FATOS DESTAQUES, CULTURA, REFLEXÃO MAÇÔNICA, COMEMORAÇÕES E FATOS HISTÓRICOS 31 JANEIRO

 
Share Button

FATOS MAÇÔNICOS OCORRIDOS 31 JANEIRO

1891 – Ir.’. Augusto Manuel Alves da Veiga foi um dos líderes da revolta de 31 de Janeiro de 1891, cabendo-lhe ler das janelas da Câmara Municipal do Porto a proclamação do novo governo. O malogro da revolta obrigou-o ao exílio, refugiando-se em Paris, onde foi advogado junto dos consulados português e brasileiro e onde continuou os seus estudos filosóficos (Izeda, Mirandela, 28 de Setembro de 1850 — Paris, 2 de Dezembro de 1924), mais conhecido por Alves da Veiga, foi um advogado, jornalista, diplomata e político republicano que teve um importante papel na Revolta de 31 de Janeiro de 1891. Editou diversos periódicos de propaganda republicana durante a década de 1880. Após a implantação da República a sua ação diplomática foi importante para o reconhecimento internacional do regime. Foi um destacado membro da Maçonaria.

1926 – A Assembleia do GOB aprova a petição do governo, propondo anistia política geral.

1935 A edição antológica que reúne a reprodução do artigo de Fernando Pessoa, publicado no «Diário de Lisboa» de 4 de Fevereiro de 1935 (n.º 4388) e a exposição o Grão-Mestre Norton de Matos dirigida ao Presidente da Assembléia Nacional em 31 de Janeiro de 1935. Sobre a decisão de proibir os cidadãos portugueses de fazerem parte de associações secretas e as medidas adotadas pela Maçonaria, em 1935.

1961 O Ir.’.Jânio da Silva Quadros foi empossado como Presidente do Brasil, tendo como Vice João Belchior Marques Goulart em 31 de janeiro de 1961.

No dia 31de janeiro através do Ato nº 094 – 2011/2014 foi reativada a Loja Simbólica “Barão doRio Branco nº 67” do Oriente de Mara Rosa – GO.

Fonte: Grande Secretaria Geral de Educação e Cultura/GOB

Grande Oriente Universal

CULTURA MAÇÔNICA

MAÇONARIA – ESOTERISMO – UM SISTEMA PECULIAR DE ENSINO

O sistema de ensino adotado pela Maçonaria é bastante peculiar. Não estamos acostumados a ele e por isso temos, geralmente, grande dificuldade em entendê-lo e aproveitá-lo na sua totalidade. Não só as entidades religiosas, mas também as instituições de ensino de um modo geral tentam lapidar o homem. A Maçonaria induz o homem a se autolapidar. Essa é a grande diferença.

A forma tradicional de ensino secular e religioso se dá através do método da catequese: as instituições nos impõem as suas verdades. A Maçonaria, ao contrário, nos expõe a símbolos e alegorias para que nós mesmos descubramos nossas próprias verdades através da pesquisa, estudo e reflexão.

Por esse método, os símbolos e alegorias que nos são apresentados devem ser por nós compreendidos como veículos que nos instigam a aperfeiçoar nossas virtudes morais, adquirir cultura e desenvolver nossa espiritualidade.

Capacitar os homens a se “autolapidarem” – a verdadeira missão da Maçonaria – não é simplesmente ensinar os homens sobre moral, política, sociologia ou qualquer outra ciência, mas ensinar-lhes, antes de tudo, a aprender sozinhos. Ensinar-lhes que eles precisam aprender a aprender, ou seja, a se auto aprimorar com o objetivo de poderem ser assentados com perfeição, como pedras bem esquadrejadas e polidas, no edifício social em construção.

Por isso as alegorias maçônicas se referem à construção do Templo de Salomão. Enquanto Aprendizes somos exortados a trabalhar em nossa “pedra bruta”, tal como os aprendizes desbastavam as pedras retiradas das pedreiras de Salomão para que elas pudessem ser encaixadas no Templo, sem o uso de ferramentas, uma vez que uma das exigências de Deus era a de que as ferramentas não deveriam perturbar o silêncio daquele local sagrado. Logo, descobrimos que a “pedra bruta” a ser desbastada é cada um de nós e não nossos Irmãos, e que fazemos isso estudando, aprendendo, livres de dogmas e nos aperfeiçoando moral e espiritualmente com as ferramentas fornecidas pela Maçonaria.

A Maçonaria se preocupa com o desenvolvimento do indivíduo. Assim, por esta visão, cada Maçom cuidaria apenas do seu próprio desenvolvimento moral, cultural e espiritual, pois a pedra bruta a ser lapidada é cada um de nós. Esse sistema é muito diferente do que estamos acostumados, onde os erros são procurados sempre nos outros e a forma correta de postura, visão ou dogma são impostos através de instruções claras.

Pelo método de ensino maçônico não há professores nem alunos; todos são alunos e professores de si mesmos. O máximo que podemos admitir em termos de interferência no desenvolvimento de nossos Irmãos, se quisermos agir maçonicamente, é expor a nossa opinião unicamente a quem nos perguntar, tomando o cuidado de salientar que se trata apenas de nossa opinião, de nossa visão pessoal e não de uma verdade absoluta.

A pedra bruta a ser desbastada sou eu e não o meu Irmão. Ele está trabalhando, bem ou mal – não importa – na sua própria pedra, que é ele mesmo, e pode, se desejar, perguntar minha opinião, ou não.

Caberá a cada um buscar, perceber e formar sua própria opinião acerca de como agir e de como interpretar o mundo.

Fonte: Formadores de opinião

REFLEXÃO MAÇÔNICA

A PEDRA E A AREIA

Conta uma história que dois amigos iam pelo deserto. Em determinada altura da viagem, começaram a discutir e um deles deu uma bofetada ao outro. Este, ferido na sua dignidade, mas sem nada dizer, escreveu na areia:

O MEU MELHOR AMIGO DEU-ME HOJE UMA BOFETADA.

Continuaram a caminhada até que encontraram um oásis, onde decidiram tomar banho.

Aquele que tinha sido esbofeteado começou a afogar-se, mas o seu amigo salvou-o. Depois de se ter recuperado, o esbofeteado e resgatado escreveu numa pedra:

O MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME HOJE A VIDA.

O outro, que tinha esbofeteado e salvo o seu melhor amigo, perguntou-lhe:

QUANDO TE FERI A DIGNIDADE, ESCREVESTE-O NA AREIA E AGORA ESCREVESTE NA PEDRA. PORQUÊ?

O primeiro respondeu-lhe:

QUANDO ALGUÉM NOS MOLESTA, DEVEMOS ESCREVÊ-LO NA AREIA, PARA QUE OS VENTOS DO PERDÃO O POSSAM DISSIPAR.

MAS QUANDO ALGUÉM NOS FAZ ALGO DE BOM, DEVEMOS GRAVÁ-LO EM PEDRA, PARA QUE NENHUM VENTO O POSSA APAGAR.

Aprendamos a escrever as nossas feridas em areia e a gravar em pedra tudo o que nos aconteça de bom. Além do mais, isso contribui para que sejamos muito mais felizes!

Fonte: A-Partir-Pedra

Frase do Pedreiro Livre: Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã. – Mahatma Gandhi

COMEMORAÇÕES 31 DE JANEIRO

31 de janeiro (uma sexta-feira), 31º dia de 2014 (334 dias para 2015): daqui 09:03:08.

DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE “World Day of Solidarity”

SOLIDARIEDADE COMEMORAÇÃO

Solidariedade: cooperação ou assistência moral que se manifesta ou testemunha a alguém, em quaisquer circunstâncias (boas ou más). É solidário quem age com o intuito de confortar, consolar, oferecer ajuda. Não se ensina a solidariedade com palavras, pois esta nasce no íntimo de cada pessoa.

Para que a solidariedade se mostre autêntica, tem que partir da vontade real da pessoa de ser útil a seu semelhante e à sociedade. Desde a Pré-História, o ser humano entendeu a necessidade da solidariedade, sem a qual não poderia viver. Os homens das cavernas caçavam juntos e dividiam as tarefas do cotidiano para garantir a sobrevivência em uma época em que tudo era um grande desafio.

Com o passar do tempo, a população mundial foi crescendo e necessitou de uma nova organização para que pudesse funcionar. Assim, surgiu a figura do Estado, que centralizava o poder de gerenciamento para o bem comum. Essa centralização, porém, aos poucos se tornou obsoleta para a população da terra.

O Estado já não era suficiente para suprir toda essa demanda. Dessa maneira, foram criadas organizações não-governamentais (ONGs) sem fins lucrativos, com a função de ajudar o Estado a cumprir suas metas. A solidariedade patrocinada por essas ONGs tem sido um importante auxílio às pessoas carentes.

Fonte: Barreiras noticias

DIA DO MÁGICO

No dia 31 de janeiro é comemorado o Dia do Mágico, este artista que faz muito mais do que tirar coelhos da cartola ou fazer desaparecer um lenço. A data é em homenagem a São João Bosco, padroeiro dos mágicos, que segundo a tradição era também um mágico.

A magia sempre esteve presente na história da humanidade. O homem pré-histórico desenhava animais nas cavernas, como se assim os pudesse materializar. A isso os pesquisadores chamam de realismo mágico.

Ao longo do tempo, o conceito de magia foi evoluindo. A arte de iludir, que já foi chamada de escapismo, é usada hoje, basicamente, como entretenimento. Ela cria ilusões que surpreendem, sobretudo porque o mágico faz algo que escapa à lógica comum, como se tivesse poderes sobrenaturais.

Quem popularizou esta arte foi Harry Houdini (foto), o mais famoso mágico de todos os tempos. No início do século XX passou a viajar pelo mundo apresentando seus truques para plateias cada vez maiores.

No final do século, foi a vez dos mágicos da televisão. David Copperfield inaugurou a era do ilusionismo televiso exibindo truques em programas de auditório e trazendo novo fôlego à arte mágica. Posteriormente, surgiriam mágicos performáticos como David Blane, ou polêmicos como Mister M, que causou polêmica ao revelar o segredo de vários truques famosos.

Mas o encanto dessa arte está também nos artistas que fazem a magia acontecer no dia a dia, fazendo objetos aparecerem na sua mão ou entortando colheres à distância. A todos que tiram coelhos das cartolas para nos trazer um pouco de encantamento e fantasia, um abraço especial da equipe Portoweb.

Fonte: Porto Alegre

Dia das Crianças de Rua ou “Street Children’s Day” comemoração lançada em 2009 a partir da cidade austríaca de Viena pela ONG [Organização Não-Governamental] Jugend Eine Welt, em louvor a São João Bosco ou Dom Bosco, quando se deu o aniversário de 75 anos da morte desse Santo da Igreja Católica, que é tido como “Pai e Mestre da Juventude”, por ele ter sido um Santo que se dedicou totalmente ao trabalho com os jovens das ruas e delinqüentes da Itália do século XIX, numa data comemorativa que deve destacar a situação dessas crianças e jovens e angariar fundos para projetos executados pelas Irmãs e Irmãos Salesianos de Dom Bosco em todo o mundo.

Dia do fim da Semana Estadual da Campanha de Respeito à faixa de Pedestre comemorada a partir de 25 de janeiro de cada ano no Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 9.620 de 27 de dezembro de 2011, com o fim de prestar informações para orientar tanto motoristas quanto pedestres, sobre o correto uso da faixa de pedestre, quando o Poder Executivo paraibano fica autorizado a firmar convênio com instituições, para que seja elaborada campanha publicitária de divulgação e esclarecimento à população da Paraíba.

Dia Estadual do Portador de Hanseníase comemoração do Estado brasileio da Paraíba, conforme Lei Nº 6.736 de 21 de maio de 1999, que está relacionada com o “Dia Mundial do Hanseniano” [Dia Mundial do Leproso] ou “World Leprosy Day”, celebrado no resto do mundo no último Domingo de janeiro.

Dia Mundial do Mágico ou “World Magic Day” comemorado em louvor a Dom Bosco ou São João Bosco, que é tido como padroeiro dos aprendizes e dos mágicos, porque, a partir das impressões que lhe ficaram na mente depois de “O sonho dos 9 anos”, quando, no sonho, ele se lançara contra garotos blasfemos, sendo contido por um personagem que lhe apareceu então e proferiu a seguinte sentença: “Deverás ganhar estes teus amigos não com pancadas, mas com a bondade e o amor”, após os efeitos desse sonho ele então resolveu por começar a aprender mágica, equilibrismo, e prestidigitação [aquele que faz prestidigitação, ou ilusionismo], artes que ele viria a usar também com o fim de evangelizar e atrair fiéis para seus sermões, cuja celebração está oficializada na cidade brasileira de São Paulo-SP pela Lei Nº 12.049 de 30 de abril de 1996 e Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007.

Dia mundial para a abolição da carne ou “World Day for the Abolition of Meat” comemoração destinada a promover a reivindicação política da abolição da morte de animais por sua carne junto ao grande público, porque conforme dizem os ativistas dessa causa, o consumo de carne animal provoca mais sofrimentos e mortes do que qualquer outra atividade humana, pois 6 milhões de seres sensíveis são mortos no mundo a cada hora para serem transformados em carne, isso sem contar o massacre de peixes, que também é levado em conta na reivindicação da abolição da carne, já que os ativistas dessa celebração defendem a tese de que a carne não é necessária, e de que o consumo de carne não é justificado do ponto de vista ético, devendo então por esta razão ser abolido das práticas humanas, tal qual a escravidão humana foi extinta em seu tempo.

Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 6.863 DE 2010, para marcar a data do Decreto Nº 98.914 de 31 de janeiro de 1990, tido como o 1º Decreto do Governo Brasileiro para regular as RPPN. [Reservas Particulares do Patrimônio Natural], que são áreas de domínio privado a serem especialmente protegidas, por iniciativa de seus proprietários e mediante reconhecimento do Poder Público, por serem consideradas de relevante importância, por sua biodiversidade, ou por seu aspecto paisagístico, ou ainda por suas características ambientais, que justifiquem ações de recuperação, com o fim de conscientizar toda a sociedade sobre a importância da conservação e preservação ambiental, em áreas de propriedade particular.

Dia Nacional do Engenheiro Ambiental comemorado por brasileiros, para marcar a data da graduação da 1ª turma de engenheiros ambientais do Brasil, formada no Estado brasileiro de Tocantins.

Dia Nacional do Veterano da Força Armada ou “Día Nacional del Veterano de la Fuerza Armada” comemoração de salvadorenhos, conforme Decreto Legislativo Nº 203 de 28 de novembro de 2012, e celebrado junto ao Monumento ao Salvador do Mundo ou “Monumento al Salvador del Mundo”, para marcar a data da entrega de armas de militantes que haviam protagonizado uma Guerra Civil de 12 anos em El Salvador, responsável por cerca de 75 mil mortos nesse país da América Central a partir de 1980, cujo desarme foi possível depois da assinatura de um “Pacto de Paz” entre oficiais do governo de El Salvador e líderes rebeldes em 16 de janeiro de 1992, após o que, a FMLN [Frente Farabundo Martí para a Liberação Nacional ou “Frente Farabundo Martí para la Liberación Nacional”], desmobilizada, foi convertida em Partido Político.

Fonte: DiasDe

FATOS HISTÓRICOS

· 314 – É eleito o Papa Silvestre I, o 33º papa, que sucedeu o Papa Melquíades.

· 1542 – Descoberta das Cataratas do Iguaçu pelo espanhol Dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca.

· 1876 – Os índios são obrigados a mudarem-se para reservas indígenas, pelo governo dos Estados Unidos.

· 1891Revolta republicana no Porto, primeira tentativa de derrubar a monarquia.

· 1912 – Emancipação de Ijuí

· 1917 – Os cientistas alemães Otto Hahn e Lise Meitner descobrem o protactínio, elemento radioativo.

· 1918 – A Alemanha realiza um ataque aéreo a Paris, soltando 14 mil bombas sobre a cidade.

· 1927 – Fim do controle militar interaliado na Alemanha.

· 1929Leon Trótski é expulso da Rússia, no seguimento das lutas pelo poder, após morte de Lenin.

· 1938 – Constitui-se oficialmente, em Burgos, o governo presidido pelo general Franco, que substitui a Junta Técnica do Estado, iniciando quarenta anos de ditadura na Espanha.

· 1943 – As forças militares alemãs, cercadas em Stalingrado, rendem-se ao exército soviético.

· 1944Segunda Guerra Mundial: Tropas norte-americanas desembarcam em Kwajalein Atoll e noutras ilhas das Ilhas Marshall, defendidas pelas forças japonesas.

· 1946 – Constituição da Iugoslávia, nos mesmos moldes da União Soviética, integrada por seis repúblicas (Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia,Macedônia, Montenegro e Sérvia).

· 1949Guerra Civil Chinesa: as forças comunistas entram em Pequim, sem confrontos violentos com o Kuomintang (nacionalistas).

· 1949 – O Papa Pio XII anuncia, em uma audiência pública, o descobrimento da tumba de São Pedro.

· 1950 – O presidente americano Harry S. Truman anuncia o programa para o desenvolvimento da Bomba de Hidrogênio

· 1951 – Posse do presidente Getúlio Vargas, em 2º mandato, no Brasil.

· 1953 – Cheias nos Países Baixos causam cerca de 1.800 mortes.

· 1956 – Posse do presidente Juscelino Kubitschek no Brasil, assegurada pelo Movimento de 11 de Novembro.

· 1958 – Os Estados Unidos lançam seu primeiro satélite, o Explorer I.

· 1959 – Emancipação de Santa Bárbara do Sul.

· 1961 – Posse do presidente Jânio Quadros no Brasil.

· 1968 – Independência de Nauru.

· 1971Projeto Apollo: Astronautas da Apollo 14 decolam para uma missão na lua.

· 1971 – Vários anos depois de interrupção, as ligações telefônicas entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental são restabelecidas.

· 1980Rainha Juliana dos Países Baixos, abdica da coroa em favor de sua filha Beatriz.

· 1986 – Começam a funcionar os pregões da Bolsa de Mercadorias e Futuros, a BM&F.

· 1990 – Inaugurado o primeiro McDonald’s em Moscou na Rússia

· 1994 – Um incêndio destrói o Teatro del Liceo, em Barcelona, construído em 1847.

· 1996 – Um atentado suicida da guerrilha em Colombo, capital do Sri Lanka, deixa pelo menos 200 mortos e 1,4 mil feridos.

· 1999SOS: a Rádio Melbourne enviou a última transmissão deste sinal do Código Morse, que foi extinto.

· 2000 – O médico britânico Harold Shipman é condenado à prisão perpétua pela morte de 250 pacientes, entre a década de 1970 e o final da década de 1990.

Fonte:Wikipedia

Frase do Dia: A alma humana é como a água: ela vem do Céu e volta para o Céu, e depois retorna à Terra, num eterno ir e virGoethe


Deixe uma resposta