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No hebraico antigo o termo shittah é usado para acácia sendo seu plural shittin. No texto original grego do Novo Testamento o termo usado é akanqwn (akanthon). Que foi traduzido ao português tanto como acácia ou como acanto e que também pode significar espinho, espinhoso, etc.
A acácia da região do oriente médio tem a particularidade de ser uma árvore espinhosa e existe a especulação que a coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus era deste tipo de acácia. Esta palavra grega aparece em várias passagens da Bíblia mencionando a coroa de espinhos e também a árvore shittah.
A acácia é uma árvore leguminosa de madeira dura, muitas destas espécies produzem a goma-arábica e outras fornecem caucho, guaxe (fruto), tanino e madeiras de grande valor.
Todas as espécies produzem flores perfumadas brancas ou amarelas, sendo muito usadas como adorno. A acácia, com suas quase 400 variedades, esta presente em praticamente no mundo todo.
América do Norte, Ásia, Norte da África, principalmente no Egito Austrália, América do Sul etc. A acácia vamos dizer que é universal. No Brasil a espécie acácia negra constitui uma das principais riquezas de Rio Grande do Sul.
A maçonaria tem incorporado em seus rituais a da espécie acácia farnesiana, mas qualquer variedade que for usada não tira em absoluto o simbolismo do ritual.
O sentimento do povo Hebreu pela acácia começou com Moisés, quando na construção dos elementos mais sagrados é utilizada á acácia Arca, Mesa, Altar.
Abaixo enumeramos alguns exemplos do nome acácia na bíblia:
- “Plantarei no deserto o cedro, a árvore da shittah, e a murta e a oliveira…” (Isaias 41:19).
- “Também farão uma arca de madeira de shittin…” (Êxodo 25:10)
- “Também farás uma mesa (dos pães da proposição) de madeira de shittin…” (Êxodo 25:23)
- “Farás estes varais (para transportar a mesa) de madeira de shittin…” (Êxodo 25:28)
Fl. 02/05 EBL / ebl
- “Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de shittin…” (Êxodo 26:15)
- “Farás também cinco barras de madeira de shittin…” (Êxodo 26:26)
- “E o porás sobre quatro colunas de madeira de shittin…” Êxodo 26:31)
- “E farás para esta coberta (do Tabernáculo) cinco colunas de madeira de shittin…” (Êxodo 26:37)
- “Farás também o altar de madeira de shittin…” (Êxodo 27:1)
- “Farás também varais para o altar, varais de madeira de shittin…” (Êxodo 27:6)
- “E acamparam-se junto ao Jordão, desde Bete-Jesimote até Abel-Shittin…” (Números 33:49)
- Abel-Shittin no hebraico significa Vale das Acácias lugar que ficava a 40 km ao sul de Bete-Shittin, mas não aparece nos atlas moderno.
- “… e o exército fugiu para Zererá, até Bete-Shittin…” (juízes 7:22)
- Bete-Shittin no hebraico significa o lugar das acácias, é possível localizar nos atlas moderno, nos paralelos 32º e 30º ao lado do rio Jordão.
A Bíblia é rica em alusões da madeira de acácia dando para ela usos sagrados. Sua madeira é tida como incorruptível, ou seja, inatacável por predadores de qualquer espécie, simboliza perenidade, imortalidade, transcendência, etc.
Antes de encerrar gostaria de comentar em específico sobre uma acácia, a qual me chamou a atenção durante as minhas pesquisas na internet.
Ela é conhecida como a “Árvore do Ténéré”, era uma solitária acácia (acácia tortilus), que um dia foi considerado a árvore mais isolada do mundo. Era a única árvore num raio de mais de 400 km. Era um marco para as caravanas que atravessavam o Ténéré, região do deserto do Saara no nordeste da Nigéria.
Na década de 30 do século passado, apesar da quantidade de camelos que pernoitam ao seu redor e dos numerosos Tuaregs das caravanas de sal, não cortam um só ramo para fazerem fogueiras para aquecer seu chá. A única resposta é que essa árvore é considerada sagrada pelos caravaneiros.
O comandante Michel Lesourd, descreveu em sua biografia
Fl. 03/05 EBL / ebl
“Alguem deve ver a árvore para acreditar em sua existência. Qual será o seu segredo, sózinha no meio deste deserto?
Essa acácia era a última sobrevivente de um grupo de árvores que vicejavam quando o deserto era menos seco do que atualmente. A árvore permaneceu solitária por décadas. Um poço aberto perto dela no inverno de1938-1939 mostrou que suas raízes buscavam água a 35 m da superfície.
A árvore foi derrubada por um motorista bêbado de caminhão de origem líbia, em 1973. Os restos da árvore morta foram depositados no Museu Nacional da Nigéria e uma escultura de metal foi colocada no local original.
Diz um ditado popular: A acácia é a árvore da vida. Suas flores cegam, suas sementes matam e suas raízes curam. A semente é o veneno e a raiz o antídoto.
Árvore do Ténéré
Coordenadas: 17° 45′ N 10° 04′ O
A árvore do Tenéré em 1961.
Fl. 04/05 EBL / ebl
A escultura que está no lugar da árvore do Tenéré.
Bibliografia e fontes de referencias:
- Cmdt. Michel Lesourd, do Service central des affaires sahariennes, ao ver a árvore em 21 de maio de 1929.
- Árvores e seus simbolismos, Descartes de Souza Teixeira (Revista A Verdade, GLESP, Jan/Feb 1995)
- A Simbólica Maçônica, Jules Boucher (1996)
- Site Brasil Maçom, www.brasilmacom.com.br
- Site www.pedreiroslivres.com.br
- A Bíblia
“Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Aarão e que desce a orla das suas vestes. É como orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião, por que ali, o Senhor ordena benção, e é vida para sempre”.
A.’.R.’.L.’.S.’. Arca da Aliança 2489
G.’.O.’.B.’.R.’.S.’.
Eduardo Bandeira Lecey C.’.M.’.
C.’.I.’.M.’. 250559
Porto Alegre – RS
II/5770 Anno Mundi da V.’.L.’
06.11.09 E.’.V.’.
Fl. 05/05 EBL / ebl
Fonte: Eduardo B Lecey