Dicionário de Maçonaria – Letra C

Letra C – É a terceira letra do alfabeto. Seguida da tri-pontuação (C∴), é a abrevitura da palavra Companheiro.

C∴ do M = Câmara do Meio.

Cabala – (Ver kabala). Teosofia dos hebreus, que tem recebido as mais variadas explorações, quanto a sua finalidade e poderes sobrenaturais, que são atribuídos aos cabalísticos do passado. O termo hebreu Kabbalah significa tradição; daí conclui-se, que a “cabala” é a tradição antiga exclusiva dos hebreus.

Cad∴ de Un – Cadeia de União.

Cadeia – Escravidão, superstição, intolerância, ilustração, união.

Cadeia de Flores – Alegria. Assim são chamadas as grinaldas, que ornam os Templos nas suas Sessões festivas.

Cadeia de União – Aliança. Forma-se de modo especial para a comunicação da “palavra semestral”, ou no final dos banquetes ritualísticos, para o “ósculo da paz”.

Caduceu – Ciência e progresso.

Caim – Males, paixões.

Calendário – Os Maçons possuem calendário próprio são vários dependendo do Rito adoptado, a forma mais comum acrescenta 4000 ao calendário actual, assim 2010 registra-se como 6010.

Calendário Maçónico – Diversos calendários já foram adoptados pela Ordem. Conforme o Rito hoje comumente usa-se um designando como ano da “Verdadeira Luz” (VL). Sendo o nosso calendário usual designado como ano da “Era Vulgar” (EV).

Cálice da Amargura – O cálice é usado pela “igreja católica” de várias formas, principalmente para a consagração do vinho; para os Maçons, o cálice da amargura lembra os maus momentos e dificuldades que temos que passar. É também lembrado na Iniciação do Grau de Aprendiz, numa das provas por que passa.

Cam∴ de Refl – Câmara de Reflexão.

Câmara – Nome que recebem os locais onde se reúnem os Maçons, conforme o Grau de cada Rito em que estão reunidos, também assim é chamado às reuniões diversas, para transmissão de instruções específicas.

Câmara Ardente – É o lugar que realiza uma das partes da cerimónia de Iniciação do Grau de Aprendiz.

Câmara de Instrução – É a Sessão destinada tão somente ao ensinamento e estudo do simbolismo, liturgia e história geral da Ordem.

Câmara de Perfeição – (Ver Loja de Perfeição).

Câmara de Reflexão – Lugar geralmente subterrâneo, onde os Candidatos permanecem para meditarem acerca das coisas materiais do mundo. Simboliza o centro da terra de onde viemos e para onde teremos que voltar.

Câmara do Meio – Sessão onde os Mestres recebem o seu salário, e se reúnem para deliberarem.

Câmara Simbólica – Nome dado às reuniões das Lojas Simbólicas em geral.

Câmaras Capitulares – Nela se reúnem os Membros do REAA que têm os Graus 15 a 18.

Candelabro – Utensílio usado em todas as cerimónias Maçónicas varia de forma e de número de luzes conforme o Grau em que se está trabalhando.

Candidato – Nome dado ao profano que está sendo proposto ao ingresso na Ordem. É necessário fazer-se a devida diferenciação entre: Candidato, Postulante, Recipiendário, Aspirante e Neófito.

Canhões – Copos (ágape ritual)

Capitação – É uma taxa anual ou mensal que cada Obreiro, obrigatoriamente, entrega ao Grande Oriente ou à Grande Loja a que pertence. Em algumas Potências, esta taxa é devida para o âmbito Estadual e o Federal.

Caracteres Maçónicos – Abecedário de que se serviam os antigos Maçons, para se comunicar entre si. Hoje está em desuso.

Carbonária – uma sociedade secreta e revolucionária que actuou em Itália, França, Portugal, Espanha, Brasil e Uruguai nos séculos XIX e XX. Foi Fundada na Itália por volta de 1810, e a sua ideologia assentava em valores patrióticos e liberais, além de se distinguir por um marcado anticlericalismo.

Carbonizar – Diz-se quando se coloca uma esfera negra na urna, que se usa para votação a admissão de um Candidato.

Carregar – Deitar Bebidas (ágape ritual)

Carta Constitutiva – Documento que uma Potência concede a uma Loja, que se instala como reconhecimento da sua legalidade.

Casula – Vestimenta constituída por um pano, devidamente decorado, com bordados de figuras e dizeres simbólicos, com que se reveste o Maçom, quando da sua recepção no Grau de CAVRC do REAA.

Cavaleiro – Na Maçonaria, assim são chamados todos os Maçons, que foram Iniciados nos Graus que têm origem na “antiga cavalaria”, que existem em muitos Ritos.

Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa – Grau do Rito Escocês Rectificado.

Cavaleiro Chefe do Tabernáculo – 23º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro da Águia Branca e Preta (ou Cavaleiro Kadosh ou Grande Inquisidor) – Título do Grau 30 do REAA.

Cavaleiro da Águia Vermelha (ou Príncipe do Tabernáculo) – 24º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro da Cidade Santa (ou Príncipe da Misericórdia) – 26º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro da Escandinávia – 34º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro da Fraternidade – 17º Grau Filosófico do Rito Brasileiro.

Cavaleiro da Igualdade – 16º Grau Filosófico do Rito Brasileiro.

Cavaleiro da Liberdade – 15º Grau Filosófico do Rito Brasileiro.

Cavaleiro da Serpente de Airain (ou de Cobre) – 25º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro da Serpente de Bronze – Título do Grau 25 do REAA.

Cavaleiro das Sete Estrelas – 47º Grau da Terceira Série – Sublime Conselho, Templo Místico do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro de João (ou do Sol) – 28º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro de Malta – Ordem militar conhecida por “Hospitaleiros de São João de Jerusalém”, foi extinta em 1798.

Cavaleiro de Shota (ou Sábio da Verdade) –  37º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro do Arco das Sete Cores – 41º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro do Arco Real – 13º Grau da Primeira Série – Capítulo Rosa-Cruz do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro do Líbano – 22º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro do Oriente – 15º Grau da Primeira Série – Capítulo Rosa-Cruz do Rito Antigo e Primitivo de Memphis. Também Título do Grau 15 do REAA.

Cavaleiro do Oriente e Ocidente – 17º Grau da Primeira Série – Capítulo Rosa-Cruz do Rito Antigo e Primitivo de Memphis. Também Título do Grau 15 do REAA.

Cavaleiro do Real Arco – Título do Grau 13 do REAA.

Cavaleiro do Real Machado (ou Príncipe do Líbano) – Título do Grau 22 do REAA.

Cavaleiro do Sol (ou Príncipe Adepto) – Título do Grau 28 do REAA.

Cavaleiro Eleito dos Nove – Título do Grau 9 do REAA.

Cavaleiro Eleito dos Quinze – Título do Grau 10 do REAA.

Cavaleiro Grão Eleito Kadosch – 30º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro Grão Eleitor da Abóbada Sagrada – 14º Grau da Primeira Série – Capítulo Rosacruz do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro Grão Escocês de Santo André (ou Mestre Escocês de Santo André do Cardo) – 29º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro Grão Inspector Geral – 33º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro Grão Pontífice de Jerusalém (ou Sublime Escocês de Jerusalém) – 19º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro Grão-Mestre Arquitecto – 12º Grau da Primeira Série – Capítulo Rosa-Cruz do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro Intendente dos Edifícios – 8º Grau da Primeira Série – Capítulo Rosa-Cruz do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro Kadosh (ou Grande Inquisidor ou Cavaleiro da Águia Branca e Preta) – Título do Grau 30 do REAA.

Cavaleiro Mestre Eleito dos Nove – 9º Grau da Primeira Série – Capítulo Rosa-Cruz do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro ou Patriarca Noaquita (ou da Torre) – 21º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro Philalethes (ou Sublime Negociante) – 36º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro Príncipe de Jerusalém – 16º Grau da Primeira Série – Capítulo Rosa-Cruz do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro Príncipe Rosacruz de Heredon – 18º Grau da Primeira Série – Capítulo Rosa-Cruz do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Cavaleiro Prussiano (ou Noaquita) – Título do Grau 21 do REAA.

Cavaleiro Rosa Cruz (ou Cavaleiro da Águia Branca) – Título do Grau 18 do REAA.

Cavaleiro Rosa-Cruz ou da Perfeição – 18º Grau Filosófico do Rito Brasileiro.

Cavaleiro Soberano Grão Comendador do Templo – 27º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Caveira – Em Maçonaria é objecto imprescindível nas “Câmaras de Reflexão”, para lembrar ao Candidato da brevidade da vida; que deve estar voltada para o bem.

Caverna – (Ver Câmara.).

Cego – Simbolicamente aquele que não viu a “Verdadeira Luz”. Como regra não se deve admitir os cegos nos mistérios da Maçonaria, porém os Maçons que tiverem a infelicidade de se tornar cegos, devem permanecer na Ordem.

Ceia – Cerimónia ritualística, realizada pelo “Cavaleiro Rosa Cruz”; onde são servidos pão e bebida representando vinho, alimentos emblemáticos da imortalidade.

Ceptro – Poder.

Certificado – Documento através do qual uma Loja atesta a qualidade dos seus membros: Aprendiz, Companheiro ou Mestre.

Chamas – Purificação. (Ver Provas).

Chanc – Chanceler.

Chanceler – Um dos oficiais de uma Loja, que controla a frequência dos seus membros, ao trabalho da mesma, as visitas noutras Oficinas e expede certificado de presença aos visitantes. No Rito de Memphis quem realiza esta Obra é o Mestre de Cerimónias.

Chantre – Assim é designado, no Rito Brasileiro, o Irmão responsável pela “coluna da harmonia”.

Chave – Inteligência, tesouro. Símbolo Maçónico da prudência e discrição. Silêncio.

Chaves Místicas – Palavra sagrada ou de “passe”, que servem simbolicamente para abrir o Templo.

Chefe do Tabernáculo – Título do Grau 23 do REAA.

Chefe Sublime (ou Cavaleiro Bem feitor da Cidade Santa) – 57º Grau da Terceira Série – Sublime Conselho, Templo Místico do Rito Antigo e Primitivo de Memphis.

Chover – É quando está presente um profano no meio Maçónico.

Christos – (Em Grego), também é como os gnósticos chamam a “Jesus Cristo”.

Ciências Ocultas – Eram os conhecimentos ensinados pelos antigos, mistérios das Iniciações Egípcias.

Cinco Pontos da Perfeição – São os “cincos pontos” que só são transmitidos a Mestre Maçom, de viva voz, nas instruções próprias do Grau.

Cinzas – O nada.

Círculo – Criação, universo. Para os Maçons é considerado o “símbolo do universo, e do cosmo”. Na escrita Maçónica a Ordem é representada por um círculo, tendo no seu centro a tríplice pontuação (tri-pontuação).

Cisma – Separação de facções Maçónicas, motivadas por discórdias intestinas, que infelizmente ocorrem entre os Maçons.

Clandestino – São todos os Corpos Maçónicos, não reconhecidos pelas Potências Regulares.

Clepsidra – Relógio de água.

Coberto – (Ver Estar a Coberto).

Cobr – Cobridor.

Cobridor – Oficial de uma Loja encarregado de “telhar os visitantes”, deve ser de preferência um Irmão conhecedor de todos os Regulamentos e Ritual.

Cobridor do Grau – É o conjunto de meios para o reconhecimento, que se concede aos Irmãos, a cada Grau de qualquer Rito. Ao visitante de uma Loja ser-lhe-á solicitada esta identificação.

Cobrir o Templo – Retirar-se dos trabalhos de uma Loja, quando esta estiver trabalhando.

Co-Irmã – Qualquer Loja com a qual deve ser mantida correspondência ou visitas regulares. Não são Lojas Co-Irmãs as Lojas consideradas espúrias, ou pertencentes a Potências, não reconhecidas oficialmente.

Col – Coluna.

Col∴ Grav – Coluna Gravada.

Colares – São colares de pano, que se usa ao pescoço, contendo desenhos inerentes ao Rito e Grau, em que está trabalhando um Corpo Maçónico; servindo para prender, na sua ponta, a “jóia” do Cargo de quem o exerce. (Ver Fitões).

Colmeia – Trabalho.

Colunas – Virtudes, teologias, interior dos Capítulos, parte da Loja. São as duas “Colunas” no interior do Templo, próximas da sua entrada. São elas que designam onde ficam os: Aprendizes, Companheiros e Mestres.

Colunas da Infâmia – Uso antigo de algumas Lojas, que colocaram nesta simbólica coluna, os Irmãos que se tornaram indignos da Ordem. Esta prática não prosperou e, modernamente bastam à eliminação dos que se tornaram maus Maçons.

Colunas de Harmonia – Irmão, ou coro que se responsabiliza pela parte musical, de qualquer solenidade Maçónica.

Colunas Gravadas – Qualquer tipo de prancha ou comunicado escrito, que circule, ou seja, depositado na bolsa de propostas e informações.

Colunas Zodiacais – São as “doze colunas” que circundam os Templos Maçónicos. São seis masculinas do lado direito, e seis femininas do lodo esquerdo.

Comissão – É um grupo de Irmãos, geralmente de três, podendo ser em maior número, que são nomeados por quem de direito, para executarem um trabalho, ou representarem o Corpo Maçónico a que pertence em qualquer solenidade tanto profana como Maçónica.

Comitiva – É o grupo de Irmãos que acompanha autoridade Maçónica, em missões oficiais ou em simples visita de cortesia.

Comp – Compasso.

Companheiro – Assim são chamados os Irmãos que estão no Grau 2, da Maçonaria Simbólica.

Compasso – É o emblema da Justiça. Pela abertura do ângulo formado pelas suas pernas, é que simbolicamente os Maçons regulam os seus sentimentos e os seus actos.

Condecoração – Insígnia que acompanha um título concedido como: honorário, benfeitor, e etc. Pode ser um distintivo ou laço para ser usado na lapela.

Cons∴ de Fam – Conselho de Família.

Conselho de Mestres Instalados – Assim é chamado um grupo de no mínimo três Mestres Instalados, designados para proceder à Instalação de um Venerável, recém eleito; transmitindo-lhe todos os segredos inerentes a essa função.

Conselho Kadosh – É a “Câmara Filosófica”, que administra os Graus 19 a 30 do REAA, com poderes de conferir estes Graus e as instruções correspondentes.

Consistório – Alta Câmara do REAA em que se reúnem os Irmãos investidos nos Graus 31 e 32.

Constituição – É o regulamento maior de qualquer Potência Maçónica, através do qual, são determinados os direitos e obrigações dos Corpos e membros, que são subordinados.

Convocação (ou Convocatória) – É a chamada oficial que se faz aos componentes de qualquer Corpo Maçónico, para se reunirem em trabalhos.

Coração – Hiram, o arquitecto do Templo de Salomão.

Corda com 81 nós – Fraternidade e amizade.

Cordão de União – Fraternidade e união.

Cordeiro – Símbolo da paz, no passado foi usado para os sacrifícios em honra aos “deuses pagãos”. Aparece de várias formas em muitos Rituais.

Coroa – Poder, glória, triunfo.

Corpo Maçónico – Chamam-se assim os diversos agrupamentos da Maçonaria: “Loja Simbólica, Loja de Perfeição, Sublime Capítulo, Assembleia Legislativa” e etc.

Corvo – Ave considerada de mau agouro para uns, disseminadora de doenças por se alimentar de carniça para outros. E ainda considerada exterminadora de germes.

Cruz – Imortalidade, santidade.

Organizado por António Jorge, M∴ M∴

Maçons Notáveis

CA Bottolfsen, (10 de Outubro de 1891 – 18 de Julho de 1964), político americano de Idaho. 17º e 19º governador de Idaho. Um membro da Loja Arco nº 48, Arco, Idaho, e antigo vice-grão-mestre distrital. Cavaleiro Templário e Shriner.

CA Rosetti, líder literário e político romeno, participante da Revolução Wallachian de 1848.

C J McLin, (1921-1988), político americano.

Cadwallader Blayney, 9º Barão Blayney (1720-1775), Grão-Mestre dos Modernos de 1764 a 1767 e da Irlanda em 176.

Caleb P. Bennett, (11 de Novembro de 1758 – 9 de Maio de 1836), soldado americano e político de Delaware. Era um veterano da Revolução Americana e da Guerra de 1812, e serviu como governador de Delaware. Iniciado na Loja nº 14 em Christina Ferry, Delaware, em 16 de Janeiro de 1781.

Camille Huysmans, Presidente da Câmara de Antuérpia e primeiro-ministro da Bélgica.

Camillo Benso, Conde de Cavour (1810-1861), político italiano.

Camilo Osías, presidente do Senado das Filipinas.

Campbell E. Beaumont, (27 de Agosto de 1883 – 19 de Novembro de 1954), juiz federal dos EUA de Kentucky.

Carl Albert, (10 de Maio de 1908 – 4 de Fevereiro de 2000), político americano. Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos de 1971 a 1977. Membro da Loja South McAlester nº 96, McAlester, Okla. (1946), 32° Consistório Indiano, AASR ( SJ ) e Legião de Honra DeMolay .

Carl Edward Bailey, (8 de Outubro de 1894 – 23 de Outubro de 1948), 31º governador do Arkansas. Recebeu o 32° grau em Little Rock, 25 de Maio de 1928.

Carl Giers, (1828-1877), fotógrafo americano nascido na Alemanha.

Carl L. Sitter, coronel do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e ganhador da Medalha de Honra . Membro da Loja Oasis of Mara Masonic nº 735, Twentynine Palms, Califórnia.

Carlos María de Alvear, (25 de Outubro de 1789 – 3 de Novembro de 1852), soldado e estadista argentino. Co-fundador da Loja Lautaro em 1812.

Carol Davila, médica romena.

Carol II, rei da Roménia (1930-1940).

Carroll L. Beedy, (1880-1947), congressista do Maine de 1921 a 1935.

Carville Benson, (24 de Agosto de 1872 – 8 de Fevereiro de 1929), congressista de Maryland.

Cassius McDonald Barnes, soldado da Guerra Civil Americana, advogado e político que serviu como o quarto governador do Território de Oklahoma. Venerável Mestre da Loja Guthrie nº 35, Guthrie, Oklahoma, em 1902.

Cathal Smyth, veja Chas Smash.

Cecil B. DeMille, director de cinema; membro da Loja Prince of Orange nº 16, New York City.

Cecil H. Underwood, (5 de Novembro de 1922 – 24 de Novembro de 2008), 25º e 32º governador da Virgínia Ocidental de 1957 a 1961 e de 1997 a 2001. A pessoa mais jovem e mais velha a servir como governador da Virgínia Ocidental. Ele também foi o primeiro convidado no programa de televisão To Tell the Truth. Iniciado na Loja Phoenix nº 73, Sistersville, West Virginia, em Maio de 1955.

Cecil Rhodes, primeiro-ministro da Colónia do Cabo.

Cezar Bolliac, (1813-1881), político romeno, arqueólogo amador, jornalista e poeta romântico.

Charles A. Johns, (25 de Junho de 1857 – 11 de Janeiro de 1932), juiz da Suprema Corte de Oregon. Membro da Loja Baker nº 47, Baker, Oregon.

Charles Adams, (18 de Outubro de 1876 – 2 de Outubro de 1947), empresário americano e promotor esportivo. Foi um Cavaleiro Templário e Shriner.

Charles Adkins, (7 de Fevereiro de 1863 – 31 de Março de 1941), congressista de Illinois.

Charles Albert “Chief” Bender, (5 de Maio de 1884 – 22 de Maio de 1954), arremessador da Major League Baseball durante as duas primeiras décadas do século XX. Eleito para o Hall da Fama do Beisebol em 1953. Pediu entrada na Loja Robert A. Lamberton nº 487 da Filadélfia quando tinha 27 anos e foi iniciado em 4 de Abril de 1911. Foi suspenso por falta de pagamento de quotas em 1938, mas reintegrado em 1943 .

Charles Alexandre de Calonne, (20 de Janeiro de 1734 – 30 de Outubro de 1802), estadista francês. A sua loja não é conhecida, mas ele é registrado como visitante da Loja des Maitres em Amiens.

Charles Anderson-Pelham (1749-1823), político britânico, membro do Parlamento (1768-1794).

Charles B. Brownson (5 de Fevereiro de 1914 – 4 de Agosto de 1988), congressista de Indiana. Iniciado na Loja Mystic Tie nº 398 de Indianápolis em 1950.

Charles Baskerville, (1870-1922), químico americano.

Charles Bathurst, (1867-1958), Governador-Geral da Nova Zelândia, Grão-Mestre da Grande Loja da Nova Zelândia, iniciado na Loja Apollo University.

Charles Beauclerk , 1º Duque de St Albans (8 de Maio de 1670 – 10 de Maio de 1726), filho ilegítimo do rei Carlos II e de Nell Gwynne.

Charles Bebb, (10 de Abril de 1856 – 21 de Junho de 1942), arquitecto britânico-americano que projectou o edifício do Capitólio do Estado de Washington.

Charles Bent, (11 de Novembro de 1799 – 19 de Janeiro de 1847), primeiro governador civil do Território do Novo México em Setembro de 1846.

Charles Bradlaugh, (1833-1891), ateu do século XIX e deputado republicano, Membro da Loja des Philadelphes , Londres (renunciou à sua afiliação com a Maçonaria Inglesa em 1874, mas manteve uma afiliação com uma Loja Francesa).

Charles Brantley Aycock (11 de Novembro de 1859 – 4 de Abril de 1912), 50º governador da Carolina do Norte. Serviu como Grande Orador da Grande Loja da Carolina do Norte em 1897.

Charles Bruce, 5º Conde de Elgin, nobre escocês, Grão-Mestre da Escócia (1761–1763).

Charles Buls, prefeito de Bruxelas.

Charles Burton Mitchel, senador dos Estados Unidos (1861), CS . senador (1862-1864). Membro da Loja Monte Horeb nº 4, Washington, Arkansas.

Charles C. Butler, 1865 – 1946), Chefe de Justiça, Suprema Corte do Colorado. Iniciado na Loja Union nº 7, Denver, em 27 de Abril de 1935.

Charles C. Van Zandt, (10 de Agosto – 4 de Junho de 1894), 34º governador de Rhode Island. Membro da Loja St. Johns nº 1, Newport.

Charles Calvert, 5º Barão de Baltimore (29 de Setembro de 1699 – 24 de Abril de 1751), nobre britânico e governador proprietário da província de Maryland. Feito Maçom por volta de Abril de 1730 em Goodwood, West Sussex, Inglaterra.

Charles Danby, (1858-1906), actor, membro da Loja Eccentric nº 2488.

Charles De Coster, autor belga.

Charles E. Bunnell, (12 de Janeiro de 1878 – 1 de Novembro de 1956), juiz federal da Quarta Divisão Judicial dos Estados Unidos e primeiro presidente da Universidade do Alasca, de 1921 a 1949.

Charles Edward Bennett, (2 de Dezembro de 1910 – 6 de Setembro de 2003), congressista da Flórida de 1949 a 1993. Membro da Loja Riverside nº 266, Jacksonville, Flórida.

Charles Farrar Browne, (26 de Abril de 1834 – 6 de Março de 1867), escritor de humor americano, mais conhecido sob o seu pseudónimo ” Artemus Ward”. Recebeu os graus maçónicos na Loja Manhattan nº  62, New York City, no Outono de 1863.

Charles Fergusson, Governador-Geral da Nova Zelândia, Grão-Mestre.

Charles Fletcher Johnson (14 de Fevereiro de 1859 – 15 de Fevereiro de 1930), senador dos EUA pelo Maine. Recebeu os seus graus maçónicos na Loja Herwood nº 91, Machias, Maine, em 1 de Janeiro, 5 de Fevereiro e 12 de Fevereiro de 1883. Admitido em 8 de Novembro de 1886 e afiliado na Loja Waterville nº 33, Waterville, Maine, em 7 de Fevereiro de 1887. Foi Venerável Mestre desta última loja em 1894–95 e Grão-Mestre da Grande Loja do Maine em 1906–07.

Charles Geneviève Louis Auguste André Timothée d’Éon de Beaumont, (1728-1810), soldado francês, diplomata e espião. Iniciado em Janeiro de 1769 na Loja da Imortalidade nº 376, Londres.

Charles Grandison Finney, pregador americano, evangelista e autor (1792-1875). Membro da Loja Meridian Sun nº32 em Warren, Nova York. Finney pediu a saída e foi dispensado.

Charles H. Vail, clérigo americano e autor de The Ancient Mysteries and Modern Masonry.

Charles H. Wesley, historiador, educador, presidente de faculdade, editor de mais de 15 livros sobre história afro-americana. Membro da Loja Hiram nº 4, Prince Hall Affiliation, Washington, DC.

Charles Herbert Allen, (15 de Abril de 1848 – 20 de Abril de 1934), político e empresário americano. Serviu na legislatura e no Senado do estado de Massachusetts e na Câmara dos Representantes dos EUA. Primeiro governador civil de Porto Rico nomeado pelos EUA. Secretário Adjunto da Marinha durante a administração de William McKinley. Membro da Loja William North de Lowell, Massachusetts.

Charles J. Bell, (1858–1929), empresário americano escocês-irlandês. Era primo de Alexander Graham Bell e, como tal, foi um dos primeiros executivos da Bell Telephone. Co-fundador da National Geographic Society; foi o seu primeiro tesoureiro.

Charles James Napier, (10 de Agosto de 1782 – 29 de Agosto de 1853), GCB, general do exército britânico, serviu como comandante-em-chefe na Índia. Feito Maçom em 16 de Junho de 1807 na Loja Doyle’s Lodge of Fellowship, Guernsey.

Charles Kennedy, 5º Marquês de Ailsa (10 de Abril de 1875 – 1 de Junho de 1956), par escocês. Após a Guerra Africana, viveu por um tempo nos Estados Unidos, onde recebeu os Graus Maçónicos na Loja Acacia nº 11, AF & AM de Cheyenne, Wyoming, em 1905.

Charles L. Underhill, (20 de Julho de 1867 – 28 de Janeiro de 1946), congressista de Massachusetts. Iniciado na Loja Soley, Somerville, Massachusetts, em 1900-1901.

Charles Lindbergh, aviador americano e presidente do America First Committee. Membro da Loja Keystone nº 243, St. Louis, Missouri.

Charles Montagu-Scott, 4º Duque de Buccleuch (24 de Maio de 1772 – 20 de Abril de 1819), KT nobre escocês e 43º Grão-Mestre Maçom da Escócia, 1800-1801.

Charles Mortram Sternberg, paleontólogo canadense. Membro da Loja do Serviço Público nº 148, Ottawa.

Charles Napier Robinson, oficial da Marinha Real e escritor sobre assuntos navais.

Charles O. Andrews, (7 de Março de 1877 – 18 de Setembro de 1946), senador dos EUA pela Flórida, 1936 até 1946. Membro da Loja Orlando nº 69.

Carlos Pelot Summerall, (1867-1955), general do Exército dos EUA, chefe do Estado-Maior do Exército dos Estados Unidos e presidente da The Citadel. Feito Maçom à vista, mais tarde afiliado na Loja Pitagórica nº 21, Charleston, Carolina do Sul.

Charles Ridgeway, (1841-1927), bispo de Chichester.

Charles Riley, arcebispo anglicano. Grão-Mestre da Grande Loja da Austrália Ocidental 1904–17, 1920–29.

Charles S. Bell, (1880–1965), advogado e jurista de Cincinnati. Juiz Associado da Suprema Corte de Ohio 1942-1947.

Charles Samuel Myers, psicólogo pioneiro inglês da Royal Society, cunhou o termo “shell shock”. Membro e fundador de várias lojas. Iniciado em 1895 na Loja Isaac Newton University nº 859.

Charles Sitch, político britânico e sindicalista.

Charles Varnum, (21 de Junho de 1849 – 26 de Fevereiro de 1936), ganhador da Medalha de Honra e comandante dos batedores de George Armstrong Custer na Campanha de Little Bighorn durante a Grande Guerra Sioux. Membro vitalício da Loja Olive Branch nº 47, Sturgis, Dakota do Sul, desde 1881.

Charles W. Brooks, (8 de Março de 1897 – 14 de Janeiro de 1957), senador americano de Illinois. Iniciado em 24 de Janeiro de 1920 na Loja Wheaton nº 269, Wheaton, Illinois. Grande Orador da Grande Loja de Illinois em 1946. Grau 33º do Rito Escocês e membro do Rito York.

Charles W. Jones (24 de Dezembro de 1834 – 11 de Outubro de 1897), senador norte-americano da Flórida. Membro da Loja Santa Rosa nº 16, Milton, Flórida.

Charles W. Nash, (28 de Janeiro de 1864 – 6 de Junho de 1948), empresário automobilístico americano e executivo da indústria automóvel, fundou a Nash Motors. Membro da Loja Flint nº 23, Flint, Michigan, recebendo graus em 15 de Março de 1898, 23 de Fevereiro e 14 de Março de 1899.

Charles W. Vursell, (8 de Fevereiro de 1881 – 21 de Setembro de 1974), congressista de Illinois. Membro da Loja Marion nº 130, Salem, Illinois, recebendo graus em 19 de Setembro, 20 de Outubro e 27 de Novembro de 1906.

Charles Wakefield Cadman, (24 de Dezembro de 1881 – 30 de Dezembro de 1946), compositor americano. Membro da Loja Albert Pike nº 484, Los Angeles.

Charles Wesley Brashares, (1891 – 1982), bispo americano da Igreja Metodista e da Igreja Metodista Unida. Iniciado em Loja Harmony nº 38, Gorham, Maine. Demitido.

Charles Willson Peale, artista americano e pintor de retratos.

Charles Wynn-Carington, 1º Marquês de Lincolnshire, político britânico, Membro do Parlamento (1865-1868), 1º Grão-Mestre de Nova Gales do Sul (1888-1891).

Carlos XIII da Suécia, Rei da Suécia e Noruega.

Charles-Louis Balzac, (1752-1820), arquitecto francês e poeta. Fundou a Loja da Grande Esfinge em Paris.

Charley Eugene Johns, (27 de Fevereiro de 1905 – 23 de Janeiro de 1990), 32º governador da Flórida. Membro da Loja Bradford nº 35, Starke, Flórida.

Charlie Conacher, jogador canadense de hóquei no gelo. Iniciado na Loja North Gate nº 591, Pickering, Ontário, em 1935.

Chas Smash, nome de nascimento Cathal Smyth, conhecido como Carl Smyth; Cantor, compositor e músico inglês e membro da Loja Yarborough Centenary (UGLE).

Chester Bradley Jordan, (15 de Outubro de 1839 – 24 de Agosto de 1914), 48º governador de New Hampshire. Membro da Loja Evening Star nº 37, Colebrook, New Hampshire.

Chester Cooper Conklin, (1886-1971), comediante e actor americano. iniciado em 18 de Setembro de 1916 na Loja University nº 394, Califórnia.

Chester Hardy Aldrich (10 de Novembro de 1862 – 10 de Março de 1924), político americano. 16º governador de Nebrasca e juiz da Suprema Corte de Nebrasca.

Christian Tell, político romeno, revolucionário, Presidente da Câmara de Bucareste.

Christoffel Brand, (1797-1875), primeiro orador da Assembleia Legislativa da Colónia do Cabo.

Christopher L. Hodapp, autor. Membro da Loja Broad Ripple nº 643 F&A.M., Indianapolis, Indiana.

Christopher Wren, arquitecto inglês. Venerável Mestre da Loja Original, nº 1, agora a Loja da Antiguidade nº 2.

Chuck Grassley, membro do Senado dos EUA de Iowa.

Chuck Schumer, senador americano de Nova York. Membro da Loja Amos-Ft. Greene nº 922 (somente primeiro grau).

Claire Lee Chennault, major-general do Corpo Aéreo dos EUA; Comandante dos “Flying Tigers” na Segunda Guerra Mundial. Membro da Loja League City nº 1053, League City, Texas.

Clarence Barbour, (21 de Abril de 1867 – 16 de Janeiro de 1937), clérigo Baptista e educador mais notável por ter servido como presidente da Brown University. Serviu como Grande Capelão das Grandes Lojas de Nova York e Rhode Island.

Clarence Cannon, (11 de Abril de 1879 – 12 de Maio de 1964), congressista do Missouri por mais de 40 anos.

Clarence Chesterfield Howerton, (9 de Fevereiro de 1913 – 18 de Novembro de 1975), também conhecido como Major Mite, artista de circo americano, 0,72 m (2 pés 4 1⁄2 pol) de altura. Tocou com os Ringling Brothers e Barnum & Bailey Circus e outros grupos desde o início dos anos 1920 até o final dos anos 1940. Apresentado em vários filmes, incluindo um papel como Munchkin na versão de 1939 de O Mágico de Oz.

Clarence J. Brown, editor de jornal, político de Ohio, congressista.

Clarendon Worrell, Arcebispo da Nova Escócia e primaz da Igreja Anglicana do Canadá.

Clark Burdick (13 de Janeiro de 1868 – 27 de Agosto de 1948), congressista de Rhode Island.

Clark Gable, actor; Membro da Loja Beverly Hills nº 528, Califórnia.

Claude Adrien Helvétius, filósofo iluminista francês.

Claude Joseph Rouget de Lisle, compositor de “La Marseillaise”.

Claude Joseph Vernet, (14 de Agosto de 1714 – 3 de Dezembro de 1789), pintor francês.

Clement Laird Brumbaugh, (28 de Fevereiro de 1863 – 28 de Setembro de 1921), congressista de Ohio.

Clement Vallandigham, (29 de Julho de 1820 – 17 de Junho de 1871), congressista de Ohio. Membro da Loja St. Johns nº 13 de Dayton.

Clifford K. Berryman, (2 de Abril de 1869 – 11 de Dezembro de 1949), cartunista vencedor do Prémio Pulitzer do jornal Washington Star de 1907 a 1949. Também cartunista do The Washington Post de 1891 a 1907. Membro da Loja Temple Noyes nº 32 de Washington DC.

Clinton L. Bardo, (1868–1937), industrial americano cuja carreira incluiu passagens como gerente geral da New York, New Haven e Hartford Railroad e presidente da New York Shipbuilding Corporation.

Clinton Presba Anderson, (23 de Outubro de 1895 – 11 de Novembro de 1975), congressista do Novo México, secretário de Agricultura dos EUA e senador dos EUA pelo Novo México. Iniciado na Loja Albuquerque nº 60 em 1917.

Clovis E. Byers, (5 de Novembro de 1899 – 13 de Dezembro de 1973), tenente-general do Exército dos EUA que serviu na Guerra da Coreia e na Segunda Guerra Mundial. Ex-comandante da 82ª Aerotransportada. Recebeu o grau de Aprendiz em 1 de Abril de 1923 em Laredo Lodge No. 547, Laredo, Texas, e o de Companheiro em 2 de Novembro de 1925. Feito Mestre Maçom na Loja Star of the East nº 650 em Yokohama, Japão, em 3 de Novembro de 1947.

Coleman Young, (1918-1997), político americano, Presidente da Câmara de Detroit de 1974 a 1993.

Colin Neblett, (6 de Julho de 1875 – 7 de Maio de 1950), juiz federal dos EUA. Iniciado na Loja Silver City nº 8, Silver City, Novo México, em 28 de Dezembro de 1898.

Coronel George Everest, agrimensor inglês, agrimensor geral da Índia, que dá nome ao Monte Everest. Membro da Loja do Príncipe de Gales nº 493 (mais tarde tornou-se nº 259), Londres.

Coronel John Harrelson, primeiro chanceler da North Carolina State University. Iniciado em 28 de Agosto de 1909 na Loja William G. Hill nº 218, Raleigh, Carolina do Norte. Membro do capítulo NCSU de Square and Compass.

Coronel Sir Weary Dunlop (12 de Julho de 1907 – 2 de Julho de 1993), prisioneiro de guerra australiano da Segunda Guerra Mundial, cirurgião.

Conrad Burns, senador dos EUA de Montana.

Conrad Feger Jackson (11 de Setembro de 1813 – 13 de Dezembro de 1862), general de brigada do Exército da União durante a Guerra Civil Americana. Morto em acção durante a Batalha de Fredericksburg. Membro da Loja nº 45, Pittsburgh, Pensilvânia.

Conrad Nagel, (16 de Março de 1897 – 24 de Fevereiro de 1970), actor de cinema americano da era do cinema mudo que estava entre 35 outros membros da indústria cinematográfica a fundar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Membro da Loja Hollywood nº 355, Hollywood, Califórnia.

Conrado Benitez, (1889 – 4 de Janeiro de 1971), estadista filipino. Ajudou a escrever a constituição filipina. Grão-Mestre das Filipinas.

Constantin Argetoianu, (1871-1955), primeiro-ministro da Roménia.

Constantin Daniel Rosenthal, pintor romeno e revolucionário de 1848.

Cornelis Jacobus Langenhoven, (1873-1932), escritor africâner e membro do Parlamento Sul-Africano.

Conde Richard von Coudenhove-Kalergi, (1894-1972), ativista político austro-japonês, fundador da União Paneuropeia . Iniciado na Loja Humanitas, Viena, 1922. Deixou a Humanitas em 1926.

Creighton Lovelace, (nascido em 15 de Dezembro de 1981), pastor Baptista americano, iniciado na Loja Spindale, nº 673 em 2006 em Spindale, NC. Serviu como Venerável Mestre das Lojas of Spindale e Western Star nº 91 em Rutherfordton, NC.

Cyriel Buysse, escritor nacionalista flamengo.

Cyril Fletcher, comediante inglês.

Cyril Newall, marechal da RAF e governador-geral da Nova Zelândia. Grão-Mestre da Grande Loja da Nova Zelândia.

Cyril Stapleton, músico de jazz inglês.

Cyrus K. Holliday, fundador e Presidente da Câmara de Topeka, Kansas, presidente da Atchison, Topeka e Santa Fe Railway. Vice-Grão-Mestre da Grande Loja do Kansas.

Organizado por António Jorge, M∴ M∴

Fonte: https://www.freemason.pt/dicionario-de-maconaria-letra-c/

Brasil Maçom
Brasil Maçom
Artigos: 100

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Brasil Maçom

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading