A MAÇONARIA

O QUE É A MAÇONARIA?
Não possui a Maçonaria leis gerais nem livro santo que a definam ou obriguem todo o maçom através do Mundo; não sendo uma religião, não tem dogmas:. Em cada país e ao longo dos séculos, estatutos numerosos se promulgaram e fizeram fé para comunidades diferentes no tempo e nos costumes:. Mas isso não obsta a que a Maçonaria possua certo número de princípios básicos, aceitos por todos os irmãos em todas as partes do globo:. É essa aceitação, aliás, que torna possível a fraternidade universal dos maçons e a sua condição de grande família no seio da Humanidade, sem que, no entanto, exista uma potencia maçônica à escala mundial nem um Grão-Mestre, tipo Papa, que centralize o pensamento e a ação da Ordem:.

CONSTRUÇÃO
Vejamos o seu nome Maçonaria vem provavelmente do francês “Maçonnerie”, que significa uma construção qualquer, feita por um pedreiro, o “maçom”:. A Maçonaria terá assim, como objectivo essencial, a edificação de qualquer coisa:. O maçom, o pedreiro-livre em vernáculo português, será portanto o construtor, o que trabalha para erguer um edifício:.

JUSTIÇA SOCIAL
A Maçonaria admite, portanto, que o homem e a sociedade são susceptíveis de melhoria, sao passíveis de aperfeiçoamento:. Por outras palavras, aceita e promove a transformação do ser humano e das sociedades em que vive:. Mas, para além da solidariedade e da justiça, nao define os meios rigorosos por que essa transformaçao se há-de fazer nem os modelos exactos em que ela possa desembocar:. Nada há, por exemplo, no seio da Maçonaria, que faça rejeitar uma sociedade de tipo socialista ou de tipo liberal:. O que lhe importa é um homem melhor dentro de uma sociedade melhor:.

ACLASSISMO
Dos ideais de justiça e solidariedade humanas, levados até as últimas consequências, resulta naturalmente o ser a Maçonaria uma instituição a classista e multiclassista, englobando representantes de todos os grupos sociais que, como maçons, devem tentar esquecer a sua integração de classe e comportar-se como iguais:. “A Maçonaria honra igualmente o trabalho intelectual e o trabalho manual”, rezava o artigo 6º da Constituição de 1926:. E, nos requisitos para se ser maçom, exige-se apenas, para além de diversas condições morais e intelectuais que mais adiante serão mencionadas, o exercer-se uma profissão honesta que assegure meios de subsistência:. É verdade que a exigência de se possuir a instrução necessária para compreender os fins da Ordem exclui, desde logo, os analfabetos e grande parte das massas populares (em Portugal, entenda-se):. E é verdade também que a maioria dos maçons proveio e continua a provir dos grupos burgueses:. Mas isso deve-se apenas as condições históricas em que todas as sociedades tem vivido nos últimos 200 anos:.  medida que as classes trabalhadoras vão atingindo mais elevado nível social e cultural, assim o número de maçons delas oriundo tende a aumentar paralelamente:. Em Maçonarias de países como a Grã-Bretanha, a França ou a Holanda, o carácter aclassista da Ordem Maçônica nota-se com muito maior intensidade do que em Portugal ou na Espanha:.

APERFEIÇOAMENTO INTELECTUAL
O aperfeiçoamento do homem e da sociedade não se põe apenas, para o maçom, em termos de melhoria econômico-social:. Põe-se também, e sobretudo, em termos de melhoria intelectual, do afinamento das faculdades de pensar e de enriquecimento adquiridos:. Livre pensamento, para começar:. “A Maçonaria é livre-pensadora”, dizia o artigo 3º da Constituição de 1926:. Mas livre pensamento não coincide necessariamente com ateísmo:. Já um texto famoso e respeitado dos primórdios da instituição, as Constituições de Anderson, de 1723, dizia que o maçom que entendesse bem de “Arte”, “nunca será um ateu estúpido ou um libertino irreligioso:. Mas embora – continuava o texto – nos tempos antigos os maçons fossem obrigados, em cada país, a ser da religião, fosse ela qual fosse, desse país ou dessa nação, considera-se agora como mais a propósito obrigá-los apenas aquela religião na qual todos os homens estão de acordo, deixando a cada um as suas convicções próprias(…)”:. Hoje, talvez a maioria dos maçons professe um deísmo ou teísmo de conceitos vagos e alegóricos, embora não faltem ateus nem crentes de variadas religiões, desde o cristão ao muçulmano:. O que todos rejeitam são dogmatismos e exclusivismos confessionais:.

FRATERNIDADE
Levados às últimas consequências, os princípios atrás mencionados teriam de implicar uma fraternidade de tipo universal. Este é não só um principio teórico, mas uma norma de prática quotidiana:. “A Maçonaria é uma instituição universal (…):. Todos os maçons constituem uma e a mesma família e dão-se o tratamento de irmãos, sendo iguais perante a lei”, dizia o artigo 7º da Constituição de 1926:. ” A Maçonaria estende a todos os homens os laços fraternais que unem os maçons sobre a superfície do globo” (artigo 5º do mesmo texto):. Através do ritual, que inclui vocabulário próprio e sinais de reconhecimento específicos, um maçom Brasileiro pode contactar com um maçon japonês e receber dele ou transmitir-lhe ajuda e apoio de qualquer gênero:. De fato, um dos deveres importantes do maçons, inserto nas Constituições do mundo inteiro, consiste em reconhecer como irmãos todos os maçons, tratá-los como tais e prestar-lhes auxílio e proteção, a suas viúvas e filhos menores:. A história da Maçonaria está cheia de casos que provam o geral cumprimento deste dever:.

DEMOCRACIA, IGUALDADE
Democracia e igualdade encontram-se também entre os princípios básicos da instituição maçônica. Todo o poder reside no povo, como o atestava o artigo 18º da Constituição de 1926, ao dizer que “A Ordem Maçônica só reconhece a soberania do povo maçônico”:. Todos os maçons são iguais, independentemente do grau a que pertençam:. “Durante as sessões maçônicas – rezava o artigo 17º, § único – todos os obreiros, qualquer que seja o seu grau ou o seu rito, estão sujeitos as mais perfeita igualdade, prevalecendo a opinião da maioria, quando não seja contrária as leis e regulamentos”:. Por sua vez, as células de organização e de trabalho da Ordem, as chamadas Oficinas, “são todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si” (artigo 12º da Constituição) :. Nas Maçonarias de todo o mundo, o Grão-Mestre e os Grão-Mestres adjuntos são eleitos pela totalidade do povo maçónico, variando apenas a forma dessa eleição:. Em muitos países, qualquer maçom, aliás, desde que tenha atingido a condição de Mestre pode, em teoria, ser eleito Grão-Mestre:. Outro tanto se verifica nas eleições para os múltiplos cargos de cada oficina:.

COMPOSIÇÃO DA LOJA:

Venerável ou Presidente preside aos trabalhos e os orienta
Primeiro Vigilante tem por função a instrução dos aprendizes e vela pela disciplina geral
Segundo Vigilante dirige os trabalhos dos companheiros
Orador encarregado de fazer a síntese dos trabalhos e deles extrair as conclusões;
é ainda o representante da Lei maçônica
Secretário redige as atas das sessões e se ocupa das relações administrativas entre a loja e a Obediência
Mestre de Cerimonias introduz na loja e conduz aos seus lugares os visitantes, e ajuda o Experto nas cerimônias de iniciação
Tesoureiro recebe as quotizações e outros fundos da loja e vela pela sua organização financeira

Os cargos, do Venerável, 1º Vigilante e 2º Vigilante, são chamados as luzes da oficina:.

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