FATOS DESTAQUES, CULTURA, REFLEXÃO MAÇÔNICA E COMEMORAÇÕES 03 JANEIRO

 
Share Button

FATOS MAÇÔNICOS PARA O DIA 03 DE JANEIRO

1859Albert Pike eleito Sob.∙. Gr.∙. Com.∙. do SC Jurisdição Sul, USA, em 1859, vindo a reformar e sistematizar os Altos Graus do R.∙.E.∙.A.∙.A.∙.

1962 – Conta a história que Fidel Castro, o líder da revolução cubana, foi salvo por um amigo maçom, quando estava preso pelas tropas do ditador Fulgêncio Batista.
Os pedreiros livres estão espalhados por todo o mundo, nas mais variadas profissões, classes sociais e partidos políticos, a não ser nos Países totalitários. Neste sentido, há uma exceção que confirma a regra da lealdade maçônica. Em Cuba, a Maçonaria funciona livremente desde a revolução, em 1959, mantendo boas relações com o governo de Fidel Castro.Segundo fontes tradicionalistas, baseado neste decreto, Fidel Castro, que instaurou o comunismo em Cuba, foi por isso excomungado no dia 3 de Janeiro de 1962 por João XXIII. Contudo, a excomunhão de Castro é ainda imerso em divergência, em face do caráter francamente diplomático assumido pelo Papa, havendo quem afirme (o que seria corroborado por relatos de seu secretário particular, Loris Capovilla) que este fato nunca teria ocorrido

1977 – LOJA MAÇO NICA LUZ DE BRODOWSKI 072, totalmente tomada pelos irmãos, cunhadas e convidados, realizou Sessão Magna Pública comemorativa ao DIA DO MAÇOM. Dentro do programa, a Loja descerrou placa comemorativa homenageando o Ir.´. JOSÉ LUIZ SELEGHIM, falecido em 03 de janeiro de 1.977, dando o seu nome à sala de recepção. A placa foi descerrada pela cunhada Terezinha Lobo Seleghim, bastante emocionada pelo reconhecimento da Loja que eternizava assim o nome do saudoso Irmão que tanto fez pela nossa maçonaria.

CULTURA MAÇÔNICA

QUEM FOI ALBERT PIKE – SUA BIOGRAFIA E ALGUMAS DAS SUAS AFIRMAÇÕES SOBRE A MAÇONARIA.

Albert Pike, nasceu em Boston, Massachusetts (EUA), no dia 29 de dezembro de 1809, foi segundo informações extraídas do site: http://www.freemasons-freemasonry.com/apikefr.html era o mais velho dos seis filhos de Benjamin e Sarah Andrews Pike. Albert foi criado em um lar cristão frequentando uma igreja Episcopal.

Quando tinha 15 anos, Albert passou no exame de admissão na faculdade de Harvard, porém não pôde frequentá-la porque não tinha recursos financeiros. Por isso, mais tarde foi para Santa Fé, estabelecendo-se em Arkansas, onde trabalhou como editor de um jornal antes de ir trabalhar num bar. No Arkansas, encontrou Mary Ann Hamilton, com quem se casou em 28 de novembro de 1834. Dessa união nasceram-lhes 11 filhos.

Quanto Albert tinha 41 anos, candidatou-se para a admissão no Western Star Lodge. Tornando-se membro ativo na Grande Loja do Arkansas, atingiu os 10 graus do Rito de York de 1850 a 1853.
Em março de 1853, em Charleston, Albert recebeu os 29 graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, de Albert Gallatin Mackey ( O Rite The Scottish havia sido introduzido nos Estados Unidos em 1783. Charleston foi o local do primeiro Supremo Conselho, que governou o Rito Escocês nos Estados Unidos, até que um Supremo Conselho do Norte foi criada em Nova York, em 1813).. A fronteira entre o Jurisdições Sul e Norte, ainda hoje reconhecido, foi firmemente estabelecida em 1828. Mackey então convidou Pike a participar do Conselho Supremo para a Jurisdição do Sul em 1858 em Charleston, e ele tornou-se o Grande Comendador do Supremo Conselho no ano seguinte. Albert Pike ocupou esse cargo até sua morte, apoiando-se em várias ocupações, como editor do Memphis Daily Appeal, de fevereiro 1867 a setembro de 1868, graças aos seus conhecimentos das leis. Depois, Albert Pike abriu um escritório de advocacia em Washington, tendo defendido vários casos perante a Suprema Corte dos EUA.

No entanto, Pike se empobreceu por consequência da Guerra Civil, e passou grande parte de sua vida, muitas vezes pedindo o dinheiro para despesas básicas ao Conselho Supremo, que acabou votando (em 1879) uma ajuda financeira de US $ 1.200, por ano, como uma espécie de aposentadoria para o resto de sua vida. Ele faleceu em 02 de abril de 1892, em Washington.

Percebendo que uma revisão do ritual era necessário para que o Rito Escocês sobrevivesse, Albert Pike e Mackey foram encorajados a rever o ritual para produzir um padrão para ser usado em todos os estados da Jurisdição Sulista. A revisão começou em 1855, e depois de algumas alterações, o Conselho Supremo endossou revisão de Pike em 1861. Pequenas mudanças foram feitas em dois graus em 1873 depois de os corpos do Rito de York no Missouri objetar que os graus 29 e 30 ° revelavam segredos do Rito de York.

Pike é mais conhecido por sua grande obra, Morals and Dogma of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry (Moral e Dogma do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria), publicado em 1871. Morals and Dogma não deve ser confundido com a revisão que Albert Pike efetuou no ritual do Rito Escocês. São obras distintas. Walter Lee Brown escreveu: “Pike pretendia que [Morals and Dogma] fosse um complemento desse grande sistema de instrução moral, religiosa e filosófica, que ele tinha desenvolvido em sua revisão do ritual escocês.”

Moral e Dogma era tradicionalmente dado ao candidato, quando atingia o grau 14 do Rito Escocês. Esta prática foi interrompida em 1974. Uma Ponte para a Luz, por Rex R. Hutchens, é fornecido aos candidatos hoje nos EUA. Hutchens lamenta que Morals and Dogma é lido apenas por alguns maçons. Uma Ponte para a Luz foi escrito para ser “uma ponte entre as cerimônias dos Graus e a leitura em Morals and Dogma.

REFLEXÃO

VOCÊ JÁ É FORTE, ACREDITE!

Acredite no que é, no seu poder de fazer, de se dirigir, de manter o emprego, a família e mesmo a paz interior.

Olhe para dentro de si e sinta a força.

Convença-se de ser capaz de realizar mais do que pode imaginar, resolver qualquer problema, tornar realidade os sonhos e amar intensamente.

Você já é forte. Acredite.

Vença o pessimismo e não chame ninguém para fazer o que você pode fazer.

Vá em frente.

Ponha em ação a sua força.

Trate bem a todos.

Espere o que é bom e não se intimide com as dificuldades.

O músculo mais forte é que arrebenta a corda.

FRASE DO PEDREIRO LIVRE: Vença o pessimismo e não chame ninguém para fazer o que você pode fazer.

3 de janeiro (uma sexta-feira), 3º dia de 2014 (362 dias para 2015): .

COMEMORAÇÕES 03 DE JANEIRO

MENSAGEM DIA DO JUIZ DE MENORES
O juiz de menores é um oficial servidor da justiça responsável por casos de crianças e adolescentes.

Cabe a ele julgar os casos que envolvem esses tipos de pessoas e executar o excelente estatuto da criança e do adolescente.
Seu trabalho é incrivelmente magnífico, julgar aqueles que ainda tem muito pela frente e avaliar com cautela cada situação.

Muito obrigado juiz de menores, por ter uma papel tão importante na sociedade principalmente no que diz respeito aos cidadãos futuros da sociedade.
Desejamos um feliz Dia Do Juiz De Menores.

DIA NACIONAL DO FOTÓGRAFO
A descoberta da fotografia e sua evolução nos aproximou das pessoas, culturas, lugares. As fotos nos revelam hábitos, registram momentos de violência, amor, amizade, alegria e solidariedade. Elas ajudam cada povo a criar sua identidade e nos revelam momentos e épocas passadas. Cada foto conta e guarda um pedaço da nossa história.E seu valor não se limita ao que ela nos mostra, mas as perguntas que ela nos estimula a fazer.

A fotografia, quando começou a ser usada na imprensa, carregava em si um discurso de que era a mimese da realidade, um fato em si. Até o século XIX, a fotografia era visto como um artefato objetivo, desnudado de todo e qualquer subjetividade.

Mas com o discurso da semiótica e da semiologia, e a idéia de que o olhar do fotógrafo influencia no resultado e carrega a fotografia de sentidos, a fotografia perdeu um pouco de seu status como descrição verídica da realidade.

Através do enquadramento, o fotógrafo compõe o cenário retratado, podendo colocar como assunto o que ele quiser. É ai que entra a subjetividade do fotógrafo.

E essa subjetividade pode ser utilizada de forma interessante quando a sensibilidade do fotógrafo consegue registrar um momento único.

Fonte: Portal São Francisco

COMEMORAÇÕES NACIONAIS E MUNDIAIS DE 03 DE JANEIRO

Dia do Leonismo Gaúcho comemorado no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme LEI Nº 12.169 de 4 de novembro de 2004, para marcar a data da fundação do Lions Clube da cidade brasileira DE Porto Alegre-RS [hoje Lions Clube de Porto Alegre Centro, ocorrida em 3 de janeiro de 1955, como o 1º clube de Lions no Estado sul-rio-grandense.

Dia Máximo da chuva de meteoritos de Quadrântida, com um pico de cerca de 40 mil meteoritos por hora, que parecem ser originários da constelação de Boieiro.

9º dos “Doze Dias Santos”comemoração do Cristianismo Esotérico, que está relacionada com a interpretação Esotérica da temporada do Natal, simbolizando os 12 signos do zodíaco e seus respectivos atributos arquetípicos, na viagem do Sol do Sul para o Norte e num trabalho sobre a Terra e suas formas de vida, juntamente com a luz de Cristo que continua a brilhar mais intensamente durante os “Doze Dias Santos”, até 6 de janeiro [“Dia de Reis” ou “Epifânia”, nesse dia, dedicado à hierarquia do signo de Sagitário [23 de novembro a 22 de dezembro], que está ligado ao plexo sacral [pois o cordão espinhal, que conecta o plexo sacro com o cérebro, tem sido denominado, a “Senda do Discipulado” e quando um aspirante vive a vida motivado unicamente pela pura e santa aspiração, o fogo espinhal enroscado dentro do plexo sacro se desperta e ascende através do cordão espinhal em direção aos dois órgãos espirituais localizados na cabeça: a glândula pineal e a glândula pituitária, para que por meio desse processo o homem se Cristifique] e associado com o Discípulo São Felipe, que era essencialmente mentalista antes de encontrar o Senhor, não tendo idéia do que significaria em sua vida a mente espiritualizada ou Cristificada, mas uma vez que a luz de Cristo se derramou sobre ele teve o mérito de ser contado entre os Doze Imortais, quando se indica para meditação o seguinte trecho bíblico: “Vós sois a luz do mundo” – Mateus, 05:14.

10º Dia das Celebrações de Natal no Cristianismo Ocidental Comemoração da Igreja Católica Apostólica Romana.

2º Dia do Carnaval de Negros e Brancos ou “Carnaval de Negros y Blancos” comemoração relacionada com a “Epifania”, que é celebrada durante 6 dias na cidade colombiana de San Juan de Pasto, entre outras cidades do sul da Colômbia, numa festa consagrada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou “United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation”].

Dia da Admissão do Alaska ou “Alaska Admission Day” comemoração de norte-americanos, que também é conhecida como Dia do Estado ou “Statehood Day”, com o fim de marcar a data da Proclamação Presidencial de 3 de janeiro de 1959, pela qual o território do Alaska foi convertido no 49º Estado da União dos Estados Unidos da América, para uma área que foi comprada da Rússia em 1867 por $7.2 milhões de dólares [cerca de 2 centos por acre] aos Estados Unidos da América, a partir de uma negociação junto aos russos, conduzida pelo então secretário norte-americano de Estado, William Seward.

Dia da Antártida ou “Día de la Antártida” comemorado no Equador, para marcar a data do início da 2ª viagem do navio equatoriano, Orión, rumo a Antártida, que se deu em 3 de janeiro de 1990, para realizar tarefas de investigação científica, além de realizar a instalação do 1º módulo da estação equatoriana, “Pedro Vicente Maldonado”, na Ponta Fort Williams, junto à Bahia Discovery.

Dia da Humilhação ou “Humiliation Day” comemoração de norte-americanos, num dia em que se busca alcançar a humildade.

Dia da Pupila do Olho ou “hitomi” comemorado no Japão.

Dia de J.R.R. Tolkien ou “J.R.R. Tolkien Day” comemorado principalmente por norte-americanos, para marcar a data do nascimento do escritor inglês nascido na África do Sul, John Ronald Reuel Tolkien, que veio ao mundo em 3 de janeiro de 1892, e que foi o autor da trilogia “O Senhor dos Anéis”.

Dia do Arremesso de panetones ou “Fruitcake Toss Day” comemoração de norte-americanos, que foi iniciada em janeiro de 1995 na cidade estadunidense de Manitou Springs no Colorado, e que tem conquistado adeptos em todos os Estados Unidos da América, quando são realizadas conpetições nesse dia ou data próxima, com criativas engenhocas, a partir da idéia de se lançar o mais longe possível os panetones que sobraram do Natal.

Dia do “Festival de Pax” comemorado em honra dessa deusa cultuada no Império Romano, muitas vezes associada à primavera e tida como filha de Júpiter e Iustitia, que os gregos conheciam como “Eirene”.

Dia do Fotógrafo Ibero-Americano ou “Día del Fotógrafo Iberoamericano” comemorado principalmente por cubanos, para marcar a data da inauguração do 1º estúdio fotográfico de Cuba e da América ibérica, que começou a funcionar na Rua Obispo da Havana Velha em 3 de janeiro de 1841.

Dia Nacional de beber com Canudinho ou “National Drinking Straw Day” comemoração de norte-americanos, para marcar a data em que o inventor e filantropo estadunidense, Marvin Chester Stone, patenteou o canudinho moderno de papel para bebidas frias em 3 de janeiro de 1888, que até então eram consumidas através de canudos naturais retirados de vegetais, muito criticados por alterarem o gosto das bebidas que passavam por eles.

Dia Nacional de Cerejas Cobertas com Chocolate ou “National Chocolate Covered Cherry Day” comemoração de norte-americanos, que está listada no calendário de eventos da NCA [Associação nacional de confeiteiros ou “National Confectioners Association”] dos Estados Unidos da América.

Dia Nacional do Migrante ou “Día Nacional del Migrante” comemoração de equatorianos, que foi instituída pela Comissão de Direitos Humanos do Congresso Nacional do Equador ou “Comisión de Derechos Humanos del Congreso Nacional de Equador”, para marcar a data da morte de 12 equatorianos, que faleceram em um trágico acidente na Espanha em 3 de janeiro de 2001, cuja celebração tem por fim homenagear todos os equatorianos que viajam para outros países, em busca de melhorar a situação econômica de sua gente.

Dia Nacional do Sono ou “National Sleep Day” comemoração de norte-americanos, que também é conhecida como “Dia do Festival do Sono” ou “Festival of Sleep Day”, para ser comemorado depois dos desgastes das festas de fim de ano.

Fonte: http://diasde.com/3-de-janeiro/#ixzz2pLO4ByAn

Outros acontecimentos para o dia 03 de janeiro:

Dia da Liberdade ao Culto – A verdade humana não é a verdade absoluta. O que vemos e acreditamos ser verdade, são apenas fragmentos do todo. Nosso espírito, preso a pequena parcela do tempo, período de apenas uma vida, é incapaz de ver e entender o contexto completo de nossa história espiritual, na grande sequência de encarnações pela qual todos passamos. A vida não se resume a um minuto, assim como nossa história não se resume a uma parcela de tempo.

1938 – O programa de rádio A Hora do Brasil passou a ser transmitido em todo o país. Mais tarde, seu nome seria mudado para A Voz do Brasil.

1961 – Os Estados Unidos cortaram relações diplomáticas com Cuba, dois anos após a chegada de Fidel Castro ao poder.

1984 – Barão de Tefé, navio brasileiro de pesquisas, partiu para a Antártica com a missão de construir a primeira estação brasileira no continente gelado
Dia do Juiz de Menores comemorado no Brasil, para marcar a data da morte do promotor, advogado e professor brasileiro, José Cândido de Albuquerque Mello Mattos, que faleceu em 3 de janeiro de 1934, e que foi o 1º juiz de menores oficialmente constituído no Brasil e na América Latina, ao ser nomeado em 2 de fevereiro de 1924, além de também ter sido o responsável pelo 1º código para a proteção da infância e da adolescência do Brasil [Decreto nº 17.943-A de 12 de outubro de 1927] e um ferrenho defensor da instituição dos juizados de menores durante os anos 20.

Frase do Dia: “ O direito é um poder passivo ou pacificado pelo Estado e é sinônimo de poder, pois sem esta participação e legitimação democrática, só resta a violência, a descrença e a barbárie.”
(Hannah Arendt – Filósofa )

Fonte: Grande Secretaria da Educação e Cultura/GOU


Deixe uma resposta