FATOS DESTAQUES, CULTURA, REFLEXÃO MAÇÔNICA, COMEMORAÇÕES E FATOS HISTÓRICOS 01 FEVEREIRO

 
Share Button

FATOS MAÇÔNICOS OCORRIDOS EM01 FEVEREIRO

1725Iniciado Francesco Geminiani, compositor italiano em Londres.

1908 – O trágico acontecimento está assinalado numa placa no Terreiro do paço, em Lisboa: Neste local, a 1 de Fevereiro de 1908, morreram pela Pátria S. M. El-Rei D. Carlos e o Príncipe Real Dom Luís Filipe.

O grau de intervenção do Partido republicano, da Maçonaria e da Carbonária na precipitação do Regicídio, quando o reinado de D. Carlos I era cada vez

mais contestado, nomeadamente pelo seu apoio à ditadura de João Franco, é ainda objecto de leituras e interpretações diversas. A verdade é que o rumoda História alterou-se radicalmente e Portugal tornava-se, dois anos depois, numa das primeiras repúblicas da Europa.

1933 – Fundada a Loja Vigilante Fluminense Nº 103 RJ/RJ.

1939 – Reconhecido como o Maçom mais antigo do GOB, o Maçom n° 1, o Irmão Walter Pereira de Castro, iniciado na Loja Maçônica “Estrella Rioverdense” Rio Verde – GO em 01/02/1939, e membro de Liberdade e União desde 01/02/1966, recebeu do Grande Oriente de Brasil o Troféu “O Eterno Aprendiz – Maçom n°1 do Brasil”, a Medalha dos 190 anos do GOB e Certificado de Gratidão.

1984 – Fundação da ARLS liberdade e Trabalho nº 2242 – Piracicaba/SP – Reuniões às Quartas Feiras, 20:00 Hs. Rito: REAA

1725 – Foi iniciado Francesco Geminiani, compositor italiano, em Londres.

Fonte: Grande Secretaria Geral da Educação e Cultura/GOU

Grande Oriente Universal

CULTURA MAÇÔNICA

A TOLERÂNCIA

A Ordem Maçônica exige de seus Iniciados o cumprimento de sérios deveres e enormes sacrifícios.

A Maçonaria divulga em seus princípios gerais “que as pessoas são livres e iguais em direitos e que a tolerância constitui o princípio cardeal nas relações humanas, para que sejam respeitadas as convicções e a dignidade de cada um”.

A Maçonaria proclama a TOLERÂNCIA entre os seus Iniciados. Esse vocábulo, todavia, não significa simplesmente ser indulgente, condescendente, transigente, permissivo, mas significa, principalmente, saber suportar. Atualmente, praticar a tolerância a cada dia exige muito, pois a conturbação social e a pressão psicológica exercida sobre nós tornam-nos mais que nunca, exigentes, imprudentes, agressivos e até inconseqüentes.

É nesse contexto que tolerar assume importância fundamental entre os homens. Se o profano (o não maçom) sente-se desobrigado de praticar a tolerância,para o Maçom o mesmo não acontece: TOLERAR É UM DEVER. Este princípio está intrinsecamente ligado a um dos fins supremo da Sublime Ordem:A FRATERNIDADE.

A cada dia, nós Maçons, temos por obrigação exercitar a prática da tolerância, o que facilita sobremaneira todo o relacionamento entre os Irmãos, ampliando o espírito fraterno que existe no seio da nossa entidade. A partir da Iniciação o Maçom é uma pessoa diferenciada, porque para ele se abriram as portas da verdadeira amizade. A fraternidade que passa a viver entre os Irmãos é a exteriorização mais concreta da felicidade de ser Maçom.

A tolerância do Maçom não pode, entretanto, limitar-se apenas ao relacionamento com o próximo. Há que ter também paciência no desenvolvimento das etapas, que permite o crescimento e o progresso individual em todos os aspectos. Não é fácil ser Maçom. Relacionar-se exige paciência e tolerância; fazer progresso na Maçonaria exige muito mais.

Ingressar na Maçonaria é uma coisa, porém fazer progresso na ordem é outra. Manter-se motivado é fundamental para o crescimento interior do Obreiro, o que lhe dá um prazer imensurável de ser Maçom.

Entretanto, não raro, Iniciados deixam a Instituição logo após o seu ingresso. A verdade é que tais Irmãos queriam muito mais ver satisfeita a sua curiosidade do que, propriamente, buscar a verdadeira LUZ e, por isso, não conseguiram ver o seu brilho e tampouco descobriram a sua direção.

Para os que desejam o crescimento, o caminho é longo, contínuo e ás vezes áspero; é preciso saber perseverar. No seio da Maçonaria é necessário querer progredir, tolerar, estudar, buscar a verdade para que haja a transformação do iniciado que renasceu para o mundo.

O ser profano perde-se nas solicitações mundanas. O consumismo e a falta de interiorização deixam-no esquecido de si mesmo. Sua convivência com os vícios acaba por fazê-lo infeliz. Nessa alienação, passa a buscar a felicidade fora de si mesmo, nas drogas, no fanatismo religioso e/ou político e em tudo o mais que não faz parte da própria pessoa, numa fuga do seu mundo vazio. A Maçonaria é o oposto de tudo isso, daí a dificuldade – não a impossibilidade – de se buscar o crescimento no seu seio.

Acostumados que fomos à vida profana, às vezes perdidos na busca de objetivos vãos, encontramos dificuldades para alcançar a plenitude Maçônica. É por essa razão que alguns desistem. Contudo, o estudo contínuo propicia o aperfeiçoamento, pois através dele há uma constante evolução de conhecimentos.

Dentro dessa ótica, a Iniciação de novos profanos auxilia no fortalecimento da nossa Instituição, porque vem conjugar esforços para a construção da sua maior obra: O bem da humanidade.

Fonte: Mistaathena

REFLEXÃO MAÇÔNICA

LONGEVIDADE

REFLEXÂO MAÇÔNICA LONGEVIDADE

Nós descobrimos, no Departamento de Química da Grande Secretaria de Ciências e Tecnologias – GOU, da vital importância do íons negativos para os seres vivos.

Estamos desenvolvendo uma forma segura de Você adquiri-los através de Eletrolise controlada, o que também pode ser feita através de alimentos que possuem estas quantidades que sejam necessitarias para o corpo humano.

O sensacional que descobrimos, é que na eletrolise, os elétrons sai do ânodo, e vai para o cátodo, criando em tese, dependendo das quantidades de sal nos organismos, a Soda Cáustica, em quantidades ideais para o emagrecimento, com a saponificação dos ácidos graxos, que estão nos corpos.

É fantástico como funcionam as coisas. Detalhe muito importante. Os Íons negativos, são

chamados de ânions, e que de certa forma, na natureza, é um agente higenializador das coisas existentes. A qualidade de vida, dos seres vivos, dependem conscientemente, da quantidade de íons negativos temos perto de nós e dentro de nós.

Uma pessoa extremamente positiva, atrai íons negativos, fazendo com isto, que as coisas do cotidiano fluam melhor espiritualmente. Veja, desde que criemos campos elétricos. Como por exemplo, uma caminhada, pode através de atritos, ajudar em uma eletrolise controlada.

Vamos fazer um material um pouco mais elucidativo para que Você se cuide e viva muito. Mas muito mesmo. Claro que cuidando carinhosamente de Você e do GOU.

Grande Secretaria de Ciências e Tecnologias – GOU
Richard Maia SGMG/GOU
Grande Oriente Universal.

Frase do Pedreiro Livre: Quando examino a mim mesmo e aos meus métodos de pensar, chego à conclusão que o dom da fantasia significa muito mais para mim que qualquer outro talento para pensar positiva e abstratamente.Albert Einstein


COMEMORAÇÕES NACIONAIS E MUNDIAIS 01 FEVEREIRO

1 de fevereiro (sábado), 32º dia de 2014 (333 dias para 2015)

FEVEREIRO

Fevereiro é um mês animado e que costuma passar muito rápido, pois além de ser o final das férias escolares, geralmente acomoda uma das maiores festas do Brasil, o carnaval. Esse é o único mês do calendário com 28 ou 29 dias, quando bisexto. Como 30 de fevereiro não existe, tornou-se conhecido como o “dia de São Nunca”, um santo fictício, criado para representar o dia que nunca vai chegar.

Mas o mês também conta com várias datas importantes e dias dedicados a santidades de destaque. Dia 2 é feriado em homenagem a padroeira de Porto Alegre, Nossa Senhora dos Navegantes ou Iemanjá, como é conhecida nas religiões de origem africana. No dia de sua festa, a santa é conduzida em procissão pelos fiéis, parte por terra e outra pela água, no Lago Guíaba.

A terça-feira de carnaval é feriado oficial, mas os bailes e comemorações começam sempre na sexta-feira anterior, inclusive com os desfiles de blocos e escolas de samba tradicionais. A semana de realização do carnaval é móvel, ocorrendo sete domingos antes daquele que for definido pela igreja católica para a celebração da Páscoa. Esta, por sua vez, deve cair no primeiro domingo após a lua cheia que se segue ao equinócio de primavera no hemisfério norte. Para complicar ainda mais, não se trata da mesma lua cheia que os habitantes da Terra contemplam, mas sim uma “lua cheia eclesiástica, cujo cálculo remonta a um sistema utilizado na Idade Média, e que não coincide com a tabela astronômica atual.

Por todos estes motivos, pode ocorrer do carnaval ser celebrado em março. Mas aí, é outra história. No País Tropical de Jorge Ben Jor, “em fevereiro, tem carnaval” e pronto. Que prevaleça o verso, salvo definição em contrário.

Fonte: Porto Alegre RS Gov

DIA DO PUBLICITÁRIO

O profissional da área da comunicação responsável pelo planejamento, criação e execução de campanhas publicitárias, e de propaganda chama-se publicitário.

O objetivo de uma campanha publicitária é obter lucro para o anunciante, para aumentar as vendas do produto anunciado. É preciso, pois, criar uma imagem do produto e divulgá-la, de modo a despertar o interesse do consumidor, ou seja, fazê-lo desejar o produto. O Publicitário conhece as técnicas necessárias para que esse processo tenha êxito e supere a concorrência de outros produtos. Até 1965, a profissão de publicitário era exercida pelos jornalistas, os quais, por terem conhecimento e prática na divulgação de mensagens dirigidas às massas, eram os mais requisitados pelos anunciantes para trabalharem a imagem de seus produtos.

Em 18/06/1965, foi promulgada a lei nº 4680, que regulamentou a profissão, em razão de terem surgido cursos superiores na área da Comunicação Social, com especialização em publicidade e duração de quatro anos.

Dessa forma, hoje, o publicitário possui ampla formação na área de ciências humanas – psicologia, sociologia e antropologia – e em matérias específicas como redação publicitária, linguagem publicitária e criação que complementam os conhecimentos necessários para lidar com o público – alvo de seus futuros clientes.

Para fiscalizar o exercício da profissão, foi criado em 1980, o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (CONAR), Organização Não-Governamental (ONG) que zela pela ética no meio publicitário, impedindo “que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas”.

Qualquer consumidor que se sinta lesado por alguma publicidade pode contatar o CONAR, que, mediante um Conselho formado pelos conselheiros da organização, irá analisar a denúncia e ordenar, caso seja pertinente, a retirada do anúncio ou a modificação de seu conteúdo, “com total e plena garantia de direito de defesa aos responsáveis pelo anúncio”.

O campo de atuação do publicitário são as agências de publicidade e propaganda ou as empresas. Nas agências, ele pode se especializar em diversas áreas: na área do atendimento, faz contato com o cliente e leva as instruções deste para a agência executar o trabalho.

Na área da criação, desenvolve o anúncio propriamente dito. Pode também optar pela redação publicitária ou pela direção de arte, ou por outras áreas, como a do planejamento, em que avalia pesquisas de mercado e determina a melhor forma de comunicação para o cliente. Na área de mídia, ele determina em quais meios (TV, rádio, cinema, impressos ou internet) e em que periodicidade o anúncio deve ser veiculado.

Fonte: Paulinas Org

 Dia da Policial Militar Feminina comemorado no Estado brasileiro do Pará, conforme Lei Nº 7.576 de 14 de dezembro de 2011.

Dia do Eletricitário Gaúcho comemorado no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme decreto-lei nº 22.508 de 3 de julho de 1973, para marcar a data de 1 de fevereiro de 1943, em que foi fundada a CEEE [Copanhia Estadual de Energia elétrica] dos gaúchos, hoje transformada no Grupo CEEE.

Dia do Herói Policial Civil comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 13.939 de 7 de janeiro de 2010, para marcar a data da morte do Delegado de Polícia e então delegado-chefe do GOE [Grupo de Operações Especiais] paulista, Luciano Heitor Beiguelman, que foi assassinado em 1 de fevereiro de 2000 por bandidos de alta periculosidade, ao reagir contra um assalto na cidade brasileira de São Paulo-SP.

Dia do Publicitário comemorado extra-oficialmente no Brasil por publicitários brasileiros.

Dia Mundial de Mudar sua Senha ou “Change your Password Day” comemoração promovida por sites em toda a Internet mundial, incentivando o uso de senhas mais seguras, que preferencialmente devem ser alfa-numéricas, ou seja, compostas de letras e números aleatórios ou não-seqüenciais, nas quais não se deve fazer referência a números de telefones, datas de nascimento, nomes, palavras do cotdiano, etc…

Fonte: DiasDe

FATOS HISTÓRICOS 01 FEVEREIRO
1896 – Nasce Anastásio Somoza, duas vezes presidente da Nicarágua.
1905 – Aparece em Buenos Aires o primeiro número de El Diário Español, jornal dirigido por Justo S. López de Gomara.
1924 – Começa a guerra civil em Honduras.
1931 – Nasce Boris Yeltsin, presidente da Federação Russa.
1932 – Pu Yi, ex-imperador da China, proclama o estado independente da Manchúria, com o apoio das forças japonesas.
1940 – Segunda Guerra Mundial: as tropas soviéticas desencadeiam, de surpresa, uma ofensiva contra a Finlândia na região de Summa.
1946 – Proclamação da República da Hungria.
1953 – Um diluvio de vários dias e fortes ventos fazem a maré subir. Vários diques foram rompidos, provocando as inundações mais trágicas da história da Holanda, causando a morte de 1.835 pessoas e ferindo outras 300 mil.
1956 – O presidente Juscelino Kubitschek (foto) expõe o seu plano de desenvolvimento para o Brasil, o Plano de Metas – 50 anos em 5 – e cria o Conselho de Desenvolvimento.
1958 – No Cairo, a República Árabe Unida é constituída por Egito e Síria, dissolvida em 1961.
1961 – Os Estados Unidos lançam o “Minuteman”, primeiro míssil intercontinental com carburante sólido.
1970 – Um choque de trens na Argentina, 35 quilômetros ao norte de Buenos Aires, deixa 141 mortos e 500 feridos.
1974 – Um incêndio em um dos prédios mais altos de São Paulo deixa 200 mortos.
1991 – Um terremoto de 6,8 graus na escala Richter sacode o norte do Paquistão e deixa mais de 300 mortos e 500 feridos.
1993 – Entra em vigor um acordo que prevê uma zona de livre comércio entre Equador e Venezuela.
1995 – O FMI aprova um empréstimo de US$ 17,8 bilhões para o México, sem precedentes na história.

Frase do Dia: Ser publicitário é transformar o nada em algo brilhante.


Deixe uma resposta