Ordem das Garotas do Arco Íris

 
Share Button

A Ordem do Arco Íris foi fundada em Oklahoma (USA) em 1.922. Seu início e a elaboração do Primeiro Ritual e das leis que governam a Ordem foi trabalho do Venerável Mark Sexson, maçom grau 33 de Mac Alester, Oklahoma (USA).

Os primeiros graus da Ordem foram ministrados em 6 de Abril de 1.922, pelas Oficinas do Capítulo Mac Alester Sul n. 149, da Ordem da Estrela do Oriente, para um grupo de 171 garotas no Templo do Rito Escocês em Mac Alester.

A Ordem Internacional do Arco-Íris para garotas é uma organização de construção de caráter, para jovens entre 11 e 20 anos. Ajuda a promover a auto estima e liderança entre seus membros. Como membro, a garota aprenderá a importância do comportamento (etiqueta) apropriada, habilidades para falar em público e participará de reuniões presididas por garotas da sua idade.

Todas as reuniões são presididas pelas garotas, embora havendo sempre a presença de um adulto.

A Ordem possui 7 virtudes, representadas pela cores do Arco-Íris. Existem os seguintes cargos, em ordem de hierarquia:

Ilustre Preceptora
Ilustre Preceptora Adjunta
Caridade
Esperança

Arquivista
Tesoureira
Capelã
Chefe do Cerimonial
Amor (vermelho)
Religião (laranja)
Natureza (amarelo)
Imortalidade (verde)
Fidelidade (azul)
Patriotismo (anil)
Serviço (violeta)
Observadora Confidencial
Observadora Externa
Música
Regente de Coro.

Existe também a Preceptora Mãe, sem a qual, não seria possível a realização das reuniões, ela nunca pode faltar e é escolhida para que possa ser como uma Mãe para todas as garotas.

A Ordem conta também com um Conselho Consultivo composto por 5 casais, sendo tios maçons e tias Estrelas do Oriente, mais a Preceptora Mãe e o Presidente do Conselho, que geralmente é o Venerável Mestre da Loja Patrocinadora.

Cada gestão dura 4 meses sendo que a Preceptora Mãe e o Conselho Consultivo permanecem por um ano..

Para ser admitida na Ordem, é necessário tem entre 11 e 20 anos e ser indicada por um Maçom ou uma Garota do Arco – Íris; sendo que depois, passará por uma sindicância feita pelas meninas. Não é necessário ter parentesco maçônico.

As reuniões em Santos, são realizadas na Loja 7 de Setembro à Rua Luiz Gama, 260 e são franqueadas apenas às iniciadas e aos Maçons.

Assembléia primeira luz
“Uma menina do Arco-Íris é como um diamante, reflete a beleza da vida”

Torna-se oportuno que todos saibam que no Estado do Espírito Santo, no dia 29 de junho de 2002, a pedido da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo, foi fundada a “Assembléia Primeira Luz”, integrante da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, que reúne nos segundos e últimos sábados de cada mês na Loja Maçônica Salomão Ginsburg nº3, em Cariacica, que é a patrocinadora.

A equipe que a instalou foi composta por oficiais da Grande Loja do Estado de São Paulo, dela fazendo parte a Oficial Instaladora Ingrid Marano Moreno, Delegada da Ordem da Estrela do Oriente Ivete Russo Leite, presidente da Secretaria Paramaçônica da GLESP José Carlos Arthur, Delegadas-assistentes Márcia Marano Moreno e Valcione Pereira Arthur, a Grande Conselheira da Ordem Ivanisa Pereira Arthur e pelas meninas da Assembléia Amor Perfeito nº 1.

A Assembléia Primeira Luz compõe-se de 18 meninas entre 11 a 20 anos de idade, tendo cinco níveis de oficiais que a dirigem. Sob supervisão de uma Mãe Preceptora e de um Conselho Consultivo, integrado por sete adultos tios maçônicos, membros da Estrela do Oriente e mães das meninas. Em ordem de hierarquia a direção compõe-se dos cargos eletivos de: Ilustre Preceptora, Preceptora Adjunta, Caridade, Esperança, Fé, Arquivista, Tesoureira e mais treze oficiais indicadas.

A Ordem do Arco-Íris destaca sete virtudes, representadas por suas cores, estrategicamente colocadas em forma de um arco. Cada estação é representada por uma cor, e cada cor, ensina uma das sete lições do Arco-Íris.

Vermelho. É a primeira estação e representa o Amor ao lar e à família.

Laranja. É a segunda estação e representa a Religião, sendo relevante o companheirismo e a ativa participação na igreja de sua escolha.

Amarelo. É a terceira estação e representa a Natureza, que é a responsável por nossa vitalidade e a qual devemos respeitar.

Verde. É a quarta estação e significa a Imortalidade. Ensina que apesar da morte do nosso corpo, nossa alma vive pela eternidade.

Azul. É a quinta estação, é atribuída à Fidelidade. O importante é a lealdade, com destaque para a Ordem das Rainbow Girls, a família e amigos.

Anil. É a sexta estação e retrata o Patriotismo, consubstanciado no respeito às leis do nosso País e à Bandeira Nacional.

Violeta. A última cor, ou sétima estação, dá ênfase ao Serviço, que é a razão fundamental do Arco-Íris.

Por fim, com a junção de todas as cores do Arco-íris, chega-se à cor Branca, simbolizando a pureza e sabedoria.

A Assembléia Primeira Luz, dá elevada importância à prática de filantropia, dando como exemplo a primeira visita, que se deu no mês de setembro de 2002, quando doou ao Asilo Vovô Adão, situado em Jardim América, mantimentos e produtos de limpeza, além de um lanche e, evidente, tratamento carinhoso para com as pessoas que ali estão amparadas.

Além dos atos ligados à filantropia, realizaram trabalhos ritualísticos nas Lojas Fraternidade Absoluta nº 31, Salomão Ginsburg nº 3, Monte Moriá nº 22, Sebastião Rodrigues de Souza nº 46.
Deve ainda ficar registrado que as meninas das Assembléia estiverem em cerimônias brancas de iniciações e posses em Lojas Maçônicas e Capítulos da Ordem De Molay.

Para angariar fundos financeiros visando à participação na III Grande Assembléia a ser realizada no mês de junho em Barretos, SP, onde representarão a Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo, através de competições, e participação em cerimônias ritualísticas, foi realizado no dia 1° de junho deste ano, no Clube de Recreação da Vitomaq, um festival de massas, com a cooperação de várias Lojas Maçônicas, maçons e pessoas amigas, não esquecendo das empresas que em muito contribuíram.

A Assembléia Primeira Luz da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, tendo como finalidade expandir os trabalhos de instrução, formação de caráter, plenitude da dignidade feminina e praticar atos altruístas e de obediência a Deus, está aberta a meninas de onze a vinte anos que nela queiram ingressar, bem como fundar Assembléias em outras cidades do Estado, contando com o apoio da Grande Loja Maçônica, das Lojas e da Comunidade.

Autor: Eron

Fonte:  Brasil Maçom

Cofundador e Administrador do Portal Brasil Maçom, Administrador da Loja Virtual Atelier do Maçom, Mestre Maçom Iniciado na ARLS Cidade de Vila Velha 89, Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES), Designer, Programador e Desenvolvedor .NET de Sistemas WEB.

1 comment

  1. Angelina Petrassi janeiro 8, 2017 2:14 am  Responder

     

    Boa noite, como faço para conhecer a Ordem do Arco Íris em São Paulo?

Deixe uma resposta