Cronologia Maçônica – 2ª Parte – Desde 1717 Até 1799
Irmão Ethiel Omar Cartes González
Loja Guatimozín 66
Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Brazil)
1717
Fev – Reunem-se na Apple Tree Tavern, Charles Street, Covent Garden, Londres, 4 Lojas desta cidade a saber: Goose and Gridiron (O ganso e a grelha), Queen’s head (A cabeça da Rainha), Apple Tree (A macieira) e a Rummer and grapes (O copo e as uvas), e decidem constituir uma Grande Loja pro-tempore, iniciando os preparativos para a reunião decisiva a acontecer em Junho, na Festa do Solstício de Verão.
Jun 24 – As 4 Lojas mencionadas acima, reunem-se no local da Goose and Gridiron, e oficializam a criação de uma Grande Loja, escolhendo como primeiro G.·.M.·. a Anthony Sayer e Grandes Vigilantes ao capitão Joseph Elliot e o carpinteiro Jacob Lamball.
O nome de G.·.L.·. de Londres ou G.·.L.·. de Inglaterra como é normalmente conhecida esta G.·. L.·.em muitos textos hoje em dia, não é apropriado, considerando que estas 4 Lojas não eram as únicas existentes em Londres (haveriam aproximadamente 12 Lojas, mas só estas 4 interessaram-se no projeto) não poderiam eleger um G.·. M.·. para Londres e menos para Inglaterra. Aparentemente, o nome de G.·. L.·. de um grupo exclusivo de 4 Lojas não seria o mais apropriado. Somente em 1738 que, pelos méritos de valiosos homens atraídos à nova organização, que os títulos de G.·. L.·. e G.·. M.·. tomam real significado e importância.
– Quando foi criada a primeira G.·. L.·., viviam em Londres aproximadamente 1000 judeus.
– Na History of the Lodge of Edinburgh, D. Murray Lyon confirma a luz dos primeiros protocolos das Lojas de 1717 a opinião dos irmãos Hughan, Keller e outros, que existiam unicamente Lojas de Aprendizes e Companheiros presididos por um Vigilante. Na fundação da G.·. L.·. não é feita nenhuma menção ao grau 3º nem de prerrogativas dos Mestres. Prichard, na sua obra Masonry Dissected, expressa claramente que com anterioridade não era conhecido o grau de M.·.M.·.
– É fundado o Rito Inglês ou dos Antigos Maçons Livres e Aceitos. Este Rito é praticado na Grã Bretanha, USA, parte da Alemanha, Suíça e parte de Centro e Sulamérica. Consta com 3 graus simbólicos e 5 graus denominados do Royal Arch. As GG.·. LL.·. deste Rito não reconhecem graus superiores a estes, mas autorizam os derivados das Ordens Medievais de Cavalaria.
– A representação mais antiga de um avental da maçonaria moderna está no retrato de Antony Sayer, realizado por Allighmore.
1718
– A G.·.L.·. (Londres) elege como 2º G.·.M.·. a George Payne.
– George Payne ordena reunir todos os escritos, documentos, cartas, etc., que interessem à maçonaria e copias das Constituições Góticas para elaboração da futura Constituição da G.·.L.·.
1719
– Jean Theophile Desaguliers, nascido em Aytré, subúrbio de La Rochelle, França, em 12 de Março de 1683 e amigo de Isaac Newton, é eleito como 3º G.·.M.·. da G.·.L.·. (Londres). Sua última presença em Loja aconteceu em 8 de Fevereiro de 1742. Morre e em 29 de Fevereiro de 1744, em Londres
1720
– O G.·.M.·. J. T. Desaguliers ordena queimar todos os manuscritos maçônicos existentes, para evitar que caíssem em mãos profanas.
– A G.·.L.·. (Londres) elege como 4º G.·.M.·. a George Payne (2º período).
Set 29 – Na taverna Armas do Rei, com a presença de 16 Lojas, James Anderson (1680-1739) V.·. M.·. de Loja e pastor presbiteriano, foi incumbido de colocar as velhas Constituições Góticas em ordem, sob nova forma mais metódica e aproveitando os manuscritos existentes.
1721
Jan 06 – Iniciação de William Stukeley em Londres, primeiro registro existente de um profano iniciado na maçonaria moderna. Era membro da Royal Society (investigação científica).
– Fundado o Rito maçônico de Swedenbourg, com 8 graus.
Jun 04 – Por iniciativa do Duque de Montagu, futuro G.·.M.·. da G.·.L.·. de 1717, é fundada na cidade belga de Mons, a Loja A Parfaite Union, que seria a primeira Loja dos tempos modernos no continente europeu.
Jun 21 – A G.·.L.·. (Londres) aprova as Ordenanças Gerais (General Regulations) compiladas por George Payne.
Jun 21 – A G.·.L.·. (Londres) elege como 5º G.·. M.·. ao Duque de Montagu.
Out 21 – Fundada em Dunkerque (França) a primeira Loja dependente da G.·.L.·..·. (1717) sob o nome de Amizade e Fraternidade. Estima-se que esta seria a primeira reunião maçônica em solo francês. (Veja 1725). Este tipo de discussão entre os historiadores torna-se normal devido principalmente à reserva e discrição dos maçons através da historia, que faz que não ficam documentos que avalizem determinada hipótese.
Out 29 – A G.·.L.·. (Londres) toma acordo para James Anderson redigir a primeira Constituição na base de documentos reunidos por George Payne.
Dez 27 – Na mesma taverna Armas do Rei (veja 1720), com a presença de 20 Lojas, o G M Duque de Montague nomeia uma comissão de 14 irmãos para examinar o manuscrito apresentado por J. Anderson e emitir um parecer.
– O Duque de Montagu expede Carta Constitutiva para a Loja A Parfaite União do Regimento dos Guardas Escoceses, França.
1722
Mar 25 – Reunida a G.·. L.·. (Londres) na Taverna Ponte da Praia com 24 Lojas presentes, foram lidos o Relatório da Comissão Revisora e a Constituição de Anderson. Algumas modificações foram sugeridas e, finalmente, declararam-se aprovadas as “Constituições”. Decidiu-se, na mesma reunião, mandar imprimi-las para serem lidas quando do ingresso de um novo membro na Fraternidade ou quando o V.·. M.·. de uma Loja assim ordenar.
– Primeira referência aos graus superiores ou azuis, conforme Robert Sambler, autor de um tratado hermético intitulado “long Livers” aparecido sob o pseudônimo de Eugenius Philalethes Junior e dirigido aos membros da G.·. L.·.. Samber faz distinção entre os “que não estão muito iluminados” e os que “tem maior luz”, que “são da classe superior”, e “estão iluminados pelos mais sublimes mistérios e os mais profundos segredos da maçonaria”, e fala aos maçons sobre o grau superior que se acha “atrás do véu”.
Jun 21 – A G.·. L.·. (Londres) elege como 6º G.·. M.·. a Filipe, Duque de Wharton.
– O Duque de Wharton é degradado como maçom em reunião aberta, pouco depois de deixar o cargo de G.·. M.·., por conspirar na facção que intentava restaurar a dinastia dos Stuart na pessoa do filho de Jacob II, O Pretendente, exilado na França.
1723
Jan 17 – J. Anderson é eleito 2º G.·. Vig.·., sendo o 7º G.·. M.·. o Duque de Dalkeit (por influência do Duque de Wharton).
Foi neste momento de J. Anderson apresentou orgulhosamente a primeira edição do Livro das Constituições (The Constitutions of the Free-masons) impresso por William Hunter, para John Senex na Globe e John Hooke na Flower-de-luce em frente da igreja St. Dunstan, na Fleet street, Londres.
O Livro das Constituições tinha uma dedicatória de Desaguliers, uma curta história da Maçonaria desde a criação do mundo, os Antigos Deveres ou Leis Fundamentais (Old Charges) e as 39 Obrigações ou Regulamentos Gerais de 1721 compilados por George Payne, a aprovação do Livro e 4 cânticos maçônicos (Canção do Mestre, Canção do Vigilante, Canção dos Companheiros, Canção dos Aprendizes). A Canção do Mestre é dedicado ao V.·. M.·., como hoje é conhecido.
A Constituição de Anderson não menciona graus superiores.
Nos Regulamentos Gerais aparece pela primeira vez, a expressão Landmark (art 39).
James Anderson, predicador da Igreja Presbiteriana de Londres, doutor em Filosofia e Teologia, nasceu em Aberdeen em 1680, desconhece-se a data de seu traslado a Londres, não esteve presente na fundação da G.·. L.·. e aparece nos registros da Loja Horne Tavern, em 1723 e 1725.
Fev 28 – A G.·. L.·. aprova a venda para o público do livro da Constituição de Anderson, impresso por John Senex e John Hooke, 96 páginas.
– Na G.·. L.·. (Londres) aparece pela primeira vez um Secretário que depois foi designado Gr.·. Secr.·..
– Aparecem referencias ao Royal Arch (Marco de um Mestre) no livro A Mason’s Examination, publicado por The Flying Post, Londres.
1724
– Um Manuscrito das Antigas Constituições Maçônicas impresso em Londres sob o título The Secret History of the Free-masons, apresenta os Rosacruces e os maçons como “irmãos da mesma Fraternidade ou Ordem”.
– A G.·. L.·. (Londres) elege como seu 8º G.·. M.·. o Duque de Richmond.
– Conforme Ludwig Keller, é efetivado o grau de Mestre pela G.·. L.·. (Londres) da forma como haveria sido criado por E. Ashmole. (Keller foi iniciado em 1897 em Kässel e era Diretor do Arquivo Público de Münster).
– Fundada a G.·. L.·. de Viena.
– Fundada a G.·. L.·. de Frankfurt-sur-Main
já Salomon’s Temple de Hemmings Row (veja 1723)
– Fundada a G.·. L.·. de Connecticut (USA).
– Fundada a G.·. L.·. de Munster, cidade de Cork, Irlanda, que é o berço da G.·. L.·. de Irlanda; o primeiro G.·. M.·. é Earl de Rosse conde Derwentwater.
– Tem-se conhecimento de uma Loja escocesa com o nome de São Tomé, em Paris, em homenagem a São Tomé de Cantuarias, venerado pelos stuartistas. A loja São Tomé reunia-se no restaurante de Hure, o Louis D’Argent, sito na rue de Boucheries, bairro de Saint Germain, Paris. (Veja 1721 sobre a primeira reunião maçônica na França).
1725
– Em uma resolução da Antiga Sociedade de Maçons de York, Inglaterra, se estabelece que “cada primeira Quarta feira uma Loja será desenvolvida na casa de um Irmão, por ordem, e uma hora será destinada para falar de Maçonaria. Seria a mais antiga menção de instrução em Loja. (Fonte : Yasha Beresiner em Masonic Education, site da G.·. L.·. Unida da Inglaterra)
1726
Jan 29 – Fundada a L.·. Dumbarton Kilwinning, Nº 18, na Escócia.
– No Grand Mistery Said Open, ao receber a Palavra Sagrada, se lê : “… apoiei-me em meu joelho direito com a sagrada Bíblia sobre meu peito”.
Dez 27 – Lavrada em Cork a primeira Ata da Loja No 1 da G.·. L.·. Provincial de Munster, Irlanda. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of Freemasonry).
1727
Abr 27 – A Loja Swan and Rummer, em Finch Lane, de Londres, convoca uma Loja de Mestres, reunião que se realizaria no dia 29. Esta seria a mais antiga referência a uma Loja no grau de Mestre. (Fonte: Institute d’Etudes Maçonniques).
1728
Jan 22 – Fundada em Calcutá por europeus uma Loja que seria a mais antiga em território asiático. (Fonte: Alceu de Maynard de Araújo em Efemérides)
Fev 15 – Filipe, Duque de Wharton e um reduzido número de ingleses, funda em Madri a Loja A Matritense Nº 50 , dos registros da G.·. L.·. (Londres) com Carta Constitutiva Nº 50 e patente de Lord Colleraine, G.·. M.·.. Funciona na própria residência do duque. Abateu colunas pouco antes de 1767. Para alguns é conhecida como Loja As 3 Flores de Lys, nome do Hotel francês onde teria sido fundada; outra versão da como título distintivo Les French Arms com sede na rua de São Bernardo. O duque de Wharton mais tarde converteu-se ao catolicismo, morrendo quase transtornado num convento na Espanha, em 1773 com 35 anos de idade.
Dez 27 – A G.·. L.·. de Irlanda estabelece 10 regras gerais, sendo a 9ª a emissão de um certificado de maçom para efeitos de identificação.
– Em 1728 ou 1729 haveria sido fundada a G.·. L.·. de França (veja 1736), durante uma visita do duque de Wharton, que foi o primeiro G.·. M.·. das Lojas do reino da França.
1729
– Fundada a G.·. L.·. de Irlanda e Earl de Rosse é o primeiro G.·. M.·.. (veja 1725).
– Fundada em Paris uma Loja jacobina de nome São Pedro e São Paulo.
Mar – Fundada uma segunda Loja no continente europeu, agora em Gibraltar, com Carta da G.·. L.·. (Londres) sob o Nº 51 e com o nome de San Juan de Jerusalém. Hoje funciona com o Nº 115.
Mai 17 – Haveria sido inaugurada uma segunda Loja na França por André Francis Lebreton na rue La Boucherie, Paris, mas parece ser a mesma Loja Louis D’Argent de 1728.
– Fundada em Paris a Loja Saint Martin.
– A Encyclopediae Ephraim Chambers refere-se a maçons “que tinham todos o caráter de rosacrucianos”.
– Ocorrendo uma cisão política, a Loja São Tomé cedeu o local a uma Loja orangista, que tomou o nome da estalagem O Louis D’Argent. A Loja São Tomé passa a reunir-se no Hotel de Soissons, proprietário Leroy, sito na rue De Deuz Ecus. A nova Loja é mencionada freqüentemente como Loja São Tomé de Louis D’Argent.
– Fundada a Loja das Artes Santa Margarida, saída da Loja Louis D’Argent.
1730
Jan 29 – Sucedendo a Lord Kingston, o Duque de Norfolk é empossado como G.·. M.·. da G.·. L.·. (Londres).
– Conforme Ludwig Keller, é criado o grau de Comp.
– Lord Colleraine concede poderes para fundar a primeira Loja na Índia no Fort William (hoje Calcutá). Aparece no registro da G.·. L.·. de Inglaterra sob o nome de Loja East India Arms in Bengala.
Out – Primeira edição do livro Masonry Dissected, de Samuel Prichard, que ingressou na Ordem com o exclusivo propósito de conhecer seus segredos e poder fazer o livro, que resultou um sucesso; em 11dias teve 3 edições. Até 1737 tinham-se vendido 7 edições e traduções no alemã, francês e holandês. Naquela época era proibida a impressão de rituais pelo que este livro tem valor para investigações e também acabou contribuindo para uniformizar os Ritos.
Mar 17 – Iniciação de André Miguel de Ramsay (1681-1743).
Mai 12 – Iniciação de Charles de Secondat, Barão de la Brede e Montesquieu na Loja Horn, de Londres. Na mesma sessão foi também iniciado o Conde Jean-Baptiste-François de Sade, pai do Marques de Sade.
Jun 5 – Th. Howard, Duque de Norfolk, G.·.M.·. da G.·.L.·. de Inglaterra, confere a Daniel Cox, de New Jersey (USA) o cargo de G.·. M.·. Provincial de New York, New Jersey e Pennsylvania; é o primeiro maçom a ser investido de tal dignidade no Novo Mundo, mas, aparentemente, o irmão Cox não desempenhou tal cargo. (Fonte: Descartes de Souza Teixeira na obra Antimaçonaria)
Set 5 – O Daily Journal, Londres, indica que os maçons são um enxerto do rosacrucianismo.
– Uma circular do G.·.O.·. da França datada em 4 de setembro de 1788, menciona como existentes na França entre 1725 e 1730 cinco Lojas: Louis D’Argent, de Bussy, de Aumont, da Perfeita União e de Bernouville. É necessário agregar quatro outras Oficinas constituídas em 1729 pela G.·.L.·. (Londres) sob os nome de Sainte-Marguerite, Saint-Thomas, Saint-Martin e Saint-Paul. Autores (Thory) dão dois nomes à Loja Saint-Thomas; também Au Louis D’Argent (Veja 1729). Haveriam outras Lojas no resto do território francês ? Ninguém sabe, já que o G.·. O.·. até 1756 não tinha um registro regular de suas deliberações. (Fonte: Histoire du Grand Orient de France, de A. G. Jouaust).
1731
– A G.·.L.·. de Inglaterra autoriza que os Veneráveis Mestres e os Vigilantes, possam pendurar suas jóias em colares brancos em torno de seus pescoços, sendo esta a primeira noticia escrita sobre colares.
– Neste ano aproximadamente, é adotada a orla azul do avental para o G.·.M.·., seu Deputado (G.·.M.·. Adjunto) e os Grandes Vigilantes. Os Veneráveis Mestres e os Vigilantes das Lojas foram autorizados a forrar os aventais com seda branca e os Oficiais administrativos, Tesoureiro e Diáconos com seda vermelha.
– Fundada a primeira G.·.L.·. de Itália, em Nápoles.
– Benjamin Franklin é iniciado em Pennsylvania.
– Iniciado o Príncipe Franz Estevão, mais tarde Francisco I Imperador da Alemanha (Kaiser), por Desaguliers em Hagg, sendo apresentado pelo escritor e político inglês Chesterfield (Cartas a meu filho) que naquela época era Embaixador nos Países baixos. No ato da iniciação foi elevado à Companheiro. O Príncipe desenvolveu intensa atividade maçônica a vida toda.
– A G.·.L.·. de Inglaterra elege G.·.M.·. a Lord Level.
– O capitão inglês John Phillips é nomeado G.·.M.·. Provincial da Rússia. O Czar Pedro O Grande, que conforme uma lenda tinha sido iniciado por Sir Christopher Wren no Grau de Santo André do Rito escocês, tinha prometido estabelecer a Ordem na Rússia.
1732
Abr 3 – O Visconde de Montague, G.·.M.·. da G.·.L.·.de Inglaterra, concede Carta regular sob o Nº 90 a Loja O Louis D’Argent, também conhecida como São Tomé.
Abr 17 – George Skinner, Enfield, Inglaterra, é iniciado sendo cego de nascença, com a explicação que seu defeito físico não o impedia de aprender e praticar as doutrinas da maçonaria especulativa.
Abr 27 – Marinhos ingleses fundam em Bordeus, França, a Loja L’Anglaise sob o Nº 204 e sob os auspícios da G.·. L.·. de Inglaterra.
Set 14 – A Câmara de Polícia de Paris emite um decreto proibindo as associações maçônicas.
Nov 20 – A Loja Louis D’Argent é oficialmente instalada no Hotel de Bussy, de Lardelle, sito à rue de Bussy 4.
1733
Mar 3 – Fundada a G.·.L.·. de Massachussets (USA).
Mar 19 – Nasce na Prússia, Friedrich Joseph Wilhelm Schröder, o fundador do Rito Rosa Cruz Retificado
Abr 30 ou Jun 30 – Com Carta Patente outorgada pelo Visconde de Montagu, G.·.M.·. de Inglaterra, o irmão inglês Henry Price e um grupo de 18 irmãos, imigrantes europeus, fundam a Loja de São João em Boston (USA). Funciona na Tavern Bunch of Grapes O Cacho de Uvas). As Lojas da G.·.L.·. de Massachussets não tem número distintivo. O irmão Price, que era G.·.M.·. Provincial da G.·.L.·. de Inglaterra, é considerado o pai da maçonaria americana.
Jun 24 – Benjamin Franklin, com Carta Patente outorgada pela G.·.L.·. de Massachussets, funda uma Loja em Philadelfia, que foi o origem de toda a maçonaria em Pennsylvania. Funcionava na taverna The Old Tun Tavern.
Dec – Na Ata da Loja The Old’s King Arm No 283 (Londres) lê-se que o Painel da Loja deve ser desenhado em tela.
– Benjamin Franklin dirige em Philadelfia a primeira edição americana do Livro das Constituições de Anderson e, neste mesmo ano, é eleito G.·.M.·..
– A Loja L’Anglaise de Bordéus constitui, em Valenciennes, a Loja A Parfaite União.
– Primeira menção de uma Loja escocesa na Lista de Lojas do Dr Rawlinson.
– É criado o Fund of Benevolence pela G.·.L.·. de Inglaterra para ajuda de irmãos pobres ou viúvas de maçons necessitadas. Funciona até hoje.
1735
Fev 13 – A primeira Ata em preservação da Loja Cannongate Kilwinning Nº 2 começa assim :
“Cannongate, 13 de Fevereiro, AD 1735, AM 5735. A Loja, havéndose reunido dentro do prazo, resolve ……”
Mar 31 – Aparece a primeira referência nas Atas da Loja Cannmongate Kilwinning (ou em qualquer outra Loja escocesa) sobre admissão de Mestres Maçons.
Abr 17 – O Cavalheiro Randolph Took é designado G.·.M.·. Provincial para a América do Sul pela G L da Inglaterra. (Fonte : Morivalde Calvet Fagundes, na rev A Verdade).
Ago 12 – Lord Weymouth, G.·.M.·. da G.·.L.·. de Inglaterra, instala a Loja escocesa D’Aubigny, no castelo D’Aubigny, propriedade do Duque de Richmond. Anteriormente a Loja funcionava no Palácio parisiense Dos Keroualles sito à rue de Varenne.
Ago 17 – Maçons residentes em Lisboa, solicitam permissão da G.·.L.·. de Inglaterra (1717) para fundar uma Loja. Esta teria sido concedida pois a 3 de Junho de 1736 o jornal St. James Evening Post informava que a referida Loja teria sido fundada.
Set 20 – O jornal St James Evening Post, Londres, relata uma sessão maçônica de uma Loja que funcionava na rue de Bussy, Paris, presidida por Desaguliers e pelo duque de Richmond, na presença do conde de Waldgrave, Embaixador de Inglaterra e de Montesquieu, tendo sido iniciado o conde de Saint-Florentin, secretário de Estado do rei da Franca.
– Fundada a primeira Loja da Suécia, em Estocolmo, pelo Conde de Cavalaria, Axel Ericsson Wrede Sparre.
– O duque de Lorraine funda na Itália a primeira Loja dos tempos modernos.
– Fundada a primeira Loja em La Haia sob o nome Le Veritáble Zele, sendo seu V.·. M.·. Johannes Cornelius Rademacher.
Dez 10 – O povo saqueia a Loja De La Paix em Amsterdam composta quase exclusivamente por irmãos ingleses. Os governos da Holanda e Prússia suspendem os trabalhos maçônicos conforme édito publicado nesta data, e que tinha sido emitido em 30 de Novembro. (Fonte: Anais do 1o Congresso Maçônico Internacional de História e Geografia – Rio de Janeiro)
– A G.·.L.·.de Inglaterra solicita de J. Anderson uma revisão da Constituição.
– Oração do G.·.M.·. Provincial de Durham citando 12 versos sobre o uso por parte dos judeus da Espanha, da Espada e da Trolha. Ela é agora usada no Ritual rimado da Real Ordem da Escócia.
– Pela grande quantidade de Lojas escocesas em Paris, derivadas do stuartismo, sentiu-se a necessidade de designar um G.·.M.·., iniciando-se o processo de formação de uma Potência Maçônica, segundo o modelo inglês.
– Nova Loja se separa em Paris da Loja O Louis D’Argent. É a Loja de Bussy que tomará o nome de D’Aumont, no momento em que é nomeado V.·.M.·., o duque de D’Aumont.
– O baronete escocês James Hector Mac Lean é nomeado G.·.M.·. das Lojas Escocesas da França.
– Fundada a G.·.L.·.da Georgia (USA).
1736
– As lojas “inglesas” em Paris dependentes da G.·.L.·. de Inglaterra fundam a G.·.L.·.Provincial, contra a vontade da Obediência inglesa que tinha recusado um pedido feito em 1735.
– O Conselho da República e Canton de Genebra proíbe a maçonaria.
– Fundado o Rito de Ramsay com 5 graus, aumentado depois a 7. (Veja 1728).
Jun 03 – Primeira Loja maçônica de Portugal, constituída por súbditos ingleses. (Fonte : Agenda O Livro dos Dias – 2000)
Jun 24 – Quatro Lojas de Paris reunem-se com a presença aproximada de 60 irmãos, fundando a G.·.L.·. da França, elegendo como G.·.M.·. a Charles Radcliff, conde Dervenwater. A G.·.L.·. da Inglaterra alega que estas Lojas eram autoconstituídas, e não obedeciam a nenhuma potência
Out 15 – É enviada circular pelas 4 Lojas mais antigas de Edimburgo, Escócia, convidando-as a uma Assembléia, para organizar a maçonaria em outras bases.
Nov 30 – É realizada a Convenção de Edinburgo convocada na cidade, elegendo como G.·. M.·. ao irmão William Clair, sendo assim constituída a G.·.L.·. da Escócia. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of the Freemasonry)
– A G.·.L.·. da França desconhece a regularidade da G.·.L.·. de Inglaterra.
1737
Mar 21 – André Miguel Ramsay escreve seu famoso discurso que seria pronunciado como Orador numa cerimônia de Iniciação na G.·.L.·.da França. Cumprindo ordens policiais da época, Ramsay enviou uma cópia ao Cardeal Fleury, quem devolveu-o com uma simples nota escrita na margem da 1ª página “Le Roi ne le veut pas” ficando o discurso oralmente inédito; mesmo assim, teve múltiplas repercussões lançando a primeira semente da criação da Enciclopédia e dando origem ao movimento dos Mestres Escoceses que criaram o 4º grau. Nesse discurso Ramsay expressa a idéia de uma República Democrática Universal compatível com o sentimento patriótico e urge a elaboração de uma Enciclopédia universal de todo o que existe de bom, grande e luminoso nas artes e na ciência. O Cavaleiro Ramsay, do partido stuartista, exilado em Paris por ser partidário de Jacob III ao trono de seu pai Jacob II, tinha sido investido como Cavalheiro da Ordem de São Lázaro pelo Regente Filipe de Orleans.
– Um grupo de irmãos da G.·. L.·. de Inglaterra separa-se dela e juntam-se aos restos das Corporações Operativas sob a Constituição da Grande Corporação de Obreiros de York, dando forma ao regime Escocês Antigo e aplicando à G.·. L.·. de Inglaterra o título de moderno. Eles se consideram depositários e continuadores das tradições das corporações de Ofício.
– O Barão Scheffer, primeiro G.·.M.·. da G.·. L.·. de Suécia, recebeu os 3 graus de São João em Paris e também os 2 graus escoceses.
– Fundada a G.·. L.·. de South Carolina (USA).
– O Príncipe Eleitor de Mannheim proíbe a maçonaria.
– A G.·. L.·. de Inglaterra elege G.·. M.·. ao Conde de Darnley.
Set 10 – O Cardeal Fleury ordena a invasão do local onde é efetuada uma reunião maçônica e condena o dono do local, o comerciante Chapelot, a pagar uma multa de 10.000 francos e ao fechamento de seu comércio. A sentença proíbe, ao mesmo tempo, as Associações e, em especial, as maçônicas.
– É iniciado o Príncipe de Gales que mais tarde governaria Inglaterra como George II. Ele foi o primeiro maçom da Casa Real inglesa. Iniciado por Desaguliers, a cerimônia foi realizada no castelo de Kew, Richmond.
– O Grão Duque de Médici, pouco antes de morrer, proíbe a maçonaria, que volta com todo vigor com o sucessor do Duque que era maçom.
Nov 25 – A expressão G.·. L.·. da França é encontrada pela primeira vez em um documento emitido em Paris, pelo Earl de Derwentwater ao Baron de Scheffer; mas esta potência tinha sido fundada em 1728 ou 1729, sendo desconhecida a data exata.
Dez 6 – Fundada a Loja de Hamburgo, mais tarde em 1743 designada Absalão As 3 Urtigas. O fundador seria Charles Sarry, maçom francês que morava na Alemanha e que foi o primeiro V.·. M.·.. As reuniões eram na Taverna D’Inglaterra, na língua francesa mas no Rito inglês. Posteriormente em 1740 a Loja obteve sua Carta de Regularização pela G.·. L.·. de Inglaterra. Deste fato foi dado conhecimento ao Príncipe herdeiro, futuro Imperador Frederico O Grande. Autores argumentam que haveria outras Lojas na Alemanha antes, mas não existem provas. Em 1742 Charles Sarry aparece como V.·. M.·. da Loja Os 3 Globos de Berlim.
1738
Jan 25 – Anderson apresenta sua revisão do Livro das Constituições onde é modificado o artigo1º e inclui uma nominata dos Grandes Mestres. O artigo 1º era : “Um Maçom está obrigado, pela vocação, a praticar a moral e se ele entende os seus deveres não será jamais um estúpido ateu ou um libertino sem religião”. Na época um setor entendeu que, junto com ofender ao ateu e ao homem sem religião, a Maçonaria condenava a ambos. O artigo 1º ficou assim : “O Maçom está comprometido pela sua qualidade mesma, obedecer a lei moral, como um verdadeiro noaquita” (discípulo de Noé). Na história do Templo de Salomão foi incluído o seguinte parágrafo : “Depois da colocação da Pedra Fundamental, foi celebrada pela Fraternidade mas a alegria foi interrompida pela morte do querido Mestre Hiram Abif, que foi sepultado dignamente na Loja, perto do Templo, conforme a antiga costume.” Interpreta-se como o reconhecimento oficial da existência do grau de Mestre Maçom.
Mar 29 – A Loja de Hamburgo estabelece multa de um marco para quem falar de religião ou política em Loja. (Fonte: O Livro dos Dias – 1999)
Abr 28 – O Papa Clemente XII lança a Bula In Eminenti Apostolatus Specula (uma Bula é um decreto papal para ser obedecido por todo o mundo católico). Nesta Bula se condena a Maçonaria por seus segredos e por outros antecedentes “de nos conhecidos” e ´expressamente proibido que os padres católicos participem da maçonaria. Esta é a primeira proibição aos católicos de misturar-se com esta “seita religiosa” e, por tanto, é conhecida como a “Bula Mãe” contra a Maçonaria. Clemente XII, cego e doente durante todo o seu pontificado, estava moribundo quando foi emitida a Bula. Os governos da França, Hungria e Áustria, proibiram a publicação desta Bula. Nos Países Baixos, Malta e Suécia, originou até pena de morte. Na Polônia as Lojas, que tinham começado em 1730, acabaram fechando.
Jun 24 – É realizada em Paris uma Assembléia Geral dos maçons, na qual é conferido ao irmão Louis Pardaillon de Gondrin, Duque de Antin, o título de G.·. M.·. Geral e Perpétuo dos Maçons do Reino da Franca, constituindo-se assim de fato a G.·. L.·. de Franca e separando-se da tutela da maçonaria de Inglaterra. A cerimônia aconteceu no castelo de D’Aubigny e a investidura foi conferida pelo Duque de Richmond. Não houve rompimento com a maçonaria inglesa, mas estes se mostraram pesarosos. Na 2ª Edição do Livro das Constituições, Anderson critica a “esses ingratos que se esqueceram de que o esplendor de que gozam provém, unicamente da G L de Inglaterra”. Também não houve denominação oficial da G.·. L.·. da França e sim, das Lojas Regulares da França, G.·. L.·. de Paris e até, da G.·. L.·. Inglesa da França.
– O governo protestante da Genebra adota providencias repressivas contra a maçonaria.
Ago 14 – É iniciado o Príncipe Frederico, futuro Imperador Frederico II O Grande, na Loja Absalão, Hamburgo, em cerimônia realizada no Hotel Korn, em Brauschweig. Na mesma noite foi iniciado, elevado e exaltado.
Out 11 – Um édito do Inquisidor Geral proíbe a maçonaria na Espanha.
– Fundada a primeira Loja em Dresden (na Alemanha) pelo Conde Rutowsky.
– O major Erasmus J. Phillips funda a maçonaria em Canadá, com patente outorgada por Vincent Price.
– Os magistrados de Hamburgo condenam a maçonaria.
– O Rei da Suécia proíbe a maçonaria.
1739 – Jan 14 – O cardeal Ferro, por ordem pontifical, emite violento Édito intimidando os maçons com a possibilidade da pena de morte, confisco de bens e total exclusão de futuras graças e perdão.
– O grupo dissidente da G.·. L.·. de Inglaterra, sob o nome de Antigos Maçons, é reconhecido pelas Grandes Lojas de Escócia e da Irlanda, acrescentando ao seu título “e Aceito”.
– Obedecendo a Bula de Clemente XII, a Inquisição de Florença dita penas severíssimas contra os maçons. O poeta Tomasso Crudelli é martirizado por pertencer a uma Loja e depois exilado para a aldeia de Poppi. Devido aos sofrimentos da tortura falece em 27/01/1745. (Fonte: Kurt Max Hauser na revista O Prumo, Brasil)
Jun 1 – São sepultados em Londres, os restos de James Anderson. O esquife foi conduzido por 5 sacerdotes dissidentes (Anderson era dissidente) e pelo Reverendo Desaguliers, seguido por uma dúzia de irmãos. Após o discurso sobre a insegurança da vida humana, sem mencionar o defunto, os maçons prantearam e bateram levantando os braços por 3 vezes sobre seus aventais de pele, conforme noticiado pelo Daily Post
1740 – Termina a proibição da maçonaria na Suécia.
– Fundado o Rito da Perfeição, ou de Heredom, ou de Kilwinning, com 25 graus sendo os 18 primeiros iguais aos 18 primeiros do Rito Escocês Antigo e Aceito.
– Fundada a G.·. L.·. Nacional de Hamburgo, mãe da G.·. L.·. Os 3 Globos.
Jun 20 – Eleito V.·. M.·. da Loja Charlotennburgo, Frederico II, iniciando ao seu irmão carnal, Wilhem.
– Filipe V, rei da Espanha, baseado na Bula do Papa Clemente XII, promulga uma ordem contra os maçons, muitos dos quais foram detidos e enviados as galeras.
Set 13 – Fundada, sob direção de Frederico II, a G.·. L.·. Mãe da Alemanha, de nome Zu Den Drei Weltkugeln, originada da Loja Os 3 Globos. Outra data : 1744.
– Fundada em Bordéus a Loja Parfaite Harmonie.
– Fundada a primeira Loja russa.
1741 – O irmão Diderot, da Loja Les Neuf Sœurs, publica 33 tomos da Enciclopédia (veja discurso de Ramsay em 1737).
1742 – Fundada pelo conde Von Hoditz a primeira Loja em Viena (Veja 1724).
– Estabelecido em Paris o Rito Escocês Retificado. É dividido em 3 séries: a primeira tem 3 graus, a segunda 3 graus e a terceira tem duas prefeituras. É chamado Retificado para indicar sua repulsa contra toda Alquimia, Cabala e Templários.
Mar 20 – Iniciado em uma Loja de Frankfurt-on-Main, Karl Gottfeld, Barão de Hund, que criara o Rito da Estrita Observância.
Jul 20 – Nasce em Edinburgo, William Preston, investigador maçônico especialista em ritos e graus. Importantes são seus conceitos filosóficos e seus estudos sobre o Rito Escocês Antigo e Aceito. Morre em 1º de Abril de 1818. Em seu testamento estabeleceu um fundo de 300 libras para promover a investigação ritualística, criando-se a Fundação conhecida como Prestonian Lecture, que existe até hoje.
– De La Tierce traduz para o francês as Constituições de Anderson, com excelente aceitação. Os críticos dizem que De La Tierce se permitiu certas liberdades literárias que, se bem tornam a leitura mais agradável, padecem entretanto de infidelidades.
– O abade Gabriel Louis Peraud publica O Segredo dos Franc-maçons, descrevendo as práticas maçônicas naquele momento na França.
1743 – Fev 23 – A Inquisição em Lisboa tortura cruelmente o irmão inglês nascido na Suíça, John Coustos, o irmão francês Jacques Mouton e outros maçons. O Inquisidor Geral para Portugal era o Cardeal Da Cunha.
– Os governos protestantes de Zürich e Berna reprimem à maçonaria.
– A Imperatriz Maria Tereza clausura a Loja de Viena.
– A Inquisição, em Lisboa, persegue os maçons como hereges.
– Com a morte do Duque de D’Antin assume como G M Louis de Bourbon Condé, conde de Clermont, pouco interessado em maçonaria, marechal francês, membro da Academia Francesa, sem nunca ter escrito um livro. Nasce em 1709 morre em 1771. Inicia-se um período conturbado da maçonaria francesa até 1771.
– A primeira menção em escritos contemporâneos do Santo Real aparece em Youghal, Irlanda. Considerada a primeira notícia sobre a existência do Rito de York.
1744 – Mar 27 – Em carta ao Cardeal Tencin, o Papa Bento XIV condena a maçonaria.
– Uma corrente de Mestres cria o Rito Adonhiramita, pretendendo que a Maçonaria baseia-se no Mestrado de Adoniram e não em Hiram. Quem foi Adoniram ?: a) O Livro dos Reis, cap IV ver 6
menciona a Adoniram, filho de Abda, como encarregado do tributo e tomando conta das levas de trabalhadores na construção do Templo. B) Seria a fusão das palavras Adonai (senhor) e Hiram, significando por tanto Senhor Hiram. (José Castellani opina que a primeira versão é a mais correta).
– Estabelecida a primeira Loja em Dinamarca com o nome de Zorobabel.
– Já existem 22 Lojas em Paris.
– Iniciado em Londres, Sebastião José de Carbalho e Mello, Marques de Pombal, estadista português.
– As autoridades de Auvignon, Paris e Genebra, condenam à maçonaria.
– Na obra do Dr Dassing, “Serious and impartial enquiry into the cause of the present decay of Freemasonry in the kingdom of Ireland”, fala-se da existência de uma Assembléia de maçons do Arco Real em York, e que desta cidade foi o grau introduzido em Dublin e que essa Assembléia foi conhecida em Londres.
1745 – De La Tierce faz uma re-edição das Constituições de Anderson, em francês.
Junho – A policia francesa surpreende uma reunião de iniciados, com assistência de 40 irmãos que recebem amonestação e o dono do local, um restaurante, uma multa. É renovada a proibição emitida em 1737.
– O Conselho do Canton de Berna e o Consistório de Hannover condenam à maçonaria.
Out 20 – A G.·. L.·. de França funda uma Oficina com o nome de Loja da Câmara do Rei, composta, principalmente, por funcionários do Palácio.
– Fundada a G.·. L.·. Nacional de Dinamarca.
1746 – Publicada a 3ª edição do Livro das Constituições de Anderson.
Dez19 – Charles Radclyffe, conde de Derwent-Water, tentando voltar a Inglaterra para lutar pela causa dos Stuarts, é preso e decapitado por delito de alta traição.
1747-Abr 30 – Lord Byron é eleito G M da G.·. L.·. de Inglaterra, cargo que exerceu até 20/03/1752, mas só esteve presente na G.·. L.·. nesses dois dias e no dia 16/03/1752 quando propôs Lord Carisfort como seu sucessor. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of the Freemasonry)
1748 – O Sultão da Turquia suspende as Lojas maçônicas considerando que são seitas religiosas.
1749 – O rei Frederick V de Dinamarca e Noruega, envia à Noruega o Conde Christian Conrad Danneskjold Laurvig (1723-1783) quem funda a 1a Loja sob o nome St. Olai, em homenagem ao santo nacional de Noruega, e que muda depois para King Olav II, homenageando o rei que governou Noruega desde 995 até 1030
1750 – Mar 13 – Benjamin Franklin é eleito G M da G.·. L.·. da Pennsylvania.
– Aproximadamente neste ano, haveria sido fundada uma Loja em Nápoles por influência grega.
– Inicia-se a Maçonaria na Rússia com a criação das Lojas Zorobabel, em Riga, (Estónia) e Discrição, em São Petersburgo. (Fonte: José Castellani)
1751 – Mai 18 – O Papa Benedito XIV lança a Bula Providas Romanorum Pontificium contra a maçonaria, confirmando a Bula anterior de Clemente XII. Neste documento, seguindo o anterior enumeram-se 6 razões para a condenação
Jul 2 – Fernando VI, rei da Espanha, baseando-se na Bula do Papa Bento XIV, decreta pena de morte para todo indivíduo que professar a maçonaria, porque é um perigo para a Igreja e o Estado. A pena rege para Espanha e América espanhola.
Jul 10 – O Rei Carlos III de Nápoles, baseando-se na Bula do Papa Bento XIV proíbe a maçonaria em seus domínios mas, logo, ele retira essa proibição.
Jul 17 – Cisma na G.·. L.·. de Inglaterra devido a questão da crença em Deus, obrigação que, conforme os “modernos” não estabeleceram os “antigos”. A G.·. L.·. de Inglaterra passa a ser conhecida como “dos antigos” em contraposição a G.·. L.·. de 1717 que é a “dos modernos”. Cinco Lojas em Londres, cujos membros eram exclusivamente irlandeses, fundam The Grand Lodge of English According to the Old Constitutions, conhecida como G.·. L.·. dos Antigos.
Ago 21 – A Inquisição de Madri envia instruções a Lima para processar os maçons do distrito.
– O frade jesuíta José Torrubia, iniciado na maçonaria com dispensa do Papa, denuncia a Inquisição espanhola a existência da Ordem com os nomes de seus membros.
– Inicia-se na Alemanha o Rito da Estrita Observância, desviação maçônica criada pelo Cavalheiro Von Hund, que ocasionou profunda perturbação na maçonaria alemã; pretendiam ser os precursores dos Templários.
1752 – Nov 4 – Iniciado em George Washington, Libertador e primeiro Presidente dos EEUU, tendo pago 2 libras e 3 xelins. Albert Mackey afirma que Washington foi iniciado durante a guerra com a França na Loja Militar Nº 227 do Regimento 46.
1753 – Os “antigos” constituem a G.·. L.·. dos Maçons Livres e Aceitos, consoante com as velhas Constituições ou G.·. L.·. dos Antigos Maçons da Inglaterra. Os “antigos” censuravam aos “modernos” haver omitido as orações, descristianizado o Ritual, ignorado os dias santos e mudado os Landmarks.
– Neste ano teria sido fundada a Mére Loge Ecosssaise, Marseilles, trabalhando com um grande número de graus não pertencentes ao Rito Escocês. Provavelmente descendiam de uma Loja Escocesa que assumiu o direito de constituir outras Lojas.
Dez 20 – A Inquisição de Lima recolhe de um comerciante e remete à Madri, estampas que mostram como eram recebidos em Loja os afiliados.
1754
– Fac-símile de um certificado tomado do livro de instrução da Loja Saint John de Lurgas, Irlanda, menciona o Sublime Grau de Mestre Maçom. (Fonte : Lepper & Crossle, História da G.·. L.·. de Irlanda, 1925, Dublin).
Nov 24 – Nicolas Bonneville, francês, funda o Rito maçônico Capítulo de Clermont, dentro do Colégio dos Jesuítas. Esta nova potência maçônica baseava-se nos 3 graus da maçonaria azul ou grau escocês ou de Santo André, e operava com 3 graus superiores sendo o 5 (Cavalheiro da Águia ou Mestre Seleto), 6 (Ilustre cavalheiro ou Templário) e 7 (Sublime Ilustre Cavalheiro). (Fonte : Leon Zeldis em Estudos Maçônicos).
1755- Fundada a G.·. L.·. Francesa como transformação da G.·. L.·. Anglaise da France. Em 1773 passa a ser chamada G.·. O.·. da França.
– A G.·. L.·. da França reconhece os privilégios reivindicados pelos maçons escoceses.
Jul 24 – A G.·. L.·. de Inglaterra estabelece que todo certificado expedido a um irmão será selado com o selo da maçonaria, assinado pelo Gr.·. Secret.·. e deverá pagar 5 xelins que serão destinados a obras de caridade
1756 – O 1o Earl de Blesington, foi persuadido para aceitar o cargo de 1o G.·. M.·. da G.·. L.·. dos antigos, Londres, e foi empossado em uma cerimônia privada na sua biblioteca. Ele já havia dirigido a Ordem em Irlanda como Visconde Mountjoy.
– Terceira edição da Constituição editada pelo Rev. John Entick.
– Lawrence Dermott, irlandês, condena todo o sistema da G.·. L.·. de 1717 que ele chamou, pela primeira vez, de maçonaria moderna e publica as Constituições da G L dos “antigos”, sob o título de Ahiman Rezon, que são palavras hebraicas que significam ahim = irmãos ; manha=escolher e ratzon= lei. Ahiman Rezon, composto e escrito totalmente por Lawrence Dermott, inclui uma longa oração0 ao Royal Arch ou 4º grau.
– Aparecem na Inglaterra os primeiros certificados de maçom impressos com a assinatura do Gr.·. Secret.·. da G.·. L.·. (modernos) o que seria, outro capítulo da disputa entre Antigos e Modernos. Os Antigos obrigavam a seus membros a esconder ou destruir documentos maçônicos.
– Fundada em Estocolmo a primeira Loja maçônica.
– Reconstituída pela G.·. L.·. da França da Loja Amizade e Fraternidade, fundada em 1721 pela G.·. L.·. de Inglaterra.
Dez 26 – Fundada a Loja L’Union Royale Nº 1, Haia.
Dez 27 – Fundada a G.·. L.·. de Holanda (Grootoosten der Nederlanden).
1757
– A primeira Loja militar que se conhece é a de Nº 74 sob a G.·. L.·. de Irlanda e que funcionava junto ao 2º Batalhão dos Royal Scouts, durante a Guerra dos Sete Anos. Em 1758 este Regimento atua em New York, onde inicia muitos cidadãos ingleses desta cidade. Ao retornar o Regimento a Irlanda, deram uma cópia da sua Carta Constitutiva aos americanos até que a G.·. L.·. de Irlanda lhes outorgasse a sua própria, á que nunca foi emitida. Esta Loja americana foi confirmada como a United Lodge Nº 1, pelo G.·. M.·. Harrison, naquela época, e hoje existe como Mount Vernon Lodge Nº 3. (Fonte : Quatuor Coronati) – Fundado o G.·. O.·. dos Países Baixos.
– As Lojas Escocesas e Graus de Cavalaria maçônica são condenados pela G.·. L.·. de Inglaterra como inovações (Cartas de Manningham).
1758 – Fundado pelo irmão Pirlet o Rito dos Imperadores do Oriente e de Ocidente, com 25 graus, sendo este uma das fontes do Rito Escocês Antigo e Aceito.
– Fundado o Rito de Perfeição, ou de Heredom, de 25 graus, na França, pelo Conselho de Imperadores de Oriente e Ocidente.
– Fundada a Loja São João Nº 1, New York, que possui a Bíblia sobre a que Washington jurou como primeiro presidente dos EEUU.
1759 Mar 17 – Fundada a G.·. L.·. da Suécia, sendo seu primeiro G.·. M.·. o Barão de Scheffer.
1760- Fundado o Capítulo de St. Clermont em Berlim pelo oficial francês Marques Gabriel Fillery de Lerneu.
– A Loja militar Fidelité foi transformada por Printzen em um Capítulo Superior “hierosolamita”. Printzen enviou às Lojas do norte da Alemanha o aventureiro Samuel Rosa para fundar novos Capítulos.
– Fundada a G.·. L.·. Nacional de Suécia sob o patrocínio do Rei Adolfo Francisco.
– A Sagrada Bíblia é declarada uma Grande Luz pela G.·. L.·. de Inglaterra.
1761- Criado em Paris o Rito Francês Moderno; foi constituído em 1772, proclamado em 1773 e modificado em 1776. Consta de 3 graus simbólicos e 4 capitulares.
– O Conselho de Imperadores de Oriente e Ocidente da França outorga uma patente ao irmão Etienne Morin, autorizando-o a “formar e estabelecer uma Loja para admitir e multiplicar a Ordem Geral dos Maçons em todos os perfeitos e sublimes graus” podendo criar outros inspetores. Morin chega no mesmo ano a São Domingos, onde iniciou a disseminação do Rito de Perfeição, nomeando muitos inspetores para as Índias Ocidentais e USA. Mas os inspetores e o próprio Morin venderam vergonhosamente os Títulos.
– Revivida a G.·. L.·. de toda a Inglaterra em York, que é tida como reconhecendo os Templários, o Arco Real e os Graus Azuis.
1762
– É iniciado o Czar Pedro III que passa a dar todo seu apoio à maçonaria na Rússia.
Set 21 – Promulgada a primeira Grande Constituição da Rito Escocês Antigo e Aceito.
Out 09 – Em Bordéus, França, o recém criado Sob Cons de Príncipes do Real Segredo do Oriente reúne 9 membros de suas representações sediadas em Paris e em Bordéus, e organizam uma Constituição que denominam de Rito Escocês Antigo e Aceito, adotando os 25 graus do Rito de Heredom. (Fonte: José Augusto Nunes em A Gazeta Maçônica)
1763
Ago 03 – As autoridades de Dantzig, Alemanha, proíbem a todos os cidadãos de contribuir. Direta ou indiretamente, para o estabelecimento de Lojas maçônicas sob pena de prisão. (Fonte: F. T. B. Clavel em Historia de la Francomasoneria)
– Primeira Convenção em Iena, convocada pela Loja da Estrita Observância para estudar os Templários, dogma peculiar da Estrita Observância.
– Segunda Convenção em Iena para estabelecer a união entre Templários e Maçons.
– Louis Claude de Saint Germain, teósofo, ocultista, seguidor das idéias de Jacob Boheme e Manoel Swedenborg, funda a Ordem dos Eleitos Cohen e da Loja A Perfeição em Bordeaux, que a G.·. L.·. Nacional da França negou-se a reconhecer.
1764
Fev 27 – Fundação de uma G.·. L.·. Nacional, em Nápoles. (Fonte: Robert Freke Gould, The History of Freemasonry).
– Segunda Edição das Constituições de Dermott.
1765
Fev 04 – O irmão Hutchinson da Loja Moira Nº 92 pagou multa de 3 pences por consumir bebida alcoólica em Loja, o que era proibido em algumas Lojas. (Fonte : Robert Freke Gould em History of Freemasonry).
– O conde de Aranda, Primeiro Ministro de Carlos III da Espanha, é eleito G.·. M.·. da G.·. L.·. Mãe da maçonaria na Espanha, emancipando-se da G.·. L.·. de Inglaterra.
1766
– Fundado o G.·. Capítulo do Arco Real de Jerusalém. Não é reconhecido pela G.·. L.·. de Inglaterra, mas o Arco Real teve grande popularidade entre os Modernos e muitas figuras importantes uniram-se a ele.
– É iniciado Herder, escritor alemão, que via na maçonaria uma associação de fins humanitários e lutava contra a presença na Ordem, comum na época, de aventureiros, alquimistas e outros. Trabalhou para afastar da Ordem as teorias sobre sua origem ancestral.
– Friederich Ludwig Schrœder (1744-1816) cria o Rito de Schroeder em Hamburgo, também já denominado Rito Rosa-cruz Retificado. Trata-se de mistura de Maçonaria Simbólica com 4 graus superiores baseados na magia e alquimia. Outra data: 1778. Em 1801 a G.·. L.·. de Hamburgo o adota como Rito oficial.
– O Barão de Tschoudy publica sua obra A Estrela Flamejante.
Dez 27 – Graves tumultos na Festa de São João Evangelista da G.·. L.·. da França, necessitando intervenção policial e ficando suspensas as reuniões. Membros excluídos, em conseqüência de disputas internas, forçaram sua entrada no local.
1767
– Aprovado o Rito Sueco pela G.·. L.·. de Estocolmo e composto pelo Conde Zinnendorf, que tinha criado um Rito similar para a G.·. L.·. Nacional da Alemanha.
– Louis XV da França, que já tinha demonstrado animosidade contra a maçonaria, ordena o cesse dos trabalhos da G.·. L.·. da França (veja 1736). Outra data : 1768.
– Fundado o Rito dos Rosa-Cruces.
– Fundada a G.·. L.·. de Polônia.
– Convenção em Attenburg para estabelecer o Rito da Estrita Observância sendo eleito G.·. M.·. o Barão Hund.
– A Maçonaria Livre e Aceita é introduzida na China pela Amity Lodge Nº 407 sob Constituição inglesa de Canton, província de Kwangtung.
– Quarta edição da Constituição de Anderson.
1768
– Criado o Rito da Estrita Observância que já estaria em uso na G.·. L.·. Mãe Os 3 Globos de Berlim. Consta de 3 graus inferiores e 3 superiores. Foi reformado em 1782.
1769
Mai 28 – Falece o escritor romancista Lois-Theodore Tschoudy.
– O soberano sueco estabelece que, no futuro, todos os príncipes da coroa sueca serão maçons por direito de nascença.
– Joseph de Lalande, astrônomo francês, figura como fundador da Loja Les Sciences, Paris.
1770
– Criado em Berlim o Rito Zinndorf, baseado no Rito Sueco e adaptado ao caráter alemão.
– As Lojas holandesas recebem o reconhecimento de sua independência da G.·. L.·. de Inglaterra
– Etienne Morin cria um Conselho de Príncipes do Real Segredo Grau 25 em Kingston, Jamaica.
1771
Jun 16 – Morre o Conde de Clermont, G.·. M.·. da G.·. L.·. da França.
Jun 24 – O Duque de Chartres (futuro Duque de Orleáns), primo do Rei, aceita o G.·. Mestrado; desconhecedor dos usos maçônicos nomeia como administrador geral o Duque de Luxemburgo, quem se encarregará de todas as iniciativas.
– Contam-se 154 Lojas em Paris, 322 nas províncias da França e 21 Lojas em Regimentos, sendo a maioria Lojas escocesas e tão somente 10 Lojas inglesas.
– É celebrada a Convenção de Kohlo onde surge a fusão da Estrita Observância com o Sistema Clerical.
– É impresso o primeiro Ritual Maçônico composto por William Preston.
– Adão Weisvaupt, professor universitário de Ingostadt, (1748-1811) cria o Rito Iluminados da Baviera.
Ago 9 – Um grupo de partidários de Lacorne (professor de danças de duvidosa conduta e ex substituto do Conde de Clermont), expulsos e logo reintegrados à G.·. L.·. da França pelo Duque de Chartres, constituem uma Comissão com o Conselho dos Imperadores de Oriente e Ocidente com a finalidade de reformar a administração da Ordem, reorganizar os Altos Graus e elaborar novos Estatutos.
Out 14 – É iniciado Gotthold Lessing (1729-1781), ilustre escritor alemão maçônico, pelo V.·. M.·. Von Zinnerdorf, na Loja As 3 Rosas, de Hamburgo.
Nov 09 ou Dez 24 – Uma Assembléia especialmente convocada declara dissolvida a G.·. L.·. da França e se reconstitui como G L nacional da França.
1772
Fev 29 – O Rito dos Clérigos dá um ultimato a Von Hund para aceitar ou rejeitar uma Aliança entre a Estrita Observância e aquele Rito. Em junho, deste ano, foi estabelecida uma concordata entre os dois Ritos. (Fonte: Robert Freke Gould, The History of Freemasonry).
Out 22 – Fundação do G.·. O.·. da França.
– A Loja Union 129 (Londres) registra a compra de um conjunto de telas para uso do Painel.
1773
Fev 28 – A Duquesa de Chartres é iniciada na Loja de Adoção Saint Jean de la Candeur, na sala de Folie-Titon, a mesma sala onde 8 meses depois seria instalado seu marido, Luiz Felipe José, Duque de Chartres, como G.·. M.·.. Fonte: Nicola Aslan em História Geral da Maçonaria)
Mar 9 – A mesma Assembléia de Nov 09 ou Dez 24 de 1771, declara criada a G.·. L.·. Nacional da França.
Mar 9 – O Rito Moderno é implantado em definitiva pelo G.·. O.·. de França. (Fonte: Assis Carvalho, Ritos e Rituais).
Abr 23 – Uma resolução da G.·. L.·. de Inglaterra proíbe que proprietários de tabernas ou hospedarias sejam membros de qualquer Loja que se reúna em seus estabelecimentos (Fonte: Robert Freke Gould em The History of the Freemasonry)
Out 22 até 28 – A G.·. L.·. Nacional da França, após 14 reuniões prévias, reúne-se em Assembléia Geral e decide intitular-se G.·. O.·. da França, sendo empossado como G.·. M.·. o Duque de Chartres. Alguns Veneráveis Mestres bem como o Conselho dos Imperadores não aceitam, por enquanto, a decisão e continuam fiéis à G.·. L.·. da França mantendo um estado de luta política entre as duas Potências que se prolonga até a Revolução. O G.·. O.·. instalou-se na Casa que os jesuítas expulsos tinham no Fauburg, Saint Germain. A nova Potência introduziu uma maneira nova de administração maçônica, regida por Estatutos formais, constituindo um corpo diretivo central que controlava os deputados de todas as Lojas. Pelo seu descaso com o cargo e a maçonaria, o Duque de Chartres foi considerado pelo biógrafo Amedeé Britsch, como o “mais indiferente dos maçons da França”
– Fundado o Rito dos Filaletos na Loja Os Amigos Reunidos, por Savalette de Langes e Court de Gobelin (França).
– É iniciado Knigge, alma da Ordem dos Iluminados, fundada em 1776 por Weishaupt, que teve pouca importância até que Knigge redigiu as Novas Ordenanças. Participou depois na criação da Associação Eclética de Frankfurt.
Nov – Processo contra o maçom Diego Lagrange que teve ordem de prisão, seus bens seqüestrados e foi enviado à cárcere de Cádiz. Lagrange haveria confessado a existência de 40 maçons em Lima.
– É iniciado Joseph de Maistre, filósofo e diplomata francês na Loja Les Trois Metiers, de Chambery.
1774
Jun 10 – O G.·. O.·. da França cria o Rito de Adoção para mulheres. Mulheres, parentes de maçons recebiam uma iniciação que lhes permitia participar dos trabalhos, em certas ocasiões (Fonte : Anais do 1º Congresso Maçônico Internacional de História e Geografia no Rio de Janeiro e Histoire du Grand-Orient de France, de A. G.Jouaust).
Jul 16 – Frederico O Grande aprova o tratado entre as Grandes Lojas de Inglaterra e Prússia.
Ago 12 – A abreviação maçônica de 3 pontos aparece pela primeira vez em uma circular do G.·. O.·. da Franca, comunicando novo valor da anuidade e mudança de local. Lennhoff, no Dicionário Maçônico Internacional, diz que os 3 pontos aparecem já em antiqüíssimos escritos monacais, conservados na Biblioteca Coraini, Roma. Em antigos documentos franceses aparecem freqüentemente detrás de abreviaturas, ao final de parágrafos ou para preencher espaços vagos. Em ordem invertido, aparecem pela primeira vez na Loja francesa La Sincerité, no século XVIII.
1775
Fev 03 – A Inquisição, dirigida por P. Mabille (um maçom, segundo ele mesmo), dissolve a Loja Mãe do Condado de Venaissin, França. (Fonte : Robert Freke Gould em History of Freemasonry)
– Louis Claude de San Martin funda o Rito dos Martinistas, ou de Saint Martin, com 7 graus. Origina-se deste Rito a Ordem Martinista Moderna criada pelo Dr. Gérard Encausse (Papus) com 10 graus, e que teve ramificações em toda Europa, suas colônias, USA e América do Sul; sua sede principal foi em Lyon na Loja dos Cavaleiros Benfeitores. Parece haver Lojas desse Rito atualmente, já que conforme o filho de Papus, o Rito foi reformulado e denominado Ordem Martinista retificada.
– Joseph Guilhotin, criador da guilhotina, é eleito V.·. M.·. da famosa Loja Les Neuf Soeurs, Paris. Nota: A guilhotina foi criada para diminuir com uma morte rápida a tortura do condenado.
Mar 06 – 15 negros livres (entre eles Prince Hall, um negro procedente de Barbados e oriundo da África) são iniciados na Loja 441, de constituição irlandesa, que funcionava junto ao 38o Regimento de Infantaria do Exército Britânico Garrisioned, em Castle William Forte (hoje Fort Independence) na Bahia de Boston.
– Fernando IV de Nápoles e seu ministro Tanuci eram contrários à maçonaria. Neste ano o povo napolitano aguardava que uma imagem sagrada sangrara mas, como isso não aconteceu, foi atribuído à peste dos maçons; houve levantamentos populares que possibilitaram ao Rei proibir e perseguir à maçonaria.
Mai 1 – É lançada a pedra fundamental do Freemason`s Hall, Templo da G.·. L.·. (1717), em Londres. Na recepção posterior foi instituído o cargo de Grande Chapelão (Grand Chaplain).
– Fundada a G.·. L.·. da França (rue Puteau 8, Paris) no Rito escocês. Mantém os Landmarks da crença am Deus e de uso do Livro da Lei Sagrada.
– Uma circular do G.·. O.·. da França expressa que “a lei é a expressão da vontade da maioria”. Esta idéia foi incorporada na Declaração dos Direitos do Homem.
– Convenção de Brunswick, convocada pelo Duque de Brunswick para estudar os sistemas maçônicos existentes. Depois de 6 semanas, dissolveu-se sem resultados positivos.
Ago 1 – Fundada em Versailles a Loja À l’Orient de la Croix, também denominada La Militaire des Trois Frêres, em homenagem ao Rei Louis XVI, que fora iniciado junto com seu dois irmãos carnais, o Duque de Provence e o Conde D’Artois.
Nov 09 – É iniciado com 17 anos de idade, James Monroe, que seria o 5o presidente dos EEUU. (Fonte: Kurt Max Hauser).
1776
Mai 01 -Adam Weishaupt, introduz a Ordem dos Irmãos Iluminados de Baviera na Alemanha. (Fonte: Assis Carvalho)
Mai 26 – Inaugurado e consagrado o Templo da G.·. L.·. sob o nome Freemason’s Hall, da Inglaterra reconhecido como o primeiro Templo maçônico propriamente tal.
Jul 03 – Prince Hall organiza a Loja Africana No 1 em Boston, EEUU, sendo a primeira Loja em solo norte-americano para negros.
Jul 4 – Dos 56 congressistas assinantes da Declaração da Independência dos USA, 9 eram maçons. Dos 39 assinantes da Constituição, 25 eram maçons.
Jul 17 – Morre, em combate na colina de Brunker, o General J. Warren do exército patriota dos USA e que fora o primeiro G.·. M.·. da G.·. L.·. de Massachussets do exército patriota dos USA.
– Contam-se 300 Lojas francesas.
– O grau Capitular do Arco Real é aceito pelos “modernos”.
– Morre o Barão de Hund e assume como G.·. M.·. do Rito Escocês Retificado, o Duque Ferdinand de Brunswick.
– É fundada a famosa Loja des Neuf Soeurs, em Paris, por Lalande com irmãos de uma Loja Des Sciences que tinha conseguido reunir um brilhante grupo de intelectuais.
1777
Fev 13 – É iniciado na Loja Nine Muses Nº 235, Francesco Batolozzi, pintor e gravador; ele gravou o frontispício das Constituições de Anderson de 1784.
Jul 03 – É criada pelo G.·. O.·. da França a Palavra Semestral. (Fonte: Anuário de 1959 do G.·. O.·. do Brasil).
Out 04 – Fundação da G.·. L.·. de Virginia, EEUU
– Fundada em Paris, pelo irmão Pierre François Charles Augerau, Duque de Castiglione e Grão Marechal da França, a Ordem dos Construtores Maçons. No início a Ordem teve por objetivo realizar ativa colaboração com a Franc-maçonaria mas, prevendo conflitos, esta orientação foi abandonada. O Duque de Castiglione foi Grão Comendador de 1777 até 1816, sendo substituído por Jean Baptiste Vermaz de Beaume, que se radicou no mesmo ano de 1816 em Cuba e, por conseqüência, a chefia da Ordem ficou estabelecida em América razão pela qual converteu-se em uma instituição americanista, formada por maçons nativos das repúblicas americanas. Na Europa extinguiu-se totalmente.
– É criado em Escócia o Rito de York ou Maçonaria do Arco Real, baseado nos 3 graus universais e 4 graus capitulares.
– Estabelece-se em Londres um Grão Capítulo do Arco Real; (considerado como a introdução em Londres do Rito de York).
– É iniciado em Londres na Loja Hope Nº 289, Guiseppe Balsano, que se fazia chamar Conde de Cagliostro. Hoje existe em Londres uma Loja Hope sob o Nº 7152, ignoramos se é a mesma.
– É iniciado S. Ch. Frederico Hahnemann, criador da medicina homeopática, na Loja São André dos 3 Lotus.
1778
Fev 7 – O Imperador Frederico O Grande envia uma carta aos padres capuchinhos em defesa da maçonaria.
– É celebrada por dissidentes da Estrita Observância dirigidos por J. B. Williams, a Convento de Lyon, também conhecido por Convento das Gálias. Foi criada uma nova seita denominada Ordre des Chevaliers Bienfaissance de la Cité Sainte. Da Convenção saiu o Código maçônico das Lojas Reunidas e Retificadas da Franca.
Jun 7 – É iniciado Jean-Marie Arouet, Voltaire, aos 84 anos na Loja Les Neuf Soeurs, de Paris. Voltaire foi introduzido no Templo apoiado no braço de Benjamin Franklin (na época Embaixador de USA na Franca) e Court de Gebelin, na presença de 250 irmãos. O V.·. M.·. era Lalande. Voltaire foi revestido com o avental que tinha pertencido a Helvetius e que fora doado pela viúva.
– Primeira edição de “Ernest und Falk” com os 3 primeiros diálogos para maçons, do escritor Lessing e que são uma síntese admirável do conteúdo espiritual da maçonaria.
– É criado o Orfelinato Maçônico de Praga.
– Convenção de Wolfenbüttel, convocada pelo Duque de Brunswick para reorganizar a Ordem, na cidade de Wilhemsbad.
Out 13 – Fundada a G.·. L.·. de Virginia (USA).
Nov 28 – Pompas fúnebres maçônicas na Loja Les Neuf Sœrs (Paris), presididas por Benjamin Franklin, pelo falecimento de Voltaire.
1779
– Criado o Rito dos Iluminados de Avignon.
1780
– É iniciado Goethe na Loja Amália de Weimar, presidida pelo V.·. M.·. Bode.
Jun 24 – A G.·. L.·. da Espanha converte-se em G.·. O.·. Nacional, sendo eleito o Conde de Aranda como seu primeiro G.·. M.·..
Out 04 – Concedida patente a M. de Montausier para estabelecer o Rito Filosófico Escocês em São Domingos e nas Ilhas da França. (Fonte: Robert F. Gould em The History of Freemasonry)
– Estabelecido o Rito dos Filadelfos de Narbona com 10 graus.
– Na França há 72 Lojas de Regimentos e 26 Lojas dirigidas por padres. A maioria dos Parlamentos tem suas Lojas especiais.
1781
Fev 25 – Nasce em Bray-sur.Seine (França) José Marie Ragon, notável escritor maçônico. Iniciado em Beruges (Lys) em 1805. Autor do Curso Filosófico e Interpretativo dos Iniciados Antigos e Modernos, A Missa e seus Mistérios Comparados com os Mistérios Antigos, A Maçonaria Oculta, Ortodoxia, etc.
– Angelo Soliman, ex-escravo nascido no Norte da África em 1721, é iniciado na Loja Harmonia Verdadeira, de Viena, onde chegou a ser seu V.·. M.·.. Morre em 1796. Hoje existe em Viena uma Loja de nome Zür Brüderlichen Harmonie. Ignoramos se é a mesma.
– Nasce em Alemanha Karl Christian Friederich Krause, filósofo da maçonaria. Conforme Krause, o objetivo da maçonaria é a perfeição da Humanidade e, a sua tendência, organizar o sentimento moral do Homem. Ela deve trabalhar em conjunto com as demais associações e, o princípio fundamental é o governo da vida pela razão. Krause morre em 1832.
– Johan Wolfgang Goethe é elevado a Comp
Set 5 ou 15 – Fundada a G.·. L.·. de New York (USA). Depois que os ingleses abandonaram a antiga colônia, as diferentes Lojas foram proclamando sua independência da Obediência inglesa, sendo a de Boston a primeira.
– O Príncipe Carlos cria o Rito Sueco, influenciado pelas doutrinas de Emmanuel Swedenborg (1688-1772), filósofo sueco que acreditava que Deus havia-se-lhe revelado com a condição que ele restaurasse a Igreja Cristã.
1782
Dez 27 – No G.·. O.·. de França é votada e aprovada por 24 votos a favor contra 19 em contra a possibilidade de iniciar um profano cego. Se desconhece se houve tal Iniciação.
– É celebrado o Congresso de Wilhelmsbad que marca o fim da Estrita Observância, que teve papel preponderante na maçonaria alemã do século 18. O Congresso foi convocado para reorganizar a Ordem e o sistema maçônico e estudar o sistema templário. Neste Congresso a Ordem da Estrita Observância passou a receber o nome de Rito escocês Retificado.
– Nasce, perto de Nottingham, Georges Oliver, autor maçônico que encarna o misticismo na maçonaria, representando a tradição bíblica. Morre em 1866.
– A Loja La Grandeur dirige uma circular as demais Lojas da França solicitando ajuda financeira para custear uma fragata para o Rei que a sua vez a doaria para os patriotas dos USA.
– O Conde de Cagliostro cria o Rito Egípcio inaugurando em Lyon a Loja A Prudência Triunfante. O Rito tinha 3 graus, era Mágico-esotérico, andrógina, e seu chefe era chamado O Grão Copto. A mulher de Cagliostro era a Grã Sacerdotisa do Rito.
– É iniciado na Loja pomerana Augusta da Coroa de Ouro, o marechal alemão Von Blücher, que decidiu a batalha de Waterloo contra Napoleão.
– Fundada a União Eclética de Frankfurt por 53 Lojas. Após o Congresso de Wilhemsbad (1782) houve um período de incerteza na maçonaria alemã. Broenner, o V.·. M.·. de uma Loja de Frankfurt, fez um apelo a unidade pedindo a volta aos antigos e simples rituais e que, tão somente, os 3 primeiros graus simbólicos deveriam existir na Ordem.
– É iniciado Fessler, antigo monge capuchinho, pela Loja Phoenix Zür Runden Tafel. Foi reformador e criador do Sistema Fessler.
– O Rito de Perfeição é estabelecido pelo irmão Isaac da Costa, Deputado Inspetor da Carolina do Norte. É levado a Inglaterra e praticado em Conclaves Templários.
– O Marques de Thomé institui, em Paris, o Rito de Swedensborg.
– Goethe é exaltado a M.·. M.·.
1783
Fev.02 – Fundação, em Viena, da Loja Zur Wohltätigkeit (A Beneficência). Nesta Loja foi iniciado Mozart. (Fonte: Descartes S. Teixeira, na obra Mozart).
Jul 31 – Fundação da G.·. L.·. de Maryland, a terceira a ser fundada nos EEUU. (Fonte: Robert Freke Gould em History of the Masonry)
1784
– Fundada uma Loja em Arepo, Turquia, sendo a primeira Loja constituída no país.
– É criado o Rito da Alta maçonaria Egípcia.
Mar 02 – Prince Hall solicita da G L da Inglaterra (através de William Moody, mestre da L Brotherly Lodge 55) autorização (warrant) de constituição da African Lodge 459, de Boston.
Abr 22 – Fundada a G.·. L.·. Nacional dos Estados Austríacos, sendo o G M o irmão Dietrichstein. Esta G.·. L.·. foi fundada com a fusão das GG.·. LL.·. Provinciais da Boemia, Hungria, Siebenburgen e Áustria. (Fonte : Robert Freke Gould em History of Freemasonry).
– O Eleitor da Baviera, Carlos Teodoro, proíbe a Ordem dos Iluminados.
– Fundado o G.·. O.·. da Polônia, sendo o irmão Andréas Makronowsky o seu primeiro G M
– Convenção dos Amantes da Verdade, celebrada em Paris, sob os auspícios da Loja Les Amies Reunis, com participação destacada do Duque de Brunswick, Saint Martin e Messmer. (Outra data seria 1785)
– Quinta edição da Constituição de Anderson.
Set 29 – Emitida pela G L de Inglaterra a Carta Conbstitutiva da African Lodge 459, Boston. O documento foi entregue em 29/abril/1787 pelo capitão James Scott.
– Aproximadamente 800 Lojas dependem do G.·. O.·. da França e 170 da G.·. L.·. da França.
Dez 24 – Mozart é iniciado no outono, proposto por seu amigo o Barão Otto von Gemmingen, na Loja vienesa Zür Wohltatig Keit, que mais tarde passou a ser chamada Zür Neugekrœnen Hoffnung (A Nova Esperança Coroada).
Dez 27 – Mozart é elevado a Comp (Mozart foi um participante ativo das reuniões maçônicas; não temos a data da sua exaltação a M.·. M.·.; nunca foi eleito V.·. M.·.).
1785
– Mozart compõe Gessellenreine (Viagem do Comp); supõe-se que foi escrita como homenagem ao Aumento de Salário de seu pai.
– Mozart compõe Die Maurer Freude (A Alegria Maçônica) em homenagem ao seu V.·. M.·. Ignaz von Born.
Fev 11 – Franz Joseph Haydn é iniciado na Loja Zür Wahren Eintradi (Viena).
Dez 11 – Um decreto do Imperador Joseph II restringe a 3, no máximo, o número de Lojas por cidade, na Áustria. (Fonte: Descartes de Souza Teixeira em Mozart)
– Mozart compõe Lied mit Dreistimmiger Chor und Orgelbegleitung (Canção para coro a 3 vozes com acompanhamento de órgão) para abertura da Loja. O texto contém referências sobre a união das Lojas vienesas, verificada em 1785 por édito de Joseph II.
– Outra obra maçônica de Mozart, aparentemente composta neste ano, Maurerrische Travermusik (Música fúnebre maçônica) em homenagem a dois irmãos falecidos: Georg August Mecklenburg-Strelitz e Franz Esterhazy.
– Mozart compõe Dreisimigger Chorgesang mit Orgelbegleitung (Coro a 3 vozes com acompanhamento de órgão) para uma Loja.
– É celebrado o Congresso dos Filaletos em Paris, para criar um programa para este sistema denominado também Amies da Verité (outra data seria em 1784).
– Os irmãos Dupaty e Legrand de laleu, da Loja Les Neuf Soeurs (Paris) o segundo sendo advogado, defenderam 3 camponeses condenados à morte, por furto não comprovado. O caso resultou num verdadeiro processo ao Procedimento penal da França, que resultou que em 1º de maio de 1788 o Código Penal fosse reformado. Os 3 camponeses foram absolvidos.
– Primeiro Convento de Paris, convocado para estudar os Rituais e a história da Ordem.
1786
– O G.·. O.·. francês adota o Rito Moderno ou Rito Francês; compreende 3 graus simbólicos e 4 graus capitulares. É praticado na França, Bélgica e alguns países da América do Sul.
Mai 01 – São emitidas as Grandes Constituições de 1786 que regem os graus simbólicos
Ago 27 – Morre aos 74 anos, Frederico II da Prússia, grande protetor da maçonaria. Desde 1744 o Rei não tinha participado de nenhuma atividade maçônica.
Set 25 – Fundada a G.·. L.·. da Pennsylvania (USA).
Dez 18 – Fundada a G.·. L.·. de New Jersey (USA).
1787
– É oficialmente criado o Rito da Maçonaria de Adonhiram, pelo Barão de Tschoudy, que adotou a Estrela de 5 Pontas na maçonaria. O Rito Adonhiramita tinha 13 graus (veja 1744).
– É celebrado o 2º Convento de Paris, com o mesmo objetivo do 1º Convento de 1785, mas sem nenhum resultado.
– Convenção em Washington para tratar da organização da G.·. L.·. Geral dos USA.
Mar 24 – Data considerada como da formal instalação da G.·. L.·. de Carolina do Sul, embora já existissem Lojas naquele Estado americano desde 1735. (Fonte: Robert Freke Gould, The History of Freemasonry).
Abr 17 – Fundada a G.·. L.·. de Maryland (USA).
Mai 06 – O irmão Prince Hall organiza em Boston a primeira Loja formada exclusivamente por negros; (veja 1784). Excluídos da maçonaria regular em USA, formam os negros uma obediência particular, a de Prince Hall, seguindo o nome de seu fundador. Prince Hall morre em Boston em 1807. A G.·. L.·. hoje conhecida com o nome de seu fundador Prince Hall, hoje conta com 300.000 membros distribuídos em 4.500 Lojas existentes em EEUU, Canadá, Antilhas e África, conforme H. A. Williamson, autor de Os Homens de Cor na Maçonaria Norte-americana. (Fonte: Le Symbolisme, Nov-Dez 1954).
Dez 12 – Fundada a G.·. L.·. de Carolina do Norte (USA).
– Um jornal alemã relaciona 3217 Lojas no mundo liderando Franca com 703 seguida de Inglaterra com 525, Prússia com 304, Alemanha com 319, Escócia com 284 e Irlanda com 227.
1788
Abr 25 – A G.·. L.·. de Virginia funda a Loja Alexandria Nº 22, sendo eleito George Washington como V.·. M.·.
– Na França existiam 629 Lojas, sendo 65 em Paris e 69 nos Regimentos.
– A Loja Elizabeth, sob constituição sueca, começa a trabalhar maçonicamente na China. Esta Loja e a Amity Lodge Nº 47 deixaram de trabalhar na China a inícios do século 19.
1789
– George Washington assume a Presidência do USA, jurando sobre a Bíblia da Loja São João Nº1 de New York, estando revestido de suas insígnias maçônicas, inclusive o avental que for a decorado e presenteado pela Marquesa de La Fayette. Nesta mesma Bíblia juraram os Presidentes Warren G. Harding, Dwight D. Eisenhower e Jimmy Carter, mas nenhum destes 3 era maçom.
Jun 08 – Fundada a G.·. L.·. de New Hampshire (USA) na Taverna William Pitt Tavern, que está mantido até hoje pela G.·. L.·. como monumento maçônico.
Jul 8 – Fundada a G.·. L.·. de Connecticut (USA).
– A Loja Mici Sinceri, fundada em 1787 sob a obediência do G.·. O.·. da França, é suspensa como resultado do processo contra Cagliostro.
– Fundada a Royal Masonic Institution for Girls sob os auspícios da G.·. L.·. da Inglaterra, para cuidar de filhas de maçons. Existe até hoje e mantém vários colégios.
Jul 14 – No quadro da Loja Les Neuf Soeurs, Paris, a mais renomada Loja da França, figuravam ou tinha figurado os melhores nomes da intelectualidade francesa: Montesquieu, Diderot, Voltaire, Turgot, Helvécio, o astrônomo Lalande, o matemático Condorcet, o músico e naturalista Lacèpéde, o Conde de la Rochefoucauld, o advogado Dupacty, de Séze o defensor de Louis XVI ante a Convenção, o Marques La Fayette, Paul Jones o herói marítimo da independência americana, o enciclopedista D’Alembert, os pintores Claude Joseph Vernet e Grauize, o escultor Houdon, o abate Siéges, Camille Desmouline, Brissot, o químico Fourcroy, os poetas Andrea Chenier e Boucher, Benjamin Franklin quando era embaixador dos USA. Em outras Lojas trabalhavam Mirabeau, Beauharnais, Joseph de Maistre, Beaumarchais, o Barão de Holbach, Massena, Bernonville, Turpin, Chaligni, Talleyrand e J. J. Rousseau. A concentração de tantos nomes ilustres nas Lojas francesas induz a pensar que a força intelectual da Revolução nasceu dentro da maçonaria, tendo sido ela a mentora das idéias liberais.
Ago 12 – Proclamação da Declaração de Direitos do Homem, na França.
Nov 16 – Relatórios do G.·. O.·. e da G.·. L.·. da França, relacionam sob suas jurisdições, 900 Lojas. Com a Revolução Francesa, estas Lojas foram paulatinamente sendo fechadas, ao ponto que em 1794, haver somente 3 que tinham coragem de continuar trabalhando sob o reinado do Terror. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of the Freemasonry)
1790
– George V, rei da Inglaterra, é eleito G.·. M.·. da G.·. L.·. de Inglaterra (até 1813 ano da união maçônica).
Dez 07 – É iniciado Arthur, Duque de Wellington, na Loja Nº 494 de Trim, Irlanda, sendo o V.·. M.·., seu pai.
1791
Abr 06 – Fundada a G.·. L.·. de Rhode Island (USA).
– Obras maçônicas compostas por Mozart , neste ano:
Eine Kleine Deutsche Kantate (Uma pequena canção alemã; o autor do texto, maçom, solicitou de Mozart a música para cantar esta composição com seus amigos).
Die Zauberfloete (A flauta mágica. Texto de Emmanuel Skikaneder, que era da mesma Loja que Mozart, Loja Esperança Coroada. Foi considerada por Beethovem a primeira verdadeira ópera).
Eine Kleine Freimaurer Kantate (Uma pequena canção maçônica. Também o texto é de Skikaneder e foi composta para a inauguração do Templo da Loja Zür Neugekroenter Hoffnung e interpretada após a morte de Mozart em benefício de sua viúva e seus filhos).
Abr 08 – Prisão de Cagliostro por causa da maçonaria.
Jul 31 – Com a Revolução Francesa as Lojas da França foram sendo fechadas uma a uma. Nesta data, por terem seus membros se manifestado a favor de Luis XVI, foi fechada a primeira delas e muitos dos irmãos foram guilhotinados. Em 1794 somente 3 Lojas tinham a coragem de continuar trabalhando, em 1976 já eram 18 as Lojas reabertas das quais 3 em Paris. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of Freemasonry).
Set 30 – É representada em Viena, pela primeira vez, a ópera maçônica A Flauta Mágica, de Mozart.
– Como conseqüência da Revolução francesa, o Governador das Ilhas da Madeira, recebeu ordens de encarcerar a todos os maçons. O veleiro inglês Good Hope, embarcou para a liberdade 64 maçons e suas famílias para New York.
1792
– As Lojas francesas são clausuradas.
– Antonio Narino e Louis de Rieux, fundam em Nova Granada (Colômbia) a sociedade secreta Arcano Sublime da Filantropia, organismo político de luta em prol da emancipação da Colômbia, revestido de formas maçônicas, similar as Lojas Lautarinas ou Lautaro, que lutariam pela independência de Argentina, Chile e Peru.
1793
Jan 05 – O G.·. M.·. do G.·. O.·. da França, Duque de Chartres que se tornara Duque de Orleans e depois Philippe-Egalité, demite-se do Grão mestrado.
Fev 02 – Fundada a Loja Le Centre des Amis, a número 1 da G.·. L.·. Nacional Francesa. Foi fundada 10 dias depois da execução de Luis XVI e seus fundadores, correndo perigo de vida, procuraram manter viva a maçonaria, praticamente desaparecida com a Revolução. (Fonte: Allec Mellor).
Fev 22 – O Duque de Orleans escreve no Jornal de Paris um artigo contendo ataques à maçonaria.
Mai 13 – A Assembléia do G.·. O.·. considera desempossado do cargo de G.·. M.·. ao Duque de Orleans por traição à maçonaria. O G.·. O.·. entra em recesso.
Jun 08 – José Bonaparte (1768-1844), irmão de Napoleão, é iniciado em Toulon, na Loja La Parfaite Union.
Jul 09 – A G.·. L.·. da Inglaterra autoriza a publicação do jornal Freemason’s Magazine. (Fonte: O Livro dos Dias – 2000)
Nov 06 – É guilhotinado em Paris, Felipe Duque de Orleans, ex G.·. M.·. do G.·. O.·. da França.
1794
Mar 14 – O Conde de Aranda, primeiro G.·. M.·. do G.·. O.·. da Espanha, é desterrado.
Abr 25 – É guilhotinado Etiénne-Alexandre-Jacques Anisson Duperron, irmão da Loja A Fidelidade; era Diretor da Imprensa Real da França. (Fonte: Allec Mellor).
Out 01 – São publicadas as Regras e Regulamentos para o governo do Capítulo do Santo Arco Real que estabelece que a Antiga é composta de 4 graus (Ap.·., Comp.·., Mest.·. e Santo Arco Real), sendo que cada Loja tem autoridade para formar e trabalhar nestes 4 graus.
Out 15 – Fundada a G.·. L.·. de Vermont (USA).
– O filósofo alemão Johann Teófilo Fichte, figura no quadro de uma Loja em Rudolstat.
1795
– Inauguração do Hospital Maçônico para mulheres em Hamburgo.
– Napoleão I teria sido iniciado em Egito, sendo na ocasião Primeiro Cônsul. (Fonte: The New Age, reproduzido pela Revista A Verdade Nov 1985)
A questão se Napoleão I foi ou não maçom, tem sido matéria de muitas controvérsias e investigações dos historiadores maçônicos sem se ter conseguido até agora um parecer definitivo que esteja baseado em documentos autênticos ou irrefutáveis. Na Revista Masónica de Chile Nov/Dez 1957, lemos que o avental maçônico de Napoleão I e de seu irmão carnal Jerônimo encontram-se no Museu de Mal-Maison. Há o fato sugestivo de que as personalidades mais importantes do círculo napoleônico fossem maçons; dos 25 Marechais, 10 eram maçons: Angerau, Bernardotte, Berthier, Massena, Kellermann, Marmont, Marat, Ney, Oudinot e MacDonald. Nas Lojas de Troyes e Grenóble existem atas de sessões em que se fazem referências ao irmão Napoleão.
1796
– Fundado em Pernambuco, o Areópago de Itambé, considerado por alguns como a primeira Loja maçônica do Brasil, mas era tão somente a primeira instituição que congregava irmãos , mesmo não havendo Lojas ainda no Brasil. Outras instituições semelhantes já tinham existido, como a Academia Brasílica dos Esquecidos fundada em 1724, a Academia dos Renascidos fundada em 1759 na Bahia e a Arcádia Ultramarina, de Silva de Arenga, surgida em 1786 no Rio de Janeiro, mas elas não tiveram participação de maçons. (Fonte: Luiz Carlos Leme Franco, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, publicado na “O Aprendiz, Julho 1995)
– O Czar Paulo I, que era maçom, ao ser eleito G.·. M.·. da Ordem dos Cavaleiros de Malta, instituição contrária à maçonaria e influenciada pelos jesuítas, decreta a perseguição aos maçons.
– Os maçons Picornell, Lax, Cortés e Pons, conspiram para estabelecer a República na Espanha. Desterrados Picornell e Cortés, tramam na Venezuela a primeira intentona separatista.
Jun 07 – Passado o período do terror, uma assembléia rudimentar do G.·. O.·. da Franca, elege o irmão Röttiers de Montaleau para G.·. M.·..
Jun 17 – O G.·. O.·. da França instala uma Loja Amis Sincères em Génova. A última Loja instalada, antes da suspensão obrigatória dos trabalhos, tinha sido a Bom Amitié em Marmande, em 20 de dezembro de 1992.
Out 17 – Os membros restantes da G.·. L.·. da França se reúnem.
1797 – Jan 13 – Estabelecido em Charleston, USA, um Sublime Capítulo de Príncipes do Real Segredo. Foi o primeiro Corpo estabelecido em USA e provavelmente trabalhava somente até o grau 25. (Fonte: Robert Freke Gould, The History of Freemasonry)
– Francisco de Miranda, patriota venezuelano, funda em Londres a Loja Grão Reunião Americana, para adoutrinar a todos os patriotas da América Hispana que sonhavam com a independência de seus países. A Loja funcionava no mesmo endereço onde Miranda morava e desenvolvia suas atividades particulares. Nesta Loja foram iniciados chilenos, equatorianos, argentinos, hondurenhos, cubanos, mexicanos, colombianos, venezuelanos, etc. A Loja teve filiais em, Paris e Madri com o nome de Junta das Cidades e Províncias da América Meridional, e, em Cadiz,como Sociedade de Lautaro ou Cavalheiros Racionais, tendo tido esta última uma grande importância por ter ido Cadiz o porto de enlace com a América. Porém, era de Londres que emanavam todas as ordens para a xecução do plano libertador da América (Nota : Lautaro era o nome do chefe militar -toqui- dos índios raucanos do Chile, que resistiram com grande bravura aos invasores espanhóis).
Jul 14 – Marinheiros da fragata francesa La Preneuse, ancorada em Salvador, e comandados pelo Capitão rcher, fundam a Loja Cavaleiros da Luz que, para muitos, é a primeira Loja maçônica em solo brasileiro. (Fonte: Borges de Barros, escrito de 1928, quando Borges de Barros era Diretor do Arquivo Público da Bahia e G.·. M.·. da G.·. L.·. da Bahia). Surgem dúvidas desta versão porque documentos existiriam que negam a presença da dita fragata em portos brasileiros; o Capitão Larcher quando esteve em Salvador desembarcou do navio Boa Viagem em Novembro de 1796 tendo regressado à França em 2 de Janeiro de 1797. (Fonte: Historiadora Kátia de Queirós Mattoso pesquisando os Arquivos Nacional e da Marinha em Paris).
-Fundado em Itália o movimento secreto denominado Carbonaria que seria sido formado por dissidentes maçons ( Fonte: Masones, comuneros e carbonarios, de Iris M. Zavala). Existiram carbonarios na Itália, Espanha e Portugal.
1798
Fev 17 – Fundada em Bruselas (Bélgica) a Loja Les Amis Philanthropes, Rito Francés, por 12 militares franceses da 66ª Brigada de Infantaria. (Fonte: Études Maçonniques, Pierre Noel)
– A G.·. L.·. da Inglaterra (dos Antigos) inaugura o Royal Masonic Institute for Boys, associação de caridade maçônica para educação e amparo de filhos de maçons pobres. 6 crianças começam a receber ajuda.
Jul 12 – O Parlamento inglês declara ilegal todas as sociedades que exijam de seus membros juramento secreto não autorizado legalmente, mas a maçonaria fica isenta desta exigência a condição de entregar anualmente uma lista de seus membros.
– Iniciam-se negociações entre as duas Potências maçônicas francesas (G.·. L.·. e G.·. O.·.) para a fusão.
1799
Mar 12 – Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça (o maçom brasileiro de maior destaque no exterior que nasce na antiga Colônia de Sacramento em 25 de Março de 1774 e morre em 11 de Setembro de 1823 em Hurley, Berkshire, Inglaterra, sendo que em Março de 2001 seus restos foram trasladados à Brasil, acompanhados pelo Presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso) haveria sido iniciado na Loja George Washington No 59, EEUU
Mai 21 – É assinado um tratado de união perpétua entre a G.·. L.·. e o G.·. O.·. da França. As duas Potências estavam debilitadas após a Revolução com as Lojas dispersas ou fechadas.
Jun 22 – A união entre as duas Potências francesas é consumada e a nascente Potência é designada como G.·. O.·. da França sob a presidência do G.·. M.·. Rosttiers de Montaleau. Algumas Lojas escocesas não participaram da união, entre as quais a Loja-mãe escocesa da França sob o título distintivo de Santo Alexandre da Escócia no Oriente de Paris, que tinha como V.·. M.·. Godefroy de la Tour D’Auvergne. É no seio dessa Loja que trabalhava o Conde de Grasse-Tilly, fundador do Conselho Supremo da França, em 1804.