Ordem DeMolay

 
Share Button

DeMolay é uma organizaçao dedicada a preparar jovens homens a levarem uma vida mais próspera, feliz e produtiva. Sob o aconselhamento de adultos; liderança hábil, cidadania consciente, responsabilidade e desenvolvimento do caráter sao aprendidos através de uma variedade de caminhos, um mundo real de aplicaçoes e atividades. DeMolay constrói confiança; ensina a responsabilidade, cooperaçao e serviços comunitários; e fortalece a confiança, o respeito, o companheirismo, o patriotismo, a reverencia e a compaixao.

DeMolay abre suas portas para jovens homens com idade entre 12 e 21 anos desenvolvendo a consciencia cívica, responsabilidade pessoal e habilidades de liderança tao necessárias hoje a sociedade. DeMolay combina esta séria missao com um companheirismo que constrói laços importantes de amizade entre seus associados em mais de 1.200 capítulos espalhados pelo mundo.

Mais de um milhao de jovens sao membro da Ordem DeMolay. A Associaçao Alumni (Associaçao de Seniors DeMolay) inclui membros como John Wayne, Walt Disney, Bill Clinton e muitos outros. No Brasil, a DeMolay apesar de estar com apenas 25 anos de instalaçao, também já produziu diversos líderes se destacando como líderes políticos, comunitários, empresários e atletas. Todos eles falam eloqüentemente do benefício do envolvimento deles com DeMolay.

A Ordem DeMolay foi trazida para o Brasil pelo Tio Alberto Mansur que no dia 16 de agosto de 1980 fundou e instalou o Capítulo “Rio de Janeiro no01, o Matter da América do Sul com a Iniciaçao de 63 jovens.

Em 2004 a autorizaçao para administrar e representar a Ordem DeMolay no Brasil foi concedida ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, tendo como seu primeiro Grande Mestre o Tio Kalil Chater.

A HISTÓRIA DA ORDEM DEMOLAY

Em 1919, na cidade de Kansas City, Missouri, um acidente de caça deixou órfao o jovem Louis Gordon Lower. Após o falecimento de seu pai, Louis transferiria a figura de seu pai a um amigo da família, o maçom Frank Sherman Land, com o qual buscava constantemente conselhos e orientaçoes, foi a ele que Louis pediu seu primeiro emprego.

A partir da convivencia com Lower e seus amigos, Frank Land percebeu que o problemas pelos quais o jovem Louis passava era comum a qualquer rapaz. A adolescencia é uma fase de grandes conquistas e descobertas em qualquer cultura, mas principalmente, é a fase mais importante na formaçao do caráter de uma pessoa. Foi entao que Frank Land teve a idéia de fundar uma organizaçao juvenil que proporcionasse grandes amizades e incutisse nos jovens elevados valores morais e patrióticos, e para essa empreitada convidou o jovem Louis Lower para ajudá-lo, pedindo que convidasse alguns de seus amigos da Escola Secundária para uma reuniao.

Foi em fevereiro de 1919 que Louis Lower e oito de seus amigos se reuniram em um templo com a finalidade de fundar uma nova organizaçao de jovens. Surgiu, entao, a questao de como chamar esta nova organizaçao. Land citou vários nomes famosos, porém nenhum agradava aos rapazes de um modo especial. Um dos jovens sugeriu que, por estarem em um Templo Maçônico, alguma figura ligada a maçonaria deveria ser lembrada. Aceita, por uma determinaçao do destino, a sugestao tomou corpo quando Land mencionou o nome de Jacques DeMolay, último Grao-Mestre da Ordem dos Templários, que morreu como mártir de lealdade e tolerância, sendo seu nome escolhido por unanimidade como símbolo e patrono da Ordem.

Em 18 de março de 1919, os noves jovens acompanhados de vinte e quatro amigos reuniram-se novamente em um Templo Maçônico, organizando oficialmente a Ordem DeMolay, com o número ideal de 33 jovens. Coincidentemente, 18 de março é o dia da morte de Jacques DeMolay, dizem que Frank Sherman Land só saberia dista 20 anos mais tarde. Na segunda reuniao, Louis Lower foi o primeiro a fazer o juramento DeMolay sobre a Bíblia Sagrada. “Tio Land” sempre comparecia as reunioes, e dava conselhos valiosos quando os jovens precisavam, especialmente em uma das primeiras reunioes, em que um dos membros sugeriu limitar o número de integrantes a 75. “Tio Land” explicou que seria egoísmo, pois o que era bom para eles deveria ser bom também para outros jovens, isto fez com que o Capítulo de Kansas City, o “Capítulo Mae”, em apenas 1 ano contasse com 3.000 jovens iniciados.

Alguns meses após a fundaçao da Ordem, Frank Land percebeu a necessidade de um Ritual e entao falou com o Maçom responsável pelo Setor Educacional de Kansas City, o Editor-Chefe do “Kansas City Journal” Frank Arthur Marshall. Foi ele o responsável por escrever um Ritual que possuía dois graus. O Ritual foi utilizado pela primeira vez em setembro de 1919 e permanece até os dias atuais, com exceçao de algumas palavras, exatamente como foi escrito.

[+] SITE DO CAPITULO DEMOLAY 147 – VILA VELHA ES

Cofundador e Administrador do Portal Brasil Maçom, Administrador da Loja Virtual Atelier do Maçom, Mestre Maçom Iniciado na ARLS Cidade de Vila Velha 89, Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES), Designer, Programador e Desenvolvedor .NET de Sistemas WEB.


Tagged:

Deixe uma resposta