FATOS DESTAQUES, CULTURA, REFLEXÃO MAÇÔNICA,, COMEMORAÇÕES E FATOS HISTÓRICOS DE 22 FEVEREIRO

 
Share Button

FATOS DESTAQUES, CULTURA, REFLEXÃO MAÇÔNICAS, COMEMORAÇÕES E FATOS HISTÓRICOS 22 FEVEREIRO

1732 – NASCIMENTO de GEORGE WASHINGTON (militar, político americano – WESTMORELAND COUNTY – VIRGÍNIA – EUA) – Falec.: 14.12.1799, em Mount Vernon, EUA – (General e primeiro presidente dos Estados Unidos). Iniciado em 04/11/1752. Elevado em 03/03/1753. Exaltado em 04/08/1753.

1825, entrou para a Maçonaria onde foi eleito orador em 1822. Teve atuação destacada no processo da Independência, sendo um dos editores do jornal Revérbero Constitucional Fluminense, juntamente do Joaquim Gonçalves Ledo.

1846 – FALECIMENTO do Cônego JANUÁRIO DA CUNHA BARBOSA, no Rio de Janeiro RJ. Nasceu no Rio de Janeiro, a 10 de julho de 1870. Foi um orador sacro, historiador, jornalista, poeta, biógrafo e político e maçom de muita importância no Primeiro Reinado e Regências. Nomeado cônego da Capela Real por D. Pedro

1935 – FUNDAÇÃO da GL OCCIDENTAL DE COLÔMBIA.

1935 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica PERFEITA UNIÃO no. 005 – Oriente de ALÉM PARAÍBA MG. G L M M G – CSMB – Reunião: Sexta-Feira. Rito: REAA.

1953 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica FRATERNIDADE, JUSTIÇA E TRABALHO no. 37 – Oriente de GUAXUPÉ MG –G L M M G – CSMB – Reunião: Segunda-Feira – Rito: REAA.

1970 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica UNIÃO, PAZ E JUSTIÇA no. 1781 – Oriente de MONTES CLAROS MG. G O E M G –GOB – Reunião: Segunda-Feira. Rito: REAA

1975 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica FÈNIX no. 56 – Oriente de ARAGUARI MG. Obediência: G L M M G – CSMB – Reunião: Quarta-Feira. Rito: REAA

1979 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica VALE DO RIO GRANDE no. 71 – Oriente de ITUYRAMA MG. Obediência: G L M M G – Federada à CSMB – Reunião: Terça-Feira – Rito: REAA.

1989 – ALLEN R. ROBERTS, da G L de VIRGÍNIA, EUA, propõe o reconhecimento da GL PRINCE HALL, da Maçonaria negra, na Conferência de Grão-Mestres de 1989.

1989 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA no. 2523 – Oriente de BELO HORIZONTE MG –G O E M G – GOB – Reunião: Quarta-Feira – Rito: REAA.

1994 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica LUZ DO SOL, que funcionaria à tarde para benefícios dos Irmãos mais idosos, no Rio de Janeiro RJ.

1999 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica FRATERNIDADE PORTUENSE – Oriente de ASTOLFO DUTRA MG. G L M M G – – CSMB – Reunião: Sexta-Feira – Rito: REAA.

2013 – LÁZARO EMMANUEL FRANCO SALLES, Soberano Grão-Mestre do GRANDE ORIENTE DE MINAS GERAIS, foi eleito Presidente da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, nas últimas eleições ocorridas em Brasília, durante a Assembleia Geral Ordinária, nos dias 21 e 22 de fevereiro, próximos passados. Posse ocorrerá em junho/2013 em Poços de Caldas MG, cidade de origem do novo Presidente, que cumprirá mandato de um ano.

Fonte: Grande Secretaria Geral de Educação e Cultura
Grande Oriente Universal – GOU

DESTAQUE MAÇÔNICO MUNDIAL

DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM

22 FEVEREIRO DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM
A Maçonaria Norte Americana é, sem dúvida, o mais importante segmento da Maçonaria Universal e, por esta razão, eles se preocupam em tomar decisões conjuntas e realizam anualmente congressos especiais para tomada de posição das Grandes Lojas em relação aos assuntos que venham interessar a Ordem.

Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 1994 foi realizada, nos Estados Unidos da América do Norte, na cidade de Washington, a tradicional Reunião Anual dos Grão-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte – Estados Unidos, Canadá e México.

Na oportunidade estiveram presentes, como convidadas, às obediências coirmãs: Sister Jurisdicccions, Grande Loja Unida da Inglaterra, Grande Loja Nacional Francesa, Grande Loja Regular de Portugal, Grande Loja Regular da Itália, Grande Oriente da Itália, Grande Loja Regular da Grécia, Grande Loja das Filipinas, Grande Loja do Irã no Exílio e o Grande Oriente do Brasil, com uma delegação chefiada por seu Grão-Mestre Geral Francisco Murilo Pinto, que ali esteve como observador.

Por ocasião do encerramento da Reunião Anual dos Grão-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte, ao encerramento dos trabalhos, o Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Fernando Paes Coelho Teixeira, apresentou, como que se comemorasse no dia 22 de fevereiro, em todas as Lojas Maçônicas dos Estados Unidos, do México e do Canadá, o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, sugestão que foi aceita e encampada por todos os presentes, por unanimidade.

A data está relacionada com o nascimento, no dia 22 de fevereiro de 1732, em Bridges Creck, no Estado da Virginia, do artífice da Independência do Estados Unidos, o grande estadista George Washington.

No dia 22 de fevereiro de 1732, em Bridges Creck, na Virgínia – U.S.A, nascia, o artífice principal da independência dos Estados Unidos da América do Norte. George Washington nasceu pouco depois do surgimento da Maçonaria nos Estados Unidos, que ocorreu em 1730. Em 23 de abril de 1752, contando pouco mais de 20 anos de idade, ele foi Iniciado na Loja Fredericksburg nº 4, de Fredericksburg, no Estado da Virgínia.

Pelo seu temperamento e liderança, logo cedo entrou para a política, tendo sido eleito Representante da Virgínia, no primeiro Congresso Continental em 1774 e comandante geral das Forças Coloniais, em 1775, dirigiu as operações, durante os cinco anos da Guerra da Independência.

Após a Declaração de 1776, ao ser firmada a Paz, em 1783, renunciou à chefia do Exército, dedicando-se então, aos seus afazeres particulares. Em 1787, reunia-se na Filadélfia, a Assembleia Constituinte, para redigir a Constituição Federal e Washington, que era um dos delegados da Virgínia, foi eleito, por unanimidade, para presidi-la e, depois de aprovada a Constituição, havendo a necessidade de se proceder à eleição de um Presidente, figura nova na política norte americana, Washington, pelo seu passado, pela sua liderança e pelo prestígio internacional de que desfrutava, era o candidato lógico e foi eleito, por unanimidade, embora desejasse retornar à vida privada e dedicar-se às suas propriedade.

Como Presidente da República Norte Americana nunca olvidou a sua formação maçônica: ao assumir o seu primeiro mandato, em abril de 1789, com 57 anos de idade, prestou o seu juramento constitucional sobre a mesma Bíblia que era usada nos trabalhos da Loja Alexandria nº 22, da qual fora Venerável Mestre, em 1788; a 18 de setembro de 1793, como Grão-Mestre pro-tempore da Grande Loja de Maryland, colocou a primeira pedra do Capitólio. – prédio em que se reúne o Congresso Norte Americano – apresentando-se na oportunidade com todos os seus paramentos e insígnias de alto mandatário maçônico.

George Washington faleceu a 14 de dezembro de 1799, aos 67 anos de idade. Seu sepultamento ocorreu no dia 18, em sua propriedade de Mout Vernon, numa cerimônia fúnebre maçônica, dirigida pelo reverendo James Muir, capelão da Loja Maçônica Alexandria nº 22 e pelo Doutor Elisha C. Dick, Venerável Mestre da mesma Loja.

O Grande Oriente do Brasil, tendo apoiado a decisão tomada na Reunião Anual dos Grão-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte – Estados Unidos, Canadá e México, em fevereiro de 1994, através do decreto nº 00003, de 10 de fevereiro de 1995, publicado no Boletim Oficial nº 09/10, de 24/03 e 31/03/95, oficializou, como efeméride a ser comemorada pelas Lojas Federadas em todo território nacional, o dia 22 de Fevereiro como o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, para que cultuemos a memória de um dos baluartes da Maçonaria Universal.

George Washington inspirou aos americanos o espírito de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Fonte: Martin Luther King 63 MVU

CULTURA MAÇÔNICA

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA
O progresso da Humanidade tem seu início na aplicação das leis de justiça, de amor e de caridade. Princípios sempre defendidos pela Maçonaria, nossa Sublime Instituição, que, justamente por isso, é considerada progressista. Aonde não há Justiça e amor vigora a barbárie e a violência. A Justiça nada mais é do que o respeito ao direito de cada um. É a base para a convivência em sociedade, por consequência, mola mestra do desenvolvimento. O amor, por sua vez, substituiu o personalismo. É o triunfo sobre o ego, já que o amor, por definição, é incondicional e não exige retorno.

O amor, juntamente com a Justiça, é outra conquista importante do homem no interminável processo de evolução. O amor é elemento fundamental — um verdadeiro alicerce — na formação de uma personalidade sadia, gerando e incentivando um comportamento equilibrado. Uma criança amada é mais confiante em si mesma, tem mais auto-estima, por isso desenvolve seu potencial de forma mais uniforme e rápida, transmitindo aos seus semelhantes o amor recebido.

Amar é ser consciencioso e fazer aos outros apenas o que deseja para si. Amar é compreender as fraquezas e defeitos do outro, é relevar seus erros e saber perdoar. Quem cresce sem amor fatalmente será um adulto seco e desprovido de compaixão, com um senso de justiça deturpado e deficiente.

A caridade é o terceiro ponto desse alicerce, estendido para outras fronteiras além do círculo familiar e fraternal do Homem e do Maçom. Para se viver a caridade precisa-se desenvolver virtudes.

E o que é virtude? Nossos rituais definem muito precisa e apropriadamente o que vem a ser virtude: “é uma disposição da alma que nos induz à prática do bem”.
Construir Templos à virtude é cultivar a permanente disposição para querer o bem, é ter a coragem de assumir valores e enfrentar os obstáculos que dificultarão a subida, rumo ao conhecimento.

Logo, para vivenciar a justiça, o amor e a caridade são necessários antes de tudo ser virtuoso.
Platão, no século V a.C., já mostrava a virtude como esforço de purificação das paixões. Dizia que o compromisso do homem virtuoso está vinculado à razão que determina o exercício prático, o domínio do corpo.

Para Aristóteles, a virtude é a equidistância entre dois vícios: um por excesso, outro por falta. Ele nos alerta sobre a necessidade de sermos prudentes e buscarmos o justo meio, sem o excesso e sem a falta.

Só conseguiremos o justo meio a partir da reflexão sobre as duas partes, utilizando a razão, a justiça e o amor pra não haver enganos, a partir do autoconhecimento, que nos proporcionará a consciência da nossa realidade atual, e assim, saindo das sombras da ignorância, poderão atingir elevados patamares, desenvolvendo valores conquistados.

Esses valores e virtudes, indispensáveis no Maçom, são conquistados através da vontade, imbuída de razão. Se tivermos direitos, teremos também deveres, e não somente para com os nossos Irmãos, para com nossos familiares, para com a sociedade, mas principalmente para com nós mesmos, para com o nosso trabalho interior, para o desbaste de nossa Pedra Bruta. A síntese desses deveres está em cumprir com nossa obrigação, para conosco e para com nossos Irmãos. Não podemos somente ser Luz no caminho alheio, temos que, antes de nada, ser Luz no nosso próprio caminho.

Muitas vezes esquecemos-nos de olhar para nós mesmos, em se tratando de mudanças e transformações. Exigimos que os outros mudem sem, no entanto, fazer nada para sair de onde estamos. Não deve haver lugar em nossos Templos para a hipocrisia, para a luta pelo poder, para a vaidade.

E a virtude onde fica? E a Fraternidade, o objetivo de servir, de ser caridoso? Será que esse nunca foi o objetivo? Teria sido apenas uma Luz que se apagou? Onde estão nossos valores, sempre ensinados, mas nem sempre empregados?

Na verdadeira Maçonaria não deve haver espaço para brigas por cargos, para a disputa política. A verdadeira Maçonaria é aquela em que vivenciamos o Amor, a Fraternidade, a Verdade, o Dever e o Direito. A verdadeira Maçonaria é aquela que nos proporciona o prazer indescritível de abraçar um Irmão; é aquela que faz com que a convivência fraternal seja um prazer e não uma obrigação semanal.

Precisamos reavaliar nossas atitudes, nossos comportamentos e valores. Estamos realizando o trabalho que chamamos maçônico com respeito e humildade ou com arrogância e orgulho? Estamos realmente cumprindo o que juramos de forma livre, quando conhecemos a Verdadeira Luz? Estamos realmente cavando masmorras ao vício e levantando Templos à virtude?

Nossa Ordem precisa sair do imobilismo que se encontra. Precisamos, com união e respeito, debater mais nossos problemas em Loja; precisamos aprender a criticar e, principalmente, aprender a ouvir críticas; precisamos, acima de tudo, ser mais tolerantes com os outros e menos tolerantes com nós mesmos; precisamos desbastar nossa Pedra, não a do nosso Irmão.
Texto: Arthur Aveline – MM
Fonte: Mista Athena

REFLEXÃO MAÇÔNICA

A CARTA DE DEUS
Você é um ser humano, é o Meu Milagre. Você é forte, capaz, inteligente e pleno de dons e talentos. Entusiasme-se com eles. Reconheça-se. Encontre-se. Aceite-se. Anime-se. Pense que desde este momento sua vida pode mudar para o bem, se você se propuser e se entusiasmar e, sobretudo, se perceber toda a felicidade que pode conseguir somente com o ato de desejá-la.

Você é a minha criação maior. Você é o Meu Milagre. Não tenha medo de começar uma nova vida. Como temer se você é o Meu Milagre? Você está dotado de poderes desconhecidos para todas as criaturas do Universo. Você é único. Ninguém é igual a você. está somente em você aceitar o caminho da felicidade, enfrentá-lo e seguir adiante. Até o fim. Simplesmente porque você é livre.

Eu o fiz perfeito para que aproveitasse a sua capacidade e não para que se destruísse… Eu lhe dei o poder de pensar e o poder de imaginar, o de amar e o de criar, o de rir e o de falar, o da vontade e o da escolha. Eu lhe dei o poder de rezar e o poder de eleger o seu próprio destino usando a sua vontade e assim o coloquei acima dos anjos.

O que você tem feito dessas imensas forças? Use sabiamente os seus poderes. Prefira amar em vez de odiar. Rir e não chorar. Criar e não descobrir. Prefira dar em vez de tirar. Atuar e não postergar. Prefira crescer em vez de consumir-se. Abençoar e não renegar. Prefira agradecer em vez de blasfemar. Prefira viver em vez de morrer miseravelmente à margem da verdade.

Aprenda a sentir a minha presença em cada ato de sua vida. Cresça cada dia em otimismo e esperança. Abandone os medos e os sentimentos negativos.
Eu sou a Luz e estou sempre com você. Chame-me. Procure-me. Lembre-se de Mim. Vivo em você desde sempre, amando-o e se você vem a Mim, encontrará o amor e a paz que tanto deseja.

Procure tornar-se simples, inocente, generoso, dadivoso, desperte sua capacidade de assombro e comova-se diante da Criação, sinta-se humano… porque, se você pode compreender uma lágrima ou a dor, pode conhecer o meu Amor. Não se esqueça de que você é o Meu Milagre; use seus dons, troque a escuridão pela luz, modifique o seu lugar contagiando-o com esperança, alegria, otimismo e faça-o sem temor, porque “EU ESTOU COM VOCÊ”.
Fonte: Mista Athena

Frase do Pedreiro Livre: Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí.
John Lennon

COMEMORAÇÃO EM 22 DE FEVEREIRO
22 de fevereiro (um sábado), 53º dia de 2014 (312 dias para 2015)

DIA DA CRIAÇÃO DO IBAMA
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi criado em 22 de fevereiro de 1989. A formação do Ibama deu-se pela fusão de quatro entidades que trabalhavam na área ambiental: Secretaria do Meio Ambiente, Superintendência da Borracha, Superintendência da Pesca e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal.

A partir de 1990, o Ibama vinculou-se à Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República, com a missão de ser um órgão gerenciador da questão ambiental, responsável por formular, coordenar e executar a Política Nacional do Meio Ambiente, além de cuidar da preservação, fiscalização, controle e fomento dos recursos naturais renováveis.

O Ibama tornou-se, em 1992, um órgão do Ministério do Meio Ambiente, criado em 16 de outubro daquele ano. Até a década de 1950, não havia no Brasil uma grande preocupação com as questões ambientais. As normas existentes até então limitavam-se aos aspectos relacionados à solução de problemas provocados por secas e enchentes e ao saneamento, à conservação e preservação do patrimônio natural, histórico e artístico.

O agravamento das dificuldades na área ambiental marcou a década de 1970, o que levou o poder público a ter uma visão mais consciente sobre a questão do meio ambiente.Foi, contudo, com a Constituição de 1988 que o Brasil deu um importante passo para a formulação de sua política ambiental.

Pela primeira vez na história de uma nação, uma Constituição dedicou um capítulo inteiro ao meio ambiente, dividindo entre o governo e a sociedade a responsabilidade pela sua preservação. Isso acelerou a criação do Ibama, um ano depois.
Fonte: Seguara

Dia do Baile Verde e Branco comemoração móvel do Campestre Clube da cidade brasileira de Sousa-PB, conforme Lei Nº 9.566 de 6 DE DEZEMBRO DE 2011 do Estado brasileiro da Paraíba: sábado que antecede ao sábado de carnaval, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 24 de janeiro e 28 de fevereiro no calendário gregoriano.

Dia do Aniversário da CRIAÇÃO DO IBAMA comemorado por brasileiros, para marcar a data da criação do IBAMA [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente], que foi instituído no Brasil pela Lei nº 7.735 de 22 de fevereiro de 1989.

Dia dos Arautos do Evangelho comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 14.485 de 13 de julho de 2011, para marcar a data do Decreto do Pontifício Conselho para os Leigos ou “Pontifical Council for the Laity” de 22 de fevereiro de 2001, que então reconheceu a Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho ou “International Association of the Faithful of Pontifical right Heralds of the Gospel”, como a 1ª a ser erigida pela Santa Sé no 3º milênio, por ocasião da “Festa Litúrgica da Cátedra de São Pedro”, para uma irmandade composta predominantemente por jovens e presente em 78 países, cujos membros de vida consagrada praticam o celibato e dedicam-se integralmente ao apostolado, vivendo em casas destinadas especificamente para rapazes ou moças, e alternando a vida de recolhimento, estudo e oração com atividades de evangelização nas dioceses e parorquias, com especial ênfase para a
formação da juventude.

Dia Estadual Do Blogueiro comemorado no Estado brasileiro do Piauí, conforme Lei Nº 6.191 de 6 de março de 2012, quando deverão ser realizadas campanhas de conscientização do uso livre e responsável dos blogs.

Dia Estadual em homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos durante a ditadura civil-militar brasileira comemoração do Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 14.442 de 17 de outubro de 2011, quando a sociedade civil organizada do Estado pernabucano poderá realizar eventos em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira, a exemplo de debates e palestras de conscientização nas escolas públicas pernambucanas, para marcar a data do nascimento do ativista político brasileiro, Fernando Augusto Santa Cruz Oliveira, que veio ao mundo em 20 ou 22 de fevereiro de 1948 ou 1949 e que sempre se destacou por sua militância ativa, até passar para a categoria de desaparecido político por ocasião de um sábado de Caranaval em 23 de fevereiro de 1974 na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, durante uma das épocas de repressão militar no Brasil, mesmo sendo então concursado público da Companhia de Águas e Energia Elétrica do Estado brasileiro de São Paulo e com residência fixa na capital paulista.
Dia Mundial do Pensamento ou “World Thinking Day” comemorado desde 1926 por escotistas e Bandeirantes, para marcar a data do nascimento do fundador do Movimento Escoteiro, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que veio ao mundo em 22 de fevereiro de 1857 e de sua esposa, Olave Baden-Powell, que veio ao mundo em 22 de fevereiro de 1889.
Fonte:Dias De

FATOS HISTÓRICOS
· 1461 – Guerra das Rosas – Segunda Batalha de St. Albans: Margarida de Anjou derrota o Conde de Warwick e recupera a guarda de Henrique VI.
· 1775 – Pio VI se torna o 250º papa.
· 1793 – Ataque dos franceses a La Maddalena (Sardenha), de onde seriam expulsos no dia 25.
· 1819 – Tratado de Adams-Onís entre Estados Unidos e a Espanha, em que a Florida é cedida pela Espanha aos Estados Unidos.
· 1836 – Criação da cidade de Uberaba
· 1828 – Regresso a Lisboa de D. Miguel, que jura a Carta Constitucional, assume a regência e nomeia um novo ministério.
· 1912 – Assinatura com a Marconi do contrato para introdução da telegrafia sem fios em Portugal.
· 1939 – Petróleo jorra pela primeira vez no Brasil, no poço de Lobato (Salvador).
· 1945 – Segunda Guerra Mundial: a Força Expedicionária Brasileira conquista o Monte Castelo em Itália as forças alemãs.
· 1974 – O Paquistão reconhece a independência do Bangladesh
· 1974 – O General português António de Spínola publica o livro “Portugal e o Futuro” em que propõe soluções políticas e não militares para os conflitos nas colónias portuguesas emÁfrica.
· 1979 – O Reino Unido concede a independência a Santa Lúcia.
· 1998 – O edifício Palace II, construído pelo então deputado Sergio Naya (PPB-MG, já falecido), com suspeitas de uso indevido de materiais de baixa qualidade para baratear a obra e aumentar os lucros, e situado na Barra da Tijuca, desaba matando 8 pessoas e deixando 176 desabrigadas.
· 1999 – Edison Tsung Chi Hsueh, um calouro da Faculdade de medicina da USP, é encontrado morto no fundo de uma piscina, após um trote de veteranos.
· 2001 – Divulgada a violação do Painel do Senado na votação do senador Luís Estêvão envolvendo o líder do PSDB, José Roberto Arruda e do PFL, Antônio Carlos Magalhães, que, para não serem cassados, renunciaram ao mandato.
· 2006
· Um atentado bombista em Samarra, Iraque, destrói a cúpula dourada da Mesquita de Al Askari aumentando as tensões religiosas entre sunitas e xiitas.
· O papa Bento XVI anuncia a realização do Consistório Ordinário Público de 2006 para a criação de novos cardeais.
· 2011 – Terremoto de 8 graus na escala Richter atinge Christchurch na Nova Zelândia, matando centenas de pessoas.
Fonte: Wikipedia

Frase do Dia: *** A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.*** Albert Einstein

Deixe uma resposta