Dicionário de Maçonaria – Letra A

Letra A – É a primeira letra do alfabeto. Quando seguido da tri-pontuação (A∴), expressa a abreviatura da palavra Arquitecto.

A.M.F.D.V. – Abreviaturas de palavras conhecidas, só dos Mestres. (Ver Sinal de Socorro).

A – Arquitecto

A∴ dos JJur – Altar dos Juramentos

A∴ dos PPer – Altar dos Perfumes

À∴ G∴ D∴ G∴ A∴ D∴ U – À Glória do Grande Arquitecto do Universo; a abreviatura é duplamente incorrecta: primeiro porque coloca os três pontos depois da “`a”, onde não houve corte de palavra; e segundo, porque a abreviatura correcta de Glória é Gl∴ (assim como de Grande é Gr∴ ). Desta maneira, o correcto seria: À Gl∴ do Gr∴ A∴ do U∴, ou À Gl∴ do Gr∴ Arq∴ do Un∴.

A∴ L – Anno Lucis. (Ano da Luz)

A∴ R – Arte Real.

A∴ R∴ L∴ S – Augusta e Respeitável Loja Simbólica; a abreviatura é duplamente incorrecta, porque elimina o “e” e porque faz o corte da palavra “Augusta” entre duas vogais. Assim, o correcto seria Aug∴ e R∴ L∴ S∴ , ou Aug∴ e Resp∴ Loj∴ Simb∴ (esta última é mais certa, já que o “S” é mais reservado para “Sul” e “L” para “Luz”).

A∴ V∴ L – Ano da Verdadeira Luz (embora o correcto fosse A∴ da V∴ L∴ ).

Abater Colunas – Diz-se quando uma Loja deixou de trabalhar.

Abelha – Símbolo do trabalho; é a produtora do melhor alimento que é o mel.

Abertura – As Sessões das Lojas de qualquer Grau ou Rito são abertas pelos seus Rituais próprios.

Ablução – Parte da iniciação pela qual passa o Candidato, chamada de “prova da água”, para simbolicamente ser considerado purificado.

Abóbada – Parte dos edifícios em forma de cúpula, principalmente os da antiguidade, como o próprio “Templo de Salomão”.

Abóbada de Aço – São várias, determinadas pelo protocolo Maçónico, que fazem os Irmãos, para que por debaixo das espadas passem as autoridades, quando em visitas às Lojas.

Abóbada Estrelada ou do Templo – Céu, imensidade.

Abóbada-Celeste – É o firmamento celeste com os seus astros e estrelas; nos Templos, está representada pela decoração do tecto.

Abraço Fraterno – Amizade.

Abreviatura – É a escrita Maçónica, que dificulta a sua leitura aos profanos, como ARLS (Augusta e Respeitável Loja Simbólica) ou Ir do (membro da).

Ac – Acácia

Acácia – Árvore sagrada da “Antiguidade”, cujo atributo simbólico só é de conhecimento dos Mestres Maçons. A sua madeira de longa durabilidade foi usada para fins navais; os seus ramos e as suas flores são usados em muitos símbolos como imutabilidade, inocência, incorruptibilidade, tristeza, recompensa da prudência.

Acampamento – Lugar onde trabalha um “Consistório de Príncipes do Real Segredo”.

Aclamação – É o consentimento geral para dispensar formalidades Ritualísticas. Significa também Exaltação (Veja Vivat e Huzza).

Adjunto – Dignidade, oficial ou autoridade substituta de funcionário em qualquer Corpo Maçónico.

Adonhiram – Personagem bíblico, a quem o “Rei Salomão”, confiou a responsabilidade da administração dos Obreiros do Templo divididos em: Aprendizes, Companheiros e Mestres, nas variadas actividades profissionais.

Adopção – Amor fraternal.

Adopção de Irmão – É o acto filantrópico de uma Loja, em chamar sobre si a responsabilidade de cuidar, em todos os sentidos, de um Irmão idoso ao qual lhe faltem recursos para a sua manutenção.

Adopção de Lowtons – É o acto de uma Loja em adoptar um filho de um Irmão, quando se compromete, se necessário for, a lhe dar educação e sustento até que possa viver às suas próprias expensas.

Adormecer – Para as Lojas, tem a mesma significação de “abater colunas”. Para os Irmãos, é o acto de deixar de comparecer aos trabalhos da sua Loja.

Adro – Sala que se situa junto à entrada de um Templo Maçónico.

Ágape – (Em linguagem de Banquete). É toda e qualquer refeição servida, na qual, existe algum ritual.

Água – Purificação, o primeiro dos elementos da natureza, aparece no Ritual do Grau 1.

Água Lustral – Maçonicamente é o emblema da purificação, para os Aprendizes é uma forma de purificação, quando mergulha as suas mãos na “água lustral” durante a sua Iniciação.

Água Tofana – Produto mortalmente tóxico, que na antiguidade era destinado ao perjuro. Modernamente, é tomada como símbolo do desprezo, que os Maçons votam aos maus Maçons.

Águia – Rainha das aves, pela sua inteligência e força aparece de várias formas nos nossos Rituais. Muito usado em heráldica, principalmente à “águia bicéfala”, que vigia o passado e o futuro, o poder, liberdade, sabedoria.

Águia Bicéfala – Em Maçonaria é muito usada como símbolo, sendo a “jóia” de um “Supremo Conselho”, pois exprime a perene vigilância, para o passado e para o futuro.

Alavanca – É um símbolo de força, firmeza, coragem inquebrável.

Alfabeto – A Maçonaria sempre usou alfabetos próprios para escritas Maçónicas, existindo vários: como o inglês, o alemão, o hieróglifo do Grau 33.

Alimentos – Reino animal.

Alinhar – (Em mesa de Banquete). Significa colocar em linha os canhões e barricas.

Alma do Mundo – (Anima Mundi em latim) – A essência divina que anima todas as coisas desde o átomo ao universo.

Alquimia – Foi à chamada arte de manipular o reino mineral, maçonicamente admitida no Grau de Aprendiz: terra, ar, água e fogo.

Alt – Altar

Alta Maçonaria – Diz-se na Maçonaria, quem pratica os Altos Graus, para alguns, são os Graus acima dos 3, mas muitos só consideram como tal os Graus acima do Grau 30.

Alta Observância – É o lado da Maçonaria que se dedicou e ainda se dedica, ao estudo da alquimia, cabala e magia.

Altar – Mesa de forma especial, onde trabalham o Venerável e os Vigilantes. Existem outros como: “Altar dos Juramentos, Altar dos Pães Propiciais” e etc.

Altar dos Holocaustos – É usado no Grau 23 de alguns Ritos, para conter várias alfaias deste Grau.

Altar dos Juramentos – É uma pequena mesa quadrada ou triangular, que fica ao centro do Ocidente de um Templo, para conter atributos necessários aos compromissos Maçónicos.

Altar dos Perfumes – Faz parte de vários Graus Superiores, que contém o necessário para a purificação do Templo ou dos Irmãos.

Altar dos Sacrifícios – É colocado ao Norte do Templo, sobre o qual se põem as taças da amargura.

Altos Graus – São os Graus acima do Grau 3; em todos os Ritos conhecidos, nos quais se transmite o lado Filosófico da Ordem.

Altruísmo – Virtude que cada Maçom possui, é o oposto de egoísmo.

Amarelo – Sabedoria, magnificência. Esta cor é muito usada em vários Graus, é uma das sete cores primitivas, que fez parte importante da Maçonaria oculta, quando estudou a importância das cores.

Amor – Sentimento profundo enraizado na alma do homem, que se expressa das mais variadas formas. Toda a filosofia da Ordem é calcada na “Lei do Amor Fraternal”.

Ampulheta – Brevidade da vida humana.

Anel – Ano, tempo, amizade perene, aliança, união. É muito usado pelos Maçons, e pode conter as mais variadas formas e símbolos. É usado como forma de “aliança” entre os Irmãos.

Anjos – Os anjos são mencionados em todas as religiões, e na Maçonaria são citados, muitos deles pelos exemplos que representam.

Antigo Mestre – Título de um dos Graus do Arco Real (Real Arco). Aparece como símbolo de argúcia num dos Altos Graus.

Aplausos – Nas Sessões Maçónicas, expressam alegrias e satisfação, e são apresentados por certo número de pancadas, conforme o Grau em que se trabalha. (Ver Baterias).

Apr – Aprendiz

Aprendiz – Maçom que está no “Primeiro Grau” de qualquer dos Ritos Maçónicos conhecidos.

Aprendizagem – É o estado do Aprendiz no primeiro “Grau do Simbolismo Maçónico”.

Aprovação – Gestos que os Maçons usam para aprovarem algum pedido, existindo várias delas como a simbólica, a nominal e a secreta.

Ar – Um dos quatro elementos conhecidos no passado, maçonicamente o ar serve para designar uma das “provas” da Iniciação. (Ver Prova do Ar).

Arca da Aliança – Uma caixa de forma especial construída por Moisés, para nela guardar as “Tábuas da Lei”. Adorno obrigatório nos trabalhos dos Graus Inefáveis do REAA (4 a 14).

Arco Real (ou Real Arco) – É um Corpo Filosófico, que governa o Rito de York, e é o quarto Grau deste Rito.

Areia Amarela – Pimenta (ágape ritual)

Areia Branca – Sal (ágape ritual)

Armas – Copos (ágape ritual)

Arminho – Magnificência e esplendor da Maçonaria, pureza dos filiados.

Arquitecto (ou Mestre de Cerimónias) – É o Irmão encarregado de montar a Loja, para o perfeito funcionamento das Sessões, decorando-a e ornamentando-a convenientemente.

Arquitectura – Em Maçonaria relaciona-se, sobretudo com todas as suas práticas; todos os “Símbolos Maçónicos” são baseados na arquitectura, na arte de construir, principalmente na construção do “Templo Interior”.

Arquivo – Lugares onde se conservam documentos, livros e etc., de um Corpo Maçónico.

Arte Real – Designação antiga dada a Maçonaria, mas ainda em uso actualmente. Assim é considerado o trabalho dos Maçons, que simbolicamente constroem monumentos à virtude.

Ashmole (Elias) – Sábio, alquimista e antiquário, considerado o verdadeiro pai da moderna Maçonaria. Desvinculando-a da Maçonaria operativa, foi quem criou os primeiros Rituais de Aprendiz, Companheiro e Mestre da Maçonaria especulativa, ou seja, a moderna.

Asno – Ignorância.

Aspirante – Todo Candidato a Maçom, quando acaba de passar pelas “provas” da Iniciação.

Assiduidade – É a frequência constante dos Maçons aos trabalhos da sua Loja, aos quais obrigatoriamente devem comparecer.

Astrologia – Antigamente era uma ciência oculta. Hoje é muito estudada pelos Maçons sendo que, muitos astros e planetas são representados nas decorações dos Templos Maçónicos.

Ataduras – Muito usado nas Cerimónias Maçónicas, em que os Iniciados (em vários Graus), se apresentam amarrados com cordas, simbolizando a escravidão em que se acham, dos quais se devem libertar.

Ateísmo – Doutrina considerada como contrária à Maçonaria. Hoje os “ateus” encontram abrigo na Ordem através do Rito Moderno, especialmente criado para os agnósticos, pois entre eles existem sábios, filósofos e homens probos de boa vontade.

Aters – Atersata

Atersata – É uma palavra de origem Persa, com o significado de “mão forte, mão poderosa”. Obviamente, a tradução com significado mais objectivo é: “o que dirige com total poder, com mão forte!”.

Atributo – São os emblemas, alfaias, jóias e tudo o que se relaciona com os Graus e Cargos Maçónicos.

Átrio – Espaço situado entre a sala dos “passos perdidos” e o Templo Maçónico.

Aum∴ de Sal – Aumento de Salário

Aumento de Salário – Passagem de um Irmão a um Grau Superior ao que está investido.

Ausência – É o período em que o Maçom se afasta dos trabalhos da sua Loja, o que não é permitido fazer-se sem a devida autorização.

Av – Avental

Avenidas – Corredores ou salas por onde se passa para chegar ao Templo propriamente dito.

Avental – É um dos símbolos mais importantes da Ordem, por simbolizar o trabalho. A nenhum Maçom é permitido estar nas Sessões Maçónicas sem este adorno. Os aventais variam de cor, tamanho e atributos, conforme o Rito ou Função que se exerce.

Azeite – Sabedoria, paz, conforto, prudência.

Azul – Piedade, temperança, doçura, lealdade, sabedoria. Recompensa, amizade, fidelidade, perfeição infinita de Deus.

Organizado por António Jorge, M∴ M∴

Maçons Notáveis:

AE Waite, escritor sobre assuntos ocultos e esotéricos, e Maçonaria

A. Philip Randolph, Joppa Lodge Nº 55, Nova York

Aaron T. Bliss (22 de Maio de 1837 – 16 de Setembro de 1906), congressista e 25º governador de Michigan. Membro da Loja Saginaw Valley Nº 154 em Saginaw, Michigan.

Aaron V. Brown (15 de Agosto de 1795 – 8 de Março de 1859), 11º governador do Tennessee e 17º US Postmaster General. Júnior Grande Vigilante da Grande Loja do Tennessee em 1825.

Abdul Qadir Al Jaza’iri , místico sufi, erudito e líder político. Trouxe a Maçonaria para a Grande Síria. Prestou juramento em 18 de Junho de 1867, numa reunião especialmente convocada da Loja das Pirâmides, Alexandria, Egipto. Ele é considerado um dos mais famosos maçons árabes muçulmanos.

Abdul Rahman Andak (1859-1930), político da Malásia

Abel Seyler, director de teatro

Abraham Curry, fundador de Carson City, Nevada. Loja Maçónica Nº 1, Carson City.

Abraham Jarvis (5 de Maio de 1739 – 3 de Maio de 1813), bispo episcopal americano da Diocese de Connecticut e oitavo na sucessão de bispos da Igreja Episcopal. Ele era um alto clérigo e um leal à coroa durante a Revolução Americana. Iniciado na Loja St. John’s Nº 2 de Middletown, Connecticut, 17 de Dezembro de 1783. Serviu como Grande Capelão da Grande Loja de Connecticut.

Abraham Jonas (1801-1864), político americano nascido em Inglaterra.

Abraham Van Vechten (5 de Dezembro de 1762 – 6 de Janeiro de 1837), advogado americano e político federalista que actuou duas vezes como procurador-geral do estado de Nova York. Membro da Loja dos Mestres nº 2, Albany, em 1787.

Abram Fitkin, empresário e filantropo americano (1878-1933). Altair Lodge Nº 601, Brooklyn.

Adam Weishaupt, fundador dos Illuminati

Adeyemo Alakija KBE (25 de Maio de 1884 – 1952), advogado, político e empresário nigeriano Co-fundou o Daily Times da Nigéria. Membro do Star of Nigeria Chapter Nº 255, RAM 23° AASR .

Lucius Curtis, (Almirante da Frota, Sir), Grão-Mestre Provincial da Província de Hampshire de 1840 até sua morte em 1869

Adolf Frederick (14 de Julho de 1710 – 12 de Fevereiro de 1771), rei da Suécia de 1751 até à sua morte. Mestre de uma Loja de Estocolmo; recebeu o título de Protector da Maçonaria Sueca em 1762.

Adolph Knigge, autor alemão

Adolph Zukor, produtor de cinema. Centennial Lodge Nº 763, Nova York.

Adolphus Frederick Alexander Woodford, clérigo inglês conhecido pelo pioneirismo na pesquisa maçónica. Fundador da Quatuor Coronati Lodge of Research.

Adolphus Frederick IV, Duque de Mecklemburgo-Strelitz (5 de Maio de 1738 – 2 de Junho de 1794), Duque de Mecklemburgo-Strelitz. Membro da Loja em New- Brandeburg .

Adrien Lachenal, (1849 – 1918), político suíço, jurista e presidente. Lodge Fidelite et Prudence, Genebra.

Agostino Carlini, (c. 1718 – 15 de Agosto de 1790), escultor e pintor italiano, nascido em Génova, mas radicado na Inglaterra. Ele também foi um dos membros fundadores da Royal Academy em 1768. Membro da Loja das Nove Musas Nº 325 em Londres.

Agoston Haraszthy, (1812 – 1869), nobre húngaro-americano, aventureiro, viajante , escritor, construtor de cidades e enólogo pioneiro em Wisconsin e Califórnia.

Ahmad Nami, (11 de Maio de 1879 – 13 de Dezembro de 1962), nobre otomano, quinto primeiro-ministro da Síria e segundo presidente da Síria (1926-1928), e professor de história e política

Al Green, cantor, compositor, produtor musical e pastor americano Membro da Maçonaria Prince Hall.

Al Jolson, actor e cantor. St. Cecile Lodge Nº 568, Nova York.

Alain Bernheim (1931–), músico e pesquisador maçónico. Loja Les Amis Discrets n° 26, Grande Loja Alpina da Suíça.

Alan Wolstencroft (1937-2020), clérigo inglês e arquidiácono de Manchester. Worsley Lodge No 1814 (UGLE).

Albert Alonzo “Doc” Ames, (1842-1911), prefeito de Mineápolis, cuja corrupção foi exposta pelo jornalista Lincoln Steffens no artigo de 1903 “The Shame of Minneapolis”. O seu obituário no Minneapolis Morning Tribune descreveu-o como um Maçom de grau 33 e Cavaleiro Templário.

Albert Bierstadt, (7 de Janeiro de 1830 – 18 de Fevereiro de 1902), pintor germano-americano conhecido por paisagens do oeste americano Membro da Loja Holland Nº 8, Nova York.

Albert G. Brown, (31 de Maio de 1813 – 12 de Junho de 1880), 14º governador do Mississippi. Membro da Loja Gallatin Nº 25, Gallatin, Mississippi.

Albert Henry Vestal (18 de Janeiro de 1875 – 1 de Abril de 1932), congressista de Indiana. Membro da Loja Mt. Moriah Nº 77, Anderson, Indiana, recebendo diplomas em 31 de maio, 1 e 2 de Junho de 1922.

Albert J. Beveridge (6 de Outubro de 1862 – 27 de Abril de 1927), historiador americano e senador americano de Indiana. Membro da Loja Oriental Nº 500, Indianapolis.

Albert Mackey, médico americano e historiador maçónico

Albert Mallinson, (1878-1946), compositor e organista

Albert Pike, (1809-1891), juiz associado da Suprema Corte do Arkansas. Reescreveu rituais para o Rito Escocês (Jurisdição do Sul), autor de Morals and Dogma, Western Star Lodge Nº 2, Little Rock, Arkansas. Soberano Grande Comandante AASR , Jurisdição do Sul.

Albert S. Burleson, (7 de Junho de 1863 – 24 de Novembro de 1937), 45º US Postmaster General e congressista do Texas

Albert Sidney Camp, (26 de Julho de 1892 – 24 de Julho de 1954), congressista da Geórgia

Albert Sidney Johnston, (2 de Fevereiro de 1803 – 6 de Abril de 1862), serviu como general em três exércitos diferentes: o Exército da República do Texas, o Exército dos Estados Unidos e o Exército dos Estados Confederados.

Alberto Lleras Camargo, presidente da Colômbia

Albin Walter Norblad, Jr., (12 de Setembro de 1908 – 20 de Setembro de 1964), congressista de Oregon. Membro da Loja Harbour Nº 183, Astoria.

Albinus Roberts Nance, (30 de Março de 1848 – 7 de Dezembro de 1911), quarto governador de Nebrasca. Membro da Loja Osceola Nº 65, Osceola, Nebrasca.

Alecu Russo, escritor romeno, crítico literário e publicitário

Aleister Crowley, ocultista inglês, Anglo-Saxon Lodge Nº 343, Paris ( GLdF ), 1904

Aleksa Nenadović, (1749-1804), estadista sérvio, príncipe de Tamnava – Posavina

Alessandro Cagliostro, ocultista siciliano

Alexander Buckner, (8 de Março de 1785 – 6 de Junho de 1833), senador dos EUA pelo Missouri. Primeiro Grão-Mestre de Indiana.

Alexander Burnes, (16 de Maio de 1805 – 2 de Novembro de 1841), explorador e diplomata escocês.

Alexander Douglas-Hamilton, 10º Duque de Hamilton, político escocês, membro do Parlamento (1802–1806). Grão-Mestre da Escócia (1820-1822). biólogo e farmacologista escocês . Loja London Scottish Rifles Nº 2310.

Alexander Hore -Ruthven, 1º Conde de Gowrie, soldado britânico. Grão-Mestre de Nova Gales do Sul (1935-1944).

Alexandre I da Rússia, (1777–1825), Czar da Rússia de 1801 a 1825. Proibiu todas as sociedades secretas em 1801, mas rescindiu a proibição em 1803. Ele proibiu a Maçonaria na Rússia em 1822 devido a preocupações de poder político de algumas Lojas.

Alexandre I da Jugoslávia (1888–1934), último rei do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (1921–29) e primeiro rei do Reino da Iugoslávia (1929–34)

Alexander Keith, político canadense e mestre cervejeiro, ex-Grão-Mestre da Nova Escócia

Alexander Lindsay, 6º Conde de Balcarres, soldado escocês. Grão-Mestre da Escócia (1780-1782).

Alexander Mountbatten, 1º Marquês de Carisbrooke (23 de Novembro de 1886 – 23 de Fevereiro de 1960), GCB, GCVO, GCStJ membro da família principesca de Hesse e da família real britânica, neto da rainha Vitória. Membro da Loja Prince of Wales Nº 259, A Loja conectada com a família real. Serviu como mestre em 1952 e como grande mordomo da Grande Loja da Inglaterra naquele ano.

Alexander Murray, 6º Conde de Dunmore, nobre escocês. Grão-Mestre da Escócia (1835-1836).

Alexander Nasmyth, (9 de Setembro de 1758 – 10 de Abril de 1840), retrato escocês e pintor de paisagens. Membro da Canongate Kilwinning Lodge de Edimburgo.

Alexander Peacock, (1861-1933), 20º premier de Victoria. Grão-Mestre da Grande Loja Unida de Vitória.

Alexander Pope, (1668-1744), poeta satírico britânico

Alexander Pushkin, (1799-1837), poeta russo. Loja Ovídio, Kishinev, 1821.

Alexander Roberts Dunn, primeiro canadense premiado com a Victoria Cross

Alexander von Benckendorff, (4 de Julho de 1781 ou 1783 – 5 de Outubro de 1844), general de cavalaria russo e estadista. Membro da Loja dos Amigos Unidos em São Petersburgo.

Alexander William Campbell (4 de Junho de 1828 – 13 de Junho de 1893), general de brigada do Exército dos Estados Confederados durante a Guerra Civil Americana. Iniciado em Jackson, Tennessee, em Junho de 1858.

Alexandre, Príncipe de Orange, (25 de Agosto de 1851 – 21 de Junho de 1884), herdeiro do rei Guilherme III dos Países Baixos de 11 de Junho de 1879 até sua morte. Grão-Mestre da Holanda.

Alexandru G. Golescu, primeiro-ministro da Roménia (1870)

Alexandru Empréstimo Cuza , romeno Domnitor dos Principados do Danúbio , 1859-1866

Alexandru Paleologu, ensaísta romeno, crítico literário, diplomata e político

Alexandru Sturdza, publicitário russo e diplomata de origem romena

Alexandru Vaida-Voevod, três vezes primeiro-ministro da Roménia

Alf Ramsey, gerente do time de futebol vencedor da Copa do Mundo da Inglaterra, 1966. Iniciado na Loja Waltham Abbey Nº 2750, 5 de Outubro de 1953.

Alfred Cort Haddon, antropólogo britânico

Alfred G. Allen, (23 de Julho de 1867 – 9 de Dezembro de 1932), congressista de Ohio

Alfred Joseph Naquet, (6 de Outubro de 1834 – 10 de Novembro de 1916), químico e político francês. O Boletim do Congresso Maçónico Internacional, de 1917, afirma que era Maçom.

Alfred L. Bulwinkle, (21 de Abril de 1883 – 31 de Agosto de 1950), congressista da Carolina do Norte

Alfred Marks, actor e comediante britânico

Alfred Osborn Pope Nicholson, (31 de Agosto de 1808 – 23 de Março de 1876), senador dos EUA pelo Tennessee. Membro da Loja Columbia Nº 31, Columbia, Tennessee.

Alfred Robert Grindlay, (1 de Fevereiro de 1876 – 14 de Abril de 1965), inventor britânico, industrial, oficial, fundador da Grindlay Peerless e prefeito durante a Coventry Blitz

Alfred S. Alschuler, (1876 – 11 de Junho de 1940), prolífico arquitecto de Chicago

Alfred Short, político britânico e sindicalista

Alfred von Tirpitz, almirante da Marinha Imperial Alemã. Zum Aufrichtigen Herzen em Frankfurt-Oder.

Allen Bristol Aylesworth, (1854-1952), político canadense. Membro da Loja Ionic Nº 25 em Toronto.

Allen Daniel Candler, (4 de Novembro de 1834 – 26 de Outubro de 1910), congressista e 58º governador da Geórgia. Membro da Loja Gainesville Nº 219, Gainesville, Geórgia.

Ally McCoist, jogador de futebol escocês

Alphonse Mucha, pintor e artista. Fundador da Maçonaria Checa restaurada.

Alphonso Taft, procurador-geral dos EUA e secretário de Guerra. Kilwinning Lodge Nº 356, Ohio.

Alva Adams, (14 de Maio de 1850 – 1 de Novembro de 1922), três vezes governador do Colorado. Membro do Supremo Conselho do Rito Escocês (Jurisdição Sul).

Alva B. Adams, (29 de Outubro de 1875 – 1 de Dezembro de 1941), senador dos EUA pelo Colorado

Alva J. Brasted, (5 de Julho de 1876 – 27 de Maio de 1965), quarto chefe dos capelães do Exército dos Estados Unidos. Membro da Loja Sojourners Nº 51, Washington, DC.

Alvanley Johnston, (12 de Maio de 1875 – 17 de Setembro de 1951), canadense / americano que foi Grande Engenheiro-Chefe da Irmandade de Engenheiros de Locomotivas de 1925 a 1950

Alvin Morell Bentley, (30 de Agosto de 1918 – 10 de Abril de 1969), congressista de Michigan. Uma das vítimas do tiroteio no Capitólio dos EUA em 1954. Membro da Loja Owosso Nº 81, Owosso, Michigan.

Hampaté de Amadou Bâ, (Janeiro ou Fevereiro de 1901 – 15 de Maio de 1991), escritor e etnólogo do Mali

Amos Nourse, (17 de Dezembro de 1794 – 7 de Abril de 1877), médico e senador dos EUA do Maine. Vice-grão-mestre da Grande Loja do Maine em 1832.

Anastasio Bustamante, (27 de Julho de 1780 – 6 de Fevereiro de 1853), três vezes presidente do México.

André Citroën, engenheiro francês e fabricante de automóveis, Lodge La Philosophie, Paris.

Andrés Bonifacio, (1863-1897), líder durante a Revolução Filipina da Espanha. Taliba Lodge Nº 165 sob Gran Oriente Español (Grande Loja Espanhola).

Andrew Adams, (7 de Janeiro de 1736 – 26 de Novembro de 1797), delegado de Connecticut ao Congresso Continental e depois Chefe de Justiça da Suprema Corte de Connecticut. Membro da Loja St. Paul’s Nº 11, Litchfield, Connecticut.

Andrew Bell, (1726–1809), impressor escocês, fundador da Encyclopædia Britannica

Andrew H. Burke, (15 de Maio de 1850 – 17 de Novembro de 1918), segundo governador da Dakota do Norte. 33° Rito Escocês (Jurisdição Sul).

Andrew Jackson, presidente dos Estados Unidos. Loja Harmony Nº 1, Tennessee.

Andrew Johnson, presidente dos Estados Unidos. Greenville Lodge Nº 119, Tennessee.

Andrew Michael Ramsay, (1686-1743), comumente conhecido como “Chevalier Ramsay”. Par jacobita, autor do Discurso pronunciado na recepção dos maçons, que primeiro propôs a ideia de que a Maçonaria descende de cavaleiros cruzados.

Andrew Taylor Still, MD DO (1828-1917), fundador da medicina osteopática. Palmyra Lodge Nº 23, Baldwin City, Kansas.

Andrieus A. Jones (16 de Maio de 1862 – 20 de Dezembro de 1927), senador dos EUA do Novo México. Membro da Loja Chapman Nº 2, Las Vegas, Novo México, recebendo diplomas em 21 de Setembro de 1892, 19 de Janeiro de 1893 e 16 de Fevereiro de 1893. Vigilante dessa loja em 1894 e Grande Regente da Grande Loja do Novo México em 1894.

Angelo Soliman, escravo trazido para a Europa que se tornou o primeiro maçom negro nascido na África. True Harmony Lodge em 1783.

Ansel Briggs, (3 de Fevereiro de 1806 – 5 de Maio de 1881), primeiro governador de Iowa. Membro do Nebraska Lodge Nº 1, Bellevue, Nebraska.

Anson Burlingame, (14 de Novembro de 1820 – 23 de Fevereiro de 1870), advogado, legislador e diplomata americano Membro da Loja Amicable, Cambridge, Massachusetts.

Anson Jones, congressista, médico, último presidente da República do Texas. Harmony Lodge nº 52, Filadélfia. Primeiro Grão-Mestre do Texas.

Anthony Ashley-Cooper, 7º Conde de Shaftesbury (28 de Abril de 1801 – 1 de Outubro de 1885), filantropo inglês e reformador social. Membro da Loja Apollo University.

Anthony Trollope, romancista inglês

Antonio Blitz, (21 de Junho de 1810 – 28 de Janeiro de 1877), mágico que trabalhou principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Membro honorário da Loja Montgomery Nº 19 da Filadélfia.

Antonio De Curtis, também conhecido como Totó, actor italiano Venerável Mestre da Loja Fulgor Artis, Roma.

Antonio Gasparinetti, poeta italiano e oficial militar. Membro da Loja Grande Oriente da Itália.

Antonio González de Balcarce (24 de Junho de 1774 – 15 de Agosto de 1819), comandante militar argentino no início do Século XIX.

Antonio Guzmán Blanco, (28 de Fevereiro de 1829 – 28 de Julho de 1899), três vezes presidente da Venezuela

Antonio López de Santa Anna, General e Presidente mexicano. Terá sido expulso da Maçonaria.

Antonio Nariño, líder da independência colombiana e herói nacional

Apathy, (1979-), Nome artístico do rapper underground, nascido Chad Bromley. Wooster Lodge Nº 10, Colchester, Connecticut.

Apolinário Mabini, primeiro primeiro-ministro das Filipinas, 1899. Setembro de 1892 Loja Balagtas nº 149 sob o Grand Oriente espanhol .

Archibald Bulloch, (1 de Janeiro de 1730 – 22 de Fevereiro de 1777), terceiro governador da Geórgia. Membro da Loja Solomons Nº 1, Savannah.

Archibald Campbell, 4º Barão Blythswood (25 de Abril de 1870 – 14 de Novembro de 1929), par britânico. Grão-Mestre da Grande Loja da Escócia de 1926 a 1929.

Archibald Hamilton Rowan, membro da Sociedade dos Irlandeses Unidos

Archibald Kennedy, 4º Marquês de Ailsa DL, JP, FSRGS (22 de Maio de 1872 – 27 de Fevereiro de 1943), denominado Conde de Cassilis até 1938, foi um par, advogado e soldado escocês. Chefe do Grande Capítulo da Escócia por 30 anos. Iniciado na Loja  Holyrood House Nº 44, Edimburgo, 17 de Novembro de 1896.

Archibald Yell, (9 de Agosto de 1797 – 22 de Fevereiro de 1847), congressista e segundo governador do Arkansas. Primeiro Venerável Mestre da Loja Shelbyville Nº 49, Shelbyville, Tennessee, em 1824. Eleito Grão-Mestre da Grande Loja do Tennessee em 1831. Fundou o que hoje é a Loja Washington Nº 1, em Fayetteville, Arkansas.

Archie Bleyer, (12 de Junho de 1909 – 20 de Março de 1989), arranjador de música americano, líder de banda e executivo de gravadora. Membro da Loja St. Cecile Nº 568, Nova York.

Aretas Akers-Douglas, 1º Visconde Chilston (21 de Outubro de 1851 – 15 de Janeiro de 1926), político britânico e secretário do Interior. Membro da Loja Apollo University.

Aristide Briand, primeiro-ministro de França. Iniciado na Loja Le Trait d’Union em Julho de 1887. Declarado “indigno” por Le Trait d’Union em 6 de Setembro de 1889. Entrou na Loja Le Chavalier du Travail, em Paris em 1895.

Arleigh Burke, almirante dos EUA; Arquitecto do Templo Supremo ( honrado em 1997)

Armando Villegas, pintor colombiano

Arnaud Berquin, (Setembro de 1747 – 21 de Dezembro de 1791), autor infantil francês

Arnold Jacob “Red” Auerbach, (20 de Setembro de 1917 – 28 de Outubro de 2006), treinador de basquetebol americano

Arnold Naudain, (6 de Janeiro de 1790 – 4 de Janeiro de 1872), senador dos EUA de Delaware. Membro da Loja Union Nº 7, Dover, servindo como Venerável Mestre em 1817. Listado como Venerável Mestre da Loja of Union Nº 5 em Middletown, Delaware, em 1823. Grão-Mestre da Grande Loja de Delaware em 1826.

Arnold Palmer, jogador de golfe profissional. Loyalhanna Lodge Nº 275, Latrobe, Pennsylvania.

Arnold Ridley, actor e dramaturgo inglês. Savage Club Lodge No 2190, Londres.

Arnoldo Foà, actor italiano Lodge Alto Adige, Roma.

Art Potter, administrador canadense de hóquei no gelo; membro da Loja West Edmonton Número 101

Arthur Annesley, 1º Conde de Mountnorris (7 de Agosto de 1744 – 4 de Julho de 1816), par irlandês

Arthur Capper, (14 de Julho de 1865 – 19 de Dezembro de 1951), senador dos EUA e 20º governador do Kansas. Membro da Loja Orient Nº 51 de Topeka.

Arthur Conan Doyle, médico britânico e autor, criador de Sherlock Holmes

Arthur H. Vandenberg, (22 de Março de 1884 – 18 de Abril de 1951), senador dos EUA de Michigan. Iniciado em 8 de Maio de 1907 na Loja Grand River Nº 34, Grand Rapids.

Arthur J. Carruth Jr., (26 de Julho de 1887 – 29 de Setembro de 1962), jornalista e líder cívico no Kansas por mais de cinco décadas

Arthur James, (14 de Julho de 1883 – 27 de Abril de 1973), 31º governador da Pensilvânia. Membro da Loja Plymouth Nº 332, Plymouth, Pensilvânia.

Arthur K. Atkinson, (19 de Outubro de 1891–?), presidente da Wabash Railroad em meados do século XX. Membro da Loja University City Nº 649, Missouri.

Arthur P. Bagby, (1794 – 21 de Setembro de 1858), décimo governador do Alabama. Serviu como grande orador da Grande Loja do Alabama.

Arthur Porritt, Governador-Geral da Nova Zelândia; Grão-Mestre

Arthur Somers-Cocks, 6º Barão Somers (20 de Março de 1887 – 14 de Julho de 1944), 16º governador de Victoria. Chefe Escoteiro do Império Britânico e Grão-Mestre da Grande Loja Unida de Victoria.

Arthur Sullivan, compositor, de Gilbert e Sullivan. Grande Organista da UGLE em 1887.

Artur Santos, político português, autarca de Ourém durante as aparições de Fátima

Asa S. Bushnell, (16 de Setembro de 1834 – 15 de Janeiro de 1904), 40º governador de Ohio. Serviu como comandante de companhia na 152ª infantaria voluntária de Ohio na Guerra Civil Americana. Feito “Maçom à vista”.

Audie Murphy, o soldado dos Estados Unidos mais condecorado da Segunda Guerra Mundial. North Hollywood Lodge Nº 542, Califórnia.

Augusto César Sandino, revolucionário centro-americano e fundador dos sandinistas nicaraguenses

Augustus Bampfylde, 2º Barão Poltimore (12 de Abril de 1837 – 3 de Maio de 1908), político britânico, membro da Loja Apollo University.

Augustus Harris, actor, empresário e dramaturgo britânico. Savage Club Lodge No 2190, Londres (UGLE).

Augustus Le Plongeon, arqueólogo francês, primeiro a pesquisar e escavar em Chichen Itza.

Augustus O. Bourn, (1 de Outubro de 1834 – 28 de Janeiro de 1925), político americano e o 36º governador de Rhode Island. Iniciado em 18 de Maio de 1860 na Loja What Cheer Nº 21, Providence.

Augustus Octavius Bacon, (20 de Outubro de 1839 – 14 de Fevereiro de 1914), senador dos EUA da Geórgia

Augustus Smith, (1804–1872), membro do Parlamento britânico (1857–1865). Grão-Mestre Provincial da Província da Cornualha (UGLE) (1863-1872).

Augustus W. Bennet, (7 de Outubro de 1897 – 5 de Junho de 1983), congressista de Nova York. Membro da Loja Hudson River Nº 607, Newburgh, Nova York, servindo como Venerável Mestre em 1930.

Authur “Dazzy” Vance, (4 de Março de 1891 – 16 de Fevereiro de 1961), membro do Hall da Fama do Beisebol. Iniciado em 23 de Março de 1926 na Loja Clearwater Nº 127, Clearwater, Flórida.

Avery Brundage, (28 de Setembro de 1887 – 8 de Maio de 1975), quinto presidente do Comité Olímpico Internacional. Membro da Loja North Shore Nº 937, Chicago. Rito Escocês e Shriner.

Organizado por António Jorge, M∴ M∴

Fonte: https://www.freemason.pt/dicionario-de-maconaria-letra-a/

Brasil Maçom
Brasil Maçom
Artigos: 100

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Brasil Maçom

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading