Dicionário de Maçonaria – Letra G

G – Letra que se vê nos Templos, gravada no centro da Estrela Flamejante, também é a inicial da palavra GeometriaHá quem a interprete como a abreviatura da palavra “Deus” (God em Inglês).

G∴ A∴ D∴ U – Grande Arquitecto do Universo; o correcto Seria Gr∴ A∴ do U∴ , ou Gr∴ Arq∴ do Un∴. Antigos impressos maçónicos registram Gr∴ Arch∴ do Un∴ (na ortografia antiga, e de maneira absolutamente correcta; mais modernamente é que surgiu a forma incorrecta).

G∴ d∴ L – Guarda da Lei

G∴ d∴ T – Guarda do Templo

Galo – Aparece no Ritual do Grau 1 nas “Câmaras de Reflexão” como símbolo da vigilância e perseverança. Na Bíblia é citado pelo seu canto, quando “Pedro negou Cristo por três vezes”.

Gl – Glória

Gládio – (Em linguagem de Banquete) – Faca.

Globo – Símbolo Maçónico da regularidade e sabedoria representa também a extensão da Ordem, que é universal.

Gomel – Um dos deuses, gravados sobre as doze pedras do “sumo sacerdote hebraico”, e serve também de palavra sagrada de muitos Graus Maçónicos.

Goteira – Assim é chamado um profano, que está presente entre os Irmãos.

Gr – Grande, ou Grão

Gr∴ M – Grão Mestre

Grande Alexandre da Confiança (ou Príncipe da Luz) – 42º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis

Grande Arquitecto do Universo – É o termo com que os Maçons designam o nome de Deus Único. Poder Supremo.

Grande Cavaleiro Escocês de Santo André de Escócia (ou Patriarca das Cruzadas) – Título do Grau 29 do REAA.

Grande Comendador do Templo – Título do Grau 27 do REAA.

Grande Inquisidor (ou Cavaleiro Kadosh ou Cavaleiro da Águia Branca e Preta) – Título do Grau 30 do REAA.

Grande Juiz Comendador (ou Inspector Inquisidor Comendador) – Título do Grau 31 do REAA.

Grande Loja – Três ou mais Lojas praticando um mesmo Rito podem constituir uma Grande Loja.

Grande Oriente – Três ou mais Lojas praticando Ritos diferentes, podem constituir um Grande Oriente.

Grande Pontífice ou Sublime Escocês – Título do Grau 19 do REAA.

Grande Secretário – Assim é designado o Secretário de um Alto Corpo Maçónico, servindo o termo “Grande”, para indicar que o Cargo é exercido numa “Câmara Superior”.

Grão Arquitecto da Cidade Misteriosa (ou Grão Consagrador) – 66º Grau da Terceira Série – Sublime Conselho, Templo Místico do Rito Antigo e Primitivo de Memphis

Grão Cavaleiro do Templo – 35º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis

Grão Eleito da Sagrada Cortina – 88º Grau da Terceira Série – Sublime Conselho, Templo Místico do Rito Antigo e Primitivo de Memphis

Grão Eleito do Templo de Midgard – 82º Grau da Terceira Série – Sublime Conselho, Templo Místico do Rito Antigo e Primitivo de Memphis

Grão Eleito dos Aeons –  39º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis

Grão Inspector Inquisidor Comendador – 31º Grau da Segunda Série – Senado dos Filósofos Herméticos do Rito Antigo e Primitivo de Memphis

Grão Pontífice da Thebiad – 78º Grau da Terceira Série – Sublime Conselho, Templo Místico do Rito Antigo e Primitivo de Memphis

Grão-Mestrado – Cargo exercido por um Grão-Mestre; equipa de trabalho de um Grão-Mestre.

Grão-Mestre – Título da maior autoridade que preside a um “Grande Oriente” ou a uma “Grande Loja”, assim também é chamado o presidente de algumas Oficinas Filosóficas.

Grão-Mestre Arquitecto – Título do Grau  12 do REAA

Graus – Estágio de aprendizagem dos Maçons, que variam de número conforme os Ritos. O Rito Escocês com 33 Graus, o Rito Moderno com 7 Graus, o Rito Adonhiramita com 13 Graus; O Rito Antigo e Primitivo de Memphis com 95 Graus. Porém todos eles possuem os três primeiros “Graus Simbólicos”: Aprendizes, Companheiros e Mestres.

Graus Capitulares – São os Graus concedidos pelos “Capítulos”, que no REAA são os dos Graus 15 aos 18, podendo ser estendidos dos Graus 4 ao 14; caso no local não haja uma “Loja de Perfeição”.

Gravar – Escrever.

Guarda do Templo – Irmão encarregado da segurança interna de uma Loja.

Guarda dos Selos – Oficial de um “Supremo Conselho”, que tem sob a sua responsabilidade os selos, ou timbres que os apõem em documentos oficiais.

Guardião do Bem Público – 31º Grau Filosófico do Rito Brasileiro

Guardião do Civismo – 32º Grau Filosófico do Rito Brasileiro

Guardião do Nobre Incomunicável (ou Grão Eulogista) – 67º Grau da Terceira Série – Sublime Conselho, Templo Místico do Rito Antigo e Primitivo de Memphis

Guardião do Santuário (ou Grão Instalador) – 65º Grau da Terceira Série – Sublime Conselho, Templo Místico do Rito Antigo e Primitivo de Memphis

Organizado por António Jorge, M∴ M∴

Maçons Notáveis

Gabriel González Videla, (22 de Novembro de 1898 – 22 de Agosto de 1980), 26º presidente do Chile. Membro da Loja Luz Esperanza nº 11 em La Serena.

Gabriele D’Annunzio – Poeta, novelista, jornalista e herói militar da cidade de Pescara. “Primo Vere”foi seu primeiro trabalho, com apenas 16 anos. Um dos mais significativos e perfeitos: “Il Piacere”. Foi um dos intérpretes mais perfeitos da corrente do pensamento e literatura europeia.

Galicano Apacible, (1864–1949), político filipino

Gaspar Eduardo da Costa Guimarães, (Portugal, c. 1850) foi um jornalista, político e literato luso-brasileiro. Nasceu em Portugal, onde se envolveu na política. Participando do movimento republicano, foi obrigado a exilar-se. Fixou-se em Porto Alegre, onde trabalhou como livreiro, jornalista e contabilista. Foi redactor do jornal A Federação, órgão do Partido Republicano Rio-Grandense e um dos principais periódicos do estado. Em 1885 estava entre os fundadores do Clube Bento Gonçalves, de orientação republicana, do qual foi tesoureiro.

Gaspar Monge / Conte de Pèluse – Matemático da cidade de Beaune-Bourgogne. Pioneiro no desenvolvimento da Geometria Analítica. Fundador da Escola Politécnica (Universidade). Ajudou a estabelecer o sistema métrico.

Gaspar Silveira Martins – Advogado e político da cidade de Cerro Largo – República Oriental do Uruguai, divisa com o estado do Rio Grande do Sul. Foi deputado, conselheiro do Império, senador, ministro da Fazenda, governador do Rio Grande do Sul e um dos grandes oradores de nossa história.

Gaston Defferre – Estadista da cidade de Marsillargues. Foi líder do Partido Socialista e Prefeito da cidade de Marseille, em três mandatos (1944-1945 / 1953 e 1986).

Gaston Doumergue – Político da cidade de Aigues-Vives. Foi o 12º Presidente da Terceira República (1924-1931).

Gaston Monnerville – Advogado e político de Cayenne. Foi presidente do Senado e do Conselho da República.

Gebhard Leberecht von Blücher, (16 de Dezembro de 1742 – 12 de Setembro de 1819), Graf (conde), mais tarde elevado a Fürst (príncipe) von Wahlstatt, foi um Generalfeldmarschall prussiano (marechal de campo) que liderou seu exército contra Napoleão I na Batalha das Nações em Leipzig em 1813 e na Batalha de Waterloo em 1815 com o Duque de Wellington. Sua loja original não é conhecida, mas ele era um visitante constante na Loja “Pax Inimicamalis” em Emmeriah em 1800-1801, e em 1814 na Loja “Arquimedes” em Altenburg.

Gene Autry, (1907-1998), estrela de cinema e televisão. Membro da Loja Catoosa nº 185, Oklahoma.

Geoffrey Fisher, 99º Arcebispo de Canterbury e chefe da Comunhão Anglicana mundial.

Geoffrey Francis Fisher – Arcebispo da cidade de Higham on the Hill – Warwickshire. Foi arcebispo de Canterbury (1945-1961). Celebrou a cerimónia de coroação da rainha Elizabeth II.

Geoffrey Taylour, 4º Marquês de Headfort, político britânico e oficial do exército. Membro da Loja de Assistência nº 2773, Londres (UGLE).

Georg Philipp Teleman – Compositor clássico da cidade de Magdeburg. O seu estilo é definido entre o barroco e o clássico. O seu grande talento consiste em combinar o barroco convencional com a graça da melodia italiana e a orquestração francesa.

Georg von Kloss – Escritor e historiador da cidade de Frankfurt. É considerado o Pai da crítica histórica da Maçonaria Mundial. É o maior historiador maçónico alemão. Foi Grão-Mestre da Grande Loja de Frankfurt.

George Alfred Carlson, (23 de Outubro de 1876 – 6 de Dezembro de 1926), 20º governador do Colorado.

George Annesley, 2º Conde de Mountnorris (4 de Dezembro de 1770 – 23 de Julho de 1844), par irlandês.

George Bergstrom, (12 de Março de 1876 – 1955), arquitecto americano de herança norueguesa conhecido por seu trabalho de design no Pentágono.

George Bishop, (21 de Agosto de 1785 – 14 de Junho de 1861), astrónomo inglês.

George Bliss Nelson, (1876 – 26 de Abril de 1905), juiz da Suprema Corte de Wisconsin. Iniciado na Loja Waupaca nº 123, Waupaca, Wisconsin. Filiado na Loja Evergreen nº 93, Stevens Point, Wisconsin, 21 de Março de 1905.

George Boscawen, 2º Conde de Falmouth (8 de Julho de 1811 – 29 de Agosto de 1852), par britânico e membro da Loja Apollo University.

George Burnham, (28 de Dezembro de 1868, 28 de Junho de 1939), congressista de San Diego.

George Burrington, (1682 – 22 de Fevereiro de 1759), governador da Província da Carolina do Norte de Janeiro de 1724 a Abril de 1725, e novamente de Fevereiro de 1731 a 1734. Membro da loja “King’s Arms on New Bond Street” em Londres; o seu nome também aparece na lista de membros da loja “Bear and Harrow in Butcher Roe”, Londres, em 1730.

George Byng, 6º Visconde de Torrington (1768–1831), oficial da Marinha Real.

George C. Butte, (9 de Maio de 1877 – 18 de Janeiro de 1940), jurista, educador e político do Texas.

George C. Jenks, (3 de Abril de 1850 – 13 de Setembro de 1929), romancista americano nascido na Inglaterra. Membro da Loja Betel nº 733, Nova York.

George C. Marshall, Chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA (1939-1945), Secretário de Estado (1947-1949) e Secretário de Defesa (1950-1951). Membro da Grande Loja do Distrito de Columbia.

George C. Yount, (1794 – 1865), pioneiro da Califórnia que foi o primeiro colono permanente do norte da Europa no Vale de Napa. Yountville, Califórnia, tem o seu nomee. Feito maçom na Loja Benicia nº 5 em 1850; auxiliou na organização da Loja Yount nº 12 de Napa; em 1855 organizou a Loja Caymus nº 93 em Yountville, foi o primeiro 2º Vigilante da loja, ocupando algum cargo a cada ano até à sua morte; foi Venerável Mestre em 1859.

George Canning, (11 de Abril de 1770 – 8 de Agosto de 1827), primeiro-ministro do Reino Unido de 10 de Abril de 1827 até à sua morte. Membro da Loja Royal Somerset House e Inverness nº 4.

George Canning – Advogado e político da cidade de Londres. Foi 1º Ministro do governo da Inglaterra, em 1827.

George Dickel, (1818-1894), empresário americano nascido na Alemanha

George Douglas, 16º Conde de Morton, político escocês, Lord High Commissioner (1819–1824). Grão-Mestre da Escócia (1790–1792).

George Drummond, político escocês, Lord Provost de Edimburgo. Grão-Mestre da Escócia (1752–1753).

George Dudley, administrador e advogado canadense de hóquei no gelo. Membro da Loja Caledoniana nº 249.

George E. Bushnell, (1887 – 1965), membro da Suprema Corte de Michigan de 1934 a 1955. Iniciado na Loja Taylor nº 23 em Salem, Virginia, em 1909 e serviu como Venerável Mestre da Loja Sojourners nº 483 de Detroit em 1925. Recebeu o Grau 33° em 1924. Bushnell era membro do Comité Europeu da Associação de Serviço Maçónico enviado ao exterior em 1945 para investigar o estado da Arte na Europa após a guerra.

George Edward Akerson, (1889–1937), jornalista americano e o primeiro secretário de imprensa oficial da Casa Branca. Recebeu o Grau 32° em Minneapolis em 27 de Fevereiro de 1929.

George F. Alexander, (10 de Abril de 1882 – 16 de Maio de 1948), juiz do tribunal territorial dos Estados Unidos para o Território do Alasca de 1933 a 1947. Presidente do Juneau Shrine Club 1934–39.

George Frederick Kingston, Arcebispo da Nova Escócia e Primaz da Igreja Anglicana do Canadá. Membro da Loja Jónica nº 25 (Ontário).

George Gibbs, 1º Barão Wraxall, político conservador britânico.

George Gordon, 5º Duque de Gordon, político escocês, membro do Parlamento (1806-1807). Guardião do Grande Selo (1820–1830), Grão-Mestre da Escócia (1792–1794).

George Gordon, 9º Marquês de Huntly KT (28 de Junho de 1761 – 17 de Junho de 1853), denominado Lord Strathavon até 1795 e conhecido como Conde de Aboyne de 1795 a 1836. Grão-Mestre da Escócia de 1802 a 1803.

George Graham Vest, (6 de Dezembro de 1830 – 9 de Agosto de 1904), senador dos EUA pelo Missouri. Mais conhecido por seus argumentos finais do “melhor amigo do homem” do julgamento em que foram solicitadas indemnizações pelo assassinato de um cachorro chamado Old Drum em 18 de Outubro de 1869.

George Grosssmith Jr., (1874–1935), actor de teatro musical.

George H. Burnett, (9 de Maio de 1853 – 10 de Setembro de 1927), 21º Chefe de Justiça da Suprema Corte de Oregon.

George Hay, 8º Marquês de Tweeddale, marechal de campo britânico. Grão-Mestre Interino da Escócia (1818–1820).

George Henry Gordon, general da União na Guerra Civil Americana. Bunker Hill Lodge, Massachusetts.

George Howard Earle III (1890-1974), 38º governador da Pensilvânia e diplomata.

George Jones, (25 de Fevereiro de 1766 – 13 de Novembro de 1838), senador dos EUA pela Geórgia. Participou da Guerra Revolucionária Americana e da Guerra de 1812. Membro da Loja nº 1 de Salomão, Savannah, Geórgia.

George Kennion, (1845–1922), bispo anglicano britânico e australiano.

George Kilbon Nash, (14 de Agosto de 1842 – 28 de Outubro de 1904), 41º governador de Ohio. Membro da Loja  Columbus nº 3, Columbus, Ohio.

George L. Berry, (12 de Setembro de 1882 – 4 de Dezembro de 1948), senador dos Estados Unidos pelo Tennessee de 1937 a 1938. Um dos fundadores da Legião Americana.

George Lafayette Beal, (21 de Maio de 1825 – 11 de Dezembro de 1896), político americano do Maine que serviu nas forças federais durante a Guerra Civil Americana. Membro da Loja Oxford nº 18, Noruega, Maine.

George M. Bibb, (30 de Outubro de 1776 – 14 de Abril de 1859), 17º Secretário do Tesouro dos EUA e membro por dois mandatos do Senado dos EUA. Foi o primeiro Venerável Mestre da Loja Russellville nº 17, Russellville, Kentucky, e foi mestre da Loja Hiram nº 4, Frankfort, Kentucky. Ele também foi mestre da Loja Lexington nº 1 em Lexington, e serviu como secretário em 1804. Em 1804, foi Grão-Mestre do Kentucky.

George M. Cohan, estrela da Broadway, iniciado na Loja Pacific nº 233, Nova York.

George Mackenzie, 3º Conde de Cromartie, político jacobita. 2º Grão-Mestre da Escócia (1738–1739).

George Michael Cohan – Artista teatral da cidade de Providence – Rhode Island. Tornou-se um grande astro da Broadway. Escreveu e interpretou “Over There”, em 1917 e “Give my regards to Broadway”. A sua vida virou filme: “Yankee Doodle Dandy”, em 1942.

George Middleton, Terceiro Venerável Mestre da Loja Africana nº 459 (Prince Hall).

George Mifflin Dallas – Repórter, advogado e político da cidade de Philadelphia – Pensilvânia. Foi vice-presidente da república. Deve-se a ele, as negociações para a anexação do Estado do Texas. A cidade de Dallas tem o seu nome, em sua homenagem.

George Monckton-Arundell, governador-geral da Nova Zelândia; Grão-Mestre

George Murray, 6º Duque de Atholl (20 de Setembro de 1814 – 16 de Janeiro de 1864), par escocês. Serviu como 66º Grão-Mestre Maçom da Escócia 1843-1863. Grão-Mestre da Inglaterra de 1843 até à sua morte em Janeiro de 1864.

George Pickett, general do Exército dos Estados Confederados.

George Pullman – Industrial e inventor da cidade de Brocton – New York. Ele é o inventor do wagon-cama, nas viagens ferroviárias.

George R. Reeves, presidente da Câmara do Texas, coronel confederado. Membro da Loja Maçónica George R. Reeves – Pottsboro, Texas.

George Ramsay, 9º Conde de Dalhousie, general britânico e administrador colonial, Governador Geral da América do Norte Britânica (1820–1828), Grão-Mestre da Escócia (1804–1806).

George Reid, quarto primeiro-ministro da Austrália. Membro da Loja Centennial nº 169, UGL de Nova Gales do Sul.

George Rous, 3º Conde de Stradbroke (19 de Novembro de 1862 – 20 de Dezembro de 1947), 15º governador de Victoria. Grão-Mestre da Grande Loja Unida de Vitória.

George Ryerson, político canadiano.

George S. Nixon, (2 de Abril de 1860 – 5 de Junho de 1912), senador dos EUA de Nevada. Membro da Loja Winnemucca nº 19, Winnemucca, Nevada.

George Savalla Gomes/ O Carequinha – Compositor, cantor e artista circense da cidade de Rio Bonito (RJ). Formou com Fred Vilar, a mais notável dupla de palhaços.

George Spencer-Churchill, 8º Duque de Marlborough, iniciado em 9 de Janeiro de 1871, com o irmão Randolph.

George T. Anderson, (3 de Fevereiro de 1824 – 4 de Abril de 1901), general do Exército dos Estados Confederados durante a Guerra Civil Americana.

George Turner, 18º Premier de Victoria, primeiro Tesoureiro da Austrália. Grande Vigilante Sénior da Grande Loja Unida de Victoria, 1896.

George Vail, (21 de Julho de 1809 – 23 de Maio de 1875), congressista de Nova Jersey. Membro da Loja Cincinnati nº 3, Morristown, Nova Jersey.

George Valentin Bibescu, (1880-1941), pioneiro da aviação romena, Grão-Mestre da Grande Loja Romena de 1911 a 1916.

George Villiers, 2º Duque de Buckingham (10 de Janeiro de 1628 – 16 de Abril de 1687), par Inglês e estadista

George W. Atkinson, (29 de Junho de 1845 – 4 de Abril de 1925), décimo governador da Virgínia Ocidental. Iniciado na Loja Kanawha nº 20, Charleston, West Virgínia, em 12 de Outubro de 1866. Grão-Mestre de West Virginia em 1876 e Grande Secretário da Grande Loja de West Virgínia de 1897 a 1901.

George W. Brush, (4 de Outubro de 1842 – 18 de Novembro de 1927), capitão de uma companhia negra no 34º Regimento de Infantaria das Tropas Coloridas dos EUA no Exército da União durante a Guerra Civil Americana; recebeu a Medalha de Honra.

George W. Johnson, (27 de Maio de 1811 – 8 de Abril de 1862), primeiro governador confederado de Kentucky. Membro da Loja Mt. Vernon nº 14.

George W. Norris. (11 de Julho de 1861 – 2 de Setembro de 1944), congressista e senador dos EUA de Nebraska. Membro da Loja Beaver City nº 93, Beaver City, Nebraska.

George Wallace Jones, (12 de Abril de 1804 – 22 de Julho de 1896), senador dos EUA de Iowa. Membro da Loja Lodge nº 3, Dubuque, Iowa.

George Washington Campbell, (9 de Fevereiro de 1769 – 17 de Fevereiro de 1848), senador dos EUA e congressista do Tennessee, bem como embaixador na Rússia e quinto secretário do Tesouro. Ele serviu como Venerável Mestre da Loja Greenville nº 43, Greenville, Tennessee, e também ocupou cargos em três outras Lojas  do Tennessee: Knoxville nº 2, Mount Libanus nº 59 e Tennessee nº 41, todos de Knoxville.

George Washington, general, político e primeiro presidente dos Estados Unidos. Iniciado em Fredericksburg, Virginia, Past Master da Loja Alexandria nº 22, Virginia.

Georges Martin , médico francês, político, co-fundador do Le Droit Humain.

Gerald du Maurier, actor. Membro da Loja Green Room nº 2957, Londres (UGLE).

Gerald Ford, Presidente dos Estados Unidos.

Gerald Nye, (19 de Dezembro de 1892 – 17 de Julho de 1971), senador dos EUA de Dakota do Norte. Membro da Loja Northern Light nº 45, Cooperstown, Dakota do Norte.

Gerald Rudolph Ford – Advogado, funcionário público e político da cidade de Omaha – Nebraska. Foi o 38º Presidente dos Estados Unidos, de 1974 a 1977.

Gerard Smith, (28 de Outubro de 1839 – 12 de Dezembro de 1920), cavaleiro, empresário, político e governador da Austrália Ocidental. Membro da Loja Studholme Lodge nº 1591, Londres; Grão-Mestre da Austrália Ocidental.

Germán Arciniegas, (1900–1999), historiador colombiano e intelectual público.

Germán Zea Hernández, político colombiano

Germano José de Amorim, conhecido por Germano Amorim (Monção, Mazedo, 7 de Abril de 1880 – Arcos de Valdevez, 12 de Janeiro de 1971), foi um jurista, jornalista e político português. Iniciado na maçonaria na Loja Pátria, do Grande Oriente Lusitano, em Coimbra e Carbonário.

Gervásio da Silva Lima, (Praia da Vitória, 26 de Março de 1876 — Angra do Heroísmo, 24 de Fevereiro de 1945), mais conhecido por Gervásio Lima, foi um prolífico escritor açoriano com uma obra em prosa e em verso que inclui contos, teatro e ensaios nas áreas da etnografia e da história.

Gheorghe Asachi, (1788–1869), escritor, poeta, pintor, historiador, dramaturgo e tradutor romeno.

Gheorghe Grigore Cantacuzino, primeiro-ministro da Roménia.

Giacomo Casanova, aventureiro veneziano, Membro da Loja the Duke of Clermont, Paris, 1750.

Giácomo Meyerbeer – Compositor e pianista da cidade de Vogelsdorf. Entre suas principais obras, destacam-se “Il Crotiato in Egito” e “Robert Le Diable”.

Gilbert Burns, (1760 – 1827), fazendeiro escocês e irmão mais novo de Robert Burns, cujos escritos contribuíram muito para o conhecimento que existe sobre a vida de seu famoso irmão. Iniciado na Loja St. James nº 178, Tarbolton, em 1 de Março de 1786.

Gilbert du Motier, Marquês de Lafayette, oficial militar francês que serviu como general na Guerra Revolucionária Americana e líder da Garde Nationale durante a Revolução Francesa.

Gino Cervi – Actor e director de cinema da cidade de Bologna. Protagonista da conhecida série “Don Camillo” e Inspector Maigret na longa série para a TV.

Giorgio Napolitano, (29 de Junho de 1925 – ), político italiano que foi o 11º presidente da Itália de 2006 a 2015.

Giosuè Carducci, (27 de Julho de 1835 – 16 de Fevereiro de 1907), poeta italiano e ganhador do Prémio Nobel de Literatura. O Boletim do Congresso Maçónico Internacional de 1917 lista-o como maçom.

Giovanni Agnelli – Industrial da cidade de Villar Perosa – Piedmonte. É sócio fundador da Fiat automóveis. Foi seu presidente em 1920, tornando-a uma das mais prósperas industrias de todo o mundo.

Giovanni Battista Belzoni, (5 de Novembro de 1778 – 3 de Dezembro de 1823), também conhecido como The Great Belzoni, um prolífico explorador italiano e arqueólogo pioneiro de antiguidades egípcias.

Giovanni Bottesini, (22 de Dezembro de 1821 – 7 de Julho de 1889), compositor romântico italiano, maestro e virtuoso do contrabaixo. Iniciado em 20 de Junho de 1849 na Loja Bank of England nº 263, Londres.

Girault M. Jones, (30 de Junho de 1904 – 29 de Abril de 1998), sétimo bispo de Louisiana na Igreja Episcopal. Iniciado na Loja Lumberton nº 417, Lumberton, Mississippi, e mais tarde membro da Loja Louisiana nº 102, New Orleans. Foi Grande Capelão da Grande Loja da Louisiana em 1954.

Giuseppe Bonaparte – Advogado, soldado e diplomata de Corte – Córsega. Irmão de Napoleão Bonaparte, rei de Nápoles e da Espanha. Foi Grão-Mestre do Grande Oriente da França.

Giuseppe Evangelisti – Herói garibaldino da cidade de Santo Ângelo – Perugia. Fez parte do “Circolo Gioventú Operosa” republicano. Lutou contra a invasão turca, na Tessália. Lutou na Grécia pela liberdade do povo grego e na França, contra a invasão daquele país.

Giuseppe Garibaldi – Soldado e patriota da cidade de Niza. Conquistador da Sicília e Nápoles. Contribuiu para a unificação da Itália. Lutou no Brasil, nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na Revolução Farroupilha. Foi Grão-Mestre da Maçonaria Italiana.

Giuseppe Garibaldi, general italiano; fundiu os Ritos de Memphis e Misraim em 1881.

Giuseppe Mazzini – Advogado e revolucionário da cidade de Génova. Líder nacionalista, é o fundador do Movimento Patriótico de Unificação / Itália Jovem (Risorgimento).

Giuseppe Meoni – Filósofo, professor e jornalista de Prato – Florença. Um corajoso lutador anti-facista.

Giuseppe Zanardelli, (29 de Outubro de 1826 – 26 de Dezembro de 1903), 16º primeiro-ministro da Itália. Um maçom, após a sua morte o bispo de Brescia recusou-lhe um enterro cristão, a menos que a oferenda floral no caixão enviado pelos maçons italianos fosse removida.

Giuseppe Zanardelli – Estadista de Brescia – Lombardia. Foi Primeiro Ministro e defensor dos direitos do trabalho.

Glenn Ford, Actor americano.

Glover H. Cary ,(1 de Maio de 1885 – 5 de Dezembro de 1936), congressista de Kentucky.

Gomes Freire de Andrade e Castro, Gomes Freire de Andrade (ou, simplesmente, Gomes Freire) (Viena, 27 de Janeiro de 1757 – Oeiras, Oeiras e São Julião da Barra, Forte de São Julião da Barra, 18 de Outubro de 1817), foi um general português. Foi iniciado na Maçonaria antes de 1785, provavelmente em Viena na Loja Zur gekrönten Hoffnung (À Esperança Coroada), a cujo quadro pertencia, juntamente com Wolfgang Amadeus Mozart, em 1790, quer na Loja La Bienfaisance (A Benfasença), de Lyon, com o nome simbólico de Porset (?). Em Portugal, pertenceu à Loja Regeneração, da qual foi Venerável Mestre.

Gordon Browning, (22 de Novembro de 1889 – 23 de Maio de 1976), 38º governador do Tennessee. Membro da Loja Huntingdon nº 106, Huntingdon, Tennessee.

Gordon Canfield, (15 de Abril de 1898 – 20 de Junho de 1972), congressista de Nova Jersey.

Gordon Cooper, astronauta dos EUA, membro da Loja Carbondale nº 82, Colorado.

Gordon Honeycombe, (1936-2015), apresentador, Actor, autor e activista britânico. Iniciado na Loja Apollo University Oxford em 1959.

Goswin de Stassart, estadista belga.

Gottfried August Bürger, (31 de Dezembro de 1747 – 8 de Junho de 1794), poeta alemão; iniciado em 1775.

Gotthold-Ephraim Lessing – Filósofo, crítico e escritor de Kamenz/Oberlausitz. O mais influente do Iluminismo. A sua erudição, deu grande impulso ao movimento literário e dramático da Alemanha.

Graciano López Jaena, escritor e jornalista filipino na Revolução Filipina. Venerável Mestre da Loja Povernir nº 2.

Graham Arthur Barden, (25 de Setembro de 1896 – 29 de Janeiro de 1967), congressista da Carolina do Norte.

Grant Wood, (1891-1942), um dos artistas mais famosos da América na sua época. Mais famoso por sua pintura “American Gothic (1930)”. Membro da Loja Mount Hermon nº 263 em Cedar Rapids, Iowa.

Granville Pearl Aikman, (1858–1923), juiz distrital do Estado do Kansas e sufragista.

Greene C. Bronson, (17 de Novembro de 1789 – 3 de Setembro de 1863), Chefe de Justiça de Nova York.

Gregorio Aglipay, (1860–1940), Bispo Supremo da Igreja Independente das Filipinas.

Grover Cleveland Alexander, (26 de Fevereiro de 1887 – 4 de Novembro de 1950), arremessador americano da Major League Baseball. Iniciado na Loja St. Paul nº 82, St. Paul, Nebraska, em 1923. Expulso por conduta não-maçónica em 1930.

Guilherme IV, Rei da Grã-Bretanha; UGL

Guilherme Schultz Filho, (Carazinho, 2 de Abril de 1911 — Porto Alegre 28 de Abril de 1976) foi advogado e poeta brasileiro. Exerceu a sua axtividade profissional no Rio Grande do Sul, tendo sido vice-presidente da OAB-RS. Foi membro da Academia Rio-Grandense de Letras; da Estância da Poesia Crioula, a qual presidiu; da Casa do Poeta; presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho; e director do Diário Popular.
Notabilizou-se na poesia regional com Gesta de um clarim, poesia vencedora do concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul sobre a temática farroupilha.

Gunnar Hans Nordbye, (4 de Fevereiro de 1888 – 5 de Novembro de 1977), juiz federal dos EUA. Membro da Loja Khurum nº 112, Minneapolis, Minnesota. Grão-Mestre da Grande Loja de Minnesota em 1939.

Gunning Bedford Jr., (1747–1812), signatário da Constituição dos Estados Unidos; primeiro Grão-Mestre dos Maçons em Delaware.

Gustav Stresemann, chanceler (1923) e ministro das Relações Exteriores (1923-1929) da República de Weimar. Iniciado na Loja Frederico, o Grande, em 22 de Julho de 1923.

Gustave Eiffel, designer e arquitecto da Torre Eiffel.

Gustave Slapoffski, (1862-1951), maestro australiano. Membro da Loja de Emulação nº 1505.

Gustavo Soromenho, (20 de Novembro de 1907 — 22 de Setembro de 2001) foi um advogado português, opositor do regime do Estado Novo e fundador do Movimento de Unidade Democrática e Partido Socialista. Foi nomeado administrador do Jornal República em 1973, onde permaneceu em funções até ao saneamento político de que o jornal foi alvo e que deu origem ao Caso República durante o Verão Quente de 1975.

Gustavus Richard Brown, (17 de Outubro de 1747 – 20 de Setembro de 1804), um dos médicos convocados para atender George Washington na noite em que morreu. Um dos fundadores da Loja St. Columbia nº 10, Port Tobacco, Maryland. Foi o quinto Grão-Mestre de Maryland em 1797.

Gutzon Borglum, (1867-1941), escultor americano, planeou e começou a escultura no Monte Rushmore. Iniciado na Loja Howard nº 35.

Guy Johnson, (c. 1740 – 5 de Março de 1788), oficial militar nascido na Irlanda e diplomata da Coroa durante a Guerra da Independência Americana. Membro da Loja  Hiram’s Cliftonian nº 417 em Londres.

Guy K. Bard, (24 de Outubro de 1895 – 23 de Novembro de 1953), educador da Pensilvânia; mais tarde tornou-se juiz do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Leste da Pensilvânia.

Gwyllyn Samuel Newton Ford / Glenn Ford – Actor de teatro e cinema da cidade de Quebec – Canadá. Filmou 112 histórias. “Tombstone” foi seu último trabalho, em 1993.

György Klapka, (1820 – 1892), general húngaro, político, membro do Parlamento húngaro e vice-ministro da Guerra.

Gyula Andrássy, (1823-1890), estadista húngaro, primeiro-ministro da Hungria (1867-1871) e, posteriormente, como ministro das Relações Exteriores da Áustria-Hungria (1871-1879).

Organizado por António Jorge, M∴ M∴

Nota: Agradeço a quem tenha mais Palavras para acrescentar ao Dicionário, mais Maçons Notáveis, ou considere que há incorrecções, que me contacte através do email freemason.pt@gmail.com

Brasil Maçom
Brasil Maçom
Artigos: 100

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Brasil Maçom

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading