Seja um colaborador do Brasil Maçom

ORDEM DEMOLAY

A Ordem DeMolay é a maior e mais importante organização fraternal juvenil do mundo, de fins filosóficos e filantrópicos, na qual só podem ingressar jovens com idade de 13 à 21 anos. Procurando trabalhar a formação do caráter dos jovens nos mais diversos aspectos, prepara-os para serem melhores homens, cidadãos e líderes no futuro. Ensina a esses jovens a importância de uma vida com retidão, baseada em valores e ideais que devem ser cultivados, desenvolvendo o conjunto de fatores que formam a personalidade de todos os homens de bem que lutam pela emancipação pacífica e progressista da humanidade.

Criada em 18 de Março de 1919, em Kansas City, Missouri, por Frank Sherman Land, que como Maçom ativo, obteve o apoio da instituição. Desde então os Capítulos são patrocinados por Lojas Maçônicas.

Tem com patrono Jacques DeMolay, mártir de lealdade e tolerância o qual foi um expedicionário das cruzadas, no século XIV. Foi queimado no fogueira da Inquisição por se negar a trair seus irmãos e seguidores. Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição da importância da honestidade, da lealdade e do amor fraterno.

Assim, a Ordem DeMolay possui em seu fundamento sete princípios,que são:

1-Amor filial,

2-Reverência pelas Coisas Sagradas,

3-Cortesia;

4-Companheirismo,

5-Fidelidade,

6-Pureza e

7-Patriotismo.

Discutir problemas comuns à juventude, expressar-se e demonstrar suas opiniões é o primeiro passo. A Ordem DeMolay transforma bons jovens em excelentes jovens e procura torná-los verdadeiros líderes, dando-lhes os ensinamentos e leis diárias para dirigir os rumos de suas vidas e até da sua nação. Este treinamento baseia-se principalmente no verdadeiro coração da Ordem DeMolay – seu Ritual – meio por onde o jovem elimina qualquer sentimento de inutilidade, dando-lhe a certeza de ser alguém.

Através de projetos filantrópicos, o DeMolay exercita sua preocupação com projetos sociais e com a sociedade, recebendo um senso de satisfação por estar contribuindo para melhorar a qualidade de vida das comunidade, tornando o mundo um lugar melhor para todos.

Sem pretensão de tomar o lugar do lar, da igreja ou da escola, a Ordem exerce um papel coadjuvante, mas importante, com um programa de ensinamentos que visa uma boa cidadania a seus membros.

São condições indispensáveis ao ingresso em um Capítulo DeMolay:

1.Ter de 13 a 21 anos incompletos;

2. Professar a crença em Deus e reverenciar Seu Santo Nome;

3. Afirmar lealdade a seu País e respeito à Bandeira Nacional;

4. Aderir à prática de moral pessoal;

5. Fazer votos de seguir os elevados ideais típicos das Sete Virtudes Cardeais da Coroa da Juventude;

6. Aprovar a filosofia da Irmandade Universal e a nobreza de caráter e exemplificada pela vida e morte de Jacques DeMolay;

7. Estar ciente que o ingresso na Ordem DeMolay não lhe garantirá no futuro a iniciação em um Corpo Maçônico.

Um DeMolay serve a Deus; respeita todas as mulheres; é honesto; ama e honra os pais; é leal aos ideais e aos amigos; cumpre sua palavra; é educado; é puro e leal; é patriota na paz e na guerra; cumpre as leis; por preceito e exemplo deve preservar a boa conduta a que livremente se comprometeu.

Ordem DeMolay no Brasil e no Mundo

Criada em 1919, em menos de um ano o Capítulo Máter da Ordem já possuía 3.000 membros. Em 1923, apenas quatro anos após a sua fundação , o número de iniciados na organização já passava de 65 mil. Em 1934, o Presidente Frankilim D. Rooservelt foi nomeado 1º Grande Mestre de Honra da Ordem DeMolay Internacional.

A Ordem DeMolay foi considerada pela Organização das Nações Unidas – ONU – como organização não-governamental de importância fundamental, pois trabalha alicerçada na máxima de que educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de castigar o adulto.

Destaques

Diversos Seniores DeMolay, como John Wayne, Walt Disney, Bob Mathias, Elmer Lower, Alvin Dark e Bill Clinton, entre outros, tornaram-se homens de destaque no mundo.E quanto mais isto se intensifica, todos os países ficam mais próximos uns dos outros, ligando-se através dos jovens DeMolays. Assim, mais importantes se tornam as atividades e os esforços para alcançar a verdadeira compreensão mútua dos valores culturais e sociais de cada nação, independentemente de origem, raça, cor, nacionalidade, religião e língua. Através da juventude DeMolay, o mundo se torna um só.

No Brasil

Foi trazida para o Brasil, em 1.980, pelo Maçom Alberto Mansur, que fundou o Capitulo Rio de Janeiro, em 16 de Agosto de 1980, e teve como primeiro Mestre Conselheiro o Irmão Jorge Mansur. Em 12 de Abril de 1985, é fundado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, dando soberania à Ordem no país. Com cerca de 250 capitulos e 20 mil jovens iniciados com 19.000 DeMolays ativos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido.