêndio. (Fonte: Masonic Year Book da G.·. L.·. Unida da Inglaterra)
– É iniciado em Paris José Rizal e Alonso, mártir da independência filipina, adotando o nome simbólico de Dimas Alens.

1884 – Jan 26 – É iniciado o historiador maçônico Oswald Wirth, na Loja La Bienfaissance Chalônaisse, de Chalôns-sur-Maine.
Mar 25 – Sob a égide da maçonaria, o Ceará liberta seus negros e os das províncias vizinhas. (Fonte: História Secreta do Brasil, Gustavo Barroso).
Abr 20 – O Papa Leão XIII lança a Encíclica Humanum Genus contra a maçonaria, que causou grande impacto no mundo maçônico e católico, traduzido em grande quantidade de material impresso a favor ou em contra da Encíclica.
Mai 10 – A Sagrada Congregação do Santo Oficio, emite uma instrução que esquematiza as condições em que podem incorrer em pena de excomunhão os membros de seitas maçônicas e outras da mesma espécie que maquinam contra a Igreja.
Jul 01 – Albert Pike refuta a Encíclica Humanum Genus.
Set 08 – O irmão Bertholdi, escultor da estátua A Liberdade Iluminando o mundo, exibe sua obra a seus irmãos em Paris antes de ela ser embarcada aos USA.
Out 13 – O Vicário Apostólico de Santiago de Chile qualifica a maçonaria de Sinagoga de Satã.
Nov 28 – Fundada por 9 irmãos a Loja de investigação maçônica Quator Coronati Nº 2076, dependente da G.·. L.·. Unida da Inglaterra, para realizar investigações sobre a história, símbolos e lendas da maçonaria. Conta com um quadro de 40 membros titulares, somente Mestres, e milhares de correspondentes espalhados pelo mundo inteiro.
– Fundada a G.·. L.·. de South Austrália.

1885 – Fundada a Loja Honradez y Trabajo em Sucre, Bolívia, sendo considerada a Loja mais antiga do país.
– O Oriente dos Beneditinos do Brasil com seu Supr.·. Cons.·. une-se ao grupo formado em 1864, sendo então internacionalmente reconhecido como regular e legítimo o G.·. O.·. do Brasil. O Acordo de 1864 vigorou até 1925 quando foi assinado outro convenio.
– O jornalista francês Gabriel Jogana-Pagés, pseudônimo Leo Taxil, publica seu livro de ataque à maçonaria “Os Mistérios da Francmaçonaria Revelados”, com sucesso total de vendas porque a Europa atravessava um período de sectarismo religioso. Aproveitando o sucesso do livro, Leo Taxil desenvolve uma campanha de imprensa difamando à maçonaria com acusações que envolveu até a Santa Sé, e o Papa Leão XIII nomeou uma comissão para verificar as acusações. Leo Taxil utilizava uma personagem de nome Miss Vaugham que fornecia-lhe as informações. (veja 1897).
Set 20 e Out 08 ou 10 – Fundada a G.·. L.·. de Puerto Rico.
Nov 28 – O G.·. O.·. da França solicita da G.·. L.·. Unida da Inglaterra revogar a declaração de irregularidade que afeta o G.·. O.·., mas a G.·. L.·. responde que o abandono do Landmark da crença em Deus suprime a pedra fundamental do edifício maçônico.
Dez 24 – Fundada a G.·. L.·. Unida Mexicana.

1886 – Abr 05 – É iniciado Rudyard Kipling, poeta inglês, antes de completar 21 anos, na Loja Hope and Perseverance Nº 782, de Lahore, Punjab.
– Henry Sadler publica Masonic Facts and Fictions, com a tese que os maçons que fundaram a G.·. L.·. em 1717, eram de origem irlandesa, temporariamente em Londres e subordinados a G.·. L.·. da Irlanda.

1887 – Jan 19 – O irmão Robert McCoy e seus filhos, implantam em New York uma editora de livros maçônicos, hoje reconhecida como uma das maiores do mundo. (Fonte: Assis Carvalho).
Dez 22 – Bula Papal Officio Santíssimo, contra a maçonaria.
– Arthur Conan Doyle, médico e novelista inglês criador de Sherlock Holmes, é iniciado na Loja Phoenix Nº 257, de Portsmouth.

1888 – Abr 04 – Miguel Morayta consegue a união dos maçons espanhóis no G.·. O.·. Nacional da Espanha mas esta união dura pouco tempo e antes de finalizar o século, a maçonaria espanhola volta a dividir-se, desta vez em diferentes grupos.
Mai 13 – Assinada a Leiu Áurea, que declara extinta a escravidão no Brasil, trabalho de Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Luis Gama, Bernardino de Campos, José do Patrocínio, e outros maçons.
Jul 04 – Fundado o G.·. O.·. Nacional da Espanha. Ignoramos se é o mesmo anterior. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria).
– Fundada a G.·. L.·. Unida de New South Wales (Austrália).

1889 – Mar 21 – Sob o amparo das leis espanholas, é constituída e legalizada a Sob.·. G.·. L.·. Simb.·. Espanhola de Memphis e Misraim, corpo maçônico autônomo e soberano em tudo quanto se relacionasse com o simbolismo. (Fonte: Pe Benimelli).
Jun 13 – Fundada a G.·. L.·. de North Dakota (USA).
Jul 14 – Congresso Internacional maçônico de Paris.
– Para J. Q. A. Fellows, os Landmarks são: a crença em Deus, imortalidade da alma, fraternidade humana, a práticas de virtudes cívicas e morais, nossos deveres com Deus, com a Pátria, com o próximo e com nós mesmos.
– Referindo-se a ação desenvolvida pela maçonaria durante o reinado reacionário e tirânico de Fernando VII, um periódico anarquista reconhece que “a francmaçonaria daquela época foi a conspiração universal da classe média revolucionária, contra a tirania monárquica e divina. Foi a Internacional da classe”.
Nov 19 – O atual modelo da bandeira do Brasil é criado por decreto do Presidente irmão Deodoro da Fonseca e assinado por mais sete ilustres brasileiros, entre eles, 6 maçons.
– Fundada a G.·. L.·. Unida de Victoria (Austrália).

1890 – Jun 21 – Nasce em Kansas City, Missouri, Frank Shermann Land, futuro fundador da Ordem de Molay. Morre em 8 de Novembro de 1959.
Out 15 – O Papa Leão XIII lança a Bula Ab Apostolici contra a maçonaria. Também o Papa emite a Encíclica Dall’Alto dirigida aos bispos, ao clero e ao povo de Itália contra a maçonaria.
– Fundada a G.·. L.·. Benito Juárez, estado de Coahuila (México).
– Fundada a G.·. L.·. de Nova Zelândia.
– Fundada a G.·. L.·. de Tasmânia (Austrália).

1891 – Mai 10 – É fundada a G.·. L.·. da Noruega. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria).

1892 – Fev 14 – Instalada a Ordem Internacional Eastern Stars em Oklahoma, USA.
Mar 07 – Fundada a G.·. L.·. do Estado de São Paulo, filiada ao G.·. O.·. do Brasil, conforme decreto Nº 101, assinado pelo G M Macedo Soares. Seu primeiro dirigente, sob o título de Grão Venerável, foi o Barão de Ramalho. Extinta em 1896, foi restabelecida em 1899 e, em 1901, transformada no G O Estadual de São Paulo.
Dez 08 – O Papa Leão XIII emite a carta Inimica Vis ao episcopado italiano e a carta Custodi di Qualla Fede ao povo italiano, ambas contra a maçonaria.

1893 – Arthur Conan Doyle é eleito V.·. M.·. da sua Loja mãe Phoenix Nº 257, Portsmouth, Inglaterra.
Abr 04 – Maria Deraismes funda uma “Potência ” feminina, de nome Grande Loja Simbólica Le Droit Humain.

1894 – Jun 20 – O Papa Leão XIII lança a Bula Praeclara Gratulationis contra a maçonaria.
– É iniciado James Nasismith, inventor do basketball, na Loja Roswell Lee, de Springfield, Ohio.
Nov 07 – Uma Assembléia geral dos representantes das Lojas azuis escocesas cria a G.·. L.·. da França. Esta nova potência não teria nenhuma relação com a de 1728/1729; pese a que eles se autodenominam como a potência maçônica mais antiga da França, alegando que são uma continuação daquela. O Supr.·. Cons.·. delega nela todos os poderes para a administração das Lojas azuis.
– Henry Ford é iniciado na Loja Palestina Nº 357, de Detroit, Michigan.
Nov 28 – Exaltação de Henry Ford.

1895 – Maio 10, 11 e 12 – Em Assembléia Geral a G.·. L.·. da Franca vota sua Constituição e elege seus Grandes Oficiais e seu primeiro G.·. M.·., Guillemaud, V.·. M.·. da Loja A União dos Povos. Todas as Oficinas continuam a trabalhar “pela Glória do G.·. A.·. D.·. U.·.”, o que representa uma vitória do Supr Cons.

1896 – O Papa Leão XIII organiza em Trento uma Comissão Romana Anti-maçônica fazendo parte dela 36 Bispos que, de imediato promoveram uma procissão da qual participaram 18.000 pessoas gritando contra a maçonaria.

1897 – Abr 19 – Leo Taxil (veja 1885) afirma em uma conferência na Sociedade Geográfica de Paris que nunca existiu Miss Vaugham (sua informante), que todas as acusações contra a maçonaria foram invenções suas e que tão somente pretendeu burlar-se do público, da maçonaria e do clero católico.

1898 – Jan 18 – Os padres de Congonhas do Campo, MG (Brasil), negam sepultura ao cadáver de José Teixeira dos Santos, por ter sido maçom. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)
Ago 05 – O Papa Leão XIII lança a Encíclica Spesse Volta dirigida ao povo italiano contra a maçonaria, na Itália.

1899 – – Em certas Oficinas da França fundem-se os Ritos de Memphis e Misraim sob o título de Rito de Memphis-Misraim.
Ago – Fundado o Supr.·. Cons.·. do Chile.
Nov 19 – Na França, quando da inauguração da estátua a Danton, cerca de 4000 maçons paramentados, do G.·. O.·., desfilam avivando à República e gritando em contra dos Jesuítas. (Fonte : Alec Mellor)
Dez 07 – Fundada a G.·. L.·. de Costa Rica.
1900
Ago 31 – Realizado em Paris o Conclave dos SSup.·. CConsel.·. de dimensões muito modestas
– Fundada a G.·. L.·. Western (Ocidental) da Austrália.

1901
– O Supr.·. Cons.·. da Jurisdição Sul do USA outorga Carta Patente as seguintes Lojas da China : Yabgtzé Lodge of Perfection, em Shanghai; Capítulo Rosa-cruz, Cathy Council of Kadosh e Orient Consistory, em Shanghai, e Chung Te Consistory in Pequim (Peiping). Em Peiping se trabalhou até 1948, ano da dominação comunista.
Jan 02 – É iniciado Theodore Roosevelt, 26º Presidente de USA e pai de Franklin Delano Roosevelt, na Loja Matinecock Nº 806, Oyster Bay, New York.
Mai 24 – É iniciado Winston Churchill na Loja United Studholme Alliance Nº 1591. Esta Loja reunia-se no Café Royal de Londres.
Ago 14 – Sob a égide da Loja Acácia Paranaense é fundada em Curitiba, a Loja de Adoção Filhas da Acácia. Em outubro de 1902, ela já não mais existia.

1902
Fev 09 – É iniciado Harry S. Truman, na Loja Belton Nº 450.
Mar 18 – É exaltado Harry S. Truman.
Mar 23 – É exaltado Winston Churchill na Loja Rosemary Nº 2851.
Out 01 – O G.·.O.·.B.·. elimina de seus registros a Loja de Adoção “Filhas da Acácia” que havia sido fundada pela Loja “Acácia Paranaense”. (Fonte: Kurt Proeber).
– O Papa Leão XIII lança a Bula Annus Igressi contra a maçonaria.
– No Congresso Internacional Maçônico de Genebra o delegado do G.·. O.·. da França pede que seja eliminado todo fanatismo de crença religiosa, mas o delegado da Austrália afirma que a maçonaria deve apoiar-se na rocha da crença em um Deus grande e eterno.
– Annie Besant, que tinha sido iniciada com 5 seguidoras na Loja feminina Le Droit Humain, de Paris, funda em Londres a Order of the Universal Co-Masonry in the British Federation.

1903
– É criado em Genebra o Escritório Internacional Maçônico.
Set 25 – O G.·. M.·. Quintino Bocaiúva (Brasil), através do decreto 242, suprime as Lojas de Adoção, que eram Lojas femininas “adotadas” por Lojas regulares. (Fonte: José Castellani)
Out 3 e 4 – 6 Lojas chilenas rebelam-se e criam um poder paralelo denominado G.·. L.·. Simbólica de Chile, sem maior transcendência.
Out 20 – Fundada a G.·. L.·. da Guatemala.

1904
– Congresso Internacional Maçônico celebrado em Bruxelas, Bélgica.
Set 22 – Fundado o G.·. O.·. de Amazonas (Brasil) que depois mudou para G L (veja 1927)

1905
– No Congresso Esperantista de Boulonge-sür-Mer é criada a Universala Framasona Ligo que teve como objetivo reunir todos os maçons que falassem o esperanto. Participou o G M português Magalhães Lima.
– Congresso Maçônico Hispano-português celebrado em Lisboa.
– O Supr.·. Cons.·. da França dirige as Oficinas do grau 4 ao 33 (compostas unicamente de irmãos da G.·. L.·.) e a G.·. L.·. tem sob sua jurisdição as Oficinas do grau 1 à 3. O Rito Escocês tem sua sede em Paris, à rue de Puteaux, 8. A G.·. L.·. da França conta atualmente com 233 Lojas e 8.500 adeptos, em confronto com 400 Lojas e 20.000 membros, mais ou menos, que pertencem ao G.·. O.·..
– Fundada a G.·. L.·. de Alberta (Canadá).
– Fundada a G.·. L.·. de Nuevo León (México).
– No Brasil existem 634 Lojas maçônicas e 27.912 maçons, incluindo todas as Potências. (Fonte : A Maçonaria no Brasil, Boaventura Kloppenburg).

1906
Fev 11 – A Encíclica Vehementer Nos, do Papa Pio X, indiretamente condena a maçonaria.
– Fundada a G.·. L.·. de Saskatchewan (Canadá).

1907
Jan 06 – O Papa Pio X, pela Encíclica Une fois Encore, dirigida à nação francesa, faz alusão genérica às “ímpias seitas” indiretamente condenando a maçonaria.
Fev 24 – A Constituição do G.·. O.·. do Brasil, promulgada pelo G.·. M.·. Lauro Sodré, antes que os partidos políticos se tornassem fonte de anarquia e desordens nas Lojas brasileiras, declara que a Maçonaria no campo político já realizou tudo quanto lhe era possível e, em conseqüência, ficam proibidos os assuntos políticos e religiosos nas Lojas. (Fonte: Nicola Aslan, Uma Radiografia da Maçonaria).
– É iniciado aos 21 anos René Guénon, escritor místico e maçônico francês. Pertenceu a Loja Thebah Nº 347, da G.·. L.·. Nacional da França. Freqüentou regularmente a Loja entre 1907 e 1918. Criticou fortemente à maçonaria Especulativa Moderna por graves desvios em relação as puras tradições dos Maçons Operativos nas reconhecia na Maçonaria uma rara oportunidade para o homem ocidental de realizar uma verdadeira iniciação espiritual. Em 1930 se converte a fé islâmica, muda para Cairo, onde falece em 1951.
Jun 10 – Inaugurado em Bruxelas, Bélgica, o 3º Congresso Internacional dos SSup.·. CCons.·. com representação de França, Suíça, Itália, Grécia, Portugal, Bélgica, Jurisdição Sul e Norte de USA, Canadá, Colón (Cuba), Centro América, México, Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e República Dominicana. Determina o reconhecimento de organismos regulares e irregulares.
Nov 27 – Fundada a G.·. L.·. de Nicarágua.

1908
Jun 08 – Sob a inspiração do G.·. M.·. Gerad Encause (Papus) com o Auxílio do G.·. M.·. Victor Blanchard se organiza em Paris um Congresso Espiritualista para reunir os representantes de distintas Tradições Iniciáticas, entre outras Ordem Martinista, Ordem Cabalística da Rosa Cruz e o Rito Maçônica de Misraim. (Federação Universal de Ordem e Sociedades Iniciáticas – FUDOSI). Hoje a FUDOSI não existe mais.
– Manifestação Maçônica Internacional celebrada em Basiléia.
– Violento cisma abala a maçonaria filosófica italiana, dirigida por protestantes. Acusam à maçonaria simbólica sob a jurisdição do G.·. O.·. d’Itália, da Via Giustiniano, de ateísta e anarquista, surgindo uma nova potência maçônica na Piazza de Gesú.

1909
Fev 10 – Fundada a G.·. L.·. de Oklahoma (USA).
Mar 18 – É iniciado Harry S. Truman, na Loja Belthon Nº 450, de Grandview, Missouri.
Mai 05 – Fundada a G.·. L.·. de Tamaulipas (México).
Jul 13 – O Sultão de Turquia Abdul-Hamid, acreditava ser a maçonaria um braço político da Inglaterra. Após a sua queda, na Revolução dos Jovens Turcos, foi possível fundar a G.·. L.·. e o Supr.·. Cons.·.. (Fonte : O Livro dos Dias – 1999)

1910
– A Loja Le Centre des Amis, sai do Rito Escocês Retificado, decide juntar-se ao G.·. O.·. da França, com a condição de conservar seu ritual, particularmente a invocação ao G.·.A.·.D.·.U.·.. Todas as garantias lhe são dadas por cláusulas hábeis; mas o G.·. O.·. não demora a contestá-las, de sorte que Le Centre des Amis deixa a obediência seguida pela Loja Inglesa Nº 204 de Bordeus.

1911
– Congresso Internacional Maçônico celebrado em Roma.
Ago 03 – Fundada em Panamá a primeira Loja sob o nome Pro Mundi Beneficio, com Carta Constitutiva do G.·. O.·. dos Estados Unidos de Venezuela.
Out 19 – É iniciado na Loja Holland Nº 8, de New York, Franklin Delano Roosevelt, futuro Presidente dos USA.
Nov 14 – Franklin D. Roosevelt é elevado à Comp.·..
– No Brasil existem 450 Lojas e 50.000 maçons incluindo todas as Potências. (Fonte: A Maçonaria no Brasil, Boaventura Kloppenburg).

1912
Set 22 – Fundada a G.·. L.·. Cuscatlan, El Salvador.
Out 07 – Inaugurado em Washington a 2a Conferência Internacional dos SSup.·. CConsel.·. com presença de Bélgica, Franca, Grécia, Itália, Portugal, Servia, Suíça, Canadá, Centro América, Colômbia, Cuba, São Domingos, México, Peru, Uruguai, Venezuela, Jurisdição Sul e Norte de USA e Egito. Retifica e aclara os acordos de Bruxelas.
Dez 21 – Assinado Tratado com a G.·. L.·. Unida da Inglaterra para criar o Grande Capítulo do Rito de York pelo G.·. O.·. do Brasil
– Fundada a G.·. L.·. das Ilhas Filipinas.

1913
Set – Duas Lojas Le Centre des Amis e Inglesa Nº 204, de Bordeus (Veja 1910) resolvem erigir-se em Potência maçônica autônoma e fundam a G.·. L.·. Nacional Independente e Regular para a França e Colônias francesas. São Lojas constituídas por membros ingleses e que não concordam com a supressão da fórmula do G.·.A.·.D.·.U.·.. O primeiro G.·. M.·. é Edouard de Ribeaucourt.
Nov 20 – A nova Obediência da França é reconhecida pela G.·. L.·. Unida da Inglaterra, e entre 1914 e 1915 pelas G.·. L.·. de Mississipi, Virginia e Missouri. Até 1939 tinha sido rteconhecida por outras 9 GG.·. LL.·. de USA, por 37 até 1959, por Alaska em 1981 e por Hawai em 1989. A G.·. L.·. Nacional Independente e Regular, cuja sede fica no Boulevard Bineau, em Neuilly, conta, aproximadamente, com 2.000 membros em sua grande maioria ingleses e norte-americanos.
– É iniciado Oliver Hardy, ator cômico norte-americano da famosa dupla do cinema “O Gordo e o Magro”, na Loja Salomão Nº 20, Jacksonville, Florida. Foi um assíduo freqüentador de Lojas.

1914
– Com a declaração da I Guerra Mundial ficam cortadas as relações das Lojas alemãs com as dos países inimigos.
– Conforme A. S. McBride os Landmarks agrupam-se em 4 divisões com 12 subdivisões.
Dez 23 – É regulamentado pelo G.·. O.·. do Brasil o Rito Brasileiro, que tinha surgido no fim do século passado. Posteriormente foi abandonado para ressurgir com força em 1968. Possui 33 graus, porém a temática e os nomes dos graus é diferente do R.·.E.·.A.·.A.·..

1915
Mar 21 – O Papa Bento XV envia sua benção aos membros do Bureau Internacional Antimaçonique.
– A G.·. L.·. Nacional Independente e Regular para a França e Colônias francesas assume o título de G.·. L.·. Nacional Francesa.
– No Brasil existem 336 Lojas e 20.560 maçons incluindo todas as Potências. (Fonte: A Maçonaria no Brasil, Boaventura Kloppenburg.

1916
– Fundada a G.·. L.·. de Panamá.

1917
Mai 27 – É reformulado e atualizado pelo Papa Bento XV o Código de Direito Canônico contendo 2.414 artigos, incluindo o 2.335 que pena com excomunhão aos que prestarem seu nome à seita maçônica ou à outras associações que conspirarem contra a Igreja Católica ou outras autoridades cíveis. Há no Código outros artigos que também penalizam as associações secretas, sendo ele os artigos 684, 693, 1.065, 1.240, 1.339, 1.453, 2.259, 2.260, 2.334 e 2.336.
Jun 28 até 30 – Congresso Maçônico em Paris com a participação dos países aliados e neutrais, convocados pela G.·. L.·. da França e o G.·. O.·. da Franca, para aprovar a Carta preliminar da Sociedade das Nações. Também acontece em Berlim uma reunião dos GG.·. MM.·. dos países centro europeus.
– O governo russo, após a Revolução, ordena o fechamento das Lojas maçônicas.

1918
Set 26 – É fundada no G.·. O.·. B.·. do RJ, a Loja Brasil II, a primeira Loja do Brasil a trabalhar no Rito de York em língua portuguesa. (Fonte : Kurt Prober)
Out 14 – Através do Decreto 603, Nilo Peçanha, G.·. M.·. do G.·. O.·. B.·. abre concurso para escolha da nova letra para o Hino Maçônico Oficial, que tem música do Irmão Guatimozin (D. Pedro I).
– Fundada a G.·. L.·. de Viena, provisoriamente dirigida por um Conselho de 15 membros.

1919
Mar 21 – Uma revolução comunista em Budapeste, estabelece um Conselho de Comissários do Povo, decretando este a dissolução da Maçonaria na Hungria. (Fonte: Dicionário Enciclopédico da Maçonaria).
Jun 08 – É fundada no Rio de Janeiro a Loja Isis, a primeira Loja feminina jurisdicionada à Ordem Direitos Humanos. (Fonte: Kurt Prober no boletim A Bigorna)
– Eleito G.·. M.·. o Dr Richard Schlesinger da G.·. L.·. de Viena.
– Fundada em USA por Frank Sherman Land (maçom) e 9 jovens a Ordem DeMolay, que admite jovens filhos de maçons e outros jovens entre os 16 e os 21 anos de idade.
– Fundada a G.·. L.·. Iugoslava, em Belgrado, sendo seu primeiro G.·. M.·. o Diretor do Banco Nacional Georg Weifert. A G.·. L.·. passa a ser conhecida como G.·. L.·. dos Sérvios, Croatas e Eslovenos.
Dez 02 – É iniciado na Navy Lodge Nº 2612, Londres, o futuro Rei George VI da Inglaterra.

1920
– É reorganizado o G.·. O.·. Espanhol em diferentes GG.·. LL.·. regionais: Centro com sede em Madri, Nordeste em Guijón, Noroeste em Barcelona, Levante em Alicante, Mediodia em Sevilha, Marrocos em Tánger e Sudeste em Cartagena.
Mai 24 – A sede da G.·. L.·. húngara é assaltada por oficiais do exército, sendo proibida de funcionar.
– Espanha conta com 69 Lojas.

1921
– Fundada a G.·. L.·. de Queensland (Austrália).
Jun 19 – Fundada a G.·. L.·. do Equador.
Out 19 até 23 – É celebrado o Congresso Maçônico Internacional em Suíça. A Declaração de Princípios e Estatutos é assinada pelas GG.·. LL.·. de New York, Viena, Bulgária, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Lusitano Unido do Portugal e Turquia. É fundada a Associação Maçônica Internacional. É rejeitado (Portugal e Espanha votam a favor) o pedido da França para iniciar mulheres. A maçonaria brasileira é advertida mais uma vez, por algumas irregularidades, sendo Delegado o irmão Mario Behring: o R.·.E.·.A.·.A.·. e o Rito Moderno estavam ligados por um Tratado em 1864, prática não tolerada em outros países; o G.·. M.·. eleito assumia o comando também dos GGr.·. Filosóficos como Sob.·. G.·. Com.·., outro fato de irregularidade, assumindo o G.·. M.·. Adjunto como Lugar-Tenente Com.·.. De volta à Brasil, Mario Behring transmitiu a advertência e a partir deste ano foi feita a separação dos dois Altos Corpos, R.·.E.·.A.·.A.·. e Moderno, cada um elegendo separadamente seus dignitários máximos. (Fonte: Rev A Verdade Jan/Fev 1990, artigo de Aluízio José de Freitas).
– Fundada a G.·. L.·. Nacional da Polônia com Patente da G.·. L.·. Nazionale de Roma.
– George VI, futuro Rei da Inglaterra, é eleito V.·. M.·. da sua Loja Mãe, Navy Lodge Nº 2612, Londres.
Dez – No III Congresso da Internacional Comunista, o relator Trotsky solicita e é aprovado, que a adesão à Organização Maçônica Internacional seja proibida a todos os membros do Partido Comunista porque a maçonaria representa um processo de infiltração na pequena burguesia, a solidariedade é um obstáculo a ação proletária, a liberdade é oposta a ditadura do proletariado e a maçonaria pratica ritos que lembram a religião e sabe-se que a religião submete o povo.

1922
– Fundada em Oklahoma a Ordem paramaçônica Ordem do Arco-Íris para garotas entre 11 e 20 anos pelo Ven.·. M.·. Mark Sexson, grau 33 de MacAlester, Oklahoma.
Fev 19 – Fundada a G.·. L.·. Nacional da Colômbia (Bogotá).
Mai 15 – Fundada a G.·. L.·. de Honduras.
Mai 29 – Inaugurado em Laussane, Suíça, a 3a Conferência Internacional dos SSup.·. CCons.·. com representação de França, Bélgica, Portugal, Grécia, Itália, Holanda, Iugoslavia, Suíça, Jurisdição Sul e Norte dos USA, Brasil, Peru, Uruguai, Argentina, Cuba, México, República Dominicana, Centro América e Egito. Regulamenta procedimentos administrativos e declara que cada Supremo Conselho deve ser soberano e livre de toda fiscalização, etc. É inadmissível que as GG.·. LL.·. intervenham diretamente ou indiretamente na eleição de oficiais dos SSup.·. CCons.·..
Jun 28 – Ao assumir o cargo de G.·. M.·. do G.·. O.·. do Brasil (período 28.6.22 à 13.7.25) recebendo o grande malhete das mãos do General Tomás Cavalcante de Albuquerque, Mario Behring não aceita o cargo de Sob.·. G.·. Com.·. sem que houvesse uma eleição para isto. Desta forma, e por sua exigência, tomou posse por eleição, também, simultaneamente, como Sob.·. G.·. Com.·. do Supr.·. Cons.·. do R.·.E.·.A.·.A.·..
Ago 18 – É iniciado Jean Sibelius, músico finlandês na Loja Suomi. É considerado, depois de Mozart, o maior compositor de músicas maçônicas.
– Fundado o Supr.·. Cons.·. da Polônia.
– Fundado o G.·. O.·. de Dinamarca e do Norte seguido do G.·. O.·. da Dinamarca, este último com o apoio da G.·. L.·. da França e da Itália.
Nov 11 – Por iniciativa de Mario Behring é fundada a G.·. L.·. Simbólica Regional de São Paulo.

1923
Jan 13 – Benito Mussolini declara ser incompatíveis a maçonaria com o fascismo.
Fev 12 – O Grande Conselho Fascista presidido por Benito Mussolini, considera os programas maçônicos como antifascistas e inicia uma perseguição geralmente cruel, contra a Ordem. (Fonte: Nicola Aslan, História da Maçonaria).
Fev – Fundada a G.·. L.·. Nacional Checoslovaca sob os auspícios da G.·. L.·. da Iugoslávia.
– Congresso da Associação Maçônica Internacional em Genebra. Foram admitidos Grécia, Venezuela, Colômbia, Filipinas, Puerto Rico e San Salvador.
– Fundada a G.·. L.·. Nacional de Romênia com autorização do G.·. O.·. da França.
– É iniciado Enrico Ferni, Prémio Nobel de Física, na Loja Lemmi, Roma.
– É eleito 1º G.·. Vig.·. da G.·. L.·. Unida de Inglaterra, o futuro Rei George VI.

1924
Jan 23 – Conforme ordem de Benito Mussolini as Lojas italianas são atacadas pelos fascistas.
– É eleito G.·. M.·. da G.·. L.·. Provincial de Middlessex, o futuro Rei da Inglaterra, George VI.
– A maçonaria filipina instala em Manila um Hospital para Crianças, com capacidade para 170 leitos.
– Congresso da Associação Maçônica Internacional. Foram admitidos Equador, Guatemala, Peru e Haiti.
Jul 15 – A constituição apostólica Si Unquam do Papa Pio XI concede aos confessores a faculdade de excomunhão àqueles que estivessem inscritos na maçonaria.
Ago 09 – Fundada a G.·. L.·. de Finlândia.

1925
Jan 10 – O governo italiano emite decreto proibindo aos funcionários públicos pertencer à maçonaria.
Jan 23 – Realizada uma Assembléia do Povo Maçônico, convocada pelo G.·. M.·. Mário Behring do G.·. O.·. do Brasil, para protestar contra a perseguição à maçonaria promovida por Mussolini na Itália e Primo de Rivera na Espanha e pela deposição do Presidente maçom do Chile, Arturo Alessandri.
– O ditador espanhol Primo de Rivera fecha as Lojas maçônicas.
Mai 18 – É extinta a G.·. L.·. Simbólica Regional de São Paulo.
Nov 22 – Tendo em vista as violentas perseguições do fascismo à maçonaria, na Itália, o G.·. M.·. Torrigiani dá ordem de autodissolução das Lojas de Províncias e Ilhas adjacentes. (Fonte: Pe Benimelli em Maçonaria e Satanismo).
– A G.·. L.·. de New York revoga autorização de 1917 para visitar Potências com as quais não existam relações fraternais, provocando um rompimento com o G.·. O.·. da Bélgica.
– A maçonaria inglesa doa £ 30.000 para manter e educar 1600 crianças e 1400 maçons anciãos e viúvas.
– Congresso da Associação Maçônica Internacional em Genebra.
– Alexander Fleming é eleito V.·. M.·. da Loja Santa Maria Nº 2682, Inglaterra.
– Repressão fascista na Itália contra a maçonaria. O G.·. M.·. Torrigiani é condenado a 5 anos de deportação. Os maçons Neciolini, Filatti e Consoli são assassinados em Florença. O General Capello é condenado a 30 anos de prisão. O G.·. M.·. Torrigiani dissolve espontaneamente as Lojas.
– Fundado o G.·. O.·. de Romênia.
Dez 25 – A constituição apostólica Servatoris Jesu Christi, do Papa Pio IX, concede aos confessores a faculdade de excomunhão a quantos estivessem inscritos na maçonaria. (Fonte: Pe. Valério Alberton)

1926
– Vários maçons de Viena se reúnem para uma controvérsia em Aquisgran com o padre anti-maçom Hermann Grüber da Companhia de Jesus.
– Manifestação maçônica em Belgrado sob os auspícios da Associação Maçônica Internacional.
Mar – Fundada a G.·. L.·. de Romênia por Lojas americanas jurisdicionadas à G.·. L.·. de New York.
Mai 09 – O Almirante Richard Bird, maçom, ao sobrevoar pela primeira vez o Pólo Norte deixa cair do avião um estandarte maçônico com o esquadro e o compasso.
Jun 17 – O Sob.·. Com.·. do Brasil Mario Behring assina um Tratado com o Gr.·. M.·. do G.·.O.·. do Brasil Fonseca Hermes estabelecendo que no R.·.E.·.A.·.A.·. os chamados graus simbólicos ficariam com o Supr.·. Cons.·. como é norma internacional. Entretanto, os que não concordavam fizeram imediatamente uma Assembléia Geral que revogou o Tratado e insistiu com o G.·. M.·. Fonseca Hermes na sua anulação. O G.·. M.·. não concordou com esta decisão e, não suportando as pressões contra ele, renunciou a favor do Adjunto Otávio Kelly.
Dez 15 – Charles Linbergh, aviador norte-americano, o primeiro a fazer a travessia de avião sem escalas entre USA e Europa, recebe o grau de M.·. M.·. na Loja Keystone Nº 243, Saint Louis.
– Ao terminar o ano, a seguinte é a população maçônica nas principais Potências do mundo :
USA 50 GG.·. LL.·. 3.226.774 irmãos (crescimento no ano de 70.597 irmãos)
Alemanha 261 Lojas 23.052 irmãos
Bulgária 6 Lojas 900 irmãos
Inglaterra 4.005 Lojas
G.·. L.·. de Victória (Austrália) 160 Lojas 44.793 irmãos

1927 – Jan 13 – Gustav V, Rei da Suécia, celebra seus 50 anos de maçom.
Mai 22 – Fundada a G.·. L.·. da Bahia.
Jun 22 – Fundada a G.·. L.·. do Rio de Janeiro
Jun 24 – O G.·. O.·. de Amazonas (Brasil) muda para G.·. L.·. Maçônica do Amazonas.
Jun 26 – Mário Behring convoca uma sessão extraordinária do Sup.·. Cons.·. do Brasil que, por votação unânime, denuncia o Tratado de 17.6.26 (separação dos graus) desligando-se do G.·. O.·.. Nesta mesma sessão, o Supr.·. Cons.·. reconhece a primeira G.·. L.·. do Brasil, a G.·. L.·. Simb.·. da Bahia. Fixa normas de reconhecimento interpotêncial.
Jul 02 – Fundada a G.·. L.·. Simb.·. do Estado de São Paulo com Carta Constitutiva Nº 3 expedida pelo Supr Cons e assinada por Mário Behring. Carlos Reis, Inspetor Litúrgico do Supr Cons para São Paulo, foi eleito seu primeiro G.·. M.·..
Jul 28 – Fundada a G.·. L.·. do Estado de Pará (Brasil).
Ago 01 – Otávio Kelly, G.·. M.·. do G.·. O.·. do Brasil, reafirmando ser o autêntico Sob.·. G.·. Com.·., organiza outro Supr.·. Cons.·. o que é irregular pois não pode haver dois SSupr.·. CCons.·. em um mesmo país.
Ago 03 – Pelo Decreto Nº 7, o legítimo Supr.·. Cons.·. presidido por Mário Behring declara irregular o Supr.·. Cons.·. de Otávio Kelly e começa a incentivar a fundação de GG.·. LL.·..
Ago 24 – Fundada a G.·. L.·. de Paraíba (Brasil).
Set 25 – Fundada a G.·. L.·. do Estado de Minas Gerais (Brasil).
– No Congresso da Associação Maçônica Internacional por 16 votos contra 2 (França e Luxemburgo) aprova-se que a fórmula do G.·. A.·. D.·. U.·. devia subsistir para lograr a adesão de Inglaterra e dos países anglo-saxões. Noruega é novo membro da Associação. É aprovada a publicação de um Anuário.
– Fracassam intentos de aproximação da maçonaria francesa e da União Eclética da Alemanha.

1928 – Jan 08 – Fundada a G.·. L.·. do Rio Grande do Sul (Brasil).
Mar 19 – Fundada a G.·. L.·. de Ceará (Brasil).
Jul 26 – O regime comunista de Moscou fecha todas as Lojas maçônicas.
– Fundada a G.·. L.·. do Estado de Rio Grande do Sul (Brasil).
– É instituída nos EEUU, a Sociedade Philalethes, organização independente de maçons que “buscam mais luz e tem mais luz para dar” e propunham-se corresponder com outros irmãos interessados em estudos sobre a Ordem.
– Manifestação maçônica internacional em Verdún.
Nov 21 – Henry Ford é declarado membro honorário da Loja Zion Nº 1.

1929 – Fev 28 – Franklin D. Roosevelt, sendo Governador do Estado, recebe o grau 32 em Albany, capital do Estado de New York.
Abr 25 – É fundada no Rio de Janeiro, a Federação Brasileira da Ordem Maçônica Universal Mista O Direito Humano. (Fonte: Kurt Prober em A Bigorna)
Abr 29 – Inaugurada em Paris a IV Conferência Internacional dos SSup.·. CCons.·. com a participação de: França, Espanha, Bélgica, Portugal, Suíça, Turquia, Holanda, Iugoslávia, Czechoslovaquia, Romênia, Áustria, Jurisdição Sul e Norte de USA, Brasil, Peru, Colômbia, Uruguai, Argentina, Cuba, México, Venezuela, Chile, Paraguai, Canadá, Equador e Egito. É determinado que nenhum Supr.·. Cons.·. pode exercer jurisdição sobre as GG.·. LL.·.. É reconhecido como regular o Supr.·. Cons.·. dirigido pelo irmão Mário Behring; os três representantes do Sup.·. Cons.·. criado em 1927 por Otávio Kelly não são recebidos,
Set 04 – A G.·. L.·. Unida da Inglaterra dita normas de reconhecimento interpotêncial: 1) Cada G.·. L.·. deverá ter sido estabelecida por uma G.·. L.·. devidamente reconhecida ou por 3 ou mais Lojas regularmente constituídas. 2) A crença no G.·. A.·. D.·. U.·. e na sua vontade revelada. 3) Todos os iniciados prestarão seu juramento sobre ou na presença completa do Livro da Lei Sagrada aberto, pelo qual significa-se a revelação do Alto que liga a consciência do indivíduo particular que se inicia. 4) Os afiliados da G.·. L.·. e das Lojas individuais serão exclusivamente homens; cada G.·. L.·. não terá relações maçônicas com nenhum tipo de Lojas mistas ou com Corpos que admitam mulheres como membros. 5) A G.·. L.·. terá jurisdição soberana sobre todas as Lojas de seu território com inspeções regulares. Será independente e governada por si mesma, com autoridade sobre seus obreiros que serão dos graus simbólicos (Ap.·., Comp.·. e M.·.). Tal autoridade jamais poderá ser dividida com qualquer outro Corpo ou Potência, ou sofrer inspeções ou interferências de qualquer espécie. 6) As 3 Grandes Luzes da Franc-maçonaria (Livro da Lei, Esq e Comp) estarão sempre expostas quando a G.·. L.·. ou suas Lojas subordinadas estejam trabalhando, sendo o principal delas o Livro da Lei. 7) A discussão de religião ou política dentro da Loja será estritamente proibida. 8) Os princípios dos Antigos Limites, costumes e usos da Ordem serão estritamente observados. (Fonte: José González Ginorio, As Fontes do Direito Maçônico).
Nov 20 – Fundada, com 7 Lojas que dependiam da G.·. L.·. do Chile, a G.·. L.·. da Bolívia. Seu primeiro G.·. M.·. é Norberto Galdo Ballivián.

1930 – Abr 12 – É expedida pela G.·. L.·. do Chile a Carta Constitutiva da G.·. L.·. da Bolívia.
Jul – Fundada a G.·. L.·. da Alemanha, com sentimento universalista.
Jul 27 – Fundado o Supr.·. Cons.·. da Alemanha sob a base de 8 Lojas. Asilou-se posteriormente em Israel.
Out 27 – Benito Mussolini alerta que “os maçons que dormem podem despertar-se. Eliminando-os assegura-se que dormirão para sempre”. (Fonte: Pe Benimeli em Maçonaria e Satanismo)
– A G.·. L.·. da Zchecoslovaquia obtém o reconhecimento da G.·. L.·. Unida da Inglaterra e da G.·. L.·. de New York.
– Congresso da Associação Maçônica Internacional realizado em Bruxelas aceita como novos membros Brasil, Cuba e México. Cria-se um Tribunal especial para o diferendo entre o G.·. O.·. espanhol e a G.·. L.·. de Puerto Rico. O próximo Congresso será neste mesmo ano em Constantinopla.
– E. Jovin faz uma segunda tradução das Constituições de Anderson no francês destinada a profanos.
– O irmão Almirante Richard Byrd, ao sobrevoar o Pólo Sul pela primeira vez, deixa cair do avião um estandarte com o esquadro e o compasso.
– Conforme estatística de USA, o seguinte é o movimento maçônico no mundo

REGIÃO
LOJAS
IRMÃOS
USA 16.277 3.293.886
Canadá 1.346 198.534
América Latina 50.000 aprox
Inglaterra 5.919 463.700
Europa 1.600 170.000
T O T A L
4.176.120

1931 – Jan 27 – Um grupo de Mestres americanos e chineses, todos exaltados no estrangeiro, decidem formar uma Loja em Shangai para aproximar à maçonaria os candidatos chineses; o grupo solicitou primeiro à G.·. L.·. de Massachusets mas ele foi denegado e, finalmente, a G.·. L.·. de Filipinas aceitou-lo. Ao saber, a G.·. L.·. de Massachusets cortou relações com a G.·. L.·. de Filipinas. Cinco Lojas recebem a Carta Patente de Filipinas.
– Unem-se os dois GG.·. OO.·. da Dinamarca e formam a G.·. L.·. da Dinamarca.
– Três Lojas americanas (Pagoda, de Mukden, Carta Patente de 1926, Dailien, de Dairen, Carta Patente de 1927 e Sundaro, de Harbin, Carta Patente de 1928) abatem colunas na China pela guerra sino-japonesa e pelas hostilidades dos Generais do Norte.
Jul 29 – O Papa Pio XI emite a Encíclica Non Abbiamo Bisogno, na qual relaciona a maçonaria entre as forças que, na Itália, favorecem o anticlericalismo.
Out 17 – O Sup.·. Cons.·. do Chile outorga Carta Constitutiva ao Sup.·. Cons.·. da Bolívia.
– A G.·. L.·. Suíça Alpina restabelece o uso da Bíblia no Ara.
– A Espanha conta com 159 Lojas e 12.000 irmãos entre os quais se incluem: Luis Companys que seria Presidente da Catalunha, José Ortega e Gasset, filósofo, Antonio Machado, poeta, Cláudio Sánchez, historiador. Jiménez de Azua e Fernando de los Rios, catedráticos, Fernando Valera, chefe de Governo e os escritores Juan Ramón Jiménez e Corpus Barga. Azorín pertenceu à maçonaria na sua juventude.

1932 – Jan – Conferência de Chefes da Maçonaria Simbólica Sul-americana realizada em Santiago, Chile, como preâmbulo do primeiro Congresso Maçônico Ibero-americano. Estabelecem-se normas de reconhecimento interpotêncial conforme aprovadas pela Associação Maçônica Internacional em 1927. É estudado o Direito de Asilo maçônico conforme a G.·. L.·. da Paraíba, Brasil, que apresentou a necessidade de conceder asilo ao Governo maçônico quando perseguido pelo governo civil.
Mai 19 – O Duque de Connaugh, o Príncipe de Gales e o Duque de Kent, inauguram o novo Hospital Maçônico da G.·. L.·. Unida da Inglaterra.
Out 06 – Fundada a G.·. L.·. de Pernambuco (Brasil).
Fundada a G.·. L.·. Nacional da Palestina.
– Pela segunda vez é denegado a Francisco Franco seu pedido de ingresso na maçonaria. (Fonte: Informe do Prof. Ferrer publicado na Revista História, Junho de 1977).

1933
Jan 15 – Fundada a G.·. L.·. do Estado Baja Califórnia (México).
Out 12 – Na Grécia, Pastoral do Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa condena a Maçonaria.
– Na expedição ao Pólo Sul, o Almirante Richard Byrd tinha na sua comitiva de 80 homens, 60 maçons, com os quais foi fundada a Loja Antarctica Nº 777, sob a jurisdição da G.·. L.·. da Nova Zelândia.

1934
Abr 01 – No decreto Geminata Laetitia do Papa Pio XI, há referências contra a maçonaria.
Jun 27 – A Rainha da Inglaterra inaugura a Escola Superior da The Royal Masonic Institution for Girls, em Rickmansworth Park, Londres.
Dez 10 – Na Suíça é entregue uma petição assinada por 56.228 cidadãos solicitando a dissolução da Maçonaria no país; transformada em Plebiscito, foi derrotada em 1936. (Fonte: Kurt Max Hauser na revista O Prumo).
– A G.·. L.·. Simb.·. da Alemanha, dissolvida por Hitler, suspende seus trabalhos na Alemanha e prossegue-los em Jerusalém e Saarrebrüken.
– O Primeiro Ministro da Romênia, Duca, foi assassinado por um estudante que pensou que ele era maçom e, por tanto, perigoso para a política nacionalista. Duca não era maçom.
– O Convento Anual da Associação Maçônica Internacional, programado inicialmente para ser realizada em Madri foi mudada para Luxemburgo devido a Guerra Civil espanhola. Foram aceitas as GG.·. LL.·. de México e Uruguai e foram feitos estudos para a defesa da Ordem que está sendo atacada em vários países.
– O Santo Sínodo da Igreja Grega proíbe aos seus prelados, Popes e outros membros do clero ser maçons mas os fieis ficam liberados se quiserem pertencer à maçonaria.
– No Congresso do Partido Laborista da Inglaterra foi apresentada moção para excluir do partido aos maçons, moção que foi rejeitada pela grande maioria.

1935
Fev 15 – O Congresso espanhol aprova por 82 votos contra 26, moção para que fossem afastados das Lojas maçônicas os chefes e oficiais do Exército nelas inscritos. (Pe Benimelli em Maçonaria e Satanismo)
Mai 06 – Assinado um Tratado de Aliança Fraternal entre o G.·. O.·. do Brasil e a G.·. L.·. Unida da Inglaterra que convencionava que as Lojas do Rito de York no Brasil, passavam automaticamente para a jurisdição da G.·. L.·. Unida da Inglaterra. (Fonte: José Castellani).
Mai 21 – Em Portugal é sancionada por Antônio Oscar de Fragoso Carmona, Antônio de Oliveira Salazar e Manoel Rodrigues Junior, a Lei de Defesa Contra as Sociedades Secretas, lei aprovada pela Assembléia Nacional e que proibia associações secretas no pais. A maçonaria passa a ser legalmente extinta, mas continua-se reunindo na clandestinidade.
Ago 08 – Adolfo Hitler decreta a dissolução da Maçonaria na Alemanha. Os Templos maçônicos são saqueados, e muitos maçons alemães são presos e assassinados. A G.·. L.·. de Hamburgo recebe asilo da G.·. L.·. de Chile onde continua seu trabalho maçônico. (Fonte: Livro dos Dias – 1999)
– 5a Conferência Internacional dos SSup.·. CConsel.·., em Bruxelas.

1936
Jan 17 – O General Douglas Mac-Arthur é iniciado pelo G.·. M.·. das GG.·. LL.·. Filipinas Samuel Hawthorne, sem cerimônia de iniciação, usando das prerrogativas estabelecidas nos Landmarks.
Ago 28 à 31 – É realizado em Praga o Convento ordinário da Associação Maçônica Internacional.
Set 15 – Franco inicia uma dura repressão contra a maçonaria na Espanha. É formado um Tribunal contra a maçonaria, o comunismo e demais sociedades clandestinas. 80.000 expedientes contra presuntos maçons são emitidos sendo que na Espanha não haveria mais de 15.000 maçons. A Falange Espanhola, partido político de Franco, ocupa o Templo maçônico de Tenerife, e organiza visitas à Câmara das Reflexões, mediante o pagamento de 0,50 pesetas. (Fonte: Padre Benemeli em Maçonaria de Satanismo).
Set 23 – O ABC de Madri informa que em Granada haviam sido fuzilados todos os maçons pertencentes à Loja local, inclusive os que estavam “adormecidos” há tempos. (Fonte: Pe. Benimelli em Maçonaria e Satanismo).
– Fundada a G.·. L.·. Cosmos do Estado de Chihuahua (México).

1937
– Uma lei recente do governo português proíbe qualquer participação em atividades maçônicas sob pena de 6 meses de prisão.
– A G.·. L.·. de Hamburgo, em virtude do Direito de Asilo maçônico, traslada sua sede à Valparaíso, Chile.
Jun 16 – O deputado polonês M. Dudalaski apresenta um projeto de lei proibindo a maçonaria com penas de 5 anos e mais de prisão.
Out 25 – O governo de Getulio Vargas no Brasil clausura provisoriamente todas as Lojas maçônicas por um período de 2 anos e 9 meses.
Nov 28 – Por 515.000 contra 236.000 votos, o povo suíço rejeita o pedido de proibição da maçonaria apresentado por nazistas e fascistas.
Dez 20 – Fundada a G.·. L.·. de Texas (USA).

1938
– O partido nacional socialista de Hitler lança um manifesto contra à maçonaria.
– O governo do Brasil revoga o decreto do ano anterior que fechou as Lojas maçônicas.
– A G.·. L.·. Unida da Inglaterra dispõe em seus Propósitos e Relações de Ordem que: “A Bíblia, a que se referem os maçons com o Volume da Lei Sagrada, estará sempre aberta nas Lojas. Todo candidato tem que prestar seu juramento sobre o Livro ou Volume que, segundo sua religião, dê sentido de santidade ao juramento ou promessa que faz sobre ele. Está disposição é imperativa para que as Lojas cumpram os requisitos de regularidade”.
– George II, Rei da Grécia, é eleito V.·. M.·. da sua Loja Mãe Mac Walwood Nº 5143, Londres.
Nov 24 – Os jornais informam de um decreto do governo da Polônia fechando as Lojas maçônicas e confiscando suas propriedades.
Dez 21 – Decreto de Franco ordena a destruição de toda inscrição ou símbolo maçônico.

1939
Fev 09 – A Lei de Responsabilidades de Franco, deixa fora da lei todas as Lojas maçônicas (Fonte: Frederico Guilherme Costa, na revista A Verdade)
Fev 24 – Fundada a G.·. L.·. Ocidental da Colômbia.
Mar 07 – Henry Ford é declarado Membro Vitalício da sua Loja Mãe Palestina Nº 357, Detroit.
Jun 25 – Cisma na maçonaria argentina. Dissidentes da G.·. L.·. fundam o G.·. O.·. Federal Argentino.
Jul 30 – A G.·. L.·. de Hamburgo abate suas colunas ao ser fechada pelo regime nazista.
Set – É realizada a 6a Conferência Internacional dos SSup.·. CCons.·. em Boston (USA).
– 14 Lojas maçônicas são dissolvidas pelo Ministro do Reich e Interior de Prússia.
– O governo dos Soviets autoriza novamente o funcionamento da maçonaria.
– Jornalista nazista é condenado pelos Tribunais da Suíça a pagar indenização por injurias e calunias difundidas contra a maçonaria.
– Alexander Fleming é eleito V.·. M.·. da Loja Misericórdia Nº 2386 da Inglaterra.
– Sob jurisdição estrangeira trabalham Lojas em Hongkong e 18 cidades da China continental.

1940
Mar 12 – Fundada a G.·. L.·. de Hidalgo (México)
Mai 01 – Francisco Franco proíbe a maçonaria e estabelece uma pena de 12 a 30 anos de prisão aos maçons caso persistirem nas suas reuniões.
Ago 05 – É dissolvida pelo regime nazista a G.·. L.·. de Iugoslávia.
É dissolvida pelo regime nazista a G.·. L.·. da Zchechoslovaquia.
Ago 07 – Arthur Groussier, Presidente do Cons.·. da Ordem do G.·. O.·. da França, em carta endereçada ao Marechal Pétain declara que: “O G.·. O.·. cessa suas atividades e todas as Lojas que dele dependem devem renunciar imediatamente a prosseguir em seus trabalhos”.
Ago 13 – Uma lei assinada pelo Marechal Pétain, proíbe as associações secretas e determina o seqüestro de seus bens. Note-se que as obediências maçônicas não são sociedades secretas; em todos os países elas são declaradas perante a lei. O segredo é de ordem iniciático.
Ago 19 – Um decreto do governo francês dissolve o G.·. O.·. e a G.·. L.·..
Set 20 – Os nazistas fecham a maçonaria na Noruega e a guarda pessoal do traidor o Major Vidkun Quisling, aloja-se no Templo Maçônico de Oslo.
Nov 28 – Alfred Rosenberg, em discurso em Paris, logo após a queda da França, acusa as maçonaria mundial pela derrota da Alemanha na 1a Guerra mundial, já que elas estariam aliadas a comunidade financeira judaica. (Fonte: A Ordem Maçônica de 1975)
Nov 29 – As forças alemãs de ocupação proíbem em Noruega a maçonaria.
Dez 06 – Henry Ford recebe o grau 33 em Detroit.
– Harry S. Truman, senador, é eleito G.·. M.·. da G.·. L.·. de Missouri.
– Fusão do G.·. O.·. e a G.·. L.·. em Uruguai.
– As 49 GG.·. LL.·. e USA distribuem para fins de beneficência durante 1940 US$ 4.670.000 e as GG.·. LL.·. de Canadá US$ 292.230.

1941
Fev 27 – São dissolvidas pelo governo francês a G.·. L.·. Nacional Independente e a Obediência do Direito Humano (misto).
Abr 14 – Assinado Convênio de Amizade entre a G.·. L.·. do Pará (Brasil) e o G.·.O.·.B.·.. O convênio foi denunciado pelo G.·.O.·.B.·. em 30/12/1949
Ago 01 – O maçom José Rouig da G.·. L.·. da França é fuzilado pelos alemães, dando início a sangrenta repressão em contra da maçonaria. O anuncio da sua execução foi pregado nos muros de Paris.
Ago 11 – Uma lei do governo francês ordena publicar no Jornal Oficial os nomes dos dignitários (funcionários das Lojas e detentores de Altos Graus) ao mesmo que aplica a estes últimos o estatuto dos judeus vedando-lhes o exercício de funções públicas. Dentro da repressão, cria-se um Serviço das Sociedades Secretas.
Ago 26 – O Governo nazi da Alemanha ordena o fechamento das Lojas maçônicas em Bélgica e o Sob.·. G.·. Com.·. Georges Petre é fuzilado.
Out 29 – Na França ocupada pelos alemães, circula o No 1 do Boletim de Informações Antimaçônicas publicado pelo Centro de Ação e Documentação, dirigido por Henry Coston, na antiga sede da G.·. L.·. da França. (Fonte: Pe Benimelli em Maçonaria e Satanismo)
– A G.·. L.·. de Ontário, Canadá, resolve manter e educar 1.000 crianças inglesas transferidas ao Canadá, enquanto a guerra durar.
– Os maçons ingleses fundem todas suas condecorações e medalhas de ouro e metais preciosos em barras, doando ao governo civil £ 10.000 como aporte para a defesa.
– O Supr.·. Cons.·. da Jurisdição Sul de USA remete $US 40.000 para os maçons franceses perseguidos pelos alemães.
– A organização maçônica cubana El Zapato Escolar distribui 27.584 pares de calçado entre 1.346 escolas do país.
– George VI, rei da Inglaterra, instala seu irmão carnal o Duque de Kent como G.·. M.·. da G.·. L.·. Unida da Inglaterra, que já conta com 5.216 Lojas

1942
– Alexander Fleming é eleito Gr.·. Primeiro Vig.·. da G.·. L.·. Unida da Inglaterra.

1943
– Fundada a Loja Fortitude U. D. em Chungking com Carta Patente da G.·. L.·. da Califórnia.
Out – Após sucessivas conferências realizadas em Montevidéu e Buenos Aires, os representantes de Chile, Argentina e Uruguai, decidem reunir os maçons da América na primeira Conferência Interamericana da Francmaçonaria Simb como etapa prévia de uma Conferência Mundial.
Dez 15 – O G.·. M.·. da G.·. L.·. da França, Michel Dumesnil de Gramont, designado para representar o movimento de Libertação-Sul e o Conselho Nacional da Resistência na Assembléia consultiva provisória, consegue que o General De Gaulle anule a lei de 13 de Agosto de 1940 e as disposições subseqüentes relativas às associações chamada secretas. Supunha-se que estas nunca tivessem deixado de existir. A publicação da anulação foi seguida da reabertura das oficinas argelinas. O despertar das diversas obediências processou-se conforme ocorria a libertação dos territórios.
– A G.·. L.·. Unida da Inglaterra conta com 400.000 irmãos.
O Domínio de Canadá conta com 171.300 irmãos.
As 7 GG.·. LL.·. da Austrália contam com 20.000 irmãos.
As 47 GG.·. LL.·. de USA contam com 2.499.400 irmãos.

1944
Mar 30 – Fundado no Rio de Janeiro o G.·. O.·. Estadual Independente, dissidência do G.·. O.·. do Brasil; em 1957 muda seu nome para G.·. L.·. Simb.·. do Estado de Rio de Janeiro.
Dez – Reativada a G.·. L.·. da Romênia que tinha adormecido durante a dominação nazista.

1945
– Fundada a G.·. L.·. Oriental da Colômbia.
– A G.·. L.·. de New York ordena à G.·. L.·. de Cuba a recolocar a Bíblia no Altar.
Mai 18 – Fundação da G.·. L.·. do Brasil, resultante do Movimento Maçônico Restaurador, criado em 1944.
Out 04 – Leon Mauvais, em nome do Comitê Central do Partido Comunista francês, escreve ao G.·. M.·. do G.·. O.·. da França declarando que seu Partido “decidira admitir maçons desde que declarassem aceitar sua doutrina, conformar-se com suas regras, ações, forma de organização e normas do Partido que aplicará sua própria política e disciplina, em todas as circunstâncias e motivos”.
Out 21 – Na França, as Lojas de Adoção rebelam-se e se desligam da G.·. L.·. de França e fundam a União Maçônica Feminina de França, que em 1952 viria a se converter na Grande Loja Feminina de França. (Fonte: Minoru Tamura no boletim Ampulheta, Ferraz de Vasconcelos, SP)
– Fundada a G.·. L.·. Oriental da Colômbia.

1947
Abr 14 à 20 – Realizada a Conferência Maçônica Interamericana com 43 GG.·. LL.·. da América, em Montevidéu. Foram reafirmados os princípios e declarações de 1875 em Lausane, ou seja, reafirmados os pontos de vista do G.·. O.·. da França no que se refere a crença em Deus, na imortalidade da alma e o uso da Bíblia. Foram aprovados fundamentos para o Direito Maçônico Interpotêncial, que na sua maioria são normas de reconhecimento.
– Re-ergue colunas a G.·. L.·. de Zchekoslovaquia.

1948
Mar 13 – Fundado o G.·. O.·. Unido no Rio de Janeiro. Potência irregular, em 1950 iria a absorver a G.·. L.·. do Brasil, também irregular. Em 22 de Dezembro de 1956 foi reincorporado ao G.·. O.·. do Brasil. (Fonte: José Castellani em seu livro Do Pó dos Arquivos).
Mai – A G.·. L.·. do Uruguai publica uma resolução que torna possível a admissão de candidatos que sejam ateus.
Jul – É fechada pelo regime comunista a G.·. L.·. da Romênia.
Out 29 – Na França, a G.·. L.·. Independente e Regular fundada em 1913, adota oficialmente o título de G.·. L.·. Nacional Francesa.
– Alexander Fleming é G.·. Past Vig.·. da G.·. L.·. Unida da Inglaterra.
Nov 13 – Fundada a G.·. L.·. de Piauí (Brasil).
– I Reunião dos SSob.·. GG.·. CCom.·. das Américas realizada em La Havana.

1949
Jan 16 – Fundada a G.·. L.·. da China (Taipei, Taiwan)
Mar 18 – Consagrada a G.·. L.·. da China.
Out 02 – O Cardeal Schuster, arcebispo de Milão, alerta para as novas e violentas ofensivas que a maçonaria está preparando contra a Igreja. (Fonte: Pe Valério Alberton no livro Maçonaria e Igreja Católica).
– A G.·. L.·. Unida da Inglaterra reitera a norma de 1938 sobre o juramento sobre o Volume da Lei Sagrada.

1950
Mar 11 – O G.·. O.·. Unido, uma potência espúria, cisão do G.·. O.·. B.·., incorpora a G.·. L.·. do Brasil, outra potência espúria que fora instalada em 1945. (Fonte: A Gazeta Maçônica, agosto de 1996).
Mar 20 – A G.·. L.·. Unida da Inglaterra adverte à G.·. L.·. do Uruguai que a primeira condição para ser membro da Ordem é a crença no Ser Supremo e lembra da presença da Bíblia no Altar, mas a G.·. L.·. do Uruguai responde que não pode seguir esta orientação.
Abr 28 e 29 – A G.·. L.·. Unida da Inglaterra exige a dissolução da Associação Maçônica Internacional por estar nela incluída a maçonaria atéia francesa.
Jul 24 – Instalação do G.·. O.·. Estadual de Santa Catarina.
Ago – Fundada a Confederação Brasileira da Maçonaria Simbólica sob a presidência de Agnelo Bittencourt, com a finalidade de unir as várias GG.·. LL.·. Estaduais, numa espécie de corpo maçônico nacional, mas independente do G.·. O.·. do Brasil. Participam as GG.·. LL.·. do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e do G.·. O.·. de Amazonas, Acre e Territórios Limítrofes.
Set 06 – A G.·. L.·. Unida da Inglaterra retira seu reconhecimento da G.·. L.·. do Uruguai, como reflexo da Primeira Conferência da Confederação Maçônica Internacional de 1947.
– II Reunião dos SSob.·. GG.·. CCom.·. das Américas realizada em Cidade de México.
– O governo comunista proíbem a maçonaria na Hungria. Em 1990, a Instituição começa a ser reorganizada.

1951
Fev 23 – O Xá de Pérsia Reza Pahlevi é investido do grau 33
Jun 02 – A G.·. L.·. do Estado de São Paulo, declara-se dissidente do Supremo Conselho Regular, do Rio de Janeiro.
Jul 23 – Fundada a G.·. L.·. Nacional da Islândia, tendo como primeiro G.·. M.·. o Ir.·. Bjornsson, que era o Presidente da República.
– Desde que Wyoming tornou-se Estado, todos os governadores entre 1890 e 1951 foram maçons, com exceção da sra William A. Ross, que não entanto era casada com maçom.
– O G.·. M.·. T. F. Wei é obrigado a declarar a G.·. L.·. da China em recesso devido as permanentes intervenções do governo comunista.
– Fundada a G.·. L.·. do Estado de Goiás com Carta Constitutiva da G.·. L.·. do Estado de São Paulo.
– Fechada pelo governo comunista a G.·. L.·. da Czechoslovaquia.

1952
– A G.·. L.·. do Uruguai elimina qualquer referência ao G.·.A.·.D.·.U.·.. A G.·. L.·. Unida da Inglaterra declara irregular à G.·. L.·. do Uruguai, sendo esta última também condenada por outras Potências Regulares.
Jun 16 – O Daily Mirror de Londres publica artigo detalhando os sinais, toques e palavras usadas pelos maçons. Ao que parece, um jornalista de nome Douglas Howell conseguiu infiltrar-se na Ordem com fim preconcebido de revelar seus mistérios.
– Maurice Paillard, antigo membro do Conselho do G.·. O.·. da França e V.·. M.·. da Loja Hiram, de Londres, edita na Inglaterra uma tradução francesa, com o texto original defronte em inglês, das Constituições de Anderson. Paillard faz uma longa introdução onde, polemicamente, afirma que a Maçonaria francesa é mais fiel às Constituições de Anderson do que a maçonaria inglesa. A tradução de Paillard ressente-se de alguns erros de tradução interpretando “Fraternity” como “Confrérie”, “Fame” como “Renommée”, etc.

1953
Out 20 – Constituída a G.·. L.·. do Estado de Israel como continuação da G.·. L.·. da Palestina.
– A G.·. L.·. da França decide que doravante o juramento será prestado sobre a 3 Grandes Luzes e que o Livro da Lei Sagrada será aberto durante o trabalho das Lojas. Esta decisão foi referendada pelo Convento da Obediência em Setembro de 1954.
– Alexander Fleming recebe homenagem pelos serviços prestados à G.·. L.·. de New York.
– Por exigência do governo americano, a maçonaria espanhola volta a ver a luz, mas por enquanto somente existem Lojas militares no exército americano.

1954-Jan 05 – Decreto do Santo Oficio inclui no índice de livros proibidos, uma obra sobre a denominada Maçonaria Joaninha. O decreto termina com uma nota observando que a determinação seria uma advertência eficaz aos católicos a fim de não se deixarem enganar pelos que tentam persuadir de uma pretensa mudança de atitude da maçonaria com relação à Igreja Católica. (Fonte: Pe Valério Alberton em Maçonaria e Igreja Católica)
Mai 15 – As GG.·. LL.·. dos Países Baixos, Suíça Alpina, Viena, Luxemburgo e Alemanha, reunem-se em Luxemburgo e assinam a Convenção de Luxemburgo destinada a constituir-se em um instrumento de regularidade e união entre as Obediências da Europa continental. Meses mais tarde, o G.·. O.·. D’Itália também adere esta Convenção. Uma das cláusulas da Convenção ordena o rompimento com as Potências consideradas irregulares.
– III Reunião dos SSob.·. GG.·. CCom.·. das Américas realizada em Santiago, Chile.

1955-Fev 26 à Mar 05 – Terceira Conferência Interamericana da Maçonaria Simb.·. realizada em La Havana.
Mai 25 – A G.·. L.·. Nacional da França e a G.·. L.·. da França preparam um projeto para a união das 2 potências.
Nov 25 – O Conselho Federal da G.·. L.·. da França abandona o projeto de união com a G.·. L.·. Nacional da França.

1956-Abr 9 à 13 – 7º Conferência Internacional dos SSup.·. CCons.·. realizado em La Havana.
Abr 21 – Fundada a G.·. L.·. de Santa Catarina (Brasil).
Set – A G.·. L.·. da França adere à Convenção de Luxemburgo.
– No Seul funcionam duas Lojas dependentes da G.·. L.·. das Filipinas. Um Hospital para crianças em Pisam é mantido pelo Clube Maçônico local. O Hospital de Mulheres Sam Dong de Seul é mantido pelo Jau Succon Club local que é integrado por militares maçons das forças armadas de USA destacadas na Coréia do Sul.
– Gamal Abdel Nasser fecha a maçonaria em Egito.

Maçonaria no mundo :
USA 3.964.657 maçons (USA conta somente os Mestres)
Resto do mundo 1.500.000 maçons
G.·. L.·. da Alemanha 235 Lojas alemãs e 117 lojas estrangeiras
G.·. L.·. de Cuba 313 Lojas e 31.744 maçons
G.·. L.·. Nova Zelândia 40.954 maçons
G.·. L.·. Alpina da Suíça 5.000 maçons
Brasil 636 Lojas e 150.000 maçons

1957-Mar 16 – Fundada a G.·. L.·. do Japão.
Jun 17 – Na Quinta Mesa Redonda das GG.·. LL.·. Brasileiras realizada em Belém do Pará foi escolhido o 20 de Agosto como Dia do Maçom, no Brasil. A data escolhida resultou ser uma equivocada interpretação do calendário maçônico feita pelo irmão Barão do Rio Branco derivada do fato da Ata da Sessão em que o G.·. O.·. do Brasil fez, praticamente uma Declaração de Independência, estar datada como o 20º dia do 6º mês maçônico do Ano da Verdadeira Luz de 5822 o que, para o Barão do Rio Branco, seria o 20 de Agosto pois o ano começava, de acordo com o calendário maçônico no dia 1º de Março; o 6º mês teria, então, iniciado no dia 1º de Agosto, acrescentando-se 4000 anos para se achar o Ano da Verdadeira Luz. Mas ocorre que o calendário usado pelo G.·. O.·. do Brasil, na época de sua fundação não era esse mas sim um mais aproximado do calendário hebraico religioso e usado no Rito Adoniramita, no qual funcionava o G.·. O.·. na época; nesse calendário o ano começava no 21 de Março e conseqüentemente, o 6º mês iniciava-se no dia 21 de Agosto, então a histórica sessão aconteceu no dia 9 de Setembro de 1822. O irmão Gonçalves Ledo, que dirigiu a sessão apresentou uma declaração de Independência, sem saber que ela já havia sido proclamada , em São Paulo, no dia 7, dados os precários meios de comunicação da época. (Fonte: Rev A Verdade Abril 1983, artigo de José Castellani). Quando tomaram conhecimento do erro, anos mais tarde, as GG.·. LL.·. decidiram manter a data do 20 de Agosto argumentando que ela já formava parte da tradição.

1958-Nov – O G.·. O.·. da França e a G.·. L.·. da França preparam um projeto de união das potências; após 5 reuniões o projeto fracassa.
– IV Reunião dos SSob.·. GG.·. CCom.·. das Américas realizada em Lima.

1959-Fev 21 – Fundado o Sup.·. Cons.·. de Costa Rica.
Set – A G.·. L.·. da França, para se ajustar à Convenção de Luxemburgo, suspende suas relações com o G.·. O.·. da França por um ano, suspensão que será definitiva se o G.·. O.·. não recuperar a sua regularidade.
– O rei Hussein da Jordânia, é iniciado pelo Gr.·. Secretário da G.·. L.·. do Líbano. (Fonte: Revista “Atualidades Maçônicas” de 1959)

1960
Mar 27 – Fundada a G.·. L.·. de Maranhão.
– A G.·. L.·. Unida da Inglaterra emite um comunicado alertando que tanto o G.·. O.·. da França como a G.·. L.·. da França encontram-se irregulares.
– O G.·. O.·. dos Países Baixos e a G.·. L.·. Unida da Alemanha rompem relações com a G.·. L.·. da França.

1961-Fev 25 à Mar 05 – 5a Conferência Maçônica Interamericana realizada em San Juan de Puerto Rico.
Abr 22 – Fundada a G.·. L.·. da África do Sul.
Nov – É consagrada a G.·. L.·. da Índia sendo o primeiro G.·. M.·. Sua Alteza o Doutor Sir Syed Raza Ali Khan, Nabab de Rampur.
– 8a Conferência Internacional dos SSup.·. CCons.·. realizada em Washington.
– USA e Canadá tem 4.100.139 irmãos distribuídos em 15.768 Lojas. Canadá tem 259.282 irmãos. (Fonte: Les Cahiers da G L da France).

1962 — Licio Gelli, que posteriormente seria protagonista do escândalo da P-2 é iniciado na Loja Romagnoni.
Nov 24 – Fundada a G.·. L.·. do Estado de Mato Grosso (Brasil). Quando do desmembramento do Estado passou a se chamar G.·. L.·. do Estado de Mato Grosso do Sul.
Dez 06 – Durante o Concílio Vaticano II, o Bispo de Cuernavaca, México, questiona a atitude da Igreja para com as sociedades secretas e, em especial, a maçonaria, que nem sempre foi e nem é anti-religiosa. (Fonte: Padre Valério Alberton no livro “Maçonaria e Igreja Católica”.)

1963-Fev 16 – Fundada a G.·. L.·. de Brasília.
– As GG.·. LL.·. da Suíça, Bélgica e Itália suspendem seus relações com a G.·. L.·. da França.
– Começa a ser estudado pelo Vaticano um novo Código de Leis Canônicas.
– V Reunião dos SSob.·. GG.·. CCom.·. das Américas realizada em Buenos Aires.

1964-Set 17 – A G.·. L.·. da França decide assinar um Tratado de Aliança Fraternal com o G.·. O.·. da França, mas ele não é aceito pelo seu Convento por 140 votos a favor contra 82.

1965-Fev 07 – Em Puerto Rico, os maçons da Loja Discípulos de Hiram Nº 104, devidamente paramentados, assistem à missa celebrada pelo pároco Antônio Hernandes, na Igreja Santa Bernardette. (Fonte: Pe. Valério Alberton, A Maçonaria e a Igreja Católica)
Jul 14 – No encerramento de uma Sessão de Iniciação que presidia, falece vítima de colapso cardíaco, o Irmão Manoel de Luna Filho, G.·. M.·. da G.·. L.·. de Pernambuco (Brasil). (Fonte: Boletim do G.·.O.·.B.·.)
Ago – O astronauta norte-americano Leroy Gordon Cooper Jr. membro da Loja Carbondale Nº 82 Colorado, na viagem espacial da Gémini V levou a jóia oficial do grau 33 e a bandeira do Rito Escocês.

1966-Jul 19 – Fundada a Confederação da Maçonaria Simb do Brasil por iniciativa de Washington Pelucio, G.·. M.·. da G.·. L.·. do Estado de São Paulo, e proposta da G.·. L.·. do Ceará.
Out 10 – O jornal Tribuna Italiana publica a Oração aos Maçons, supostamente atribuída ao Papa João XXIII poucos dias antes da sua morte.

1967– 9a Conferência Internacional dos SSup.·. CConsel.·. realizada em Bruxelas

1968-Out 14 – O G.·. M.·. da G.·. L.·. Unida da Alemanha, Theodor Vogel interpela o cardeal Franz Koening de Viena sobre o controvertido Cânone 2335 e, desta troca de argumentos, surge uma comissão composta de maçons e autoridades eclesiásticas que se encontraram em diversas ocasiões nas cidades de Innsbruck, Eiselden, Nüremberg e Lichtenau.
– VI Reunião dos SSob.·. GG.·. CCom.·. realizada em Guatemala.

1969-Mar 28 – Alec Mellor, escritor e advogado católico francês, é iniciado na Loja L’Espoire Nº 35, de Paris, com autorização do Vaticano.
Jul 20 – Os astronautas norte-americanos Ir.·. Edwin E. Aldrin Jr. e Neil A. Armstrong, plantam no Mar da Tranqüilidade, da Lua, uma bandeira norte-americana e um emblema maçônico da Loja Azul.
Out 05 – A Convenção das GG.·. LL.·. Unidas da Alemanha aprova por 228 votos contra 6 e 4 abstenções continuar o diálogo, iniciado por iniciativa de Theodor Vogel, com os representantes da Igreja Católica que já estava na quarta reunião.

1970-Mar 01 à 07 – Realiza-se em São Domingos, República Dominicana, a VIII Conferência Inter-americana da Francmaçonaria Simb com a quase totalidade das GG.·. LL.·. Regulares latino-americanas e uma maior participação das GG.·. LL.·. do Brasil.
Abr 30 – Fundado o Supr.·. Cons.·. do Irã, e que foi fechado quando da deposição do Xá.
Jul 05 – Uma comissão de maçons da G.·. L.·. Unida da Alemanha e autoridades eclesiásticas emitem a Declaração de Lichtenau após várias reuniões tentando acabar com a controvérsia entre católicos e maçons. “Estamos cientes das antigas controvérsias que por tempo já suficiente tem levado à condenação dos maçons. É inútil manter vivas essas controvérsias. Nós, portanto, sinceramente damos as boas vindas a este começo de diálogo que, não obstante as divergências existentes, trouxeram à tona o desejo de se alcançar um entendimento. Nós concordamos que as bases deste diálogo exigem um SIM à dignidade do gênero humano. Somos da opinião que as Bulas Papais referentes à Maçonaria só tem importância histórica e não tem sentido nos tempos atuais. Temos a mesma opinião sobre a Lei Canônica, pois, pelo que foi exposto anteriormente, torna-se impossível a uma Igreja que ensina, de acordo com os mandamentos de Deus a amar seus semelhantes, justificar essas condenações contra a Maçonaria”
Out 28 – O Presidente eleito do Chile Ir.·. Salvador Allende, antes de ser empossado no cargo é recebido pela G.·.L.·. do Chile em uma sessão Especial, tradição que acontece cada vez que um Irmão é eleito Presidente da República.
– 10a Conferência Internacional dos SSup.·. CConsel.·. realizada em Barranquilla (Colômbia)
– Theodor Vogel e Alfred Rosti da G.·. L.·. Unida da Alemanha informam ao G.·. Secret.·. da G.·. L.·. Unida da Inglaterra, ao G.·. M.·. da G.·. L.·. de New York e ao Past G.·. M.·. da G.·. L.·. de Maryland o conteúdo dos diálogos com a Igreja Católica.

Nov 08 – Fundada a G.·. L.·. do Estado do Espírito Santo.
– Japão totaliza 4.541 maçons distribuídos em 20 Lojas. A G.·. L.·. do Japão tem sido reconhecida por 109 GG.·. LL.·. (Informe do G.·. M.·. Chester O. Nielsen).

1971-Mar 25 à 28 – Reunião em Santiago do Chile dos SSob.·. GGr.·. CCom.·. dos SSupr.·. CCons.·. que integram o Cone Sul da América Latina: Chile, Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
Jul 06 – Falece o músico negro norte-americano Louis Armstrong, que em vida pertenceu à Loja Montgomery, da Potência Prince Hall.
– Surge a proposta de realização de encontros entre os maçons brasileiros e a Igreja católica, feita por D. Ivo Lorscheider.
– VII Reunião dos SSob.·. GG.·. CCom.·. das Américas realizada em Caracas.

1972-Abr 14 – Quarta Reunião Zonal da Confederação Maçônica Internacional realizada em Tacna, Peru, com a presença de Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. É analisada a limitada participação das GG.·. LL.·. do Brasil nas 8 reuniões já realizadas e a falta de trabalhos apresentadas em todas elas.
Set 13 – A G.·. L.·. Unida da Inglaterra concede reconhecimento ao G.·. O.·. da Itália.
Nov 28 – Na Grécia, o Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa que já condenara a maçonaria em pastoral de 1933, reafirma essa condenação. (Fonte: Alec Mellor).

1973-Mar 23 – A Alta Corte de Casablanca declara que a Maçonaria é compatível com o Islã.
Ago 20 – Fundada a G.·. L.·. do Acre (Brasil.
Set 11 – Um golpe militar liderado por Augusto Pinochet (que foi iniciado numa Loja na cidade de Arica, norte do Chile, mas não passou do grau de Ap) depõe e mata o Presidente Salvador Allende, M.·. I.·., neto do G.·. M.·. da G.·. L.·. do Chile, Ramón Allende Padin.
Out 14 à 21 – Nona Conferência Interamericana da C. M. I. Em Buenos Aires com a assistência de 30 GG.·. LL.·. latino-americanas.
– A Loja Astro da Arábia Nº 163, São Paulo, funda a Escola de 1º grau Comendador Elias Zarzur, localizada em um bairro pobre da cidade, que começa com 50 alunos; em 1975 passa a ter 250 alunos, em 1977 já tem 500 alunos e em 1991 chega à 1000 alunos e com o mesmo nível de qualidade dos melhores colégios de São Paulo.
– Fundado o Supr.·. Cons.·. Independente da Finlândia.
– Conforme pesquisa realizada pela Conferência Nacional de Bispos Brasileiros, de 1.164 Lojas maçônicas existentes no Brasil, 85% adotam o R.·.E.·.A.·.A.·., 5,94% o Moderno ou Francês, 4,95% o Adoniramita, 2,23% o Brasileiro, 1,48% o de York e 0.37% o de Schröder ou Rosa Cruz Retificado.

1974 -Jul 18 – Em resposta a esclarecimentos sobre o cânon 2335 do Código Jurídico Canônico solicitados pelo Cardeal John Joseph Krol de New York, o Cardeal Prefeito da Sacra Congregatio Fidei escreve o seguinte: muitos bispos têm se dirigido a esta Sacra Congregação indagando sobre a força e o significado do cânon 2335 que proíbe aos católicos, sob pena de excomunhão se filiarem à maçonaria ou outra associação da mesma natureza. Durante a longa verificação dessa situação, a Santa Sé freqüentemente consultou conferências episcopais interessadas para que pudesse familiarizar-se com a natureza dessas associações e a direção que atualmente tomam. A grande divergência nas respostas, contudo, refletindo a diferente situação existente em cada nação, não permitiu à Santa Sé, modificar a legislação atual, a qual continua em vigor até que a nova Lei Canônica seja publicada pela competente Comissão Pontificial para o Código da Lei Canônica. Ao considerar casos particulares, deve ser lembrado que a lei penal está sujeita a interpretação rigorosa. Portanto, pode-se ensinar e aplicar com segurança a opinião dos autores que sustentam penalização aos que se filiem à associações que conspirem contra a Igreja. Clérigos, religiosos e membros de instituições seculares continuam proibidos, em qualquer caso, de se filiarem à qualquer instituição maçônica”.
Jun 23 – Fundada a G.·. L.·. Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil).
Jul 18 – Em resposta a esclarecimentos sobre o cânon 2335 do Código Jurídico Canônico solicitados pelo Cardeal John Joseph Krol de New York, o Cardeal Prefeito da Sacra Congregatio Fidei escreve o seguinte : muitos bispos têm se dirigido a esta Sacra Congregação indagando sobre a força e o significado do cânon 2335 que proíbe aos católicos, sob pena de excomunhão se filiarem à maçonaria ou outra associação da mesma natureza. Durante a longa verificação dessa situação, a Santa Sé freqüentemente consultou conferências episcopais interessadas para que pudesse familiarizar-se com a natureza dessas associações e a direção que atualmente tomam. A grande divergência nas respostas, contudo, refletindo a diferente situação existente em cada nação, não permitiu à Santa Sé, modificar a legislação atual, a qual continua em vigor até que a nova Lei Canônica seja publicada pela competente Comissão Pontificial para o Código da Lei Canônica. Ao considerar casos particulares, deve ser lembrado que a lei penal está sujeita a interpretação rigorosa. Portanto, pode-se ensinar e aplicar com segurança a opinião dos autores que sustentam penalização aos que se filiem à associações que conspirem contra a Igreja. Clérigos, religiosos e membros de instituições seculares continuam proibidos, em qualquer caso, de se filiarem à qualquer instituição maçônica”.

1975 – Abr 09 – Gerald Ford, sendo Presidente de USA, é eleito por unanimidade Membro Ativo do Supremo Conselho Internacional da Ordem deMolay e o seu Grão Mestre Honorário, em sua reunião realizada em Orlando, Florida.
Jul 24 à 27 – Quinta reunião da VI Zona da C. M. I., realizada em Santiago do Chile, com assistência de Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai e o G.·. M.·. da G.·. L.·. de Guanabara como invitado especial, Heitor Correa de Melo.
– 11a Conferência Internacional dos SSup.·. CCons.·. realizada em Indianápolis (EEUU).

1976 –Jan 26 – A Conferência Episcopal de São Domingos divulga nota esclarecendo que não existe incompatibilidade entre ser católico e ser filiado a uma associação que exija ações e atitudes concretas ou mentalidade contrárias à fé cristã ou à Igreja.
Maio 2 à 8 – Décima Conferência Interamericana da Francmaçonaria Simb celebrada em Rio de Janeiro.
– O G.·. O.·. D’Itália exclui à Loja Propaganda Due e ao seu autotitulado G.·. M.·. Licio Gelli.

1977 – Mai – 6ª Reunião da VI Zona da C. M. I. realizada em Montevidéu.
Mai 02 – O Governo da Cuba emite decreto para que todas as instituições inscrevam-se em registros oficiais. As autoridades consideraram que algumas Lojas maçônicas não cumpriram as
Disposições e foram multadas. Só a multa da G.·. L.·. foi de US$ 95.000. As razões do governo havidas em conta para esta ação é que as Lojas mantiveram em seus registros a maçons exilados e que proporcionaram ajuda a familiares de maçons presos ou executados.

1978 – Jul 04 – É instalado o novo Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho da Espanha, que já tinha sido re-estabelecida na Espanha após ser suprimida durante a época franquista.
Jul 12 – Fundado o G.·. O.·. Estadual do Espírito Santo (Brasil).
Jul 15 – O Colégio Jurisdicional Islâmico declara que a Maçonaria é um movimento clandestino com clara relação e com o judaísmo e o zionismo internacional.
Out 07 – Fundada a G.·. L.·. do Estado de Mato Grosso (Brasil), com sede em Cuiabá. (Veja 1962)

1979 – É registrada como pessoa jurídica, com sede em Manaus, a entidade denominada “Maçonaria Glória do Ocidente”, sem Carta Constitutiva de nenhuma G.·. L.·. que testemunhe sua regularidade. Esta entidade se infiltrou em alguns Estados brasileiros organizando Lojas e iniciando profanos no Rito de York.
Fev – O Governo espanhol declara ilegal à Maçonaria, sendo negada a inscrição no registro de Sociedades do G.·. O.·. da Maçonaria Espanhola Simb.·. Regular.
Abr 02 – Fundado o G.·. O.·. do Estado de Alagoas (Brasil).
Mai 22 – O G.·. O.·. Espanhol inicia uma ação judicial na Audiência Nacional conseguindo a anulação da resolução que declarava ilegal à Maçonaria.
– Fundada em Bélgica uma nova G.·. L.·.. Trata-se da G.·. L.·. Regular de Bélgica dirigida pelo irmão Charles Wagemann.
– A G.·. L.·. Nacional Francesa, descontenta com certas declarações de G.·. M.·. de Bélgica, Herman Buskens, suspende suas relações com a mencionada Potência, sendo posteriormente imitada por varias GG.·. LL.·. norte-americanas e pela G.·. L.·. Unida da Inglaterra.
– O irmão Charles Bernardin, membro do Conselho da Ordem da França e do Grande Colégio de Ritos, recenseou 206 livros chegando ao seguinte levantamento sobre os supostos origens da maçonaria :
28 autores afirmam que a Maçonaria foi fundada por pedreiros construtores de catedrais
11 atribuem sua fundação à Inglaterra
03 atribuem à França
01 à Suécia
` 01 à China
01 à Japão
01 à Viena
01 à Veneza
05 aos jesuítas
07 aos antigos Rosa-Cruzes
05 às Cruzadas
12 aos Templários
01 aos Abigeois
02 à Sociedade Nova Atlantis de Bacon
04 aos Druidas
01 aos Germanos
03 aos Escandinavos
02 à Torre de Kilwinning (Escócia)
09 à antiga Roma
07 à Grécia
18 ao Egito
01 ao Oriente (sem maiores precisões)
01 à Pérsia
01 à Zoroastro
01 aos Magos
06 à Índia antiga
01 à antiga Caldéia
06 aos Judeus
01 à Ordem dos Assassinos
01 aos Maniqueanos
10 aos primeiros cristãos e mesmo à Jesus Cristo
03 aos pedreiros que construíram o Templo de Salomão
01 aos pedreiros que construíram a Torre de Babel
03 aos sobreviventes do Dilúvio
20 indicam que o origem da Maçonaria se perde na noite dos tempos
15 remontam à Criação e afirmam que ela já existia no Paraíso Terrestre
01 autor afirma que a Maçonaria já existia antes da criação do Mundo.
(Fonte: Publicado no Le Crapouillot, 1978-1979, Paris)

1980 – Jul 18 – As GG.·. LL.·. do Brasil, na Conferência de GG.·. MM.·. realizada em Brasília, fazem uma declaração de apoio as mensagens do Papa João Paulo II emitidas durante sua recente visita ao Brasil.
Out 26 à Nov 01 – XI Conferência Interamericana da Francmaçonaria Simb.·. celebrada em Caracas.
– 12a Conferência Internacional dos SSup.·. CCons.·. realizada em Paris.

1981 – Com a fundação do Sup.·. Cons.·. do grau 33 do R.·.E.·.A.·.A.·. em Camerum, são 55 Sup.·. Cons.·. criados no mundo, conforme a lista seguinte :
1. Charleston (EEUU) em 1801
2. França em 1804
3. Itália em 1804
4. Espanha em 1811
5. Jurisdição Norte (EEUU) em 1813
6. Bélgica em 1817
7. Venezuela em 1824
8. Irlanda em 1826
9. Brasil carta patente em 1829 e instalação em 1832
10. Peru em 1830
11. Colômbia em 1833
12. Haiti em 1836
13. Portugal em 1842
14. Inglaterra e Gales em 1845
15. Escócia em 1846
16. Uruguai em 1856
17. Argentina em 1858
18. Cuba em 1859
19. México em 1860
20. República Dominicana em 1861
21. Turquia em 1861
22. Egito em 1864
23. Chile em 1870
24. Paraguai em 1870
25. Guatemala em 1871
26. Hungria em 1871
27. Grécia em 1872
28. Suíça em 1873
29. Canadá em 1874
30. Tunísia em 1880
31. Romênia em 1881
32. Equador em 1910
33. Iugoslávia em 1912
34. Países baixos em 1913
35. Panamá em 1913
36. Polônia em 1922
37. Checoeslováquia em 1922
38. Áustria em 1925
39. Alemanha em 1930
40. Bolívia em 1931
41. Líbano em 1934
42. Bulgária em 1936
43. Filipinas em 1950
44. Itália em 1960
45. El Salvador em 1960
46. Nicarágua em 1961
47. Honduras em 1961
48. Costa Rica em 1961
49. Israel em 1966
50. Irã em 1970
51. Finlândia em 1973
52. Luxemburgo em 1976
53. Marrocos em 1977
54. Gabão em 1980
55. Camerum em 1981
Fonte: William Almeida de Carvalho no site Pietre Stones, do Ir Bruno Gazzo)
Fev 17 – Declaração do Vaticano confirma a carta de 1974, pela qual os católicos podem pertencer a Lojas Maçônicas, desde que estas não maquinem contra a Igreja. (Fonte: Pe. Valério Alberton)
Mar 02 – O Vaticano repete a proibição aos católicos de ingressar na maçonaria sob pena de excomunhão.
Mai 06 – A policia romana invade a Loja maçônica Propaganda-2, ou simplesmente P-2, da jurisdição do G.·.O.·.do Palácio Giustiniani e a Promotoria comunica ao seu G.·. M.·. Licio Gelli que ele e a Loja estão sob investigação. A loja tem 953 membros, inclusive brasileiros. As acusações contra a P-2 são: pagamento de subornos, sonegação de impostos na industria petrolífera, complô para estabelecer um regime autoritário na Itália, colaboração na simulação de seqüestro do financista Michele Sindona condenado por fraude bancário no USA, quebra fraudulenta do Banco Ambrosiano, participação no atentado terrorista na Estação de Bologna, etc
– Considerando que na edição de 1981 da List Of Lodges, aparece uma Loja Propaganda-2, a G.·.L.·. do Estado de São Paulo solicita informações do G.·.O.·. D’Itália que responde que a Loja Propaganda-2 nada tem a ver com a P-2 do escândalo. O sr Licio Gelli, ex-maçom, fundou uma Loja para iniciar pessoas que ele mesmo escolhia segundo critérios estritamente pessoais e resolveu chamá-la P-2.
– A Confederação da Maçonaria Simb.·. do Brasil exclui da organização a G.·. L.·. do Estado de Guanabara por negar-se esta a prestar informações sobre o envolvimento de vários de seus membros com a Loja P-2.
Ago 08 – Fundado o Supr.·. Cons.·. da República de Camarões.
Ago 20 – Instalação da G.·. L.·. de Roraima.
– Fundada a G.·. L.·. de Alaska.

1982
– A G.·. L.·. Nacional Francesa continua sendo a única potência maçônica da França reconhecida como regular pela G.·.L.·. Unida da Inglaterra; tem sua sede em Neuilly-sur-Seine e conta com 220 Lojas e 6.000 membros, radicados também em alguns países africanos. Obediências francesas não reconhecidas como regulares são: o G.·.O.·. da França sito na rue Cadet 16, Paris, com 30.000 membros e a G.·. L.·. da França sita na rue de Puteaux 8, Paris.
Mar 21 à 23 – XII Conferência Maçônica Interamericana realizada em Lima, Peru.
– O G.·.O.·. de São Paulo, subordinado ao G.·.O.·. do Brasil, edita as Constituições de Anderson de 1723 na língua portuguesa com o texto original em inglês defronte. A tradução é de João Nery Guimarães e trata-se da primeira edição em português.
– Filipinas registra 207 Lojas maçônicas com 15.037 obreiros.
– A G.·. L.·. da Finlândia conta com 88 Lojas e 4.000 maçons.
Nov 06 – Fundada a G.·. L.·. da Espanha.

1983
– O Parlamento italiano aprova a lei Nº 17 que declara a Loja P-2, secreta e subversiva, sendo dissolvida.
Out 26 – O Governador de São Paulo institui o Dia do Maçom a ser comemorado anualmente no 20 de Agosto (Lei Nº 3889) (veja 1957).
Nov 15 – Fundada a G.·. L.·. de Sergipe.
– A G.·. L.·. do Japão conta com 18 Lojas e 3.796 maçons.
Nov 26 – A Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé emite uma declaração, assinada pelo seu Prefeito Cardeal Ratzinger, negando a comunhão aos maçons.

1984
– O Vaticano decreta um novo Código de Leis Canônicas, a Sacrae Disciplinae Legis, que reduz de 2.412 para 1.278 artigos. O novo Código começou a ser elaborado em 1963, precisou de 2.000 horas de reuniões de 93 Cardeais, 62 assessores e 186 Bispos e juristas. A pena de excomunhão para maçons fica a critério do Bispo local.
Mai 14 – O Ministério do Interior da Espanha, autoriza o funcionamento do Centro de Estudos Históricos de la Masoneria Española, com sede na Universidade de Zaragoza. (Fonte: Frederico Guilherme Costa, na revista A Verdade)
Jul 30 – 37 Lojas regulares, pertencentes ao G.·. O.·. D’Itália, reunidas em Assembléia decidem separar-se e reconstituir a G.·. L.·. Geral da Itália, como resultado do escândalo da P-2. De 210 Lojas que solicitam afiliação 123 são recusadas. A nova Potência se compromete a manter os Landmarks do uso do Volume do Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso, a crença em Deus e na imortalidade da alma. Sua regularidade está baseada na Carta de Fundação original datada em 16 de Março de 1805.

1985
Mar 10 – Fundada a G.·. L.·. do Estado de Rondônia.
Mar – O Sínodo da Igreja Anglicana reunido em Londres decide investigar a Maçonaria para determinar se a prática e a crença maçônicas são compatíveis com o Cristianismo.
Abr 12 – Fundado o Supr.·. Cons.·. da Ordem DeMolay para Brasil.
Set 08 – É realizado em Atibaia, SP, o 15o Congresso Nacional da Federação Maçônica Mista Universal O Direito Humana. (Fonte: Kurt Prober na revista A Bigorna).
– 13a Conferência Internacional dos SSup.·. CCons.·. realizada em Washington.
– O Supr.·. Cons.·. do Brasil expulsa o G.·. M.·. da G.·. L.·. do Estado de São Paulo (GLESP), Walter Ferreira, do grau 33 que tinha proposto a constituição de um Supr.·. Cons.·. na Região Sul do Brasil.
– Maçonaria no mundo, conforme List of Lodges, edição 1985, da Masonic Relief Association of the United States and Canada. Notas: USA conta unicamente os Mestres. Não todas as Potências incluídas nesta Lista estão com seus dados atualizados ou completos. Não estão incluídas as Potências consideradas irregulares (ex. G.·. O.·. da França. G.·. O.·. do Brasil; o G.·. O.·. do Brasil foi reconhecido como regular posteriormente sendo incluído no Livro). Pelo anterior esta Lista não pode ser considerada um Censo maçônico mundial mas, os dados aqui contidos permitem estimar que no mundo existem 170 GG.·. LL.·., com 40.000 Lojas e 6.000.000 maçons, incluindo os 3 graus.

1986-Jun 06 – É exaltado a Mestre, o ex Presidente Jânio da Silva Quadros, na Loja Nova Era Paulista, sob a jurisdição da G.·. L.·. Maç do Estado de São Paulo (GLESP).

1987-Jul 25 – A XVI Assembléia da Confederação da Maçonaria Simb.·. do Brasil, com a presença de 25 GG.·. MM.·. emite a Carta de São Paulo solicitando à Assembléia Nacional Constituinte: a preservação dos recursos naturais do país, livre iniciativa com justiça social, sentido social do uso do solo, surgimento de agremiações legítimas de representação popular e um Novo Pacto Social para o surgimento de uma verdadeira Nova República.
Set 16 – A G.·. L.·. da Espanha obtém o reconhecimento da G.·. L.·. Unida da Inglaterra.

1988 -Abr 11 à 15 – É realizada em Rio de Janeiro a XIV Assembléia da Conferência Maç.·. Interamericana.
Jul 03 – Fundação do Supremo Conselho do Irã.
Ago 20 – Fundação da G.·. L.·. de Amapá. (Fonte: O Livro dos Dias – 1999)

1989-Fev 18 – Fundada a G.·. L.·. de Côte D’Ivoire, em Abidjan, Costa do Marfim.
Fev 19 à 21 – A Conferência Maçônica Interamericana é convidada a participar da Conferência dos GG.·. MM.·. de USA, o conclave mais importante da maçonaria norte-americana, apresentando seu Plano Maçônico Regional.
Mai 20 – O Sínodo Geral da Igreja Presbiteriana da Escócia aprova o texto de uma circular dirigida aos membros maçons da Igreja, convidando-os a abandonar a maçonaria, por ser esta irreconciliável com a fé cristã. (Fonte: Frederico Guilherme Costa em A Maçonaria Dissecada).
Nov 05 – Fundação da G.·. L.·. Maçônica do Estado de Tocantins

1990-Jan – O Brasil conta com 27 GG.·. LL.·. e 1.592 Lojas.
Jan 29 – Em Guanambi, Bahia, é fundado pelo Colégio dos Mestres da Maçonaria Brasileira o G.·. O.·. da Bahia.
Mar 24 – O Presidente da Itália Francesco Cosiga, criticou em carta ao Conselho Superior da Magistratura, a proibição que os magistrados tenham qualquer vínculo com a maçonaria.
Jun 26 – É reativada a G.·. L.·. da Iugoslávia comparecendo para prestar apoio representantes das GG.·. LL.·. da Áustria, Itália, Suíça e Hungria e irmãos de Luxemburgo, Holanda, Grécia, Austrália e Canadá.
Jul 06 `11 – XX Assembléia da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, na cidade de Curitiba, Paraná, para discutir assuntos da Ordem e temas de cunho social e político.
– O Sup.·. Cons.·. da Maçonaria para a Itália, toma a decisão de instituir a Ordem DeMolay, solicitando do Sup Cons da Ordem DeMolay para o Brasil, a Carta Constitutiva temporária.
Nov 11 – 45 membros da G.·. L.·. da Finlândia visitam Potências da América do Sul, entre elas São Paulo.
Nov 17 – Renasce na Tchecoslováquia a G.·. L.·. que tinha sido fechada por Hitler em 1939 e, posteriormente, pelos comunistas em 1948.
– 14a Conferência Internacional dos SSup.·. CCons.·. realizada em México.
– USA conta com 1.200 Capítulos da Ordem DeMolay e 36.000 membros. Em Brasil há cerca de 10.000 membros.

1991-Abr 10 à 14 – A Confederação da Maçonaria Interamericana, sob a presidência de Jorge Barrera Vasquez, do México, conta com 56 GG.·. LL.·. de 21 países americanos e está subdividida em 6 Zonas sendo : I (México), II (Cuba, República Dominicana, Haiti, Puerto Rico), III (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá), IV (Colômbia, Equador, Venezuela), V (Brasil) e VI (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai). O Secretário Geral da Confederação afirma que os contatos para ingresso da CMI na ONU encontram-se nos trâmites finais.
Set 04 – O jornal Times, de St Petersburgo, Florida (USA), informa que um candidato a maçom feriu-se na medula espinal durante cerimônia de iniciação na Loja Joshua Nº 105, de St Petersburgo, quando foi jogado várias vezes para cima num tapete, estando vendado; a vítima iniciou um processo contra a Loja recebendo uma indenização de US$ 8.000.000 mas pensão de por vida de US$ 8.500. A Loja Joshua Nº 105 não é jurisdicionada à G.·. L.·. de Florida e também não aparece no livro List Of Lodges.

1992-Jan 19 – A G.·. L.·. Nacional da França consagra a Loja Harmonie 698, composta em sua maioria por irmãos russos residentes.
Jun 09 – Em Indianápolis, EEUU, na Assembléia Anual da Convenção Batista do Sul, é concluído que a maçonaria é uma fraternidade, não podendo ser vista como religião e por tanto não há como se pronunciar sobre a compatibilidade ou incompatibilidade com o cristianismo. (Fonte: Descartes de Souza Teixeira no livro Antimaçonaria)
Set 04 – A mesma Loja Harmonie 698 é transferida para Moscou onde foram iniciados 19 candidatos e regularizados 2 maçons procedentes de uma Potência irregular

1993-Mar – O primeiro Bethel no Brasil da Ordem Internacional de Filha de Jó, é instalado no Rio de Janeiro.
Mai – Encontro em Porto Alegre entre a Igreja católica e a Maçonaria brasileira buscando um esclarecimento objetivo sobre a doutrina católica e a doutrina maçônica.
Jul 23 – 27 GG.·. MM.·. das GG.·. LL.·. brasileiras reúnem-se em Belém, Estado do Pará, em sua XXII Assembléia Geral Ordinária e emitem um manifesto à Nação.
Nov 25 – XII Reunião dos GG.·. SSob.·. CCom.·. das Américas, em Santiago do Chile, inaugurado pelo Presidente da República, que não é maçom.
Dez 09 – A G.·. L.·. Unida da Inglaterra reconhece a G.·. L.·. Regular d’Itália

1994-Fev.01 – Fundação do G.·. O.·. Estadual do Espírito Santo, filiado à Confederação Maçônica do Brasil.
Mar 10 – A G.·. L.·. Nacional da França reconhece a G.·. L.·. Regular d’Itália.
Set 22 à 25 – XXVII Assembléia Geral da Confederação Maçônica Centro-Americana em Cidade de Panamá. No último dia é reservado para uma reunião extraordinária da Confederação da Maçonaria Interamericana, quando os Estatutos são modificados possibilitando o ingresso das GG LL da Espanha e Portugal.
Dez 14 – A G.·. L.·. Unida da Inglaterra reconhece a G.·. L.·. Prince Hall, de maçons negros, norte-americana. (Fonte: O Livro dos Dias – 1999)

1995-Mar – As GG.·. LL.·. de Nebraska e Louisiana reconhecem o G.·. O.·. do Brasil.
Mar 05 – A G.·. L.·. do Estado de Israel reconhece a G.·. L.·. Regular d’Itália
Abr 13 – A G.·. L.·. do Estado de Israel reconhece o G.·. O.·. do Brasil.
– 15a Conferência Internacional dos SSup.·. CConsel.·. realizada em Lausanne.

1996 – 2º Encontro Mundial de GG.·. MM.·. da maçonaria, realizado em Portugal, com a presença de 15 GG.·. MM.·. do Brasil.

1997 – Abr 9 à 12 – XVII Grande Assembléia da Confederação Maçônica Inter-Americana com a presença de 20 dos 21 países membros (falta de Guatemala), em Santiago do Chile.
Dez 31 – A G.·. L.·. de Quebec contava com 92 Lojas e 6.354 irmãos. O Rito usado é o de Emulação (York).

1998 – Abr 19 – Em Cuba existem 415 Lojas, sendo 106 em La Havana; três delas trabalham no Rito de York Americano e o resto no R.·.E.·.A.·.A.·.. A sede da G.·. L.·. de Cuba fica num prédio de nove andares (onde a G.·. L.·. ocupa 2 deles) sito na rua Salvador Allende, ex Carlos III.
Out 08 – Novo encontro em Porto Alegre, entre representantes da Igreja Católica e a Maçonaria brasileira para aproximar as duas instituições. Como fato curioso, participam da reunião, o Past.·. G.·. M.·. de São Paulo Pandolfo e Monsenhor Pandolfo, irmãos carnais.

1999-Out 15 – A G.·.L.·. Maç do Estado de São Paulo e o G.·.O.·. do Brasil (Federação Maçônica Brasileira) assinam um Tratado de Amizade e Reconhecimento Mútuo.
Nov – A G.·. L.·. de São Paulo instala o Sup.·. Gr.·. Capítulo dos Maçons da Ordem do Santo Real Arco de Jerusalém; três Capítulos são fundados sendo estes os primeiros na América Latina. O Real Arco é mencionado na 1ª Constituição de Anderson; ele é criado conforme o interes de Lojas do Rito de Emulação mas membros do R.·.E.·.A.·.A.·. podem pertencer. Ele não se constitui num corpo filosófico e não se organiza no sistema de graus.
Nov 12 à 15 – IV Conferência Mundial de GG.·. LL.·., realizado em São Paulo, com participação de GG.·. MM.·. de 25 GG.·. LL.·. além do G.·. M.·. Geral do G.·. O.·. do Brasil. Nove grupos de trabalho debateram 10 teses :
A busca do crescimento da maçonaria, com qualidade. (G.·. L.·. da Argentina)
O impacto da Internet na Maçonaria, seu futuro e responsabilidades. (G.·. L.·. de
Connecticut)
Se a liberdade falhar. (G.·. L.·. da Grécia)
Os princípios e padrões de reconhecimento entre as GG.·. LL.·. (G.·. L.·. da Índia)
A Maçonaria livre. Sua qualidade e seu papel na sociedade do próximo milênio. (G.·. L.·.
do Haiti)
A educação como meio de extensão dos valores maçônicos. ( G.·. L.·. do Chile)
Projeto de um programa maçônico de intercâmbio cultural. (G.·. L.·. de Brasília)
Direitos humanos numa sociedade multicultural. (G.·. O.·. da Itália)
Quais as GG.·. LL.·. qualificadas para participar em futuras Conferências Mundiais de
GG.·.LL.·.(G.·. L.·. da Colômbia)
Projeto de um programa de intercâmbio cultural da FUNLEC. (G.·. L.·. de Mato Grosso do Sul Brasil)
É assinada a Carta de São Paulo recomendando a aplicação dos preceitos maçônicos na sociedade moderna.
Dez 06 – É assinado em Brasília um Tratado de reconhecimento mútuo entre o G.·. O.·. do Brasil e a G.·. L.·. de Mato Grosso do Sul.
Dez 08 – A G.·.L.·. Unida da Inglaterra reconhece a G.·. L.·. de São Paulo, como Potência regular. A G.·. L.·. de São Paulo completa mais de 150 reconhecimentos de Potências.
Dez 11 – É assinado um Tratado de reconhecimento mútuo entre o G.·. O.·. do Brasil e a G.·. L.·. de Rio de Janeiro.
– Consagrada a G.·.L.·. de Marrocos pela G.·. L.·.Nacional da França.

2000- 16a Conferência Internacional dos SSup.·. CConsel.·. realizada em Rio do Janeiro

2001 – Abr – A G.·. L.·. de Minnesota reconhece a G.·. L.·. da França

2002 – A G.·. L.·. N.·. F.·. suspende suas relações com a G.·. L.·. de Minnesota por esta ter reconhecido a G.·. L.·. da França, e condiciona sua ação ao retiro do reconhecimento da G.·. L.·. da França.
Jul 13 – A G.·. L.·. de Minnesotta suspende seu reconhecimento da G.·.L.·. da França, para não prejudicar os trabalhos da Conferência de GG.·. MM.·. de EEUU programada para Fevereiro 2003, em Minnesotta.
– Noruega, com 4.500.000 habitantes tem hoje 17.000 maçons, reunidos em 80 Lojas.

2003 – Jan 17 – A G.·. L.·. Prince Hall de Massachussets, reconhece a G.·. L.·. Regular da Itália.

FONTES :
Datas recompiladas da Revista Masónica de Chile, A Verdade (GLESP, Brasil), diversos livros maçônicos, coluna “Efemérides do Mês” de Ziito Flóriddo da Revista O Aprendiz da ARLS Duque de Caxias 70 (GLESP), e outros já indicados.

Cofundador e Administrador do Portal Brasil Maçom, Administrador da Loja Virtual Atelier do Maçom, Mestre Maçom Iniciado na ARLS Cidade de Vila Velha 89, Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES), Designer, Programador e Desenvolvedor .NET de Sistemas WEB.

1 comment

Deixe uma resposta