Equinócio

Os equinócios ocorrem quando o sol cruza o plano do equador celeste, incidindo com a mesma intensidade sobre o hemisfério norte e sul e fazendo com que os dias e as noites tenham exatamente a mesma duração. Os equinócios acontecem duas vezes por ano, nas ‘meias-estações’ (primavera e outono). Alguns países, como México e Portugal, tradicionalmente comemoravam esse acontecimento. O termo equinócio tem origem no latim aequinoctium, que quer dizer ‘noite igual’ (aequale = igual + nocte = noite).

>>Definição do iDicionário Aulete:

(e.qui.nó.ci:o)

sm.

1. Astron. Cada um dos dois momentos, em dois pontos da órbita da Terra, nos quais o Sol passa pelo equador celeste ao descrever a eclíptica, tornando, por isso, os dias iguais às noites, na Terra inteira

2. Astron. Cada uma das duas interseções (que se dão nesses momentos) da eclíptica com o equador celeste: são o equinócio da primavera (20-21 de março no hemisfério norte, 22-23 de setembro no hemisfério sul) e o equinócio de outono (com as datas inversas) [O equinócio da primavera é a 20 ou 21 de março e o do outono a 22 ou 23 de setembro.]

3. p.ext. Cada um dos temporais comuns em algumas regiões terrestres nas épocas dos equinócios (1, 2)

[F.: Do lat. aequinoctium.]

Equinócio da primavera
1 Astr. Momento em que, devido à posição da Terra em sua órbita e à inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano da órbita, marca-se a passagem da posição relativa do Sol do hemisfério sul para o hemisfério norte. Então tem início o outono do hemisfério sul e a primavera do hemisferio norte.

Equinócio do outono
1 Astr. Momento em que a a posição relativa do Sol passa do hemisfério norte para o hemisfério sul (ver Equinócio da primavera). Então tem início o outono do hemisfério norte e a primavera do hemisfério sul.

___
Fonte: www.aulete.com.br
Siga o Aulete no Twitter: www.twitter.com/aulete

Fonte:  www.aulete.com.br

Brasil Maçom
Brasil Maçom
Artigos: 100

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Brasil Maçom

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading