FATOS DESTAQUES, CULTURA, REFLEXÃO MAÇÔNICA, COMEMORAÇÕES E DESTAQUES HISTÓRICOS 11 JANEIRO

 
Share Button

FATOS DESTAQUES, CULTURA E REFLEXÃO MAÇÔNICAS 11 DE JANEIRO 

1847 – FUNDAÇÃO do GC MRA do Estado da FLÓRIDA, EUA.

1862 – O IMPERADOR NAPOLEÃO III resolve pacificar a Maçonaria francesa e nomeia o marechal MAGNAN, que não era Maçom, como Grand Maître de l’Ordre Maçonique en France.

1912 – FALECIMENTO de QUINTINO (… Antônio Ferreira de Sousa…) BOCAIUVA (maçom) (jornalista e político fluminense), no Rio de Janeiro RJ.– Nasceu em 04.12.1836, em Itaguaí, RJ.

1980 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica AMIGOS DA VERDADE no. 79– Oriente de BELO HORIZONTE MG. Obediência: G L M M G – Federada à CSMB – Reunião: Quarta-Feira – Rito: REAA.

1980 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica HARMONIA E JUSTIÇA DE CAPITÓLIO no. 039 – Oriente de CAPITÓLIO MG. Obediência: G L M M G – Federada à CSMB – Reunião: Quarta-Feira – Rito: REAA.

Fonte Grande Secretaria Geral de Educação e Cultura/GOU
Grande Oriente Universal

CULTURA MAÇÔNICA
DISCRETA SIM, SECRETA NÃO 
A maçonaria foi e continua sendo encarada por muitos como sendo uma sociedade secreta. Dentro da realidade atual entretanto, a instituição não poderá ser considerada senão como sendo uma sociedade discreta. Há realmente, uma grande diferença entre esses dois conceitos. Como secreta dever-se-ia entender que se encobre na Maçonaria algo que não pode ser revelado, quando por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente aqueles que dela participam.

Em realidade, a Maçonaria não é possuidora nem detentora de nenhum segredo misterioso como tem pretendido alguns. No vocabulário maçônico moderno, a palavra segredo, deve considerar-se como discrição. Assim o ensina a instrução de Grande Mestre, quando diz que o segredo dos Mestres é guardado em um cofre de papel coral, rodeado de marfim – a boca.

Já se foi aquele tempo em que a Maçonaria deveria encobrir toda a sua atividade sob o mais rigoroso sigilo e de tal forma, que esta reserva devia constituir ato secreto e até mesmo misterioso.
Era a instituição perseguida pelos poderosos, por aqueles que escravizavam os povos que não viam com bons olhos a liberdade de consciência, tiranos de todas as épocas, sanguinários e exploradores da humanidade.

Nos dias em que vivemos é quase dispensada a ação liberatória da Maçonaria e ela pode trabalhar livremente, dedicando-se mais à evolução intelectual e à assistência filantrópica.
Conserva porém, como princípio e tradição a sua maneira própria de agir, o uso de iniciação ritualística, a simbologia universal de suas práticas espiritualísticas e o seu caráter de organização restrita a seus membros.

Mantendo como uma de suas qualidades, o respeito e acatamento às leis, aos governos legalmente constituídos, nada tem que ocultar, a não ser as suas fórmulas ritualísticas, seus sinais, toques e palavras, como meio de reconhecimento recíproco de seus filiados, espalhados por todos os recantos do mundo.

Não se reveste mais a Maçonaria de um secretísmo absoluto, de vez que seus rituais são impressos e muitas de suas práticas. Tendo divulgação habitual, são conhecidos e estão ao alcance de muitos estudiosos.

Nesta condição, nada tem a Maçonaria de sociedade secreta. Exigindo reserva de seus seguidores quanto aos seus trabalhos, cultiva e difunde entre os Maçons, a virtude da discrição, segue uma tradição milenária e se põe, sempre, em posição, de em qualquer emergência, para se defender de opressores e manter as liberdades nacionais e humanas, volver ao passado e prosseguir em sua luta em defesa da liberdade, da igualdade e da fraternidade.
Fonte: Aminternacional.Org

REFLEXÃO MAÇÔNICA

Os treis estagios quando falamos a verdade.
Em um mundo globalizado, onde as informações mais coerentes possíveis, vem-nos a bel conhecimento, temos uma corrente entre nós, que continua a toda forma e a todo o custo tentando manter temas inexistentes.

Sim, existe muita coisa dentro dos cenários que nos apresentam.
Existe o Amor, a Fraternidade, a alegria em viver com disciplina, enfim, sim, existe muita coisa positiva.
Nós acreditamos que muita verdade pode até não ser benéfica; mas continuar acreditando em um mundo inexistente, onde a concepção do mundo do criador, com Céu e Inferno, dentro da atualidade, passou a ser uma forma de ignorar os fatos verdadeiramente Divinos.
Temos um Criador, muito maior que supostamente nos apresentam, e ainda, muito maior e dimensão da nossa concepção imaginária.

Nossa Cultura primitiva, criou mundos abstratos, com similaridades de nossos entendimentos quanto a sistemas de administração. Foi uma condução gradativa entre erros e acertos.
Do topo da cadeia das lideranças à aos menos favorecidos em todos os sentidos; Dos comandados ao subjugados. Nós sobrevivemos como espécie, na verdade, de forma bem cruel.

Destes modelos, culturais, um permanece muito forte como fonte fecunda entre nós: Nossas Crenças.
Neste momento, temos colocado muita coisa útil e de ampla reflexão.
Nós mesmos podemos estar errados. E procuraremos sempre quando ocorrer, corrigir-nos.

Agora, lembre-se sempre que os estágios da verdade, tem suas nuances.
Devemos condicionar-nos a isto.
Sempre que possível, devemos acima de tudo, após uma análise bem sucinta, ter certeza do que pregamos.
Sempre, certo ou errado, existirá aqueles que te seguem e aqueles que te odeiam. Faz parte da Vida.

Deus os abençoe.

Richard Maia SGMG/GOU

Frase do Pedreiro Livre: ” Todo mundo escuta quando você fala. Seus colegas entendem até melhor aquilo que você disse. Mas é o seu melhor amigo que fica preocupado quando você se cala… ” (André Victtor)

COMEMORAÇÕES 11 JANEIRO
11 de janeiro (um sábado), 11º dia de 2014 (354 dias para 2015).

DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS Os agrotóxicos representam riscos à saúde humana, animal e ao meio ambiente, principalmente durante o período de chuva. Agrotóxicos ou defensivos agrícolas são substâncias químicas que o produtor rural usa na lavoura para acabar com pragas e doenças das plantas. São substâncias perigosas que se forem aplicadas em período errado ou em quantidade excessiva podem ser levadas para os rios e lagos, causando doenças, poluição e até mesmo matando plantas, peixes e outros seres da fauna aquática.

Em comemoração ao Dia do controle da Poluição por Agrotóxicos, em 11 de janeiro, a Corumbá Concessões, gestora da UHE Corumbá IV, orienta produtores rurais e moradores dos municípios de influência do reservatório sobre o uso de defensivos agrícolas e outras substâncias químicas em suas lavouras. O lago de Corumbá IV é a razão da existência da usina para a geração de energia e é muito importante para os moradores do seu entorno e para o ecossistema como um todo. Manter a qualidade do reservatório é uma preocupação constante da empresa, diz a bióloga e analista ambiental, Tatiana Soeltl.

Segundo ela, há uma série de cuidados que devem ser tomados para evitar a poluição do reservatório, entre eles manter a vegetação das margens do lago, pois suas raízes funcionam como uma espécie de filtro, evitando a entrada de poluentes, como os agrotóxicos por exemplo. Outra ação que contribui para evitar a poluição das águas é não jogar lixo nas margens do reservatório. “Os produtores devem tomar cuidado e até mesmo suspender o uso de agrotóxicos durante o período de chuva, para evitar a contaminação dos rios e dos lagos”, orienta.

Para manter a boa qualidade da água do reservatório, a CCSA realiza um monitoramento durante todo o ano. Nos últimos monitoramentos foi observada a presença de substâncias na água que podem estar relacionadas com o uso incorreto de agrotóxicos na região. “Além disso, ressaltamos que é proibido o uso de agrotóxicos ou outros componentes químicos para controle de plantas aquáticas e algas em rios e em qualquer reservatório para abastecimento público. O cuidado com a preservação desse valioso recurso hídrico, como no caso do lago de Corumbá IV, não é só da empresa, pois o reservatório é um benefício de todos”, finaliza.
Fonte: Agronegocio/Gov.Goias .

Dia do Controle da Poluição Por Agrotóxicos comemorado extra-oficialmente no Brasil, com várias atividades em prol da conscientização da população quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado de Agrotóxicos, levando em conta principalmente os problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana por defensivos agrícolas utilizados em demasia para proteger as plantações de agentes biológicos como pragas, ervas daninhas e fungos) entre outros, aumentando assim a produção mas que, devido a sua alta toxicidade, podem gerar sérios problemas à saúde da população e principalmente dos trabalhadores envolvidos nos processos de produção agrícola.

DIA ESTADUAL DO LEONISMO –  comemoração do Estado brasileiro de Roraima, conforme Lei Nº 783 de 15 de julho de 2010, para ser celebrada com palestras sobre a atuação do LIONS CLUBE e ações sociais em parcerias com o Governo do Estado nas Escolas Públicas e Particulares, na Universidade Estadual e outros órgãos estaduais, tendo por fim marcar a data da fundação do Lions Clube de Boa Vista Centro, que foi constituído em 11 de janeiro de 1969 na cidade brasileira de Boa Vista-RR, e que foi apadrinhado pelo Lions Clube de Manaus Centro e registrado com o número 16411 junto à Associação Internacional de Lions Clubes ou “International Association of Lions Clubs”.
Fonte:DiasDe

FATOS QUE MARCARAM O DIA 11 DE JANEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA

1608 – Os padres fundaram aldeias e missões como: Parangaba, Caucaia, Paupina, Pavuna, e Santo Antônio de Pitaguari… Até que a 11 de Janeiro de 1608, pela manhã, numa pequena capela de madeira e palha de catolé no alto da Serra da Ibiapaba, o ataque dos índios Tocarijus resultou em incêndio e morte de muitos, entre eles o Padre Francisco Pinto no momento que celebrava o santo ofício.

1866 – Naufrágio no Golfo de Viscaya do barco de passageiros inglês London. Morreram afogadas 220 pessoas.

1913 – Proclamação da Independência do Tibete.

1922 – Leonard Thompson, um menino canadense de 14 anos, é a primeira pessoa a ser tratada de diabetes com insulina.

1929 – É implantada na URSS a jornada de trabalho de 7 horas.

1935 – Amélia Earhart Putnam é a primeira pessoa a fazer um vôo solo do Havaí à Califórnia.

1942 – Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão declara guerra à Holanda.

1954 – Primeira reunião entre soviéticos e americanos sobre a proibição de armas atômicas.

1954 – Manifesto da Independêencia do Marrocos. A data é comemorada como festa nacional no país.

1960 – Começa a construção, no Egito, da gigantesca represa de Asuan.

1962 – Inauguração do Conselho Vaticano II, que atualizou estruturas e doutrinas da Igreja Católica.

1966 – Começa no Rio de Janeiro uma chuva que dura 72 horas ininterruptas. A cidade fica em estado de calamidade pública e 200 pessoas morreram.

1976 – Uma junta militar composta por três homens toma o poder do presidente Guillermo Rodriguez Lara no Equador.

1977 – A França causa polêmica ao libertar Abu Daoud, um palestino suspeito do massacre de atletas israelenses nas Olimpíadas de 1972.

1984 – Exibição de mísseis soviéticos SS-20, de alcance médio, na Alemanha Oriental.

1984 – Salvador Dali anuncia a criação da Fundação Gala-Salvador Dali e a doação de 621 obras suas.

1985 – Inicia no Rio de Janeiro o mega evento Rock in Rio. Foram 10 dias de shows em que tocaram grandes nomes da música mundial. A cidade do Rio de Janeiro levou o Brasil inteiro à loucura. Iniciava o Rock in Rio, o maior festival de música já realizado em solo nacional. A festa terminou em 20 de janeiro, com 200 mil pessoas na Cidade do Rock, construída especialmente para o evento.

1987 – A Europa passa por um inverno muito rigoroso. Em uma semana, o frio faz 70 vítimas, 49 delas na URSS.

1989 – Um acordo assinado entre 140 países na Convenção para a Proibição de Armas Químicas acaba com esse tipo de armamento. A prática, no entanto, só passa
a vigorar em 1997

1991 – Tropas soviéticas invadem prédios em Vilna, capital da Lituânia, para impedir um movimento de independência no país.

1994 – O governo irlandês anuncia o fim da censura ao movimento terroristaIRA e seu braço político, Sinn Féin.

1994 – Os Governo da OTAN encontram-se em Bruxelas e criam a Associação para a Paz, que integrará os países do extinto Pacto de Varsóvia.

1996 – O parlamento japonês elege Ryutaro Hashimoto como seu novo primeiro-ministro.

1996 – O primeiro-ministro da Itália, Lamberto Dini, anuncia a sua renúncia.

2010 – Os moradores de Jardim (Região do Cariri/Ceará) e Tauá (Região dos Inhamuns/Ceará) presenciaram chuva de granizo. Na ocasião, as pedras de gelo destruíram telhas, amassaram carros, mas não provocaram danos mais graves. O granizo também acabou atingindo outras cidades da região do Cariri, como Mauriti e Brejo Santo. Já em novembro, foi a vez de chover granizo na cidade do Crato.
Fonte: Arturricardo-Historiador.

Frase do Dia: Agrotóxicos, são substâncias perigosas que se forem aplicadas em período errado ou em quantidade excessiva podem ser levadas para os rios e lagos, causando doenças, poluição e até mesmo matando plantas, peixes e outros seres da fauna aquática.


Deixe uma resposta