Shittah ou Akangwn

 
Share Button

Shittah ou Akangwn

A acácia da região do oriente médio tem a particularidade de ser uma árvore espinhosa e existe a especulação que a coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus era deste tipo de acácia. Esta palavra grega aparece em várias passagens da Bíblia mencionando a coroa de espinhos e também a árvore shittah.

 

A acácia é uma árvore leguminosa de madeira dura, muitas destas espécies produzem a goma-arábica e outras fornece

m caucho, guaxe (fruto), tanino e madeiras de grande valor.

Todas as espécies produzem flores perfumadas brancas ou amarelas, sendo muito usadas como adorno. A acácia, com suas quase 400 variedades, esta presente em praticamente no mundo todo.

América do Norte, Ásia, Norte da África, principalmente no Egito Austrália, América do Sul etc. A acácia vamos dizer que é universal. No Brasil a espécie acácia negra constitui uma das principais riquezas de Rio Grande do Sul.

A maçonaria tem incorporado em seus rituais a da espécie acácia farnesiana, mas qualquer variedade que for usada não tira em absoluto o simbolismo do ritual.

O sentimento do povo Hebreu pela acácia começou com Moisés, quando na construção dos elementos mais sagrados é utilizada á acácia Arca, Mesa, Altar.

 

Abaixo enumeramos alguns exemplos do nome acácia na bíblia:

  • “Plantarei no deserto o cedro, a árvore da shittah, e a murta e a oliveira…” (Isaias 41:19).
  • “Também farão uma arca de madeira de shittin…” (Êxodo 25:10)
  • “Também farás uma mesa (dos pães da proposição) de madeira de shittin…” (Êxodo 25:23)
  • “Farás estes varais (para transportar a mesa) de madeira de shittin…” (Êxodo 25:28)
  • “Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de shittin…” (Êxodo 26:15)
  • “Farás também cinco barras de madeira de shittin…” (Êxodo 26:26)
  • “E o porás sobre quatro colunas de madeira de shittin…” Êxodo 26:31)
  •  “E farás para esta coberta (do Tabernáculo) cinco colunas de madeira de shittin…” (Êxodo 26:37)
  • “Farás também o altar de madeira de shittin…” (Êxodo 27:1)
  • “Farás também varais para o altar, varais de madeira de shittin…” (Êxodo 27:6)
  • “E acamparam-se junto ao Jordão, desde Bete-Jesimote até Abel-Shittin…” (Números 33:49)
  • Abel-Shittin no hebraico significa Vale das Acácias lugar que ficava a 40 km ao sul de Bete-Shittin, mas não aparece nos atlas moderno.
  • “… e o exército fugiu para Zererá, até Bete-Shittin…” (juízes 7:22)
  • Bete-Shittin no hebraico significa o lugar das acácias, é possível localizar nos atlas moderno, nos paralelos 32º e 30º ao lado do rio Jordão.

A Bíblia é rica em alusões da madeira de acácia dando para ela usos sagrados. Sua madeira é tida como incorruptível, ou seja, inatacável por predadores de qualquer espécie, simboliza perenidade, imortalidade, transcendência, etc.

Antes de encerrar gostaria de comentar em específico sobre uma acácia, a qual me chamou a atenção durante as minhas pesquisas na internet.

Ela é conhecida como a “Árvore do Ténéré”, era uma solitária acácia (acácia tortilus), que um dia foi considerado a árvore mais isolada do mundo. Era a única árvore num raio de mais de 400 km. Era um marco para as caravanas que atravessavam o Ténéré, região do deserto do Saara no nordeste da Nigéria.

Na década de 30 do século passado, apesar da quantidade de camelos que pernoitam ao seu redor e dos numerosos Tuaregs das caravanas de sal, não cortam um só ramo para fazerem fogueiras para aquecer seu chá. A única resposta é que essa árvore é considerada sagrada pelos caravaneiros.

O comandante Michel Lesourd, descreveu em sua biografia

“Alguem deve ver a árvore para acreditar em sua existência. Qual será o seu segredo, sózinha no meio deste deserto?

Essa acácia era a última sobrevivente de um grupo de árvores que vicejavam quando o deserto era menos seco do que atualmente. A árvore permaneceu solitária por décadas. Um poço aberto perto dela no inverno de 1938-1939 mostrou que suas raízes buscavam água a 35 m da superfície.

A árvore foi derrubada por um motorista bêbado de caminhão de origem líbia, em 1973. Os restos da árvore morta foram depositados no Museu Nacional da Nigéria e uma escultura de metal foi colocada no local original.

Diz um ditado popular: A acácia é a árvore da vida. Suas flores cegam, suas sementes matam e suas raízes curam. A semente é o veneno e a raiz o antídoto.

Árvore do Ténéré

Coordenadas: 17° 45′ N 10° 04′ O


Exibir mapa ampliado

brasil-macom-materia-079

A árvore do Tenéré em 1961.

A escultura que está no lugar da árvore do Tenéré.

brasil-macom-materia-080

 

Bibliografia e fontes de referencias:

 

  • Cmdt. Michel Lesourd, do Service central des affaires sahariennes, ao ver a árvore em 21 de maio de 1929.
  • Árvores e seus simbolismos, Descartes de Souza Teixeira (Revista A Verdade, GLESP, Jan/Feb 1995)
  • A Simbólica Maçônica, Jules Boucher (1996)
  • Site Brasil Maçom, www.brasilmacom.com.br
  • Site www.pedreiroslivres.com.br
  • A Bíblia

 

“Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Aarão e que desce a orla das suas vestes. É como orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião, por que ali, o Senhor ordena benção, e é vida para sempre”.

 

A.’.R.’.L.’.S.’. Arca da Aliança 2489

G.’.O.’.B.’.R.’.S.’.

Eduardo Bandeira Lecey

C.’.I.’.M.’. 250559

Porto Alegre – RS

II/5770 Anno Mundi da V.’.L.’

06.11.09 E.’.V.’.

Membro das seguintes Lojas; AA RR LL SS Arca da Aliança nº 2489; Vila Setembrina nº 4041; Irai Silveira nº 4222, todas no oriente de Porto Alegre. Fundador das Lojas Heráclicto Vitoria nº 3167 no oriente de Caxias do Sul, União e Progresso 4123 no oriente de São Leopoldo, Sentinela do Piratini 4271 no oriente de Torres, todas no RS. Iniciado, elevado, exaltado e instalado na Loja Arca da Aliança do Rito Brasileiro do GOB. Membro fundador do I S C R C Visconde de Mauá nº 77 e do Grande Conselho Kadosh Gal. Antonio de Souza Netto, filiadas ao Supremo Conclave do Rito Brasileiro do GOB, atualmente no grau 29. Membro honorável da Loja União Brasileira II do oriente de Florianópolis em SC. Membro honorável da Loja Sete de Setembro do oriente de Dourados no MS, Colaborador de diversas páginas e blog maçônicos e no segundo mandato de Venerável Mestre na sua Loja Mãe.

Deixe uma resposta