FATOS DESTAQUES, CULTURA, COMEMORAÇÕES E FATOS HISTÓRICOS 10 DE FEVEREIRO

 
Share Button

FATOS DESTAQUES, CULTURA, COMEMORAÇÕES E FATOS HISTÓRICOS 10 DE FEVEREIRO (segunda-feira), 41º dia de 2014 (324 dias para 2015)

1755 – Morre Ir.’. Montesquieu , senhor de La Brède ou barão de Montesquieu (castelo de La Brède, próximo a Bordéus, 18 de Janeiro de 1689 — Paris, 10 de Fevereiro de 1755), foi um político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua Teoria da Separação dos Poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais.

1821 – O Irmão José Joaquim da Rocha organiza, em sua própria casa o Clube da Resistência, para impedir a partida do Príncipe D. Pedro para Portugal.

1824 – FUNDAÇÃO do GC MRA do Distrito de COLÚMBIA, EUA.

1867 – Ir.’. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias sendo efetivado no posto de Marechal-de-Exército, assumindo, em 10 de fevereiro de 1867, o Comando-Geral das forças em operações, em substituição ao General Mitre, da Argentina

1930 – FUNDAÇÃO do SC da ALEMANHA, fechado pelos nazistas e reconstruído em 1947

1967 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica PRÍNCIPE DE CONDÉ no. 217 – Oriente de JOÃO MONLEVADE MG – Obediência: G L M M G – Federada à CSMB – Reunião: Segunda-Feira – Rito: REAA

1980 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica LUZ, PAZ E UNIÃO no. 2057 – Oriente de MATO VERDE MG. Obediência: G O E M G – Federado ao GOB – Reunião: Quinta-Feira – Rito: REAA.

1987 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica PERFEITA HARMONIA no. 216 – Oriente de BELO HORIZONTE MG. Obediência: G L M M G – Federada à CSMB – Reunião: Segunda-Feira – Rito: REAA

1993 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica ARQUITETOS TEMPLÁRIOS DE CAETÉ no. 2692 – Oriente de CAETÉ MG – Obediência: G O E M G – Federado ao GOB – Reunião: Terça-Feira – Rito: REAA.

2001 – FUNDAÇÃO da ARLS Luz dos Essênios Nº 245 – Ponte Alta – Valinhos/SP Rito REAA Reunião 2º e 4º Sábados Horário: 10:00hs

2003 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica CAPITÓLIO DAS ÁGUIAS UBERABENSE no. 284– Oriente de UBERABA MG – Obediência: G L M M G – Federada à CSMB – Reunião: Segunda-Feira – Rito: REAA.

Fonte: Grande Secretaria Geral da Educação e Cultura/GOU
Grande Oriente Universal

CULTURA MAÇÔNICA

FANFARRA PARA O HOMEM COMUM
Aaron Copland, compositor

Esta é uma das peças musicais minhas preferidas. Não é demasiado longa – menos de três minutos. Transmite uma sensação de solenidade. É executada sem a intervenção do naipe “nobre” da orquestra – as cordas -, que cede a primazia aos usualmente secundários metais e à percussão. É uma peça musical que se destina a ser executada, não pelas “estrelas”, mas pelos “carregadores do piano” (instrumento que, afinal, nem sequer faz parte da orquestra sinfónica…).

Mas o que me atrai primordialmente nesta peça musical é o seu nome: FANFARRA PARA O HOMEM COMUM. Não para o especialista, não para o melómano, não para o solista, não para o génio executante, não para o emblemático compositor. Simplesmente para o homem comum! Para mim, que isto escrevo, para si, que isto lê, para o analfabeto e para o culto, para o rico e para o pobre, para o novo e para o velho – para o homem comum, em todas as suas vertentes. Não para o que se destaca – para o que se mistura e confunde na imensa multidão da Humanidade!

A que propósito vem isto num blogue temático sobre a Maçonaria?

Muito simplesmente porque esta – ao contrário do que por vezes se pensa – também não se destina aos iluminados, à “nata” da sociedade, aos privilegiados. A Maçonaria – que é essencialmente um método e um meio de aperfeiçoamento pessoal, nas vertentes moral e espiritual – destina-se essencialmente ao Homem Comum! Ao Homem Comum de boa vontade, interessado em melhorar, em evoluir, em crescer. A Maçonaria recebe, e ajuda a desenvolverem-se, homens comuns. Para que se tornem melhores! Provavelmente, por assim se tornarem, para se transformarem em homens incomuns. Mas com o propósito último de que, de tantos vir a melhorar, fazer com que os incomuns venham a ser, verdadeiramente, e simplesmente, comuns!
Rui Bandeira

ASSISTA O VÍDEO: http://youtu.be/o6MKo1voJ2k
Fanfarria para el hombre corriente. Compositor Aaron Copland

REFLEXÃO MAÇÔNICA

O VERDADEIRO SEGREDO MAÇÔNICO
O verdadeiro Segredo Maçônico…

É um segredo de vida
e não de ritual
e do que se lhe relaciona.

Os Graus Maçônicos comunicam àqueles que os recebem,
sabendo como recebê-los,
um certo espírito,
uma certa aceleração da vida
do entendimento
e da intuição,
que atua como uma espécie
de chave mágica dos próprios símbolos,
e dos símbolos
e rituais não maçônicos,
e da própria vida.

É um espírito,
um sopro posto na Alma,
e, por conseguinte,
pela sua natureza,

…incomunicável.

Fernando Pessoa (1888-1935), nascido Fernando António Nogueira Pessoa, foi maçom em Lisboa, sua cidade natal. É tido como um dos maiores poetas que a língua portuguesa produziu, sendo seu valor equiparável ao de Camões.

Frase do Pedreiro Livre: A Maçonaria é uma sociedade discreta e bastante reservada a qual destina os seus grandes segredos somente aos participantes da mesma. Trata-se de uma associação iniciática e filosófica que busca desenvolver valores como humanidade, a classismo, princípios de liberdade, fraternidade, igualdade e aperfeiçoamento intelectual.

COMEMORAÇÃO PARA O DIA 10 DE FEVEREIRO

DIA DO ATLETA PROFISSIONAL
A figura do atleta surgiu já com as primeiras civilizações do Egito e Mesopotâmia. Existem fontes literárias e iconográficas descrevendo cenas atléticas que remontam a 3.000 a.C.

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade iniciaram em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia antiga, e duraram por mais de mil anos. Os competidores eram atletas profissionais que chegavam a Olímpia um mês antes do início oficial dos Jogos para se submeter a um treinamento moral, físico e espiritual, sob a supervisão dos juízes.

A premiação era somente uma coroa de ramos de oliveira. Mas era comum os campeões terem regalias, como lugares nas primeiras filas dos teatros ou sua alimentação paga por toda vida. Além de tudo, eram considerados heróis. Muitos inclusive foram soldados que inspiraram a mitologia grega.

Em 1896, por iniciativa do Barão Pierre de Coubertin, a Olimpíada voltou a ser realizada. O primeiro país a sediar os Jogos Olímpicos da Era Moderna foi a Grécia, numa justa homenagem aos grandes criadores do espírito olímpico. Novamente, os atletas foram as grandes estrelas do evento.

Desde então, seja em olimpíadas, maratonas, torneios, copas e todo o tipo de competições, os atletas são a grande atração. Se tornam ídolos, modelos, exemplos a serem seguidos. Pelos seus ideais de superação, garra e talento, inspiram pessoas em toda parte a ter uma vida saudável e praticar exercícios. Ganham, perdem, empatam, não importa. O importante mesmo é competir.

Fonte: Porto Alegre rs.gov.

INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO
Fevereiro é mês de combater os males causados pelas bebidas alcoólicas.

O alcoólatra é considerado aquele em que se identifica prejuízo social e pessoal em consequência do abuso da bebida, além de sinais de abstinência e dependência do álcool. No entanto, já há algum tempo, as forças estão voltadas a tratar daqueles que possuem características de risco, ou seja, as pessoas que têm tendências a se tornarem dependentes.

Especialistas já apontam para a necessidade de coibir o surgimento de novos alcoólatras, agindo com a conscientização de indivíduos que estão numa linha bem tênue entre o alcoolismo e o “beber socialmente”, termo bastante usado por bebedores em potencial.

Algumas orientações já são amplamente difundidas como saída. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde – NIH – dos Estados Unidos, quem não quer se tornar um alcoolista deve seguir algumas regras, como estipular uma dose máxima por dia (o ideal é que seja uma para mulheres e duas para homens), evitar beber em casa ou sozinho, tomar água, suco ou refrigerante para dar uma pausa no álcool, são algumas das medidas preventivas para refrear os dipsomaníacos.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o hábito de consumir excessivamente bebidas alcoólicas vem crescendo ano a ano no Brasil. Segundo a avaliação, quase 20% dos brasileiros estão entre os que bebem demais.

Em todo o caso, é bom lembrar que beber demasiadamente líquidos com teor alcoólico é prejudicial em vários aspectos. Além de ruir com sua saúde, o álcool causa 50% dos acidentes de trânsito, segundo o DETRAN.

O alcoolismo também é responsável por destruir famílias e a vida social de quem bebe muito também pode ir gargalo abaixo, já que ninguém gosta daquele bêbado chato importunando em qualquer ocasião.
Fonte: Sambemat

Dia do Início da Semana da Moda Inverno comemoração móvel da capital paulista, conforme Lei Nº 11.645 de 13 de janeiro de 2004 do Estado brasileiro de São Paulo: 2ª semana de fevereiro.

Dia do Início da Semana de Combate às Drogas lícitas e ilícitas comemoração móvel do Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 14.394 de 22 de setembro de 2011, quando a sociedade civil organizada do Estado pernambucano poderá promover eventos nas escolas públicas e privadas do Pernambuco, com o fim de conscientizar a população sobre os efeitos danosos causados pelo uso das drogas à saúde, à família e à sociedade, incluindo: palestras realizadas por profissionais especializados demonstrando o risco das drogas, álcool e fumo para o organismo humano; palestras que abordem maneiras de prevenção; exibição pública de pesquisas, realizadas pelos alunos de escolas públicas e privadas, com orientação dos professores, indicando os problemas que as drogas provocam ao ser humano e à sociedade; e exibição pública de outros trabalhos escolares versando sobre o mesmo tema; sendo que no âmbito de cada educandário, também poderão ser promovidos certames de redações, contos, poesias, trabalhos, apresentações teatrais, debates, competições culturais, além de outras atividades sobre drogas lícitas e ilícitas, facultando-se a premiação dos alunos que se destacarem, podendo ser por meio de nota de avaliação e/ou pontuação a ser acrescida nas médias escolares ligadas às disciplinas nas quais se verifique compatibilidade com o conteúdo curricular, ou ainda por meio de condecorações especialmente instituídas para esse fim, e sempre que possível, os eventos deverão ser abertos à participação dos pais dos alunos e membros das comunidades em geral: 2ª semana de fevereiro.

Dia do Início da Semana Nacional Contra o Alcoolismo comemoração móvel do
Brasil: 2ª semana de fevereiro.

Dia do Agente de Atividades Penitenciárias comemorado no Distrito Federal brasileiro, conforme Lei Nº 4.847 de 31 de maio de 2012.

Dia do Atleta Profissional comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.714 de 14 de maio de 2010..

Dia Estadual da Internet Segura comemorado no Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 17.116 de 27 de julho de 2010.

Dia Estadual da Literatura comemorado no Estado brasileiro do Amapá, conforme Lei Nº 1721 de 21 de dezembro de 2012 e e Artigo Nº 2 da Lei Nº 1751 de 12 DE JUNHO DE 2013, para marcar a data do nascimento do professor e literato brasileiro radicado no Amapá, Antônio Munhoz Lopes, que veio ao mundo em 10 de fevereiro de 1932 na cidade brasileira de Belém do Pará-PA, e que mudou-se para o ex-Território Federal do Amapá em 8 de dezembro de 1959, para exercer o cargo de Delegado do antigo DOPS [Departamento de Ordem Política e Social], mas que ingressou no magistério em 1960, lecionando por mais de 40 anos no Estado amapaense, além de ter visitado vários países pelo mundo a fora.

Dia Europeu da Radiologia comemorado para marcar a data da morte do físico alemão, Wilhelm Conrad Röntgen, que faleceu em 10 de fevereiro de 1923, depois de haver sido laureado em 1901 com o Nobel de Física, por haver produzido radiação eletromagnética em comprimentos de onda correspondentes aos atualmente chamados Raios X, num experimento de 8 de novembro de 1895.

Fonte: Diasde

FATOS HISTÓRICOS DO DIA 10 DE FEVEREIRO

Mandela continua preso
No dia 10 de fevereiro de 1985, o líder do movimento negro sul-africano, Nelson Mandela, preso desde 1962, renuncia a liberdade que o governo lhe oferece, caso abandonasse a luta armada. Mandela acabou tornando-se um símbolo da igualdade de direitos e da justiça.

1874 – Guerra de Cuba. As tropas do patriota Máximo Gomez vencem ss espanholas na Batalha de Naranjo.

1878 – A Paz de Zanjón põe fim à primeira fase da guerra entre Espanha e Cuba, após dez anos de luta.

1896 – O general Valeriano Weyler chega à ilha de Cuba, com a missão de dominar a insurreição, mas não consegue.

1904 – Começa a Guerra russo-japonesa.

1910 – No sul de Tampico, no México, encontra-se o poço Cerro Azul número quatro, considerado até então o maior produtor petrolífero mundial.

1923 – Falece Wilhelm Roentgen, físico alemão, descobridor dos raios X.

1943 – Mahatma Gandhi inicia uma greve de fome contra sua detenção.

1947 – É firmado em Paris um tratado de paz entre as potências aliadas com a Itália, Romênia, Bulgária, Hungria, Finlândia, Estônia, Letônia e Lituânia, incorporadas à URSS.

1949 – Os conservadores irlandeses obtêm a maioria nas eleições parlamentaristas.

1962 – A União Soviética troca o piloto norte-americano capturado, Francis Gary Powers por Rudolph Ivanovich Abel, um espião soviético mantido pelos Estados Unidos.
971 – O procurador Hélio Bicudo faz novas denúncias contra o Esquadrão da Morte, grupo paramilitar que assassinava civis nas grandes cidades brasileiras na década de 70.

1972 – Realizada a primeira transmissão de TV a cores no Brasil: a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

1975 – O governo argentino decide que o Exército intervenha contra a guerrilha.

1979 – Grandes inundações na Bolívia: centenas de mortos, 40 mil danificações e perdas econômicas irreparáveis.

1980 – O manifesto de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) é aprovado por mil representantes sindicais, intelectuais e políticos no Colégio Sion, em São Paulo.

1981 – Um incêndio no hotel-cassino Hilton, em Las Vegas, mata oito pessoas e fere 198.

1981 – Leopoldo Calvo Soleto é nomeado primeiro-ministro da Espanha pelo rei Juan Carlos.

1985 – O líder do movimento negro sul-africano, Nelson Mandela, preso desde 1962, renuncia a liberdade que o governo branco lhe oferece caso abandone a luta armada.

1991 – Lituanos votam pela independência da União Soviética. O Parlamento lituano já havia declarado a independência do país em março de 1990.

1994 – A Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN, decide dar um ultimato aos sérvios da Bósnia, na tentativa de acabar com a guerra civil na ex-Iugoslávia.

1994 – Brasil, Portugal e cinco nações africanas constituem em Brasilia a Comunidade da Língua Portuguesa.

1996 – O computador Deep Blue, da IBM, vence o campeão mundial de xadrez, Gary Kasparov. É a primeira vez que a máquina vence o melhor jogador de xadrez do mundo.

2008- Enquanto os republicanos mostraram que não estão tão certos de que o nome de John McCain seja o favorito do partido, os resultados democratas colocam Obama praticamente com Hillary. Obama venceu em três Estados
Redação Terra

Frase do Dia: ” Nenhum tônico é mais eficaz à saúde do espírito que a saúde do corpo. Uma e formatura de atleta tem de ordinário um rouxinol por alma. ” (Fialho de Almeida)


Deixe uma resposta