Por quê patrocinar um Capítulo DeMolay?

 

Conheça a Ordem DeMolay

Share Button

Em uma de suas principais cerimônias, a maçonaria se autodefine como “uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade, pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pelo respeito à autoridade e a crença de cada um”. Estes ditames tornam claro que, não é pela obtenção de bens materiais ou prazeres imediatos, que transformaremos nosso mundo em um lugar melhor, mas por meio do exercício da virtude e pelo aperfeiçoamento espiritual e moral de cada ser humano.

A metodologia usada pela maçonaria para tornar feliz a humanidade foi desenvolvida gradativamente à medida que nela ingressavam pessoas de várias ordens, origens e períodos. Está baseada na adoção de procedimentos litúrgicos, interpretações de símbolos, realização de estudos esotéricos, incentivo à realização de trabalhos benemerentes e filantrópicos e outras atividades.

Vários maçons deram sua contribuição nesta missão. George Washington, D. Pedro II, mas um em especial, foi Frank Sherman Land. Iniciado em 1912, conseguiu, em menos de 07 anos, fazer com que a maçonaria a realizasse o que certamente é considerado o maior empreendimento maçônico dos últimos 90 anos: A criação da Ordem DeMolay.

A fundação desta instituição foi resultado da dedicação de Land na melhoria espiritual das pessoas de sua comunidade, mas, principalmente, fruto da sua alta capacidade empreendedora. O fundador da Ordem DeMolay enxergou na dificuldade de um jovem, Louis Gordon Lower, a oportunidade de se construir uma instituição que se tornaria a principal parceira da maçonaria na sua missão.

Land, por meio de Frank Arthur Marshall, grande estudioso da doutrina maçônica, resolveu emprestar a metodologia maçônica, adequando sua complexa doutrina à compreensão do jovem. Com isso, a Ordem DeMolay recebe da maçonaria um cabedal de conhecimento acumulado por séculos de estudos e aperfeiçoamento, empoderando- se de um enorme grau de conhecimento filosófico, místico e esotérico, pertencentes, inclusive, aos altos graus da maçonaria.

A Ordem DeMolay é a mais importante ferramenta na consecução do objetivo maçônico. Ao compartilhar sua doutrina com o jovem, a maçonaria visa tornar os jovens DeMolays, homens livres e de bons costumes, células irradiadoras das 07 virtudes em suas comunidades. Com isso, a maçonaria já conseguiu transformar a vida de milhões de jovens e de milhões de comunidades.

Além de ser uma parceira da maçonaria, a Ordem DeMolay, naturalmente, transformou-se na principal fonte de recursos humanos preparados a cumprirem a missão de tornar feliz a humanidade. Os DeMolays Sêniores que iniciam na maçonaria destacam-se ocupando os principais cargos maçônicos.

Capítulos DeMolays e Lojas Maçônicas existem para atender a comunidade onde estiverem inseridos. A eficácia do trabalho é resultado de um planejamento conjunto de Capítulo e loja patrocinadora. A maçonaria tem o know how e a força, a Ordem DeMolay, a disposição, o entusiasmo e a criatividade. O planejamento das atividades em conjunto é crucial para o sucesso das instituições.

A Loja precisa apenas disponibilizar seu espaço para que os jovens se reúnam e uma comissão (Conselho Consultivo), formada por pessoas de confiança (maçons, ou DeMolays Sêniores) que atuem como elo entre a loja e o Capítulo. Os membros do Conselho Consultivo são aconselhadores, tutores e preceptores dos jovens. Exercem, portanto, uma das mais relevantes funções que um maçom pode exercer.

Não perca a oportunidade de ter um Capítulo DeMolay como parceiro. Entre em contato com o Grande Mestre do seu Estado.

Saiba Mais: http://www.demolaybrasil.org.br

Fonte:  http://www.demolaybrasil.org.br

Cofundador e Administrador do Portal Brasil Maçom, Administrador da Loja Virtual Atelier do Maçom, Mestre Maçom Iniciado na ARLS Cidade de Vila Velha 89, Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES), Designer, Programador e Desenvolvedor .NET de Sistemas WEB.

Deixe uma resposta