FATOS DESTAQUES, CULTURA, REFLEXÃO MAÇÔNICAS, COMEMORAÇÕES E FATOS QUE MARCARAM O DIA 12 DE JANEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA

 
Share Button

FATOS DESTAQUES, CULTURA, REFLEXÃO MAÇÔNICAS, COMEMORAÇÕES E FATOS QUE MARCARAM O DIA 12 DE JANEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA

1729 – NASCIMENTO de EDMUND BURKE, político e escritor britânico, notável pelo idealismo e pela veemência na defesa dos oprimidos. Pertencia à Jerusalem Lodge
no. 44.

1864 Consagrada a Loja Quatuor Coronati nº 2076 – A primeira Loja de Pesquisa do mundo

1865 – UNIÃO da GL NACIONAL com o GO da VENEZUELA, ambos de 1838, formando o GO NACIONAL DA VENEZUELA.

1884 – CONSAGRAÇÃO DA Loja QUATOUR CORONATI no. 2076, a primeira Loja de Pesquisas do mundo, em Londres, Inglaterra.

1903 – NASCIMENTO de FRANCOLINO JOSÉ DOS SANTOS (professor) – Natural de Carinhanha (BA) – Filho de Veríssimo José de Souza e Catharina de Souza Santos. Fez o curso primário em sua terra natal, o secundário em Belo Horizonte, em 1914, prosseguindo em Caitité em 1915 e 1916, terminado-o em Salvador, Bahia, em 1917. Diplomou-se em 1924 em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Salvador, Bahia. Depois de ter atuação destacada em Januária, Minas, não só como profissional, como no que se refere à parte cultural, transferiu-se para Montes Claros, onde foi professor e Diretor da Escola Normal Oficial desta cidade. Esforçado e culto, aqui fundou a Biblioteca Pública de que foi Diretor; Foi Presidente da Ala Cultural e Secretário da Associação Educação e Cultura de Montes Claros, onde trabalhou ativa e continuamente pela instrução. Tão assinalados serviços que prestou às iniciativas culturais, que a Câmara Municipal conferiu-lhe o merecido diploma de Cidadão Montes-clarense. Foi Venerável Mestre da Loja Maçônica Deus e Liberdade no. 62 – Oriente de Montes Claros MG, no período de 1950 a 1952.

1980 – FUNDAÇÃO da Loja Maçônica PAZ E UNIÃO no. 080 – Oriente de CAPINÓPOLIS MG – Obediência: G L M M G – Federada à CSMB – Reunião: Sexta-feira – Rito: REAA.

Fonte: Grande Secretaria Geral de Educação e Cultura/GOU
Grande Oriente Universal

CULTURA MAÇÔNICA

MAÇONARIA: O TEMPLO MATERIAL E O TEMPLO ESPIRITUAL
Os trabalhos de uma Loja considerada moderna, regularmente constituída, devem realizar-se em local adequado, especialmente construído para tal finalidade, ou devidamente adaptado.

Este lugar, onde os Maçons se reúnem para celebrar as suas sessões, assembleias etc. Chama-se “Templo”. Que deverá ser ornamentado de acordo com as prescrições de um ritual, ele é previamente consagrado segundo um Ritual especial.
Não obstante, através do simbolismo maçônico, o Templo de Salomão, tornou-se o arquétipo da Loja, não se entendendo, entretanto, que ela deva ser a fiel reprodução do Templo de Jerusalém. Trata-se, simplesmente, de uma alegoria.

Sem dúvida, os Maçons ditos operativos – os “Talhadores de Pedra” – foram os antecessores dos Maçons modernos e dedicaram-se à edificação de catedrais, como de todos os demais monumentos medievais. Sabe-se que a história lendária da Maçonaria se refere aos Construtores do Templo de Salomão. Contudo, os Maçons especulativos não pertencem mais à arte operativa e seu trabalho é simplesmente simbólico: a construção do Templo a que dedicam os seus esforços é unicamente espiritual.

Este Templo simbólico é construído no coração dos Maçons para servir de residência ao G.: A.: D.: U.: . Por isto os Maçons procuram preparar adequadamente esta moradia, expulsando dela paixões e fraquezas e limpando-a de vícios e de maus pensamentos, da mesma forma que outrora eram excluídos do santuário judaico os pecadores e os gentios. Por isso, cada Maçom, individualmente, é considerado o símbolo de um Templo espiritual, “um Templo que não foi feito por mãos, eterno nos céus”, como disse o poeta; ao passo que a Loja, ou reunião coletiva dos Maçons, é o símbolo do universo. É, portanto, dentro da Loja que se empenham os Maçons na construção do “Templo Ideal”. Cada qual deve procurar desfazer a sua pedra bruta, que, transformada em pedra polida, servirá para a edificação do “Templo Interno”, do “Templo Ideal”.

Através do aperfeiçoamento intelectual e moral de seus membros, a Maçonaria pretende alcançar a evolução intelectual e moral da humanidade. No fundo, esta ideia representa realmente o mundo como o próprio Templo de Deus e a razão de ser de uma Loja é o trabalho por ela desenvolvido em prol do aperfeiçoamento de seus membros, o que procura conseguir por meio dos ensinamentos contidos nos símbolos maçônicos.

Desta forma, ao ser Iniciado, o Maçom assume perante a Instituição o compromisso e a obrigação de respeitar os princípios de fraternidade que o devem unir a todos os seus Irmãos, princípios baseados na cortesia e na moral e que constituem a disciplina maçônica. Assim, a Maçonaria torna-se uma escola de moral para adultos. Não a ensina, pois os seus filiados já deviam possuir os princípios antes mesmo de ingressar em seu Augusto Quadro, mas oferece o ambiente propício, o incentivo necessário ao desenvolvimento das virtudes, pela insistente e iniludível pressão exercida sobre cada Maçom pelos ensinamentos contidos nos símbolos maçônicos.
A mais importante instrução simbólica ministrada pela Maçonaria é, sem deixar lugar a dúvidas, a espiritualização do “Templo de Salomão”.
Fonte: JB News

REFLEXÃO MAÇÔNICA

NOSSOS ANTEPASSADOS MENTIRAM PRA NÓS 
Você quer saber algo sobre Deus?
Deus nos fez igual uma galáxia.
E Ele fez Bilhões de Galáxias.
A dimensão de Deus é tão grande, que jamais poderemos entender na verdade o tamanho do Universo.

Somos real, pois o Universo é Real.
Nós temos uma chance de encontrar Deus, quando nós observemos os espaços que Ele criou, à nossa volta, e em volta de tudo.
A matéria que constitui em Você possui 3,7 Bilhões de anos, e é a constituição da mesma matéria de todo Universo e em toda nossa galáxia. Um processo de fusão, de magnetismo, de pressão, de freqüência, de pulsação, e de todo seu amor; Um sentimento.

Somos parte das estrelas, como somos parte de nós mesmos.
Amar este Pai, é uma realidade a partir do momento de que podemos acreditar no que somos, e não no que nos disseram que somos e ou do que foi.
Somos parte disto. Somos parte das coisas de Deus. Parte minúscula do Universo.
Desconecte-se das coisas pequeninas de nossos atos primitivos e flutue no conhecimento pessoal, estando apenas alguns minutos refletindo primeiro, em um silencio profundo dentro de nós.

Voe em seu Imaginário, e notará que seu imaginário faz parte visual do espaço que fomos criados neste cosmos.
Aí encontrará a Divindade que tanto procuramos.
Este pode ser o Seu Deus Criador.
O seu Pai.

Richard Maia SGMG/GOU
Grande Oriente universal.

Frase do Pedreiro Livre: “A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces”. Aristóteles (D.L. 5, 18).

COMEMORAÇÕES 12 JANEIRO 
12 de janeiro (um domingo), 12º dia de 2014 (353 dias para 2015)

DIA DO EMPRESÁRIO DE CONTABILIDADE
12 de janeiro, é comemorado o Dia do Empresário de Contabilidade. A data foi aprovada em dezembro de 2010 pelo Projeto de Lei a Câmara (PLC) nº 109 de 2010Um dia especial para comemorar a profissão que contribui de várias maneiras à vida econômica e social do país, dedicando de forma admirável sua capacidade técnica-científica na elaboração contínua de informações vitais para fundamentar as decisões e equilíbrio da gestão das empresas e instituições públicas e privadas.

A atuação profissional relevante torna os Empresários e Técnicos em Contabilidade, profissionais merecedores de reconhecimento do seu elevado valor social. O Crescimento do País conta com vocês.
Fonte: Pompeumg

ANIVERSÁRIO DE BELÉM, 398 ANOS!
Belém do Pará é conhecida como a cidade das mangueiras. O título faz referência a beleza das árvores, que dão um charme diferente, no paisagismo das ruas e avenidas da chamada cidade morena.

Santa Maria de Belém do Grão Pará foi fundada em 12 de janeiro de 1616, e reúne um grande potencial histórico nesses 398 anos.
São pelas ruas estreitas da cidade velha que Belém começou. O bairro ainda guarda algumas construções que a colonização portuguesa deixou em solo belemense, locais como o Forte do Castelo, uma das primeiras edificações da capital. Fugindo um pouco da nostalgia do passado, vir até a capital paraense e não visitar o Mercado do Ver-o-pêso é o mesmo que não ter passado em Belém. Na maior feira livre à céu aberto da América Latina encontra-se de tudo, desde a mais exótica fruta, até os milagrosos banhos de cheiro, que têm o poder de fazer com que uma pessoa se apaixone por você. Misticismo ou não, isso faz parte da cultura de quem vive em Belém

A capital também tem a chuva da tarde, que cai praticamente com hora marcada.
Um dos aspectos mais marcantes da Capital é a devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que sempre no segundo domingo de outubro, reúne mais de dois milhões de pessoas em sintonia com a fé. Neste dia as ruas se tornam verdadeiros rios humanos com direito a braços e afluentes.
Fonte: Governo do Pará

Dia Estadual do Pequi comemoração móvel do Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.165 de 3 de julho de 2008, em tributo dessa fruta nativa do cerrado brasileiro, bastante consumida cozida juntamente com arroz e frango, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, além do norte de Minas Gerais: 2º domingo de janeiro.

Dia do início da Semana Prof. Tristão Mariano da Costa Júnior ou “Nhonhô Tristão”, comemorada na cidade brasileira de Itu-SP, conforme Lei n° 5.356 de 16 de outubro de 1986 do Estado brasileiro de São Paulo, para marcar a data do nascimento do copositor, professor de música e seresteiro brasileiro, Tristão Mariano da Costa Júnior, que veio ao mundo em 12 de janeiro de (1880, e que é tido como um dos maiores compositores ituanos no século XX, enquanto filho do compositor e Maestro brasileio da música barroca, Tristão Mariano da Costa, com a cantora brasileira, Maria Augusta da Costa, além de sobrinho do compositor brasileiro, Elias Lobo, tendo seguido os passos de sua família de compositores. ao Escrever sobretudo, música de seresta [valsas, tangos, schottischs e polcas].

Dia Estadual do Frentista comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15.395 de 21 de dezembro de 2010, com o fim de marcar a data da Lei Nº 9.956 de 12 de janeiro de 2000, que então proibiu o funcionamento de bombas de auto-serviço operadas pelo próprio consumidor nos postos de abastecimento de combustíveis de todo o território nacional brasileiro, tida por isso como uma grande conquista da categoria de frentistas do Brasil, ao preservar os empregos desses trabalhadores que eram tidos antigamente como “bombeiros”, pois para abastecer um veículo era necessário rodar uma manivela.

Dia Nacional do Empresário Contábil comemorado no Brasil, conforme Lei nº 12.387 de 3 de março de 2011, com o apoio da FENACON [Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Acessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas].

Dia Nacional Sem Carne comemoração proposta pelo ex-Beatle, militante do “movimento vegetariano” desde a década de 1970 e músico inglês, Paul McCartney, ao Primeiro-Ministro da Índia, com o fim de celebrar a vida, vegetarianismo e a compaixão com os animais”, na data da fundação da filial indiana de Peta, a organização de defesa dos direitos dos animais, com a qual o músico colabora, visto que, Segundo números oficiais, quase metade da população da Índia é vegetariana.
Fonte: DiasDe

FATOS QUE MARCARAM O DIA 12 DE JANEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA

1431 – Tem início, em Rouen, o processo de Joana d’Arc, acusada de bruxaria.

1616 – A cidade de Belém do Pará é fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco.

1628 – Nasce Charles Perrault, escritor francês de contos infantis, como O Pequeno Polegar e Chapeuzinho Vermelho

1807 – Parte da cidade de Leyden, na Holanda, é destruída pela explosão de um navio mercante com carga de pólvora.

1816 – Toda família Bonaparte é afastada da França por lei do governo francês.

1915 – O Congresso norte-americano rejeita a proposta de ceder o direito do voto às mulheres do país.

1946 – A ONU cria o Conselho de Segurança.

1948 – O Tribunal Supremo dos Estados Unidos declara a igualdade de educação para brancos e negros.

1950 – A União Soviética reintroduz a pena de morte no país, para crimes de traição, espionagem e sabotagem.

1952 – A Universidade do Tenesse, nos Estados Unidos, admite o primeiro estudante negro.

1974 – Eclode uma rebelião militar na Etiópia.

1991 – O presidente americano George Bush é autorizado pelo Congresso dos Estados Unidos a atacar o Iraque na Guerra do Golfo. O Iraque havia invadido o país vizinho, Kuwait.

1998 – Dezenove países europeus firmam em Paris, o protocolo do Conselho da Europa que proíbe a clonagem de seres humanos, o primeiro texto jurídico internacional sobre esse assunto.

2010 – Os Cientistas apresentaram no Egito tumbas cuja localização, próxima das principais pirâmides, reforça a teoria de que esses grandes monumentos foram construídos por trabalhadores livres, e não por escravos.
Os túmulos, construídos cerca de 4,5 mil anos atrás, contêm os restos mortais dos trabalhadores que morreram enquanto levantavam as pirâmides de Quéops e Quéfren.

“Essas tumbas foram construídas ao lado da pirâmide do faraó, o que indica que essas pessoas não eram, de forma alguma, escravos”, disse o arqueólogo que chefiou os trabalhos de escavação, Zahi Hawass.
“Se fossem escravos, eles não poderiam ter construído suas tumbas ao lado da do faraó.”

Ele disse que a descoberta “pode ser a mais importante do século 21” em relação à civilização egípcia.
Fonte: Arturricardo-Historiador

Frase do Dia: O lema da estratégia competitiva é ser diferente. Significa escolher, de forma deliberada, um conjunto de atividades para proporcionar um mix único de valores. Michael Porter


Deixe uma resposta