BÍBLIA: POR QUE ANTIGO TESTAMENTO E NOVO TESTAMENTO?

A palavra Bíblia vem do grego “ta bíblia”, que significa “os livros”, sinônimo do que os antigos denominavam “escrituras”.
O termo Testamento se origina do vocábulo grego “diathêkê”, que significa “aliança, herança, testamento” e, por sua vez, é a tradução do hebraico “berith” que significa tão-somente “aliança, pacto”.
Os títulos Antigo e Novo Testamento são usados pelos cristãos para diferenciar as alianças, os testamentos de Deus com a humanidade. Para os judeus estes títulos não possuem nenhum significado posto que, para eles, só houve um pacto, um único testamento, o que os cristãos denominam Antigo Testamento.

https://loja.brasilmacom.com.br/livros/almir-sant-anna-cruz/simbologia-maconica-dos-paineis-loja-de-aprendiz-companheiro-e-mestre
O Antigo Testamento, o antigo pacto, foi estabelecido por Deus com Abrahão. Deus faria de Abrahão pai de um numeroso povo, os Judeus, do qual descenderia o Redentor, e o povo se comprometia a prestar culto somente ao verdadeiro Deus.
Esta aliança foi selada com o sangue da circuncisão e dos cordeiros imolados no antigo ritual. Posteriormente este pacto foi ratificado com Moisés e as doze tribos de Israel no Monte Sinai.
O Novo Testamento foi estabelecido por Deus e abrangendo não só os Judeus, mas a toda a humanidade, selando-se tal aliança com o último sacrifício cruento, com o derradeiro sacrifício de um cordeiro, com o sangue de seu Filho, com o sangue de Jesus de Nazaré, o cordeiro de Deus, através de sua morte e ressurreição.
Excerto do Livro Simbologia Maçônica dos Painéis: Lojas de Aprendiz, Companheiro e Mestre
Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz
Interessados nos livros do Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz