Maçom Varilux

 
Share Button

“A cada um de nós compete tarefas múltiplas, na difusão do bem.. Erga-se, para trabalhar, porque as tarefas são muitas e importantes, e poucos são os que têm consciência delas.” Carlos Pastorino*

Meus Gentis Irmãos Todos,

Sempre no desejo de contribuir para que possamos acompanhar às mudanças que esse mundo em ebulição nos apresenta, tomamos a liberdade de propor um diálogo com os irmãos sobre as aptidões e qualidades de um Maçom.

Características que ele precisa para desempenhar o papel de CONSTRUTOR SOCIAL proposto nos RITUAIS em especial do REAA -GL e um dos objetivos da MAÇONARIA.

TORNAR FELIZ A HUMANIDADE, ATRAVÉS DO MAÇOM, COMO CONSTRUTOR SOCIAL.

Com este avanço tecnológico, com a genética evoluindo cada vez mais, com o tempo curto para todos, com o tal do on-line, da internet, com o conhecimento dobrando de tamanho a cada 6 – 7 anos, mesmo tempo atribuído à chegada de uma nova geração, o que nós como CONSTRUTORES SOCIAIS, precisamos para enfrentar e ter uma visão melhor do futuro do mundo e da Maçonaria?

Precisamos do MAÇOM VARILUX. O MAÇOM COM VISÃO PARA FRENTE, DE FUTURO! MAÇOM MULTIFOCAL.

Que é o Maçom que possui uma vontade própria de correr riscos, de estar com ousadia percorrendo desafios e persistente naquilo que julga necessário para tornar feliz a humanidade.

Ele é Líder, o que dá o norte, o que guia, o que conduz, baseado nos princípios maçônicos universais, torna-se o responsável por outras pessoas e dá sua orientação no campo social.

Mas, para atingir esse objetivo social, que é na realidade o objetivo maçônico, ou as metas maçônicas de TORNAR FELIZ A HUMANIDADE, julgamos necessário utilizar algumas inteligências, ou ferramentas, ou aptidões ou atributos de um LÍDER.

COMPETÊNCIA, CONHECIMENTO, ENERGIA, EXPERIÊNCIA, ENTUSIASMO e ÉTICA.

COMPETÊNCIA, diz respeito àquelas habilidades confiáveis para fazer acontecer, seja inicialmente no comando da Loja, ou de sua Coluna, ou mesmo quando APRENDIZ, competência para gerir sua caminhada inicial maçônica.

CONHECIMENTO, diz respeito a querer aprender a aprender. Sem problemas de posto, status, sabe sempre que precisa de algo mais, para bem desempenhar suas funções. Precisa gostar de buscar o conhecimento, via leitura, via pesquisa, via teatro, cinema, etc.. Se atualiza constantemente.

ENERGIA, diz respeito à capacidade de se doar e trabalhar com afinco, aos compromissos assumidos e saber trabalhar com a diversidade, em busca do melhor, e que alguns dizem como CONSTRUTOR SOCIAL em busca do BEM COMUM.

EXPERIÊNCIA, diz respeito a sua responsabilidade. Ele sabe o caminho, já vivenciou. Porque já esteve em situações semelhantes, sabe dos problemas e gosta de orientar e transmitir tal conhecimento. Por exemplo, o 1º Experto no REAA, o que sabe , porque já passou por vários cargos e têm condições de orientar o neófito no cerimonial de INICIAÇÃO, bem como a Loja em outros assuntos de ritualística. (EXPERTO quer dizer o mais experiente).

ENTUSIAMOS, diz respeito a ter DEUS – G:.A:.D:.U:. em si, nunca desiste diante das dificuldades, têm a visão sempre pelo lado positivo, (não irreal), mas que por acreditar leva as outras pessoas perseguirem seus objetivos com mais alegria.

ÉTICA, é aquela que diz respeito de conciliar a fala com os atos e mais, ser justo nas tomadas de decisões.

Com estas aptidões o MAÇOM CONSTRUTOR SOCIAL levará sua família, a sua Loja em primeiro lugar, a comunidade em que participa e a sociedade como um todo a ser feliz. Busca do BEM COMUM, TORNAR FELIZ A HUMANIDADE É MISSÃO MAÇÔNICA.

E assim se tornará um MAÇOM VARILUX. O MAÇOM COM VISÃO PARA FRENTE, DE FUTURO! MAÇOM MULTIFOCAL.

Sendo coerente com a fala e a prática. O que fala, faz e o que faz, fala.Transparente em suas ações, onde terá a confiança pelos valores demonstrados e exemplos dados.

E para que tudo isto que desejamos aconteça, há necessidade de se trabalhar com inteligência. E esta inteligência, hoje possui vários aspectos e que são necessários, para o bom desempenho, que compete ao MAÇOM CONTRUTOR SOCIAL.

E assim se tornará um MAÇOM VARILUX. Tão necessário nos dias de hoje.

O MAÇOM precisa saber usar suas inteligências para desenvolver melhor o seu papel;

INTELIGÊNCIA LINGÜÍSTICA, diz respeito às palavras, ter um bom vocabulário, e ser um bom contador de história, inclusive para saber o valor SIMBÓLICO de nossas instruções.

INTELIGÊNCIA MATEMÁTICA, diz respeito a entender as coisas diferentes, de figuras, de problemas abstratos. Inclusive para saber fazer a diferença dos rituais que falam de um TEMPLO e nas condições atuais, sejam elas econômicas ou arquitetônicas, temos um outro prédio, mas precisamos abstrair para compreender onde estamos.

INTELIGÊNCIA VISUAL(ESPACIAL), diz respeito à percepção das cores, formas, texturas. Bem como, nos defrontamos com nossas instruções, que falam da construção do TEMPLO, por exemplo.Também o uso de imagens para ajudar a memória.

INTELIGÊNCIA FÍSICA( CINESTÉSICO-CORPORAL), diz respeito à postura, a ficar em pé, por exemplo; para apresentação de uma Peça de Arquitetura. Exercícios físicos e dança, também estão nesta parte.

INTELIGÊNCIA MUSICAL, diz respeito à percepção dos sons. Gostar de música e de sons, de melodias. Um bom Mestre de Harmonia , sabe quais às melodias necessárias para que flua bem a Sessão Maçônica. Sabe captar as necessidades dos irmãos.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL(INTRAPESSOAL), diz respeito em primeiro lugar a olhar para si e conhecer-se. Gosta e cria tempo para reflexão e analisa suas emoções. Esta é importante em nosso meio, já que temos alguns que sabem mais da vida do outro irmão do que da sua. Precisamos inicialmente nos preocuparmos com a nossa vida.

INTELIGÊNCIA SOCIAL(INTERPESSOAL), diz respeito de gostar da companhia dos outros, gostar de gente, gostar de estar com gente ou com os irmãos. Demonstra alto nível de empatia com os outros. É aberto a novos contatos, por exemplo: em visita a uma outra Loja, não se inibe e se faz conhecer, se apresentando aos outros irmãos.

INTELIGÊNCIA AMBIENTAL(NATURALISTA), diz respeito a ter compreensão das necessidades ecológicas do momento que estamos vivendo em todo mundo. Respeitar a natureza, a sua e principalmente nosso meio ambiente. Nosso Eco Sistema e o primeiro é o nosso corpo, nossa morada. Sejamos inteligentes em não fumar, em não beber, em não usar erroneamente nosso corpo.

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL, diz respeito às questões fundamentais da existência. De onde vim, onde estou, para onde vou. Agir com os princípios, valores adquiridos na família e questionar aquilo que não lhe serve para progredir espiritualmente. Questionar os modos ditos normais de se comportar, ditado pela maioria, ou por imposição social. Sai da manada.

INTELIGÊNCIA PRÁTICA, diz respeito ao fazer, fazer acontecer. Ser parte da solução e não do problema. Pôr a mão na massa. FAZER, AGIR. Deixa de falar e começa a AGIR. Que a principal função maçônica, visto que só quem sabe agir, sabe refletir.

Não esqueçam , meus irmãos;

“SABEDORIA É SABER O QUE FAZER, HABILIDADE É SABER COMO FAZER. VIRTUDE É FAZER”. David Starr Jordan

Com essas INTELIGÊNCIAS que todos nós podemos e devemos desenvolver, meus irmãos, conheceremos e nos tornaremos então, O MAÇOM VARILUX, ou seja, O MAÇOM MULTIFOCAL. O MAÇOM em sua PLENITUDE!

Terá ele ou teremos nós, condições de TORNAR FELIZ A HUMANIDADE, visto a compreensão dos propósitos maçônicos universais e condições de competência para agir.

Assim fazendo, vamos melhorar nossa Loja, nossa família e alcançaremos as metas, os objetivos Maçônicos assumidos na INICIAÇÃO. Que cada um de nós, vivenciou e jurou peante os demais irmãos.

Este MAÇOM VARILUX, MAÇOM MULTIFOCAL, será capaz de conduzir a INSTITUIÇÃO MAÇONARIA ao lugar de destaque SOCIAL que precisa e têm obrigação de estar.TAREFA PARA LÍDERES, principalmente INSPIRADORES.
Já que a maçonaria foi feita para o MAÇOM.

Pense nisto, meus irmãos, não há como melhorar a MAÇONARIA, se não melhorarmos o MAÇOM. Principalmente, nesta gloriosa função e missão de CONSTRUTOR SOCIAL.

Ele precisa ser MULTIFOCAL, precisa ter um olhar holístico da MAÇONARIA e principalmente do MUNDO para atuar nele.

Precisamos sair da MAÇONARIA MEMISTA* ou da MAÇONARIA REPETITIVA para uma MAÇONARIA COGNITIVA*, da maçonaria do aprendizado útil e abrangente de conhecimento e atualizada de propósitos sociais, ecológicos e éticos, posturas que a sociedade necessita mais do que nunca.

O MAÇOM PRECISA APRENDER A SER LOCOMOTIVA E DEIXAR DE SER VAGÃO SOCIAL.

Naõ esqueça, QUEM NÃO FAZ, NÃO MUDA!

Autor:
Carlos Augusto Gabech Pereira da Silva
EX:.V:.M:. LOJA OBREIROS DE SÃO JOÃO Nº 42.
Porto Alegre – RS

Fonte:
GRUPO MAÇÔNICO ORVALHO DO HERMON
Fundado em 31 de maio de 2006 – RJ – Brasil

Fonte:  GRUPO MAÇÔNICO ORVALHO DO HERMON

Cofundador e Administrador do Portal Brasil Maçom, Administrador da Loja Virtual Atelier do Maçom, Mestre Maçom Iniciado na ARLS Cidade de Vila Velha 89, Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES), Designer, Programador e Desenvolvedor .NET de Sistemas WEB.

Deixe uma resposta