FATOS DESTAQUES, CULTURA, REFLEXÃO MAÇÔNICA, COMEMORAÇÕES E FATOS QUE MARCARAM O DIA 15 DE JANEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA‏

 
Share Button
FATOS MAÇÔNICOS OCORRIDOS EM 15 DE JANEIRO
1809 Nasce Pierre-Joseph Proudhon , político francês, membro da Loja de Besançon
1817 Formado o SC da Bélgica, que daria a carta patente a Montezuma para a abertura de um Supremo Conselho para o Rito Escocês no Brasil.
1847 Iniciação de Benito Juarez, patriota de sangue índio que libertou o México da invasão francesa.
1933 Fundada a GL de Baja California, México.
1959 Fundada a GL F.& A.M. da China, Taiwan.
Fonte: Grande Secretaria Geral da Educação e Cultura/GOU
Grande Oriente Universal
CULTURA MAÇÔNICA
ADVERTÊNCIA AOS APRENDIZES
Meus Irmãos acabaram de ingressar numa instituição cuja história por completo ignorais, cuja origem também desconheceis, e cuja organização não tendes qualquer noção, nem fazeis a mínima ideia qual é o seu âmbito e o seu alcance. Até os símbolos que vos rodeiam, vos parecem estar envoltos pelo mais profundo hermetismo. E apesar deste vosso natural confuso estado, aproveito desde já para vos advertir, que para conhecerem esta augusta Obediência, e sentirem que fazem parte integrante desta grande irmandade, deveis saber ouvir os Mestres Maçons, pois eles subtilmente, para além de vos indicarem quais são os melhores planos arquitetônicos para a construção do vosso Templo Interno, em cada preciso momento, indicar-vos-ão também, com igual subtileza, quais são os melhores materiais para a sua construção. Caso venham a estar desatentos às suas subtis e sábias orientações, nunca saberão construir o vosso Templo Corpo, como também, correrão o risco de nunca virem a conhecer o que esta secular Ordem encerra no seu seio, que é, e que será sempre um mistério para quem por ela distraidamente passe, uma vez que nunca virão a conhecer o seu real propósito, nem tão pouco virão a conhecer a Força Espiritual que esta oculta, e que a todos nós anima. Na verdade, essa Força é o seu mais precioso e verdadeiro Tesouro.
Aproveito ainda este precioso momento para vos informar, que a Maçonaria é uma grande família universal, e como tal, é natural que tenha para com o mundo profano o comportamento reservado e pudico. Aliás, comportamento em tudo idêntico a qualquer vulgar família, que pelo seu amor próprio, não gosta que estranhos se envolvam nos seus segredos familiares e que os devassem. Por isso, sabe abster-se de lavar publicamente as suas questões internas.
 Por outro lado, aproveito também este solene momento para vos informar: que a Maçonaria é considerada por nós Maçons, a Arte Suprema. A Arte Real por excelência, dado que para nós Maçons, ela é a arte suprema da vida. Por outras palavras: ela é para nós, a arte de fazer do próprio espírito a morada do eterno, e deste modo, ela é a arte de conduzir o Espírito à absoluta perfeição. Por conseguinte, esta Arte Real só se obtém quando cada um de vós fizer atuar a transmutação iniciática que irão receber ao longo da vossa formação Maçónica. Pois, na verdade, cada pedra que é destinada ao Templo da Sabedoria, somente por vós será desbastada, esquadriada, polida e transmutada na pedra cúbica da perfeição.
 Por último, transmito-vos um segredo: nas paredes deste Templo que nos acolhe, e que representam o Universo, estão invisivelmente adornadas com três estátuas duma antiga religião: Minerva, Hércules, e Vénus. Estas divindades que solidificam as paredes deste Templo, personificam a Sabedoria, a Força e a Beleza. Nessas simbólicas colunas, não assentam somente o Templo Maçónico, uma vez que nelas assentam também, qualquer sociedade que se queira justa, perfeita e bem construída. Por isso, meus Irmãos, elas serão os principais alicerces do vosso Templo Externo. Procurem construírem-nas robustas, sólidas e acima de tudo, muito belas.
Fonte: Oliveira Pereira.Wordpress
REFLEXÃO MAÇÔNICA
MAÇONARIA/GOU
Uma coisa sentimos que aconteceu:
Somos a maçonaria do Grande Oriente Universal.
Incrivelmente, nosso amor intenso ao Supremo Criador do Universo, nos proporcionou a sermos uma referencia em Ordem Maçônica.
Quem na verdade é o GOU?
Olha, serei bem sincero: O GOU é uma vontade. É um ideal onde a edificação do Ser Humano, na construção do seu Templo de dentro, interior, o faz brilhar tanto, mas tanto, que este calor magnânimo, acalenta e edifica aqueles à nossa volta.
Um Ser GOU, é um Ser de Deus.
Um Ser que vive todas as coisas do seu tempo, e estende-se a outras eras.
Ser GOU, é um dom. Um dom que emana dos poros da pele, que movimenta-se na alma.
Seguir as doutrinas do GOU, é seguir um tratado natural entre as espécies criadas por Deus.
É respeitar cada ser vivo, como irmãos próximos. Interagindo em equilíbrio.
Se tens amor, tens GOU.
Se tens paixão, também tem GOU.
Se sente prazeres, sente o gozo de ser um Membro GOU.
Para que seja um de nós, seu contrato é com sua alma, que o levará à busca do saber, incansavelmente, e jamais se distanciará da possibilidade de estar com seu Criador.
Por estas e várias razões, existe realmente uma grande diferença quando se diz fazer maçonaria.
Realmente existe a Maçonaria do Grande Oriente Universal.
 A Maçonaria do Gou.
A Maçonaria das coisas de Deus.
De seus Filhos.
GOU uma nova realidade.
Richard Maia SGMG/GOU
Grande Oriente Universal.
FRASE DO PEDREIRO LIVRE: Não conseguimos segurar uma tocha para iluminar o caminho de outra pessoa, sem clarearmos o nosso próprio. Ben Sweetland
COMEMORAÇÕES E FATOS QUE MARCARAM O DIA 15 JANEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA
DIA MUNDIAL DO COMPOSITOR
 Composição musical é uma arte. O compositor é o profissional responsável por essa arte. Através das notas musicais, acompanhadas ou não de letra, muitos aspectos de uma sociedade são revelados em termos históricos, sociológicos, estéticos e filosóficos.
A música expressa a cultura de um país ou região. E o compositor tem tarefa de revelar a cultura através de suas obras. Pode ser considerado um repositório do seu universo sócio-cultural. No Brasil, cada região tem suas músicas típicas, que caracterizam o povo e a cultura de cada lugar. O compositor consegue, através da melodia e da letra, transmitir, com precisão e beleza, os traços que individualizam cada cultura.
A música é sempre manipuladora das mais íntimas sensações – individuais ou coletivas – e de todo o mecanismo das emoções. A música eleva, inspira, comove; mas também pode deprimir, agitar, conturbar. Cabe ao compositor traçar caminhos.E o fará através do domínio da técnica, do estilo, da estética. Heitor Villa-Lobos foi o maior compositor das Américas. Compôs cerca de 1.000 obras. Foi através dele que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar. Villa-Lobos fundou, em 1945, a Academia Brasileira de Música, que pretendia reunir os nomes mais ilustres de nossa música em prol da cultura e da educação musical do país. Outros nomes como: Adoniran Barbosa, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Carlos Gomes, Chico Buarque, Ivan Lins, etc.são talentos que enriqueceram a linguagem musical do país.
Fonte: Portal São Francisco
DIA NACIONAL DO JOGO LIMPO E DE COMBATE AO DOPING NOS ESPORTES
POR LINO CASTELLANI FILHO
Do Observatório do Esporte
Em 14 de maio de 2012 a nossa presidenta, Dilma Rousseff fez publicar no Diário Oficial da União, em conjunto com o Ministro de Estado do Esporte, Aldo Rebelo, a Lei nº 12.638, instituindo o dia 15 de Janeiro como o Dia Nacional do Jogo Limpo e de combate ao doping nos Esportes…
Pois bem… Primeiro, sinceramente, gostaria que essa lei tivesse uma maior abrangência… Vocês imaginam o impacto de uma lei instituindo o Dia do Jogo Limpo… Na política brasileira?!​
Enfim, sabemos que o ótimo é inimigo do bom… Idealizar a realidade não ajuda em nada em sua transformação…
Então… Lendo as matérias jornalísticas e ouvindo os comentários sobre este assunto nos programas de TV ou nas rodas de amigos — típicas daquelas que acontecem após os 60 minutos de “pelada” justificadores dos 120 de boa cerveja —, não pude deixar de ficar revoltado… Com a hipocrisia reinante em nossa sociedade!
Hipocrisia sim! Pois não somos nós que exigimos a vitória a qualquer custo, atribuindo ironicamente a frase o importante é competir aos perdedores?
A coisa funciona mais ou menos assim: Você é atleta e sabe que fama, sucesso e dinheiro vêm com resultados esportivos! Mas não com qualquer resultado, mas sim somente com a vitória. E você faz tudo o que está ao seu alcance para obtê-la. Submete seu corpo a um árduo treinamento físico, horas e horas a fio, abrindo mão, em plena juventude, de descobrir as loucuras da paixão, do amor, da vida… Sua cabeça não pode estar naquela menina/mulher ou menino/homem que faz seu coração como que pular pela boca, e sim na competição que se avizinha. Focado, dizem… Você tem que estar focado!
Com os treinos vêm os resultados e deles, seu salário. Salário sim, pois você tem com o Esporte uma relação de trabalho. É… Você é um trabalhador da bola, das pistas, das barras assimétricas e coisas e tais… Mas eis que os resultados começam a ficar cada vez mais difíceis de serem obtidos e por mais que aumente a carga de treinamento, seu corpo já não responde a ele como antes… Mas você aprendeu que seu patrocinador só lhe patrocina porque você vende com suas vitórias o que ele deseja vender…
Seu salário está intimamente vinculado a elas… As entrevistas e presença em manchetes de jornal estão diretamente ligadas ao seu sucesso…
Então você diz: Tudo isso precisa continuar a existir, custe o que custar… Pronto! Está feito! Daí para o doping é um pulinho…
Muitos sabem, mas fingem não ver o que está acontecendo com você. Afinal, você continua vencendo e dando o retorno que eles desejam… Aos produtores do produto que anuncia, aos dirigentes e torcedores do clube onde se encontra vinculado, ao país que une ufanisticamente sua bandeira às suas vitórias… Bem… Aí, um exame surpresa acusa aquilo que todos teimavam em não querer ver e… O mundo lhe cai sobre a cabeça! As mesmas pessoas que o glorificavam, agora lhe apontam o dedo acusando-o do crime mais vil: O uso do doping? Não! Ter se deixado pegar em flagrante, dando visibilidade a uma realidade que desejam mascarar, isso sim…
Qual realidade? A única, insofismável: O doping não é manifestação patológica do esporte de alto rendimento e sim parte constitutiva de sua lógica.
É isso. Simplesmente isso… O Esporte é uma prática social, portanto produto do trabalho humano, que traz em sua materialização as intencionalidades definidoras de nossas ações, as quais se dão em um determinado contexto e momento histórico. Neste ordenamento societário pautado pela exploração do Homem pelo Homem, somente a hipocrisia explica o ar de espanto e surpresa de muitos desavergonhados.
Fonte: Juca.Kfori Uol
DIA DOS ADULTOS
Apesar de a vida adulta oferecer inúmeras possibilidades, muitos jovens se sentem inseguros e não conseguem amadurecer no tempo certo.
Numa época em que a “eterna adolescência” é praticada e até mesmo incentivada pela sociedade, é importante ter um dia específico para celebrar e refletir sobre o que é, de fato, ser um adulto.
O ciclo de vida normal de um ser humano compreende infância, adolescência, vida adulta e velhice. Cada etapa tem sua importância e é fundamental que todas as fases sejam experimentadas em sua completude.
De acordo com o dicionário de português online Michaellis, é considerado adulto todo o indivíduo que atingiu o máximo de seu crescimento e a plenitude de suas funções biológicas. No âmbito da legislação federal brasileira a maturidade é atingida aos 18 anos de idade.
Entre outras coisas, ser adulto significa ter autonomia para gerenciar sua própria vida, tirar carteira de habilitação, responder por seus atos judicialmente e pagar impostos. Porém, na esfera psicológica esse momento da vida vai muito mais além.
Alguns indivíduos se recusam passar para a vida adulta, esse comportamento é conhecido como Síndrome de Peter Pan ou Síndrome do homem que nunca cresce. Não existem estudos que comprovem que esse transtorno seja uma doença psicológica real, mas é aceita por vários profissionais, principalmente depois que Dan Kiley publicou o livro The Peter Pan Syndrome: Men Who Have Never Grown Up, em 1983.
Fonte: Grupo Escolar Pesquisa
DIA DO COBRADOR DE ÔNIBUS
A data foi instituída em 2001, com base em pesquisas históricas. O reconhecimento de 15 de janeiro como Dia do Cobrador da Carris surgiu para congratular os profissionais que iniciaram suas atividades na companhia em 1873. Naquele ano, os bondes passaram a circular na Capital, após o decreto de Dom Pedro II assinado em 19 de junho de 1872. Para auxiliar o motorneiro, que guiava o bonde, foi necessária a participação de um ajudante. Na época, era chamado de condutor.
A data é comemorativa apenas para os trabalhadores da Carris porque em Porto Alegre não há um Dia Municipal do Cobrador, como existe em cidades como Pelotas (RS), Curitiba (PR), Marília (SP) e Governador Valadares (MG). Também não há um dia nacional ou estadual em homenagem aos profissionais.
Fonte:lproweb Procempa
DIA DA IMPRENSA FILATÉLICA – 132 ANOS DE LUTAS E HISTÓRIAS
No dia 15 de janeiro de 1882, na cidade de São Paulo, foi publicado o “Brazil Philtélico” de autoria do senhor Luiz Levy marcando desta forma o início da literatura e jornalismo filatélico no Brasil. Estamos, portanto comemorando 130 anos de atividades literárias e jornalísticas filatélicas. Assim sendo parabenizo todos os companheiros que militam no jornalismo filatélico através de colunas diárias ou semanais em jornais, revistas e, modernamente, através boletins eletrônicos, sites ou blogs na internet. Lembramos que em maio de 1957 entrou em circulação o primeiro número do boletim mensal – “FILATELIA E NUMISMÁTICA” – órgão oficial do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, sob a direção de Francisco Ferreira Leite, encerrando-se a publicação em janeiro de 1969. Entra em circulação em março de 1983 o primeiro número do Boletim Trimestral – “Filatelia Lorenense” – órgão oficial do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, sob a direção de José Antonio Bittencourt Ferraz.
Deixou de circular em dezembro de 1986. Retoma as atividades em dezembro de 2003, em plena era da informática e da internet lançando com sucesso, o número ZERO do novo Boletim Trimestral – Filatelia – distribuído através do correio eletrônico a todos os clubes, associações e jornalistas filatélicos cadastros em nossa relação. O Boletim já conquistou os seguintes prêmios: “Medalha De Bronze Na Lubrapex 2006”; “Medalha De Bronze Na 17ª Exposição Nacional De Imprensa E Literatura Filatélica 2007” “Medalha De Bronze Prateada Floripa 2008”; “Medalha De Prata Sulbrapex 2008”; “Medalha De Bronze Brapex 2011”.
O Clube manteve no jornal semanal “Lorena a Cidade” no período de 19/9/1979 a 28/01/1983 coluna filatélica intitulada “Falando de Selos” graças a colaboração do seu diretor Gilberto Ferretti. O jornal encerrou suas atividades comerciais a 28 de janeiro de 1983. O jornal “Guaypacaré” cujo diretor o jornalista João Bosco Pereira de Oliveira, filatelista e ex-presidente do Clube, reservou desde o dia 2 de maio de 1983 a 14 de novembro de 2002, espaço para uma nova coluna filatélica, desta feita intitulada “Filatelia”. Voltando a ser publicada regularmente de 2005 até a presente data. A Coluna já conquistou os seguintes Prêmios: “Medalha De Bronze Na Lubrapex 2006”; “Medalha De Bronze Na 17ª Exposição Nacional De Imprensa E Literatura Filatélica 2007”; “Medalha De Bronze Prateada Floripa 2008”; “Medalha De Prata Sulbrapex 2008”; “Medalha De Bronze Prateada Brapex 2011”. O Jornal Santuário de Aparecida, através de seu redator, envia carta convidando o Professor José Antonio Bittencourt Ferraz para assinar uma Coluna Filatélica semanal, o que foi aceito de bom grado tendo em vista a grande circulação do hebdomadário católico. A primeira coluna foi publicada no dia 23 de novembro de 1986 e a última a 14 de agosto de 1992.
 Fonte: lorena Filatelia.
Dia da Imprensa Filatélica comemorado no Brasil, para marcar a data do surgimento da literatura filatélica brasileira, que se deu a partir do início da publicação do modesto jornalzinho brasileiro de filatelia, “Brazil Philatelico”, que começou a ser editado na cidade brasileira de São Paulo-SP pelo compositor e músico franco-brasileiro, Luiz Henrique Levy, em 15 de janeiro de 1882.
Dia da Maçonaria Mexicana ou “Día de la Masonería Mexicana” comemoração de mexicanos, para marcar a data da iniciação do advogado, juiz e estadista liberal, além de herói mexicano que também serviu 5 vezes como presidente do México, Benito Pablo Juárez García [conhecido como Benito Juárez], como aprendiz da Loja ou Potência Independência Nº 2 ou “Independencia Nº 2”, que se deu em 15 de janeiro de 1847, numa cerimônia no salão do Senado da República mexicana então especialmente habilitado como recinto maçônico], começando um aprendizado que conduziria esse homem público ao mais alto grau da maçonaria mexicana nessa Loja.
Dia da Wikipedia comemorado para marcar a data do lançamento da nossa enciclopédia livre, ocorrida em 15 de janeiro de 2001.
Dia do aniversário da Caixa de Construção de Casas para o Pessoal do Ministério da Marinha comemorado na Marinha do Brasil, para marcar a data da Lei Nº 188 de 15 de janeiro de 1936, que então criou a CCCPM [Caixa de Construções de Casas para o Pessoal do Ministério da Marinha], como uma Autarquia Federal, vinculada ao Ministério brasileiro da Marinha, com autonomia administrativa, operacional, jurídica e financeira, tendo sede e foro na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ e jurisdição em todo o território nacional brasileiro.
Dia do Cobrador de Ônibus comemorado extra-oficialmente no Brasil, para homenagear os profissionais que iniciaram suas atividades como ajudantes dos motorneiros na companhia de bondes da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ [então capital do Brasil] em 15 de janeiro de 1873, depois da assinatura do decreto de 19 de junho de 1972 do então imperador brasileiro, Dom Pedro I, criando o serviço de bondes da cidade carioca.
Dia Do Trabalhador na Agro-Industria Açucareira comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 768 de 24 de julho de 1984 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010.
Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos Esportes comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.638 de 14 de maio de 2012, para marcar a data do nascimento da nadadora brasileira, Maria Lenk, que veio ao mundo em 15 de janeiro de 1915, e que em 1932 convertteu-se na 1ª sul-americana a competir numa Olimpíada, tendo sido recordista mundial e fundadora da Escola Nacional de Educação Física, cuja celebração tem por fim incentivar a prática do jogo limpo ou “fair play”, que consiste em um modo de se praticaresportes baseado nos ideais de solidariedade, lealdade e respeito mútuo.
Fonte: DiasDe
FATOS QUE MARCARAM O DIA 15 DE JANEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA
69 – Galba é morto pela Guarda Pretoriana; no mesmo dia, o Senado reconhece Otão como novo imperador romano.
Sérvio Sulpício Galba (Latim: Lucius Livius Ocella Servius Sulpicius Galba; Terracina,24 de dezembro de 3 a.C. – Roma, 15 de janeiro de 69) foi imperador romano de 8 de junhode 68 até a sua morte. Foi o primeiro dos quatro imperadores do ano de 69, o conhecido como ano dos quatro imperadores.
Teve uma brilhante carreira política, atingindo o consulado em 33, sendo com posterioridade governador da Germânia e procônsul da África (45-6). Em 60 passou a governar aTarraconense, onde iniciou a rebelião contra Nero incitado por Caio Júlio Víndice. Proclamado imperador, marchou sobre Roma com o apoio de Otão, obtendo o reconhecimento tanto do Senado quanto dos pretorianos.
Contudo, pronto perdeu os seus apoios devido à sua política de austeridade. Otão, desiludido por não ter sido nomeado como sucessor, organizou um complô contra o imperador. Após uns escassos sete meses de governo, Galba foi assassinado no Fórum, ficando o Império sumido na guerra civil.
1763 – É assinado o tratado de Hubertsburg, que põe fim à guerra dos Sete Anos.
A Guerra dos Sete Anos foram conflitos internacionais que ocorreram entre 1756 e 1763, durante o reinado de Luís XV, entre a França, aÁustria e seus aliados (Saxônia, Rússia, Suécia eEspanha), de um lado, e a Inglaterra, Portugal, aPrússia e Hannover, de outro. Vários fatores desencadearam a guerra: a preocupação das potências européias com o crescente prestígio e poderio de Frederico II, o Grande, Rei da Prússia; as disputas entre a Áustria e a Prússia pela posse daSilésia, província oriental alemã, que passara ao domínio prussiano em 1742 durante a guerra de sucessão austríaca; e a disputa entre a Grã-Bretanhae a França pelo controle comercial e marítimo das colônias das Índias e da América do Norte.
A fase norte-americana foi denominada Guerra Franco-Indígena (ou Guerra Francesa e Indígena), e participaram a Inglaterra e suas colônias norte-americanas contra a França e seus aliadosalgonquinos. A fase asiática iniciou o domínio britânico nas Índias.
Foi o primeiro conflito a ter carácter mundial, e o seu resultado é muitas vezes apontado como o ponto fulcral que deu origem à inauguração da era moderna. A Guerra foi precedida por uma reformulação do sistema de alianças entre as principais potências europeias, a chamadaRevolução Diplomática de 1756, e caracterizou-se pelas sucessivas derrotas francesas na Alemanha(Rossbach), no Canadá (queda de Québec eMontreal) e na Índia.
1934 – Um terremoto causa a morte de 10.700 pessoas no norte da Índia.
1941 – Alfonso XIII abdica em Roma de seus direitos ao trono espanhol.
1944 – A cidade argentina de San Juan é destruída por terremoto.
1973 – Golda Meir é a primeira líder israelense a ser recebida pelo Papa.
1975 – É assinado o Acordo de Alvor, em que Portugal reconhece a independência de Angola.
2009 – Um Airbus com 151 pessoas a bordo fez um pouso forçado no Rio Hudson, em Nova York, logo após deixar o Aeroporto de La Guardia. A manobra foi bem-sucedida e todos a bordo sobreviveram.
2010 – Os Estados Unidos concederam status de asilado temporário a todo cidadão haitiano que estava naquele país, em situação ilegal, até o último dia 12, quando o país sofreu um terremoto de magnitude 7 que deixou a capital Porto Príncipe virtualmente arrasada e que matou dezenas de milhares de pessoas. O status terá validade de 18 meses.
O status de asilado temporário é concedido a estrangeiros que não podem voltar com segurança para seus países por um desastre natural, um conflito armado e outras razões.
“Este é um desastre de proporções históricas, e esta designação permitirá aos haitianos que reúnam as condições nos EUA de continuar vivendo e trabalhando em nosso país durante os próximos 18 meses”, afirmou a secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, em nota. “Os que tentarem viajar aos EUA depois de 12 de janeiro não poderão obter o asilo e vão ser repatriados”, observa.
“Nesses momentos de tragédia é uma tentação, para o povo que está sofrendo, buscar refúgio em outros países. […] Mas tentar abandonar o Haiti nestes momentos só levará mais dor ao povo haitiano e à sua nação”, completou. (13), Napolitano havia determinado o fim das deportações de haitianos, mesmo em caso de prisão.
Fonte: ArturRicardo-Historiador
Frase do Dia: “Todos os dias deveríamos ouvir uma pequenina canção, ler uma boa composição poética, contemplar um belo quadro e, se pos­sível, dizer palavras sensatas. “
Goethe

Deixe uma resposta